Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Enxertos Sobreiro - quercus suber

2 participantes

Ir para baixo

Enxertos Sobreiro - quercus suber Empty Enxertos Sobreiro - quercus suber

Mensagem  Nelson Lopes Ter Nov 30, 2010 3:38 pm

Boas,

este ano em Fevereiro recolhi um sobreiro que no meu ver tem uma base e um início de tronco com algum potencial. O mesmo já no fim do verão de 2009 tinha sido reduzido no local de ca. 1,5m para ca. 50 cm e deixado no terreno para ver se rebentava um pouco mais abaixo em vário sítios do tronco para depois poder escolher as hastes que mais me convinham.
Realmente rebentou forte, mas nas poucas hastes que já tinha e não no tronco como tinha esperado.

Entretanto recolhido e após uma fase inicialmente mais calma aparenta ter reagido bem e alongou bastante as hastes existentes. Especialmente o topo apresenta várias hastes com quase 1 m de cumprimento. Para não comprometer a recuperação (já recolhi outro no ano anterior que primeiro rebentou e tinha já muitos rebentos com 10-20cm acabando por não sobreviver ao verão rigoroso) deixei crescer quase livremente até à data. No entanto voltou a não rebentar no tronco como esperava.

Como já apresenta uma casca bastante irregular tão típica dos sobreiros creio que não fará muito sentido um enxerto por aproximação. Alguém tem experiências com esta espécie com enxertos de perfuração?

Como tem rebentos bastante longos seria relativamente fácil cortar as folhas de um desses rebentos deixando os "olhos" intactos, perfurar o tronco de um lado ao outro e assim colocar a haste estrategicamente. Nunca usei essa técnica apesar de já ter lido algo sobre a mesma e tendo noção de como executá-la.

Já alguém experimentou (especialmente com sobreiros)?
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Enxertos Sobreiro - quercus suber Empty Re: Enxertos Sobreiro - quercus suber

Mensagem  Pedro G C Almeida Ter Nov 30, 2010 4:17 pm

Olá Nelson,

Eu já experimentei há uns anos e resulta. Tens é que esperar uns tempos (no meu caso cerca de 1 ano e meio) e usar um perfurador manual - os eléctricos são muito rotativos, atingem altas temperaturas, danificam o câmbio causando retrocesso de seiva e o enxerto falha. Smile

Mais uma coisa importante é usar um travão para evitar que o rebento que colocas no orifício deslize. Tipicamente, um alfinete desempenha bem este papel.

Boa sorte e mostra o progresso. Smile

Um abraço,
Pedro

Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Enxertos Sobreiro - quercus suber Empty Re: Enxertos Sobreiro - quercus suber

Mensagem  Nelson Lopes Qui Dez 02, 2010 1:05 am

Olá Pedro,

boa dica essa do perfurador manual. Ainda não tinha ouvido do retrocesso devido às temperaturas elevadas...
Também não estava a pensar utilizar rotações muito altas com o perfurador a baterias que tenho, mas assim sendo ou vou tentar arranjar um manual ou então ter ainda mais cuidado ao perfurar.

Já agora e uma vez que obviamente não irá fazer a ligação de imediato: será melhor proceder à perfuração numa altura como agora em que o metabolismo da planta está quase estagnado ou será melhor fazer no início da primavera quando a seiva está a subir?!

Obrigado
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Enxertos Sobreiro - quercus suber Empty Re: Enxertos Sobreiro - quercus suber

Mensagem  Pedro G C Almeida Qui Dez 02, 2010 1:35 am

Olá Nelson,

será melhor proceder à perfuração numa altura como agora em que o metabolismo da planta está quase estagnado ou será melhor fazer no início da primavera quando a seiva está a subir?!

Eu fiz no início da primavera. Acho que nessa altura a probabilidade de haver retrocesso é menor, já que a árvore está em crescimento e o fluxo de seiva é maior. No teu lugar, eu esperava até lá.

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Enxertos Sobreiro - quercus suber Empty Re: Enxertos Sobreiro - quercus suber

Mensagem  Nelson Lopes Qui Dez 02, 2010 2:01 am

Pensei o mesmo e a ideia inicial foi mesmo esperar até Fev/Mar.
Aliás logo que tenha alguma disponibilidade até queria tirar umas fotos para obter as V/ opiniões relativamente à possível frente.
Já tenho uma ideia da mesma mas antes de fazer os enxertos gostaria de ouvir mais pessoas para evitar perfurações que possa vir a questionar posteriormente...
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Enxertos Sobreiro - quercus suber Empty Re: Enxertos Sobreiro - quercus suber

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos