Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pinus Sylvestris #1

+5
Rui Fernandes
David Carvalho
Gabriel Abreu
Fernando Bernardino
Nuno Encarnação
9 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Pinus Sylvestris #1 - Página 2 Empty Re: Pinus Sylvestris #1

Mensagem  Pedro Nascimento Qua Abr 20, 2011 5:15 pm

No teu Pinus não me agrada o facto de o 1º ramo ser da mesma grossura da do tronco principal, acho que a eliminação dele ia favorecer a árvore.

não tinha prestado atenção a este promenor apresentado pelo Jorge e depois de reparar de novo na foto também me ficou a parecer o mesmo Idea Wink
parabéns pela evolução deste sylvestres Twisted Evil
1abrç...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus Sylvestris #1 - Página 2 Empty Re: Pinus Sylvestris #1

Mensagem  Fernando Bernardino Qui Abr 21, 2011 12:48 am

Viva Nuno,
Parabens pelo progresso nesse pinheiro, acho que está a ficar muito bem conseguido, e com mais alguns aninhos, quando tiver casca a serio vái ser muito apresentável. Esse primeiro ramo que parece tão grosso como o tronco, está assim porque tem a ráfia e o arame em cima, não é? quando tudo isso for retirado, vái ficár mais proporcional, acho...
abráço, e boa continuação...

Fernando Bernardino

Mensagens : 147
Data de inscrição : 03/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus Sylvestris #1 - Página 2 Empty Re: Pinus Sylvestris #1

Mensagem  Nuno Encarnação Qui Abr 21, 2011 3:35 am

Pedro Nascimento e Jorge Mesquita escreveu:No teu Pinus não me agrada o facto de o 1º ramo ser da mesma grossura da do tronco principal, acho que a eliminação dele ia favorecer a árvore.

Viva Pedro e Jorge,

Como o Fernando já referiu, essa semelhança de grossura é fruto de uma dupla ilusão, pela fotografia em si e pelo facto de ter a ráfia e o arame aplicado. Quando os retirar isso vai desaparecer.
De qualquer das maneiras, isto é um projecto em evolução e pode ser que no futuro pense que esse ramo não é necessário, ou mesmo poderei reconstruí-lo com alguma da rebentação secundária de modo a criar maior conicidade no ramo. Essa será possivelmente a hipótese mais viável no futuro.

Abraço,
Nuno

Nuno Encarnação

Mensagens : 147
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 48
Localização : Portimão

http://al-garb-bonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus Sylvestris #1 - Página 2 Empty Re: Pinus Sylvestris #1

Mensagem  Mario Eusebio Sex Abr 22, 2011 6:56 am

Viva Nuno!

Penso que irás optar pelo shohin!? Sendo assim, eu optava por uma árvore mais forte, com uma conicidade mais pronunciada. Se fosse eu, optaria por reduzir tudo ao primeiro ramo da direita, sendo esse ramo a continuação do tronco e nos próximos anos seria ainda possivelmente substituido por outro ou outros ramos. Desse forma ganharias um tronco melhor em termos de conicidade e de casca.

Eu estou a sugerir-te isso, pois tenho vários semelhantes ao teu há algum tempo e a técnica da substituição de tronco e o uso de ramas de sacrificio tem dado bons resultados!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus Sylvestris #1 - Página 2 Empty Re: Pinus Sylvestris #1

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos