Olea Europea Sylvestris | 2-2010 (Actualizado)
4 participantes
Página 1 de 1
Olea Europea Sylvestris | 2-2010 (Actualizado)
Olá,
Não pretendia colocar aqui tão cedo um projecto (ainda em 2010)… mas decidi publicar este zambujeiro [que foi recolhido em meados de Fevereiro deste ano], pois são plantas muito resistentes e a possibilidade de recuperação total é muito alta (apresentando para já uma forte rebentação pós-recolha)!
Inicialmente a árvore tinhas mais de 2m de altura, mas foi imediatamente reduzida a 25cm.
Gostei do movimento [algo “torcido”] dos dois troncos, que apresentam também alguma madeira morta. As folhas são já bastante pequenas… ou não fosse um puro zambujo.
O nebari é muito imperfeito e algo desproporcional e a conicidade não é muita, mas a meu ver é uma planta interessante...
Deixem sugestões para o seu futuro…
Aqui ficam as várias frentes possíveis:
1
2
3
4
5
Última edição por Bruno António em Seg Nov 29, 2010 7:08 am, editado 3 vez(es)
Bruno António- Mensagens : 240
Re: Olea Europea Sylvestris | 2-2010 (Actualizado)
Viva Bruno!
Os troncos, apesar de finos, parecem-me interessantes. Mas a base a meu ver não encaixa na árvore.
Tens fotos de outros lados?
Aquele terceiro tronco, nessa frente escolhida, a meu ver, não encaixa no desenho. Mostra outras frentes e outras inclinações para se ver melhor a dinámica dos troncos.
Os troncos, apesar de finos, parecem-me interessantes. Mas a base a meu ver não encaixa na árvore.
Tens fotos de outros lados?
Aquele terceiro tronco, nessa frente escolhida, a meu ver, não encaixa no desenho. Mostra outras frentes e outras inclinações para se ver melhor a dinámica dos troncos.
Oi Mário,
Obrigado pelo comentário!
Já coloquei mais fotos.
Obrigado pelo comentário!
Já coloquei mais fotos.
Eu ficava com a foto 2, a zona arredonda teria que ser trabalhada, talvez a melhor coisa seria um uro e o tronco que vem para a frente ia à vida.
Abraço
Abraço
Miguel Costa- Mensagens : 76
Miguel Costa escreveu:Eu ficava com a foto 2, a zona arredonda teria que ser trabalhada, talvez a melhor coisa seria um uro e o tronco que vem para a frente ia à vida.
Obrigado Miguel, concordo contigo, a frente na 2 acaba por ser a melhor opção, cortando o tronco que vem para a frente... ainda assim não sei se deveria deixar o da esquerda...
E para a futura massa verde, alguém tem ideias?!
Viva Bruno!
Eu, a manter os troncos conforme os tens agora, optaria pela ultima foto como frente, é o melhor compromisso, a meu ver, entre o posicionamento dos troncos e o nebari.
Embora se a árvore fosse minha eu tentaria de outras formas dar "a volta" ao projecto, pois considero que o potencial bonsaistico não é de todo o melhor trunfo deste teu projecto, é daquelas árvores que vai precisar de muita imaginação e anos de cultivo para poder ficar minimamente interessante.
Assim como a tens, é necessário tratar os 3 troncos de forma a parecerem 3 árvore independentes e que a base se fundiu numa só, se conseguires fazer isso de forma credível, então aí sim, a meu ver, poderás extrair algum potencial do material que tens.
Continuação de bom projecto.
Eu, a manter os troncos conforme os tens agora, optaria pela ultima foto como frente, é o melhor compromisso, a meu ver, entre o posicionamento dos troncos e o nebari.
Embora se a árvore fosse minha eu tentaria de outras formas dar "a volta" ao projecto, pois considero que o potencial bonsaistico não é de todo o melhor trunfo deste teu projecto, é daquelas árvores que vai precisar de muita imaginação e anos de cultivo para poder ficar minimamente interessante.
Assim como a tens, é necessário tratar os 3 troncos de forma a parecerem 3 árvore independentes e que a base se fundiu numa só, se conseguires fazer isso de forma credível, então aí sim, a meu ver, poderás extrair algum potencial do material que tens.
Continuação de bom projecto.
Pois, é um planta difícil... já pensei dividir a "coisa" em 2 troncos e fazer duas árvores...
Mas pronto, para já é recuperar bem e depois ver o seu futuro mais concretamente...
Obrigado!
Mas pronto, para já é recuperar bem e depois ver o seu futuro mais concretamente...
Obrigado!
Mesmo pensando dessa forma de que são árvores separadas que se uniram, continuo-o a achar que para frente seria a foto 2, porque cada árvore tem o seu próprio movimento e características próprias. O tronco que eu disse que pode sair é porque para além de vir para a nossa frente ele é completamente recto. Mas será melhor deixa-lo descansar sim.
Abraço
Abraço
Miguel Costa- Mensagens : 76
Olá a todos,
Esta olea levou recentemente a primeira estilização no Kensho Bonsai Studio, sob orientação do Márcio Meruje. Acabámos por nos decidir por esta frente (com sharis naturais)
Para já foi cortado parte do tronco grosso da direita (deixando o que vem para a frente) e foram seleccionados alguns ramos que vão servir de base para a estrutura… esta é uma árvore ainda com um longo caminho pela frente.
No próximo transplante mudar-se-á a inclinação da mesma, anulando assim o efeito “batata” no tronco da direita, criando-se também mais dinamismo. Futuramente haverá ainda criação/refinamento de sharis/massa verde, para se obter mais movimento e o trabalhar dos cotos em cima
O design final da árvore apontará para a definição de três patamares e respectivos espaços negativos (mais ou menos como o virtual em baixo). Aceita-se outras sugestões.
Fiquei muito satisfeito com a ajuda do Márcio, pois de uma planta com muito pouco valor conseguiu-se traçar uma futuro interessante, tendo em conta o material base.
Frente
Virtual
Esta olea levou recentemente a primeira estilização no Kensho Bonsai Studio, sob orientação do Márcio Meruje. Acabámos por nos decidir por esta frente (com sharis naturais)
Para já foi cortado parte do tronco grosso da direita (deixando o que vem para a frente) e foram seleccionados alguns ramos que vão servir de base para a estrutura… esta é uma árvore ainda com um longo caminho pela frente.
No próximo transplante mudar-se-á a inclinação da mesma, anulando assim o efeito “batata” no tronco da direita, criando-se também mais dinamismo. Futuramente haverá ainda criação/refinamento de sharis/massa verde, para se obter mais movimento e o trabalhar dos cotos em cima
O design final da árvore apontará para a definição de três patamares e respectivos espaços negativos (mais ou menos como o virtual em baixo). Aceita-se outras sugestões.
Fiquei muito satisfeito com a ajuda do Márcio, pois de uma planta com muito pouco valor conseguiu-se traçar uma futuro interessante, tendo em conta o material base.
Frente
Virtual
Viva Bruno!
A tua planta ao vivo é melhor do que nas fotos .
Na minha opinião deverás reduzir o tamanho do tronco da direita para conseguires criar conicidade e movimento no ápice. No inico da primavera quando o tempo já estiver mais ameno, cortava esse troço deixando apenas o primeiro ramo. A árvore rebentará com mais força para baixo e rapidamente irás conseguir brotes do tamanho desses.
Bom cultivo, cumps.
A tua planta ao vivo é melhor do que nas fotos .
Na minha opinião deverás reduzir o tamanho do tronco da direita para conseguires criar conicidade e movimento no ápice. No inico da primavera quando o tempo já estiver mais ameno, cortava esse troço deixando apenas o primeiro ramo. A árvore rebentará com mais força para baixo e rapidamente irás conseguir brotes do tamanho desses.
Bom cultivo, cumps.
Leonel Martins- Mensagens : 248
Viva Leonel,
Sem duvida, o tronco da direita é para baixar para que haja mais conicidade (também por ser algo recto).
Concordo contigo, a planta nas fotos não mostra o que é na realidade...
Sem duvida, o tronco da direita é para baixar para que haja mais conicidade (também por ser algo recto).
Concordo contigo, a planta nas fotos não mostra o que é na realidade...