Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pinus Sylvestris #2

2 participantes

Ir para baixo

Pinus Sylvestris #2 Empty Pinus Sylvestris #2

Mensagem  Nuno Encarnação Ter Fev 01, 2011 3:34 am

Este é um pinheiro proveniente de yamadori que adquiri no ano passado ao Rui Ferreira. Já estava com ideias de obter um pinheiro de melhor qualidade para trabalhar e aproveitei um lote de yamadori que o Rui tinha disponível para escolher este pinheiro. Não sei porquê, mas chamou-me logo à atenção de entre os restantes.

Na aula de Dezembro, foi trabalhada pela primeira vez, dado que o Rui considerou que já apresentava condições nesse sentido.

Aqui está a imagem antes do trabalho efectuado.

Pinus Sylvestris #2 02

Depois de ter sido trabalhada, já no meu quintal.

Pinus Sylvestris #2 DSC01920

Pormenor do jin.

Pinus Sylvestris #2 DSC01923

No sábado passado, voltou lá novamente para a aula de Janeiro e acabámos a primeira estilização da planta. Fiquei muito contente com o resultado final e realmente o Rui conseguiu retirar o melhor da árvore. Um grande abraço para o Rui!

Pinus Sylvestris #2 Fotostelemovel001

Agora é cuidar dela nos próximos meses para que recupere bem e ganhe força durante esta estação de crescimento. O difícil vai ser conseguir controlar a rega da planta, pois o vaso em que está é muito grande e o substrato não é o melhor, daí que existe risco de encharcamento das raízes e consequente apodrecimento das mesmas. Já tenho um plástico para colocar em cima do substrato durante os períodos de chuva. Em princípio, poderá ser transplantada para um vaso de bonsai no período de transplantes de Outono neste ano e este problema será menorizado. Tenho grandes expectativas para com esta árvore e não gostaria nada de a perder.

Nuno Encarnação

http://al-garb-bonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus Sylvestris #2 Empty Re: Pinus Sylvestris #2

Mensagem  Mario Eusebio Qua Fev 02, 2011 3:18 am

Viva Nuno!

Parabéns pela aquisição!

Eu gosto do desenho geral da árvore, conseguiste resolver aquela parte mais recta da primeira fase do tronco.

Não gosto da "bola" que o tronco faz na transição de movimento do tronco, penso que de futuro terás que fazer um shari nessa zona para resolver esse problema e transformar numa parte interessante da árvore o aparente defeito.

Em relação á questão do substracto, eu não optaria por colocar o plástico, pois pode ser pior a emenda que o soneto, o plástico pode criar uma ambiente com pouca circulação de ar e consequento aumento das condições propicias ao aparecimento de problemas fungicos. Se vires que o substracto é efectivamente pouco drenante, a meu ver deves com um berbequim fazer diversos furos no vaso de barro, por baixo e dos lados para aumentar a drenagem e oxigenação e deixas a planta apanhar com toda a chuva que vier que isso só lhe vai fazer bem e o solo vai estar sempre oxigenado.

Continuação de Bom projecto Wink

Mario Eusebio

http://marioeusebio.blogspot.com/

Mensagem  Nuno Encarnação Qua Fev 02, 2011 9:48 am

Viva Mário!

Obrigado pelo comentário.

Relativamente àquela secção de que falas, realmente vai ter de ser alvo de um trabalho para disfarçar aquele efeito de bola. Já foi realizada uma pequena intervenção, nomeadamente através da retirada de um pequeno toco que realçava esse efeito e melhorou um pouco, mas realmente terá de ser melhor trabalhado. Um shari será possivelmente a melhor opção, mas se o fizer não será muito grande para estar enquadrado com o jin.

Em relação ao plástico, este foi uma solução temporária perante a chuva que estava na altura. Neste momento, não tem nenhum plástico em cima do substrato e está ao sol como se quer.
Vou tentar fazer o que me dizes, embora não sei se realmente resolverá o problema, pois de facto está num vaso muito grande para o tamanho da árvore e da massa verde que possui, o que aliado ao mau substrato resulta que não é apenas um problema de drenagem, mas igualmente de grande retenção de água e de demorar depois muito tempo a secar. De qualquer das maneiras, hei-de seguir o teu conselho para ver se as coisas melhoram.

Abraço,
Nuno

Nuno Encarnação

http://al-garb-bonsai.blogspot.com

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo