Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Medronheiro_"o Colosso"

+8
Márcio Meruje
Fernando Bernardino
Pedro Nascimento
David Gameiro
Pedro G C Almeida
Rui Fernandes
Mario Eusebio
Leonel Martins
12 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Medronheiro_"o Colosso" - Página 2 Empty Re: Medronheiro_"o Colosso"

Mensagem  Mario Eusebio Sex Jul 15, 2011 3:29 am

Viva Leonel!

Excelente textura que tem essa casca e tronco Smile !

O tronco não sofreu nenhuma rachadela com esse calor forte de Maio?


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Medronheiro_"o Colosso" - Página 2 Empty Re: Medronheiro_"o Colosso"

Mensagem  Leonel Martins Sáb Jul 16, 2011 12:33 pm

Olá Mário,

Não, não rachou Very Happy ( com o diâmetro que tem penso que será difícil ),mas a rebentação nova de primavera apanhou um valente escaldão. Pelo menos fico a saber que a folhagem da espécie é melindrosa nessa altura do ano...
Abraço
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Medronheiro_"o Colosso" - Página 2 Empty Re: Medronheiro_"o Colosso"

Mensagem  Nelson Lopes Ter Jul 19, 2011 1:54 am

Boal Leonel,

fantástico nebari!
Tenho um bem mais humilde que deverá entrar na categoria "sumo" com um uro interessante. Não tem é as raízes tão musculadas como as tuas.
Agora no inverno vou dar uma valente poda nas hastes menos grossas para compactar melhor a folhagem.

Uma questão relativamente à folhagem. Já no terceiro ano consecutivo desde o Yamadori que não consigo evitar "ferrugem" nas folhas. Nascem verdinhas ficam assim durante as primeiras semanas mas depois acabam sempre por ficar manchadas...
Não pareces ter esse problema. Por acaso? Ou o que aplicas para o evitar?
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Medronheiro_"o Colosso" - Página 2 Empty Re: Medronheiro_"o Colosso"

Mensagem  Leonel Martins Qui Jul 28, 2011 1:39 pm

Olá, obrigado pela opinião Nelson.
Em relação à folhagem, não sei se te estarás a referir às pequenas manchas escuras que tendem a aparecer nas folhas mais velhas? Se sim acho que é quase característica endémica da espécie. É assim este ano conto realizar o primeiro transplante nesta árvore já que o substrato está mesmo muito mau e já dificilmente se consegue controlar a humidade, aí será mais claro perceber se é possível erradicar essa característica que não me parece ser a chamada ferrugem . Tenho outro medronheiro que meti completamente à sombra este ano e as folhas até a ver têm-se aguentado sem ficarem com essas ditas manchas. Teremos de ver como é que se comporta a espécie em vaso já que existe ainda muito pouca info disponível, de certeza que também já te apercebeste Very Happy .
Abraço
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Medronheiro_"o Colosso" - Página 2 Empty Um belo autoctone!!

Mensagem  Luis Ramos Qui Ago 04, 2011 4:43 pm



Ola!!

Medronheiro é uma das plantas autoctones muito bela que infelizmente ve-se muito pouco em projectos de bonsai, boa sorte para o teu menino!!!

Abraço

Luis Ramos

Mensagens : 5
Data de inscrição : 12/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Medronheiro_"o Colosso" - Página 2 Empty Re: Medronheiro_"o Colosso"

Mensagem  Nelson Lopes Sex Ago 05, 2011 6:27 am

Olá Leonel,

Obrigado pelo feedback.

Realmente não existe muita informação sobre a espécie como bonsai. Tenho trocado impressões com um colega da ALB que também tem um já há alguns anitos e encontrei um blogue de uma Croata que também tem várias na sua colecção (mas aí é mais à base de fotos e pouca explicação).

Disseste que irás transplantar ainda este ano se tudo correr conforme planeado. Pois essa também era uma das minhas dúvidas: é melhor no Outono ou na Primavera (uma vez que se diz que não gosta muito que se mexa com o sistema radicular)?!
Tentei arriscar em Outubro do ano passado. bom Não sei se é melhor do que na Primavera, mas o meu reagiu lindamente. Na Primavera seguinte começou a brotar como se nada tivesse acontecido. Verdade seja dita: em dois anos após Yamadori também não tinha aumentado dramaticamente o volume de raízes e assim foi apenas remover o solo original e trocar por um mais drenante (mantendo 1/3 de areia granítica grossa já que foi recolhida num local maioritariamente composto por este solo mas mais compacto) cortando apenas uma ou duas raízes mais grossas para caber no vaso de bonsai bem mais pequeno.
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Medronheiro_"o Colosso" - Página 2 Empty Re: Medronheiro_"o Colosso"

Mensagem  Leonel Martins Sex Ago 05, 2011 10:20 am

Viva,
Também conheço esse tal blog croata sim. Olha em relação ao transplante porvavelmente só o irei fazer no início da primavera, no entanto já fiz recolhas positivas no outono e esta árvore foi uma dessas. Já o ano passado recolhi outro na mesma altura e apesar de ainda estar verde não arrancou conforme planeado pale , ainda tenho esperança que recupere mas isso só poderei dizer mais para a frente!
Na primavera também tive bons resultados, alias o medronheiro na minha zona começa a rebentar bastante cedo, por isso convém estar sempre de olho nos brotes Very Happy . Desta forma é 1 pouco conforme o feeling apesar de na minha opinião a primavera ser a época mais segura ou pelo menos com mais hipóteses de obter bons resultados Very Happy !
Vou dando notícias no desenrolar desta saga...
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Medronheiro_"o Colosso" - Página 2 Empty Re: Medronheiro_"o Colosso"

Mensagem  Nelson Lopes Seg Ago 08, 2011 2:42 am

Pois, eu transplantei o meu em Outubro porque recolhi ainda antes do início da Primavera (Fevereiro) e tal como mencionas no teu (outro) recolhido no Outono demorou bastante tempo até reagir.Quando pensei que "já era" e numa última tentativa antes de ir de férias deixei-o de pés molhados numa bacia com água já que nessa altura não tinha outra forma de controlar a humidade no solo e não o queria deixar secar completamente. Qual o meu espanto quando duas semanas depois em meados de Julho no meu regresso a casa estava cheio de rebentos... cheers
Como o meu na base tem um diâmetro de ca. 10 cm e como tive que construir a ramificação quase do zero deixei crescer algumas hastes livremente para aumentarem a grossura e para serem mais credíveis (como acima também mencionado por outros intervenientes).
Se pudesses partilhar um pouco a experiência das particularidades na criação da ramificação secundária etc. agradecia imenso. É que neste tópico já vários mencionaram esse facto mas acabaram por não especificar…
Apenas partilho um facto que tu próprio descreveste: para deixar engrossar os ramos não fui fazendo o clip&grow. Diga-se também que o meu medronheiro aparenta estar estável e em crescimento, mas não da forma explosiva como o teu. Na tentativa de criar ramificação secundária mais junto ao troco fui fazendo uma defoliação parcial deixando apenas as folhas mais jovens junto à brotação no topo da haste, mas não resultou. Agora tenho alguns dos ramos com ca 20 cm de cumprimento com folhas apenas no final dos mesmos. Agora no Inverno e em alguns ramos que já apresentam um diâmetro aceitável queria reduzir para entre 3 e 5 cm de cumprimento. Isso irá significar que apenas restará um “toco” sem folhas. Estou confiante que irá rebentar nova brotação nesses tocos e que poderei começar a trabalhar a ramificação e a conicidade a partir daí… mas não tenho experiência prática com esta espécie já que é “filho único” na minha colecção.
Tu ou mais alguém poderá(ão) partilhar as experiências com este tema?!?
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Medronheiro_"o Colosso" - Página 2 Empty Re: Medronheiro_"o Colosso"

Mensagem  Leonel Martins Seg Ago 08, 2011 9:56 am

Olá novamente Nelson!
Como penso já ter referido algures neste tópico, tenho notado que a defoliação na espécie não é muito eficiente ao contrário de muitas outras espécies. A rebentação pode ou não acontecer Very Happy , conclusão quando não acontece fica-se com ramos com 2 folhas na ponta como te aconteceu. Penso que o mais seguro será mesmo o clip&grow na altura em que vires os brotes latentes a inchar, coisa que deverá entretanto começar a acontecer novamente. De resto nesses ramos que referiste onde só ficaste com 2 folhinhas o melhor é deixá los o resto do ano para as veias te garantirem boa rebentação na poda antes da primavera. Se forem ramos com 2 anitos já deverão rebentar sem problemas.
Isto são apenas algumas curiosidades que tenho vindo a observar nestes ultimos 3 anos em 2 ou 3 bases que tenho, outras pessoas poderão ter opiniões distintas...
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Medronheiro_"o Colosso" - Página 2 Empty Re: Medronheiro_"o Colosso"

Mensagem  Mario Eusebio Ter Ago 09, 2011 3:11 am

Viva!

Eu tenho muita pena de não ter nenhuma árvore desta espécie, sobretudo com a qualidade desta aqui Smile, tive uma há uns anos, mas acabou por morrer ao fim de 3 anos, o curioso é que a árvore abriu toda estalando a madeira, mesmo pelas veias vivas!!! Por isso em termos de comportamento da espécie não posso aportar muito, tirando esta má experiência!

A noção que tenho é que rebenta muito bem da madeira mais antiga e que tem muito vigor, engrossando rapidamente os ramos, pelos menos foi assim que o meu se portou, enquanto durou Smile!


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Medronheiro_"o Colosso" - Página 2 Empty Re: Medronheiro_"o Colosso"

Mensagem  Leonel Martins Ter Jan 01, 2013 1:34 pm

Este ano transplantei pela primeira vez esta árvore, estava bastante curioso com o sistema radicular que iria encontrar! Em relação à raiz posso dizer que é daquelas muito mas muito frágeis do género do alecrim e que apesar dos 2.5 anos de recuperação não tinha um sistema radicular muito desenvolvido. Por esta razão decidi deixá la recuperar o ano todo sem lhe mexer e só este fim de semana decidi voltar aos trabalhos.
Poda, aramação e limpeza de cortes e ramos secos foi basicamente o que foi feito.
Tenho um dilema acerca da reacção da especie a defoliações, ainda hoje li um artigo num blog sobre um medronheiro em que o dono lhe fez uma defoliação total durante este mês, apesar de ter cedo na época, diz ele, que a reacção em princípio é garantida.... O que é certo é que se a defoliação for feita parcialmente +- com nas oliveiras ou ácers a reacção não é "certa", ou seja, porvavelmente a defoliação total poderá ser uma solução na criação de mais ramifs secundárias, para além claro do clip&grow?!
Medronheiro_"o Colosso" - Página 2 2n82zgy
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Medronheiro_"o Colosso" - Página 2 Empty Re: Medronheiro_"o Colosso"

Mensagem  Nelson Lopes Qua Jan 02, 2013 2:27 am

Olá Leonel,

antes de mais um bom ano (para todos) e obrigado pela actualização.

Aproveitando a tua "deixa" também as minhas experiências com a ramificação...

Tenho bons resultados com o clip&grow. Quando as hastes começam a alongar-se depois do crescimento primaveril corto deixando apenas dois gomos (com respectivas folhas) e tenho me dado bem com isso. Os gomos rebentam facilmente criando ramificação secundária.
Essa ramificação depois alonga-se bem até ao pico do verão. Tentando aproveitar a 2ª fase de crescimento depois do verão apliquei a mesma técnica cortando (em Setembro, salvo erro) novamente deixando apenas dois gomos. No entanto já não funcionou tão bem. A partir daí ficaram os gomos, mas sem abrir e sem alongar mais as hastes. Creio que rebentarão agora na Primavera.

Quanto à outra experiência a tentar descrita meu post anterior infelizmente não correu tão bem como esperava.
Como relatado tinha deixado crescer livremente durante duas épocas para engrossar. Depois houve aquela experiência de criar ramificação com a defoliação parcial deixando apenas duas folhas no topo da haste que não trouxe rebentação mais atrás. Como escrevi em Agosto de 2011 e após ter crescido mais um pouco no Outono cortei no inverno passado deixando apenas um toco com poucos centímetros (diria mais ou menos uns 5cm). Apesar de não existir nenhum gomo visível estava bastante confiante que rebentasse pois neste mesmo exemplar toda a estrutura existente tinha rebentado em madeira velha sem gomos aparentes).
Infelizmente isso não aconteceu e perdi assim uma das três hastes/troncos que tenho vindo a desenvolver na árvore. Actualmente estou a tentar reconstruir a silhueta com os dois ramos restantes preenchendo o “vazio” com ramificação secundária, puxadas e aramação…
“Doeu” um pouco pois era bastante importante para a imagem geral, mas já passou e agora é tentar fazer o melhor com o que ficou e aprender com esta experiência.


Cmpts.
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Medronheiro_"o Colosso" - Página 2 Empty Re: Medronheiro_"o Colosso"

Mensagem  Leonel Martins Qui maio 23, 2013 1:55 pm

Olá a todos, o tempo não tem sido fácil de gerir mas lá vou conseguindo fazer o mínimo nas árvores.
Esta árvore demorou a recuperar do transplante apesar de não ter sido muito radical, mas penso que agora está outra vez a apresentar bons sinais de querer continuar o seu caminho Very Happy
Como o vaso é daqueles "pequenos" e a árvore também as fotos terão de ser sempre feitas onde a árvore se encontra, ou seja não são nada de especial mas o que conta é a intenção.
Medronheiro_"o Colosso" - Página 2 2ykhobb
Medronheiro_"o Colosso" - Página 2 34hylg5

Abraço a todos.
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Medronheiro_"o Colosso" - Página 2 Empty Re: Medronheiro_"o Colosso"

Mensagem  Mario Eusebio Qua maio 29, 2013 8:00 am

Viva Leonel,

Bem, estás a ficar sem espaço livre...Smile


O medronheiro está a desenvolver muito bem agora! Eu acho que devias deixar crescer os ramos de baixo aí uns metros este ano antes de podar novamente, pois um tronco desse calibre a isso obriga!

Força aí!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Medronheiro_"o Colosso" - Página 2 Empty Re: Medronheiro_"o Colosso"

Mensagem  Leonel Martins Qui maio 30, 2013 12:18 pm

O espaço está a ficar escasso está, pelo menos o aproveitável para os Bonsai Very Happy .
Sim, os ramos são quase todos para deixar puxar mas para engrossar é que vai ser mais complicado, é esperar que remédio lol! .
Abraço
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Medronheiro_"o Colosso" - Página 2 Empty Re: Medronheiro_"o Colosso"

Mensagem  Leonel Martins Sex maio 16, 2014 9:50 am

Mais 1 anito passou  Very Happy  e a árvore lá vai evoluindo ao seu ritmo.
Este ano experimentei fazer uma defoliação quase completa a ver se consigo erradicar das folhas as manchas pretas que apesar de ser quase característico da espécie espero pouco a pouco conseguí-lo.
Esta foto foi tirada hoje depois da chuvada forte que tive por estas bandas, as árvores agradecem sempre.
Medronheiro_"o Colosso" - Página 2 1zn74mr
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Medronheiro_"o Colosso" - Página 2 Empty Re: Medronheiro_"o Colosso"

Mensagem  Pedro G C Almeida Sex maio 16, 2014 10:26 am

Olá Leonel,

Está aos poucos a ganhar maturidade e já se começa a ver o bonsai. Estás a crescer livremente o ramo da direita para engrossar?

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Medronheiro_"o Colosso" - Página 2 Empty Re: Medronheiro_"o Colosso"

Mensagem  Leonel Martins Sex maio 16, 2014 2:20 pm

Olá Pedro, sim vou deixar crescer pelo menos 2 anitos mas em vaso o engrossamento é mínimo, mesmo sendo de tamanho XXL.
O ano passado podei forte para forçar o rebentamento mais perto do tronco porque já estava a afastar demais, foi benéfico. Este ano defoliação, a espécie responde bastante bem  Very Happy .
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Medronheiro_"o Colosso" - Página 2 Empty Re: Medronheiro_"o Colosso"

Mensagem  Bruno António Dom maio 25, 2014 2:50 pm

Viva Leonel!

Boa árvore e bom trabalho até aqui!
Vai demorar mais uns aninhos mas o material é de 1ª!  Very Happy 
Boa continuação!

Abraço!  Wink 
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Medronheiro_"o Colosso" - Página 2 Empty Re: Medronheiro_"o Colosso"

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos