Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Demora no arranque - Olea sylvestris

3 participantes

Ir para baixo

Demora no arranque - Olea sylvestris Empty Demora no arranque - Olea sylvestris

Mensagem  Nelson Lopes Qua Jun 29, 2011 2:22 am

Boas,

sei que na grande maioria das vezes as oleas reagem muito rapidamente no pós-Yamadori mas também já li sobre outras em que estão bastante tempo "adormedcidas" (até 2 anos) antes de arrancarem. Tenho também falado com colegas que igualmente tiveram exemplos em que não houve qualquer reacção durante a época a seguir ao yamadori mas que depois lá deram o braço a torcer.

Tenho uma que me está querer "moer a paciência". Yamadori feito em Fevereiro de 2010. Não o chamaria grande naco, mas foi de uma árvore que deveria ter ca. 1,8m e que tem uma base da espessura de um braço e algum movimento no tachiagari. Logo no local a altura foi reduzida para ca. 70 cm e a massa verde reduzida ca. de 80%. Uma futura copa está prevista para 40-50cm de altura, mas queria primeiro deixar arrancar e recuperar a árvore até reduzir para uma altura mais ou menos definitiva.

O bolo de raizes deixado tinha ca. de 30 cm. de diâmetro e por isso até pode ser considerado mais do que suficiente para oleas. Foi colocado muma mistura bastante drenante 40% Pomice, 40% areão e 20% turfa.
A massa verde deixada foi secando nos primeiros meses até ao verão de 2010. Não me preocupou nada, uma vez que eu inicialmente até estive para a retirar na totalidade. Tenho controlado a rega de forma ao solo não secar completamente mas também não o encharcar demasiadamente.
Desde então continua verde (não só na base, mas também no topo) e teima a não rebentar com novos brotes. Evil or Very Mad

Não há-de ser mais teimosa do que eu e enquanto estiver verde irei continuar a insitir com ela mas que está a esticar a corda ai isso está.
Esta primavera adubei em força com granulado orgânico e até duas vezes com adubo líquido para ver se a "empurrava" um pouco, mas a reacção dela foi: tongue

Já vos aconteceu? Para além de paciência têm outros conselhos ou dicas?
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Demora no arranque - Olea sylvestris Empty Re: Demora no arranque - Olea sylvestris

Mensagem  Mario Eusebio Qua Jun 29, 2011 4:17 am

Viva Nelson!

SmileSmile Acontece ás vezes o que referes, eu tenho uma que já vai há 2 anos e meio, apesar disso mantem-se prefeitamente verde até ao extremo do corte superior Smile, mas também ainda não me preocupei muito em "acordá-la", ele acabará por faze-lo!

Nas silvestres não é tão fácil acontecer isso, mas acontece também!

Há uma coisa que as "obriga" a rebentar e funciona na maior partes das vezes. Consiste em meter a árvore toda tapada por um saco grosso preto daqueles do lixo, ela acabará por rebentar muito mais depressa e será muito mais rápido se estiver numa repartição completamente fechada e ás escuras Wink.

Experimenta e depois diz algo Wink!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Demora no arranque - Olea sylvestris Empty Re: Demora no arranque - Olea sylvestris

Mensagem  Bruno António Sex Jul 01, 2011 2:23 am

Viva Nelson!

Também tenho duas oleas sylvestris que, não sei porque (ou até sei), após o transplante parece que pararam... penso que foi porque fiz a operação cedo demais e por me ter desleixado e usado um substrato de "fraca" qualidade, pois passaram das bacias para vasos bonsai.
Ambas estão verdinhas e neste momento uma parece querer rebentar... é preciso paciência... Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Demora no arranque - Olea sylvestris Empty Re: Demora no arranque - Olea sylvestris

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos