Pinus sylvestris
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Paulo Sampaio
Jorge Mesquita
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Pinus sylvestris
Boas
Este Pinus fez agora 1 ano de casa, como veio com 100% de raízes fez uma rebentação normal e arrisquei em Outubro fazer-lhe uma estilização sem corte de agulhas, o resultado foi muito satisfatório, neste momento já iniciou a nova época de crescimento.
Este Pinus fez agora 1 ano de casa, como veio com 100% de raízes fez uma rebentação normal e arrisquei em Outubro fazer-lhe uma estilização sem corte de agulhas, o resultado foi muito satisfatório, neste momento já iniciou a nova época de crescimento.
Re: Pinus sylvestris
Ola jorge,
Penso que deverias ter feito alguma pinsagem para começas a promover o "back budding", tens depois que fazer a pinsagem das velas para começares a distribuir uniformemente a energia pela árvore e incentivares mais uma vez o "back budding" se não a árvore só te vai crescer nas extremidades. Tens aqui um artigo bastante bom que te explica o que fazer http://knowledgeofbonsai.org/articles/techniques/pruning-trimming-pinching/two-needle-pine-care-basics/
Abraços
Penso que deverias ter feito alguma pinsagem para começas a promover o "back budding", tens depois que fazer a pinsagem das velas para começares a distribuir uniformemente a energia pela árvore e incentivares mais uma vez o "back budding" se não a árvore só te vai crescer nas extremidades. Tens aqui um artigo bastante bom que te explica o que fazer http://knowledgeofbonsai.org/articles/techniques/pruning-trimming-pinching/two-needle-pine-care-basics/
Abraços
Paulo Sampaio- Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009
Re: Pinus sylvestris
Olá Paulo e obrigado pelo comentário.
Eu só não fiz na altura para zelar pela saúde da planta porque ela só fez agora um ano de casa.
E mesmo sem o fazer surgiram alguns rebentos atás.
Eu só não fiz na altura para zelar pela saúde da planta porque ela só fez agora um ano de casa.
E mesmo sem o fazer surgiram alguns rebentos atás.
Re: Pinus sylvestris
Viva Jorge!
É impressão minha ou a árvore está a cair para trás?
Se a árvore tem assim pouco tempo fizeste bem não cortar as agulhas, assim tem mais "verde" para bombar a resina!
É impressão minha ou a árvore está a cair para trás?
Se a árvore tem assim pouco tempo fizeste bem não cortar as agulhas, assim tem mais "verde" para bombar a resina!
...
Olá Jorge,
Sendo um fan de coniferas é me sempre dificil passar por um pinus e ficar indiferente, embora a minha experiência com pinus seja extremamente reduzida. Compreendo a tua ideia e parece-me válida mas vejo que tens aqui alguns problemas que não são fáceis de resolver, um deles é a organização e distribuição dos ramos.
Ao olhar a fotografia e criando uma opinião a partir dela tenho algum dificuldade em descortinar o sashi-eda, pois sendo esse supostamente o ramo mais velho e que deverá apresentar mais musculo e assumir-se como o ramo e patamar principal a disposição actual dos ramos acaba por estar invertida, pois a meio da árvore tens um ramo extremamente forte e que aparenta ter bem mais "idade" que os ramos inferiores.
O problema é que o ramo que utilizas para criar profundidade pelo que percebo é muito fininho ou seja uma rotação da árvore para o tornar no sashi-eda não me parece bem e o ramo do lado direito que poderia "servir" de sashi-eda, pelo pouco que consigo descortinar também não tem tanto musculo como aquele que aparece a meio da árvore o qual puxas para te servir de ramo principal sai da parte superior da árvore ficando estéticamente estranho é que mal olhei a fotografia os meus olhos colaram nele e fez-me alguma confusão
Como sabes sou um iniciado nesta arte, mas a minha sugestão olhando o problema se a árvore fosse minha passaria por eliminar o primeiro ramo inferior o qual utilizas actualmente para dar profundidade, puxaria mais para junto do tronco o ramo grosso de forma a assumi-lo e utilizava o patamar superior desse ramo para ganhar profundidade sendo que dai iria nascer um patamar para a traseira. (virtual abaixo).
Gostava de ouvir a tua opinião sobre esses problemas e quais as tuas ideias para resolve-los ou disfarçar-los
Abraço,
Sendo um fan de coniferas é me sempre dificil passar por um pinus e ficar indiferente, embora a minha experiência com pinus seja extremamente reduzida. Compreendo a tua ideia e parece-me válida mas vejo que tens aqui alguns problemas que não são fáceis de resolver, um deles é a organização e distribuição dos ramos.
Ao olhar a fotografia e criando uma opinião a partir dela tenho algum dificuldade em descortinar o sashi-eda, pois sendo esse supostamente o ramo mais velho e que deverá apresentar mais musculo e assumir-se como o ramo e patamar principal a disposição actual dos ramos acaba por estar invertida, pois a meio da árvore tens um ramo extremamente forte e que aparenta ter bem mais "idade" que os ramos inferiores.
O problema é que o ramo que utilizas para criar profundidade pelo que percebo é muito fininho ou seja uma rotação da árvore para o tornar no sashi-eda não me parece bem e o ramo do lado direito que poderia "servir" de sashi-eda, pelo pouco que consigo descortinar também não tem tanto musculo como aquele que aparece a meio da árvore o qual puxas para te servir de ramo principal sai da parte superior da árvore ficando estéticamente estranho é que mal olhei a fotografia os meus olhos colaram nele e fez-me alguma confusão
Como sabes sou um iniciado nesta arte, mas a minha sugestão olhando o problema se a árvore fosse minha passaria por eliminar o primeiro ramo inferior o qual utilizas actualmente para dar profundidade, puxaria mais para junto do tronco o ramo grosso de forma a assumi-lo e utilizava o patamar superior desse ramo para ganhar profundidade sendo que dai iria nascer um patamar para a traseira. (virtual abaixo).
Gostava de ouvir a tua opinião sobre esses problemas e quais as tuas ideias para resolve-los ou disfarçar-los
Abraço,
Re: Pinus sylvestris
Olá David e obrigado pelo feedback.
Tens razão no que disses, realmente esse ramo terá que ser eliminado porque não tem grossura suficiente para ser o sashi-eda.
Esta foi a 1ª modelação que fiz nesta árvore, a minha ideia é reduzir o ramo da esquerda para metade e compactar o ápice, quanto ao sashi-eda, estou a ver como se desenvolve um dos ramos da direita, são dois que nascem no mesmo sitio mas, como na aramagem um deles rachou um pouco decidi manter os dois, se o que rachou aguentar, o que aparece na imagem virado para a frente será eliminado.
Se amanhã tiver tempo coloco mais fotos de outros ângulos.
Tens razão no que disses, realmente esse ramo terá que ser eliminado porque não tem grossura suficiente para ser o sashi-eda.
Esta foi a 1ª modelação que fiz nesta árvore, a minha ideia é reduzir o ramo da esquerda para metade e compactar o ápice, quanto ao sashi-eda, estou a ver como se desenvolve um dos ramos da direita, são dois que nascem no mesmo sitio mas, como na aramagem um deles rachou um pouco decidi manter os dois, se o que rachou aguentar, o que aparece na imagem virado para a frente será eliminado.
Se amanhã tiver tempo coloco mais fotos de outros ângulos.
Re: Pinus sylvestris
boas Jorge*
gostei muito do resultado desta primeira modelação
também tirava esse raminho mais fino do tronco
boa continuação para este pinus,abrç...
gostei muito do resultado desta primeira modelação
também tirava esse raminho mais fino do tronco
boa continuação para este pinus,abrç...
Re: Pinus sylvestris
Olá Jorge,
Concordo com a análise do David, mas não me choca nada se fizeres do ramo pendente da esquerda o sashi-eda, pelo contrário... mesmo que ele saia mais acima que o primeiro ramo. O sashi-eda é obrigatoriamente o ramo mais importante, que ajuda a definir o ritmo da árvore, mas não precisa de ser sempre o primeiro. No caso do teu pinheiro, penso que aquela curva para a esquerda fica muito bem com o ramo pendente e que essa curva torna natural a escolha do dito ramo como sashi-eda.
Continuação de bom projecto.
Abraço,
Pedro
Concordo com a análise do David, mas não me choca nada se fizeres do ramo pendente da esquerda o sashi-eda, pelo contrário... mesmo que ele saia mais acima que o primeiro ramo. O sashi-eda é obrigatoriamente o ramo mais importante, que ajuda a definir o ritmo da árvore, mas não precisa de ser sempre o primeiro. No caso do teu pinheiro, penso que aquela curva para a esquerda fica muito bem com o ramo pendente e que essa curva torna natural a escolha do dito ramo como sashi-eda.
Continuação de bom projecto.
Abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida- Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 45
Localização : Funchal/Madeira
Re: Pinus sylvestris
Viva Jorge!
Concordo com o Pedro, o "filme" da árvore pede que seja esse o ramo dominante, o que como diz o Pedro, não precisa de ser o primeiro ramo de forma rigida, o ramo da direita, pode muito bem ser o ramo de contra-peso, que será sempre muito mais curto e junto ao tronco que o da esquerda.
A meu ver a árvore ganhava mais se a inclinasses mais um pouco á esquerda, para dar ainda mais protagonismo a esse ramo da esquerda, além disso evita que pareça que ele saì muito a cima do tronco e numa zona mais interior da curva.
Uma "regra" que muitos mestres falam sobre a construção desse ramo dominante e sobre a sua presença na árvore, de modo a que nem fique demasiado discreto nem demasiado presente, é uma formula simples para o seu tamanho que consiste em que o seu comprimento, seja mais ou menos igual á distancia que resta do ponto de saída desse ramo até ao ápice. É evidente que esta regra tem várias excepções, sobretudo nos estilos menos clássicos, mas na grande maioria das árvores é levada em conta.
Continuação de Bom projecto!
Concordo com o Pedro, o "filme" da árvore pede que seja esse o ramo dominante, o que como diz o Pedro, não precisa de ser o primeiro ramo de forma rigida, o ramo da direita, pode muito bem ser o ramo de contra-peso, que será sempre muito mais curto e junto ao tronco que o da esquerda.
A meu ver a árvore ganhava mais se a inclinasses mais um pouco á esquerda, para dar ainda mais protagonismo a esse ramo da esquerda, além disso evita que pareça que ele saì muito a cima do tronco e numa zona mais interior da curva.
Uma "regra" que muitos mestres falam sobre a construção desse ramo dominante e sobre a sua presença na árvore, de modo a que nem fique demasiado discreto nem demasiado presente, é uma formula simples para o seu tamanho que consiste em que o seu comprimento, seja mais ou menos igual á distancia que resta do ponto de saída desse ramo até ao ápice. É evidente que esta regra tem várias excepções, sobretudo nos estilos menos clássicos, mas na grande maioria das árvores é levada em conta.
Continuação de Bom projecto!
Re: Pinus sylvestris
Boas.
A frente foi alterada, com a ajuda do Mário decidimos que a traseira tinha mais interesse.
Como tenho a maquina avariada foi isto que arranjei, já com as agulhas novas:
Assim que puder altero a imagem por melhor.
A frente foi alterada, com a ajuda do Mário decidimos que a traseira tinha mais interesse.
Como tenho a maquina avariada foi isto que arranjei, já com as agulhas novas:
Assim que puder altero a imagem por melhor.
Re: Pinus sylvestris
Viva!
Agora está feito e não há nada a fazer, mas de futuro não o faças, pois as agulhas novas podem não estar suficiente maduras para cumprir a sua função e a planta pode fazer retrocesso, a mim já me morreu um pinheiro por ter feito a mesma operação e consultando sobre os motivos que levaram á morte , toda a informação indicava que seria o corte de agulhas demasiado cedo.
De resto, gosto da imagem com que está a ficar!
Agora está feito e não há nada a fazer, mas de futuro não o faças, pois as agulhas novas podem não estar suficiente maduras para cumprir a sua função e a planta pode fazer retrocesso, a mim já me morreu um pinheiro por ter feito a mesma operação e consultando sobre os motivos que levaram á morte , toda a informação indicava que seria o corte de agulhas demasiado cedo.
De resto, gosto da imagem com que está a ficar!
Re: Pinus sylvestris
Pois, agora está feito...
estava a retirar os arames que já estavam a marcar a casca, reparei que as agulhas estavam amarelar e sem pensar comecei a retira-las, espero que aguente.
estava a retirar os arames que já estavam a marcar a casca, reparei que as agulhas estavam amarelar e sem pensar comecei a retira-las, espero que aguente.
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