Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quercus Suber | 2-2010

+3
Leonel Martins
Mario Eusebio
Bruno António
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Quercus Suber | 2-2010 Empty Quercus Suber | 2-2010

Mensagem  Bruno António Ter Nov 02, 2010 9:48 am

Olá,

Este quercus suber foi recolhido no inicio deste ano, tem cerca de 40cm de altura/60cm de comprimento e apresenta uma casca muito “cavada” e envelhecida. A sua inclinação neste 1º vaso idêntica à inclinação que tinha na natureza, aquando da recolha.

Brotou com vigor em todas as zonas do tronco (embora nos sobreiros isso não seja cereteza de estarem a recuperar bem), mas decidi deixar apenas os brotos no topo… brotos que neste momento foram quase todos podados/encurtados, pois no inverno queria fazer uma leve aramação e alguns estavam já a ficar muito grossos.

Todo o tronco é relativamente direito, fazendo apenas uma "pequena" curva a 45º, logo acima ao nebari.

(edit) Fotos apagadas pelo autor do tópico - Árvore morreu faz algum tempo!

Sugestões…



Obrigado!  Wink


Última edição por Bruno António em Sex Jul 19, 2013 1:18 pm, editado 1 vez(es)
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber | 2-2010 Empty Re: Quercus Suber | 2-2010

Mensagem  Mario Eusebio Seg Nov 08, 2010 8:00 am

Viva Bruno!

Eu penso que se procurares melhor tens suber com melhor potencial do que este na tua zona Wink!

Bem relativamente a este, o tronco é relativamente monótono, por isso terás que fazer alguma coisa para conferires interessa a toda a secção longa do tronco!

Primeiro, acho que precisas de ramos a meio do tronco! Lembra-te que o suber é uma folhosa, não uma conifera, estás a tentar fazer um desenho com todos os ramos a sair do ápice, logo terá que ficar como os ramos a sair pendentes para baixo...vês algum sobreiro com esse tipo de comportamento? O pinheiro do exemplo é precisamente um bom exemplo disso, é uma conifera e tu tens uma folhosa!

Quando aparecerem ramo em zonas mais abaixo deixa-os crescer e depois podes pensar em fazer algo tipo Shakan! Mas com estrutura de folhosa Wink!




Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber | 2-2010 Empty Re: Quercus Suber | 2-2010

Mensagem  Bruno António Sex Nov 12, 2010 1:45 am

Viva Mário!

Pois... mais uma árvore com muito trabalhinho, para ficar minimamente credível... Smile
Obrigado pelo comentário, acho que o suber vai ficar mais um ano sem lhe tocar, até para ver se a recuperação está de facto a acontecer.
Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber | 2-2010 Empty Re: Quercus Suber | 2-2010

Mensagem  Bruno António Qua Jan 12, 2011 10:50 am

Viva!

Estou prestes a fazer uma "maldade" a este suber...  Rolling Eyes   Smile
Foi-me recomendado [pelo Márcio Meruje] reduzir drasticamente esta árvore, pelo risco vermelho... ou até mais abaixo! Entretanto fiz estes pequenos virtuais (usando num, para me ajudar, parte da copa de num famoso suber italiano) de um possível desenho que poderia construir a looooongo prazo...  pale

Agradecia opiniões/sugestões...
Obrigado!  Wink


Última edição por Bruno António em Sex Jul 19, 2013 1:19 pm, editado 2 vez(es)
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber | 2-2010 Empty Re: Quercus Suber | 2-2010

Mensagem  Leonel Martins Qua Jan 12, 2011 11:30 am

Olá Bruno,

Apoio a ideia da redução até porque deverás conseguir uma brotação equivalente à que tens em pouco tempo.
Em relação ao desenho e visto ires reduzir a árvore, acho que primeiro terás de ver a resposta da árvore e os locais
onde terás ramificação. À partir daí poderás pensar em ideias estéticas, eu pessoalmente acho que poderás ser
muito mais arrojado num futuro desenho já que vais recomeçar do zero.
Boa sorte alien !
Abraço
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber | 2-2010 Empty Re: Quercus Suber | 2-2010

Mensagem  Bruno António Qui Jan 13, 2011 3:10 am

Viva Leonel,
Obrigado pela opinião!

A árvore deverá rebentar este ano por todos os lados, foi assim na 1ª brotação, em 2010 (deixei só os de cima erradamente Embarassed Neutral ), penso que deverei ter ramos [em vários sítios] para daqui a um ano me direccionar para um design... clássico ou mais "arrojado". Que sugestão davas para o futuro deste suber?

Mais ideias, alguém tem?! Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber | 2-2010 Empty Re: Quercus Suber | 2-2010

Mensagem  Mario Eusebio Qui Jan 13, 2011 3:54 am

Viva!

Eu partiria para uma coisa com a altura aproximada que prevés no futuro, mas com um look mais "oak" e menos conifera.


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber | 2-2010 Empty Re: Quercus Suber | 2-2010

Mensagem  Bruno António Qui Jan 13, 2011 4:40 am

Mario Eusebio escreveu:
(...) mas com um look mais "oak" e menos conifera.


Exclamation look mais "oak"... Rolling Eyes tipo mais "redondo", aberto e com espaços negativos?!
Thanks! Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber | 2-2010 Empty Re: Quercus Suber | 2-2010

Mensagem  Bruno António Ter Jun 07, 2011 6:36 am

Viva!

Este modesto Suber vai evoluindo bem, depois do drástico corte efectuado no fim do inverno.
Tive que o aramar e podar ligeiramente durante o mês de Abril/Maio, pois os novos rebentos tornaram-se grossos muito depressa. Neste momento não tem qualquer arame e já mostra um vigoroso segundo crescimento primaveril!
No inverno serão seleccionados os ramos principais e, se tudo correr bem, transplantado no inicio da primavera do próximo ano.

Comentários e sugestões?!

Obrigado,
Abraço!


Última edição por Bruno António em Sex Jul 19, 2013 1:19 pm, editado 1 vez(es)
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber | 2-2010 Empty Re: Quercus Suber | 2-2010

Mensagem  Bruno António Sex Jun 24, 2011 9:57 am

Viva!

Bem, mais uma questão: vou olhando para este suber e como tenho muito pouca experiência, não sei bem como irei fazer para "disfarçar" o grande corte que fiz na árvore?! O tronco na zona do corte tem cerca de 5cm de diâmetro...
Que soluções me sugerem?...

Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber | 2-2010 Empty Re: Quercus Suber | 2-2010

Mensagem  Nelson Lopes Dom Jun 26, 2011 7:11 am

Olá Bruno,

bem, não estou a visualizar esse corte e de onde depois saem as hastes.
Mas aconselho-te ver os videos da Graham Potter no Kaizen Bonsai. Lá existem vários exemplos de disfarce recorrendo a ferramnas tipo Dremel ou Makita. Os carvalhos na natureza apresentam muitas formas de uros ou mesmo troncos ocos. Provavelmente eu tenatria imitar uma dessas situações tornando um aspecto menos bonito e natural agora num futuro atractivo da árvore.

m abraço
Nelson
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber | 2-2010 Empty Re: Quercus Suber | 2-2010

Mensagem  Bruno António Dom Jun 26, 2011 7:53 am

Olá Nelson!
Obrigado pela resposta!
Aqui vai uma foto do corte... os ramos saem todos em redor do corte, 2 ou 3 junto ao mesmo, outros mais afastados, 3, 4cm etc...


Última edição por Bruno António em Sex Jul 19, 2013 1:21 pm, editado 1 vez(es)
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber | 2-2010 Empty Quercus & Madeira Morta

Mensagem  David Carvalho Dom Jun 26, 2011 1:48 pm

Olá Bruno,

Isso é um caso regular nos cortes de fácil solução com a criação com um pequeno detalhe de madeira morta. Tal como o Nelson te aconselhou com Makita ou Dremel (devido à dimensão do corte eu faria com Dremel utilizando uma fresa Weasel 100 à venda na Kaizen) disfarçar o corte de forma a que apresente alguma profundidade para a própria árvore sarar com casca à sua volta ficando o mais natural possível.

O Graham Potter já fez isso vezes em conta dos seus videos, pelo que entendo não conheces, deixo-te aqui o link para explorares.

https://www.youtube.com/user/GrahamWPotter

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber | 2-2010 Empty Re: Quercus Suber | 2-2010

Mensagem  Bruno António Seg Jun 27, 2011 3:43 am

Olá David,
Obrigado pela resposta!

De facto não conhecia o vídeo (muito bom por sinal), mas já vi trabalhos desses, até aqui no fórum... Wink
Aqui a minha questão (problema) é que se trata de um Suber, com aquela casca que conhecemos... trabalhar o enorme corte (tipo madeira morta) da forma como o Potter fez no espinheiro, será que resulta em algo credível?
Estava a pensar criar nesta planta a ideia que se partiu na natureza e criou uma copa a partir daí, neste caso a solução que mostraste parece-me ajustada... mas embora tenha feito já uns virtuais, ainda não sei bem o que fazer deste toco... Rolling Eyes ...

Abraço! Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber | 2-2010 Empty Re: Quercus Suber | 2-2010

Mensagem  Nuno Encarnação Seg Jun 27, 2011 3:57 am

Viva!
O Rui Ferreira no blog dele mostrou há uns tempos um trabalho com um sobreiro em que falava de algumas técnicas para disfarçar este tipo de cortes no sobreiro.
Por outro lado, o Alberto Baleato também exemplificou uma técnica muito interessante em que fazia um uro na madeira, mas deixava intacta a cortiça. Depois, humedecia a cortiça para a deixar maleável e apertava com arame. Com o tempo ia repetindo esta operação e o buraco acabava por fechar e ficar imperceptível.
Faz uma visita aos blogs deles e tenta pesquisar estes trabalhos para depois teres uma ideia do que fazer.

Nuno Encarnação

Mensagens : 147
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 48
Localização : Portimão

http://al-garb-bonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber | 2-2010 Empty Hummm...

Mensagem  David Carvalho Seg Jun 27, 2011 5:19 am

Olá Bruno,

A ideia não era veres o video, mas explorares o canal, o canal do Graham Potter tem cerca de 20 videos neles todos vais encontrar diversas situações e que possívelmente podes adaptar à tua realidade, com um bocadinho de imaginação e criatividade algo que é bom esquecer que é necessário quando nos inserimos numa arte.

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber | 2-2010 Empty Re: Quercus Suber | 2-2010

Mensagem  Bruno António Seg Jun 27, 2011 5:55 am

Obrigado David! Ás vezes o "problema" é o medo de arriscar... Embarassed
Bem, qualquer das formas é provável que esta e outras árvores que tenho, façam uma viagem até à Covilhã, no Inverno... para me ajudarem nestes trabalhos.

Nuno, obrigado pelas dicas, já conhecia o trabalho que o Rui Ferreira fez num dos seus Suber, do Baleato não... vamos ver o que sairá lá para o fim do ano! Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber | 2-2010 Empty Re: Quercus Suber | 2-2010

Mensagem  Nuno Encarnação Seg Jun 27, 2011 8:57 am

http://kingii.blogspot.com/2009/07/disimulando-cortes.html

Nuno Encarnação

Mensagens : 147
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 48
Localização : Portimão

http://al-garb-bonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber | 2-2010 Empty Vaso e copa

Mensagem  Bruno António Sex Set 09, 2011 6:56 am

Viva! Smile

Embora se vislumbre de alguma forma o rumo pretendido, gostava de ter as vossas opiniões sobre este suber, já a fazer quase 2 anos desde o yamadori.
Deixo aqui uma sugestão para o vaso e futura frente. O que acham?!
E a copa, que opções tomar, como poderá ficar posicionada a massa verde?!

Obrigado!
Wink

Quercus Suber | 2-2010 Suber1a1peq

Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber | 2-2010 Empty Suber

Mensagem  David Carvalho Sex Set 09, 2011 10:37 am

Olá,

Embora algumas pessoas tenham outra visão e opinião, eu sempre fui ensinado a deixar o material recuperar em condições, por isso eu deixaria a àrvore chegar aos 3 anos de recuperação pois certamente iràs ter outra seguranca ao trabalha-la.

Posso-te dizer que na minha colecção existem peças com 4 e 5 anos de recuperação e que vão ser trabalhadas este ano e que apresentam um vigor invejavel (pergunta a quem ja viu a minha colecção) e que olhas para elas e tens total confianca para lhes dar coça nao contando que a grande maioria irá sofrer um avanço gigante logo na primeira modelacao pois ao longo destes 4 ou 5 anos os trabalhos de manuntencao deixaram tudo no sitio, ou seja perdeu-se 4 ou 5 anos, mas depois numa epoca de modelacao acabas por recuperar o tempo "perdido"...

É como se diz, dá um passo atrás para depois dares dois à frente...e acho que esta frase no Bonsai faz todo o sentido, pois a verdade é que estou cansado de ver pessoas a puxarem ansiosamente pelo material (muitas vezes excelentes bases/àrvores) acreditando que estão a ganhar tempo para alcancarem o estatuto de Bonsai para as suas àrvores, quando na verdade lhe estão a passar uma certidao de óbito...

Abraço
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber | 2-2010 Empty Re: Quercus Suber | 2-2010

Mensagem  Bruno António Sex Set 09, 2011 1:22 pm

Viva David!

Tás cansado?!... Rolling Eyes
...Alguma coisa te "abana" aí sempre que opinas nos meus tópicos, o engraçado [e que está a vista de todos] é que raramente respondes ao que é solicitado! Smile

David percebo bem porque fazes isso, nós sabemos bem porque... ao fim e ao cabo até tens alguma razão, pois pouco mais vou fazer que o transplante da planta em Março, para um substrato melhor (pois está em leca e casca pinheiro há 2 anos)! Se isso é ditar o óbito da árvore, ok, tu lá tens a tua experiência e teoria, respeito!
Felizmente tenho uma pessoa "insuspeita" que me tem ajudado, e não tem a mesma opinião que tu em relação a este suber, embora acredite que no essencial concorde com o que tu disseste, mas isso só ela poderá dizer!
Obrigado pelo comentário!

Abraço!
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber | 2-2010 Empty Re: Quercus Suber | 2-2010

Mensagem  Leonel Martins Sex Set 09, 2011 1:41 pm

Uns Very Happy Very Happy antes de dar a minha opinião.
Bruno, em relação ao rumo a tomar nesta planta eu faria o seguinte:
1º Ver o estado das raízes e o nebari no transplante
2º Tens algum cresimento de ramos mas está muito confuso, o melhor será selecionar os ramos principais, de preferência os mais afastados do corte para poderes construir a ramificação base e teres espaço para trabalhares o corte de forma credível
2º Neste momento na tua frente a árvore está a fugir ao observador, eu optava por rodá-la ligeiramente para cá ( tendo a foto como base).
3º Dependendo do estado das raízes é que decidia se transplantava ou não para vaso de Bonsai, se fosse esse o caso optava por 1 vaso intermédio mais fundo numa primeira fase...
Abraço
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber | 2-2010 Empty Re: Quercus Suber | 2-2010

Mensagem  Pedro G C Almeida Sex Set 09, 2011 4:06 pm

Olá Pessoal,

Isto está animado! Smile Smile

Bom, cansado estou eu de ver quase uma espécie de bullying por parte do David sempre que alguém faz um exercício meramente académico sobre o futuro de uma árvore. David, o Bruno não tocou na árvore, limitou-se a fazer um boneco e pedir opiniões. Tu próprio fazes muito isso, aliás até fazes mais bonecos do que bonsai. Imagina a chatice que era teres um bully à perna sempre que publicasses um virtual... relaxa amigo, afinal estás no Alentejo de férias! Smile

Bruno, eu vou alimentar (um pouco) o exercício meramente académico porque gosto destas coisas. Smile Eu acho que a posição da árvore no teu virtual é excelente. É-me difícil opiniar acerca da estrutra de ramos, acho que isso só poderia fazer vendo a planta ao vivo. Eu provavelmente optaria por uma massa verde em han-kengai, com o topo ligeiramente à esquerda do nebari e o ramo mais baixo a uma altura de cerca de metade da altura do vaso. Aliás, é para aí que me parece que a árvore está a ser encaminhada, certo?

Quanto ao vaso... acho que este está mal, acredito que precisas de um que seja mais largo na base, que não estreite a caminho do topo e que tenha pés claramente visíveis. Lembro-me de uns quantos do catálogo Tokoname. Tu que tens jeito para os virtuais podes experimentar fazer umas brincadeiras com uns vasos desses. Wink

Vai mostrando a evolução. Very Happy

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber | 2-2010 Empty Equívoco

Mensagem  David Carvalho Sáb Set 10, 2011 3:40 am

Olá Bruno,

Eu dei um conselho sincero que acredito que é bastante válido tendo em conta que estamos a falar de uma árvore em recuperação, não entendo o constragimento gerado pela minha opinião e acredito que estou completamente dentro do tema, como achei a àrvore interessante optei por falar da recuperação (fase em que ela ainda se encontra) em vez da parte estética, não tive qualquer intuíto de te ofender, mas se o fiz foi sem querer, apenas queria-te deixar a minha opinião pois foi assim que me ensinaram.

Olá Pedro,

Como acredito que todos podem errar, espero da tua parte um pedido de desculpas pois não me agrada ser rotulado de "bully" sem razão, pois acredito que fizeste uma avaliacao errada da minha mensagem, até porque embora o Bruno tenha pensado que as "certidões de óbito" era uma mensagem directamente para ele, não era, na verdade era uma mensagem a toda a comunidade bonsaista e que se encontrava enquadrada dentro do tema que estava a discutir.

Quanto a tua afirmação "fazes mais bonecos do que bonsai" vou ignorar pois acho-a ridicula e não me quero chatear. Sinceramente sendo tu fundador e administrador de um forum com tantas regras e tantas teorias de bom senso onde os utilizadores são chamados atenção regularmente deverias tu próprio moderar-te.

Abraço,

David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber | 2-2010 Empty Re: Quercus Suber | 2-2010

Mensagem  Bruno António Dom Set 11, 2011 5:51 am

Olá Leonel!

A frente eventualmente rodará sim. A ideia desta posição, como está na foto, é para que haja mais conicidade (pois a árvore “sofre” de falta dela), como o tronco vai “fugindo” do observador, afunila a perspectiva. Não sei se isto será correcto do ponto de vista artístico-técnico…
Este vaso tem cerca de 14cm de altura, parece-me suficiente… qualquer das formas penso que as raízes estarão em bom estado e igualmente “abundantes”, pois a planta tem crescido vigorosamente, com 3 “rebentações” fortes por ano, ao longo destes 2 anos (claro, há sempre o pormenor dos traiçoeiros suber, que sem mais nem menos se vão), vamos ver como se portará!


Viva Pedro!

Sim, a árvore está encaminhada para um han-kengai, como descreveste, será por aí.
Quanto ao vaso, não será o definitivo, um dia mais tarde um Tokoname poderá ser uma realidade. Este suber tem uma casca extremamente cavada, é uma planta com muitos anos e por isso futuramente a escolha do vaso definitivo terá que ser "acertada". Para já ficará com este se não encontrar outro “baratito” dentro destes moldes.

Obrigado pelos comentários!
Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber | 2-2010 Empty Re: Quercus Suber | 2-2010

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos