Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Kuromatsu de semente

+2
Gabriel Abreu
Rui Fernandes
6 participantes

Ir para baixo

Kuromatsu de semente Empty Kuromatsu de semente

Mensagem  Rui Fernandes Qui Mar 28, 2013 2:42 pm

Viva!

Nesta altura do ano começa tudo novamente a mexer. Brevemente poderei atualizar vários tópicos aqui no fórum mas assim de repente lembrei-me de partilhar as minhas experiências com sementes de Kuromatsu com 4 anos de vida. Por influência do Pedro Almeida iniciei-me nas sementes e devo dizer que é gratificante vê-las evoluir.

Não vou fazer grandes comentários e deixarei algumas imagens que explicam de forma abreviada a evolução destas sementes. Se tiverem dúvidas façam as perguntas que entenderem que responderei ao que souber. Smile

2009

Kuromatsu de semente Dsc04221gg
Kuromatsu de semente Dsc04325c

2011
Kuromatsu de semente Dsc07796qe
Kuromatsu de semente Dsc07798l

2012
Kuromatsu de semente Dsc09087q

2013
Kuromatsu de semente Dsc09723kd
Kuromatsu de semente Dsc09721p
Kuromatsu de semente Dsc09717p
Kuromatsu de semente Dsc09714g
Kuromatsu de semente Dsc09713d
Kuromatsu de semente Dsc09712ze
Kuromatsu de semente Dsc09705e
Kuromatsu de semente Dsc09702x

Abraço,
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Kuromatsu de semente Empty Re: Kuromatsu de semente

Mensagem  Gabriel Abreu Qui Mar 28, 2013 3:53 pm

Olá Rui!

Finalmente começa tudo a mexer...já não era sem tempo! Very Happy. Só é pena a chuva não dar tréguas...

Sem dúvida inspirador este teu projeto!

Obrigado pela partilha!
Abraço
Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Kuromatsu de semente Empty Re: Kuromatsu de semente

Mensagem  Rui Fernandes Sex Mar 29, 2013 7:01 am

Olá Gabriel! Por aqui está praticamente tudo a dar sinais de vida (uns mais preguiçosos que outros) mas ainda nada de importante para atualizar.

Quanto à chuva aqui não está tão mau como aí mas o bom tempo em pleno tarda em chegar.
Quanto aos pinheiros acredita que se visses ao vivo ainda ficarias mais inspirado. E há sempre um maluco em cada sementeira que dá um avanço incrível em relação aos outros. Tanto eu como o Pedro temos um cada nestas condições que ainda não foram apresentados ao fórum. Assim que possa mostro o meu.

Obrigado pelo comentário. Abraço.
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Kuromatsu de semente Empty Re: Kuromatsu de semente

Mensagem  Gabriel Abreu Sex Mar 29, 2013 1:19 pm

Estes tópicos sobre sementeiras são bastante interessantes! Acho que muitos de nós têm pelo menos uma ou outra árvore que começou assim! Very Happy
Pode ser dissuador o tempo de espera (conforme a espécie) mas acaba por compensar. Além da aprendizagem que tiramos do cultivo e cescimento, permite-nos controlar outros fatores como movimento, conicidade, estilo entre outros. Ao ver este tópico dá vontade de arranjar umas sementeiras!! Razz

Em relação aos teus pinheiros, tira-me uma dúvida...retiras o arame a dada altura ou acaba coberto pela árvore? E já agora, não tens nenhum plantado em terreno? Era interessante acompanhar a diferença no seu desenvolvimento. Wink

Abraço
Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Kuromatsu de semente Empty Re: Kuromatsu de semente

Mensagem  Gabriel Abreu Sex Mar 29, 2013 2:46 pm

Encontrei há pouco num blog uma técnica para aramar uma árvore envasada (por acaso pinheiros! Wink ). Fixar o arame em gancho na base do vaso! Simples mas que nunca me ocorreu..e se facilita! Very Happy

Espero que não leves a mal partilhar aqui mas acho que se enquadra no tópico...

http://bonsaitonight.com/2013/03/29/wiring-3-year-old-black-pines/

Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Kuromatsu de semente Empty Re: Kuromatsu de semente

Mensagem  Rui Fernandes Sex Mar 29, 2013 5:31 pm

Não conhecia essa técnica para fixar o arame. Tenho de experimentar!

Em relação ao arame estou a experimentar das duas formas. Depois de ver uma reportagem do Lindsay Farr acerca do cultivo de pinheiros no Japão decidi experimentar deixar lá o arame para ver no que dava pois era o que faziam por lá.

Para já ainda não perdi nenhuma e noto que engrossam quase para o dobro das outras às quais retirei o arame quando começaram a marcar ligeiramente. Se reparares na últimas fotos podes reparar que o arame já nem se vê.

Também tenho duas no chão (uma com arame e outra sem). Eram duas árvores mais fracas que todas as outras e que não dava nada por elas. A que não tem o arame cresce a olhos vistos e é a mais alta da sementeira. A outra continua mais baixa mas está com uma base espetacular. Estas análises não devem ser generalizadas pois a amostra é pequena. Apenas te estou a descrever o que tenho por aqui. Assim que possa tiro fotos aos pinheiros que estão no chão.

Abraço
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Kuromatsu de semente Empty Re: Kuromatsu de semente

Mensagem  Rui Fernandes Ter maio 21, 2013 3:30 pm

Ora bem,

Andei a transplantar novas pinheiros deste ano e do ano anterior e acabei por tirar umas fotos dos meus pinheiros mais antigos e que aparecem nestas fotos.

Se bem se lembram tinha-vos falado de pinheiros mais fracos que coloquei no chão. Como vão poder ver nas fotos o último nas fotos tem arame. Não cresceu muito mas a base está brutal. A outra cresceu imenso e podem comparar com o meu melhor pinheiro (que está em escorredor) que se encontra na fase mais desenvolvida. Deu um pulo e já ultrapassou o "mano" que era mais forte.

Kuromatsu de semente Dsc09803ultimas Kuromatsu de semente Dsc09802ultimas Kuromatsu de semente Dsc09800ultimas Kuromatsu de semente Dsc09799ultimas
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Kuromatsu de semente Empty Re: Kuromatsu de semente

Mensagem  Mario Eusebio Qui maio 23, 2013 3:10 am

Viva Rui!

Por aqui se consegue perceber que este caminho é uma forma excelente para obter material de qualidade! Em pouco tempo, conseguiste já ter material a engrossar bem! Além disso, este tipo de projectos, são como filhos, é vê-los crescer connosco Smile!

Eu, mudei para a terra todos os que tinha...a diferença é abismal a nível de crescimento, os que plantei logo no chão o ano passado, já têm troncos bem mais grossos e com mais conicidade do que os que tinha nos escorredores!!!

Essa técnica de deixar o arame, ainda não tinha experimentado, mas vou experimentar em alguns Smile!

Vais deixar mais quantos anos na engorda?

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Kuromatsu de semente Empty Re: Kuromatsu de semente

Mensagem  Rui Fernandes Qui maio 23, 2013 3:58 am

Pois é Mário. É muito engraçado acompanhá-los desde o "nascimento"!

Dá-nos também oportunidade de deixar um pouco os outros que precisam de espaço para crescer. Quem tem poucos projetos como eu tem tendência de andar sempre a inventar o que acaba por ser prejudicial para as árvores.

Em relação ao arame aconselho a experimentar em algumas pois a diferença vai quase para o dobro. Não crescem tanto em altura mas engordam muito mais depressa. Para já não perdi nenhum dos que ficaram com arame. Experimentei em 4 ou 5.


Em relação à engorda ainda penso deixar mais uns 2/3 anos os mais pequenos que estão no chão. Os outros, talvez mais. Não quero árvores muito altas. Uma ou duas chuhin e o resto shohin.
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Kuromatsu de semente Empty Re: Kuromatsu de semente

Mensagem  Mario Eusebio Qua maio 29, 2013 7:48 am

Viva Rui,

Pois é, vê-los crescer como os nossos filhos Smile!

Tenho alguns na terra que não coloquei arame nenhum, pois quero fazer alguns chokkan clássicos Smile quero ver também como resultará...

Parabéns pelo desenvolvimento dos teus!!!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Kuromatsu de semente Empty Re: Kuromatsu de semente

Mensagem  Márcio Meruje Qua maio 29, 2013 8:02 am

Cada vez gosto mais de sementes...

Rui, fizeste o corte da apical ?

Abr.
Márcio Meruje
Márcio Meruje

Mensagens : 124
Data de inscrição : 12/11/2009
Localização : Covilhã, Portugal

http://www.kenshobonsaistudio.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Kuromatsu de semente Empty Re: Kuromatsu de semente

Mensagem  Rui Fernandes Qua maio 29, 2013 8:44 am

Olá Márcio. Smile

Sim, logo nas primeiras semanas após a germinação da semente. É um pouco estranho pois fica parecido com uma estaca de pinheiro e leva-nos a temer pela perda da árvore mas poucas semanas depois já está bem enraízada novamente! Smile

Se tivesse terreno suficiente é onde estariam neste momento. Os escorredores são bons mas em terra desenvolvem-se muito mais. Só tem a vantagem de controlar melhor as raízes.


Abraço,

Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Kuromatsu de semente Empty Re: Kuromatsu de semente

Mensagem  Pedro G C Almeida Sex Ago 02, 2013 2:10 am

Olá Pessoal,

Este tópico passou-me um bocado ao lado. Eu conheço relativamente bem estes pinheiros do Rui e as fotos não lhes fazem justiça. Dentro de meia dúzia de anos alguns deles serão shohin-bonsai muito interessantes. Smile

Quanto à questão do crescimento no solo vs. crescimento em vaso, queria dizer o seguinte. Estou convencido de que se não queremos árvores maiores que chuhin, o crescimento não deve ser demasiado rápido. É muito difícil controlar o crescimento de um kuromatsu a crescer de forma completamente livre num terreno. Só para vos dar um exemplo, eu tenho vários que estão neste momento a iniciar a 3ª rebentação do ano (!!!). As duas rebentações anteriores tiveram como resultado rebentos com uns 30cm de comprimento - essas árvores este ano aumentaram já o seu tamanho em 60cm! Ora nesses 30cm de comprimento, os primeiros cerca de 10cm não têm agulhas nenhumas, o que significa que será virtualmente impossível conseguir rebentos novos nessas zonas. Estão a ver o problema? Será necessário, muito provavelmente, mais tarde recorrer a enxertos para construir a estrutura primária da árvore, algo que se faz sem problema... mas vamos demorar muito tempo e estou convencido de que este tipo de crescimento não compensará. É verdade que os troncos engrossam muito depressa, mas é difícil dar-lhes movimento que não seja tipo zig-zag devido ao rápido engrossamento.

Se estamos a pensar em árvores de 60cm de altura, então a conversa muda. Mas quanto tempo é necessário até obtermos um tronco credível para árvores deste tamanho a partir de semente? Se calhar no mínimo 30 anos... para ter uma ramificação primária decente, talvez outros 10 em cima.

Enfim, acho que o cultivo de kuromatsu a partir de semente é sem dúvida uma forma muito adequada de obter *rapidamente* material bom (ou mesmo excelente) para shohin. Para outros tamanhos, tenho as minhas reservas. Claro que é possível, mas demorará talvez 2 gerações (o que é também aliciante, admito).

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Kuromatsu de semente Empty Excelente :)

Mensagem  David Carvalho Dom Ago 04, 2013 3:42 pm

Olá Rui,

Obrigado por partilhares estas fotos :)tens ai muita coisa interessante Smile Força com isso Smile
Tenho 2 pinheiros (oferta do Pedro) que continuam por cá a fazer o seu percurso, mas ao ver os teus sinto que deveria ter abusado mais nas minhas curvas Very Happy eheehh Smile viver e aprender Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Kuromatsu de semente Empty Re: Kuromatsu de semente

Mensagem  Rui Fernandes Sex Ago 16, 2013 7:21 am

Obrigado pelas opiniões Pedro e David.

Concordo com o Pedro no que diz respeito ao cultivo no solo. Estes só lá foram parar porque eram muito fracos em relação aos outros e os que se assemelhavam a estes já morreram. Foi uma experiência interessante pois recuperei-os e nao penso deixá-los muito mais tempo no solo. Com ajuda e orientação do Pedro espero ter árvores interessantes no futuro.


David, podes dar voltas e voltas que eles aguentam praticamente tudo quando nascem.

Abraço
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Kuromatsu de semente Empty Re: Kuromatsu de semente

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos