Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Kuromatsu chuhin

+4
David Carvalho
Mario Eusebio
Pedro Nascimento
Pedro G C Almeida
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Kuromatsu chuhin Empty Kuromatsu chuhin

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Mar 31, 2010 3:04 pm

Olá Pessoal,

Recentemente (leia-se ontem) chegou às minhas mãos um exemplar de uma espécie clássica: um Pinus thunbergii, cultivado no Japão com o objectivo de se tornar um dia um bonsai (leia-se material pré-bonsai). Não tenho experiência com a espécie nem jeito para pinheiros - ao longo do meu percurso de bonsai matei mais pinheiros do que gostaria, tendo a primeira vítima sido um P. parviflora em 2000 (que agora sei que é impossível cultivar na Madeira a não ser através de semente ou então nas montanhas). Essa experiência foi algo traumatizante e só agora, depois do breve contacto que tive com pinheiros minha estadia em Taisho-en (contactar com pinheiros foi um dos meus grandes objectivos no Japão), me senti confiante para voltar a tentar, desta vez mais informado e com uma espécie que não tem problemas aqui na ilha.

A árvore media cerca de 45cm de altura e o tronco tem um diâmetro de uns 9cm na base. A casca rugosa começa a ganhar o carácter típico da espécie e está presente em todo o tronco, desde o nebari até ao topo. Ficam aqui as fotos, já falei demais:

Kuromatsu chuhin F4964cf1