Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Juniperus chinensis

+11
maria raminhos
gustavomduarte
David Carvalho
Goncaloreis
Pedro Nascimento
João Pires
Pedro G C Almeida
Miguel Costa
Mario Eusebio
Bruno António
luisCunha
15 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Juniperus chinensis - Página 2 Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  Nelson Lopes Sex Ago 19, 2011 2:02 am

Boas Luis,

e bem fértil Very Happy
Parecem estar todas bem pegadinhas.

Este ano aconteceu-me uma coisa que não estava à espera até porque a minha primeira tentativa com apenas uma estaca de junipero há dois anos tinha corrido bem.
Do congresso e das diversas demos e do NT da federação do ano passado fiquei com uma quantidade "Lusco-Fusco" de estacas de junipero... como diriam os gato fedorento: aí umas 5-7 de chinensis e outras tantas de itoigawa.
Em forma de experiência até tentei enraizar metade directamente num copo com água e a outra metade em mistura de akadama e pomice. Durante todo o inverno mantiveram-se verdinhas, mas com o apertar da primavera foram ficando com um verde castanho acabando por secar uma a uma. Nem uma única acabou por criar raízes tanto as que estavam em água como as que estavam em vasitos... confused

Quanto ao teu projecto é interessante ver os diferentes passos. Nota-se que com o passar dos tempos todos nós e neste caso tu estamos muito mais atentos aos pormenores. Colocação de ramos, massa verde, profundidade etc..
Apesar de não ser uma pessoa que segue à risca todas e mais algumas regras estéticas e de estilo elaboradas e refinadas há centenas de anos noto que damos mais atenção a pequenas coisas que no início nem sabiamos que existiam. Estamos todos a evoluir e esta partilha e o acpompanhamento de projectos de outros colegas nacionais e internacionais na minha opinião ajuda todos.

Obrigado e um abraço
Nelson
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis - Página 2 Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  Pedro G C Almeida Sex Ago 19, 2011 2:26 am

Olá Luís,

Não tenho muito a acrescentar ao que foi dito. Parabéns pelo trabalho e pela evolução (tua e da árvore)!

Eu também acho que o primeiro ramo da esquerda pode ir à vida. Vi como o pessoal de Taisho-en lida com danos do género e digo-te nem se dão ao trabalho de remover o arame do ramo nestas situações: pega-se num corta-arame e vai ramo e vai arame de uma só vez. Tens ramos acima que podes aproveitar para baixar e eu acho que essa seria a tua melhor opção mesmo que não tivesses tido o problema do arame.

Insisto na ideia de inclinar a árvore um pouco mais para a esquerda e acentuar o carácter moyogi com tensores ou uma barra de ferro. Isso parece-me fazer ainda mais sentido agora que a árvore começa a mostrar linhas mais femininas. De qualquer forma não é urgência nenhuma, é algo que podes fazer com calma no futuro caso decidas ir por aí. Smile

Um abraço e continua a mostrar os teus trabalhos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis - Página 2 Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  luisCunha Sex Ago 19, 2011 9:12 am

Viva,

Pois Nelson, não sei bem o que te pode ter acontecido com essas estacas, talvez falta de humidade scratch
Desta árvore já fiz umas dezenas, em alturas diferentes, pois a é uma espécie que compacta fácilmente e foram mesmo muito poucas as que não pegaram!
É verdade que é bom acompahar a evolução de alguns companheiros destas andanças, mas também vou vendo que para haver essa evolução é necessário algum atrevimento no que diz respeito a mexer no material, e não levar a expressão do deixa crescer à letra... É verdade que não podemos evoluir todos à mesma velocidade e seguindo todos as mesmas vertentes que o bonsai nos ofereçe!
Obrigado pelo comentário! E mais uma vez te relembro que moramos a 5m um do outro, vê se dizes alguma coisa Very Happy Wink

Olá Pedro, obrigado pelas palavras!
O único motivo pelo qual não avanço já para essa opção, e pelos vistos é uma opção comum a todos que deram opinião, é que então ainda me falta deixar crescer a árvore na parte de cima para depois ter algum ramo com que possa fazer profundidade... Quanto ao acentuar mais o caracter moyogi da planta, desculpa mais por mais que tente visualizar não consigo ver onde ficava melhor !? Não achas que ficava com o efeito de S mais acentuado!? Pedro não quero com isto dizer que não tinha mais sentido seguir por aí mas eu é que não chego lá LOLOL Tens os olhos mais treinados pahh Laughing
E depois olha também gosto dela assim Very Happy

Abraço

luisCunha

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 42
Localização : Cascais

http://mokshainbonsai.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis - Página 2 Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  luisCunha Qua Out 19, 2011 2:21 pm

Olá a todos!

Isto anda mesmo muito morno, anda tudo a poupar-se para o Congresso Laughing Laughing

Deixo aqui uma actualização do estado deste exemplar!

Como já esparava o primeiro ramo do lado esquerdo desta árvore foi à vida. Mas como há males que vêm por bem, e como já tinha trocado ideias com alguns de vocês coloquei o ramo que estava em cima como 1º ramo, acho que o desenho ficou a ganhar com este contratempo =)

Agora vou ter que deixar esta árvore de "lado" para que a massa verde desenvolva bastante, principalmente na traseira para que consiga criar mais profundidade.

Aqui fica a imagem do resultado


Juniperus chinensis - Página 2 Pa190072

Abraço a todos!

luisCunha

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 42
Localização : Cascais

http://mokshainbonsai.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis - Página 2 Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  Pedro G C Almeida Sex Out 21, 2011 6:36 am

Olá Luís,

Isto anda mesmo muito morno, anda tudo a poupar-se para o Congresso

Eu acho que não tem nada a ver com o congresso, é apenas a prova de que se os do costume não participarem como habitual, o fórum quase pára. Wink

Em relação à árvore, acho que melhorou muito em relação à última foto que nos mostraste. Vê-se que as massas de folhagem estão a ficar bem desenvolvidas e o desenho está a ganhar definição. Sem aquele ramo fica mesmo outra coisa... Wink

Parabéns pelo trabalho que estás a fazer nesta árvore. Smile

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis - Página 2 Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  bruno lima Sex Out 21, 2011 11:14 am

Viva
Eu não participo porque não consigo postar aqui quaquer coisa que seja, não sei o que se passa ,por isso vou me limitando a ver What a Face ,pois tambem se aprende. quanto a arvore alem de simples notas se o bom trabalho nela efetuado por isso dou os parabens ao dono Laughing ,ta no bom caminho. abraço

bruno lima

Mensagens : 83
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 43
Localização : alfena

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis - Página 2 Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  rafael baptista Sáb Out 22, 2011 10:32 am

boas luis

muito melhor, sem o ramo a árvore acho que se torna menos confusa, por vezes a simplicidade é o caminho...


de qualquer maneira acho que a evolução é notória, desde a primeira foto ate agora o caminho percorrido foi excelente, o melhor da árvore foi exposto...

parabéns

abr
rafa

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis - Página 2 Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  Mario Eusebio Sáb Out 22, 2011 2:57 pm

Viva Luis!

Também acho que foi um grande salto de qualidade, ás vezes até dá jeito deixar o arame marcar e secar um ramo Very Happy nada acontece por acaso Wink!

Já experimentaste inclinar para algum dos lados para a árvore sair mais inclinada do solo?


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis - Página 2 Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  luisCunha Sáb Out 22, 2011 5:28 pm

Olá a todos,

Pois é Pedro eu sei, estava só a tentar animar um pouco a conversa. Espero sinceramente que vocês que começaram o projecto não comecem a ficar desmotivados e nunca te esqueças que aquilo que não nos derruba torna-nos mais fortes!! Wink

Obrigado pelas palavras em relação ao meu trabalho na árvore!

Bruno, obrigado também pelo comentário Very Happy

Pois Rafael, é verdade que quase sempre a simplicidade de desenho resulta e este caso é um bom exemplo disso mesmo! Abraço e até para a semana Wink

Mário, essa do nada acontece por acaso dava logo assunto para muita conversa Laughing Laughing

Obrigado pelo comentário! Quanto ao que sugeres, não é nada que já não tivesse pensado e tentado visualizar, sim é capaz de resultar e principalmente se inclinar um pouco para a esquerda, tal como o Pedro já tinha sugerido num dos comentários anteriores. Vou esperar pelo próximo transplante e ver como resultaria, até essa altura tenho tempo para ir experimentando inclinações.

Grande abraço a todos! Smile

luisCunha

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 42
Localização : Cascais

http://mokshainbonsai.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis - Página 2 Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  luisCunha Ter Jun 19, 2012 10:12 am

Olá a todos!

Deixo uma nova actualização do estado desta árvore! Já num vaso novo e com crescimento deste ano Smile

Juniperus chinensis - Página 2 P6190423

O próximo trabalho será desaramar e talvez aramar novamente.

O que dizem do resulado depois do transplante para este vaso!?

Abraço

luisCunha

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 42
Localização : Cascais

http://mokshainbonsai.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis - Página 2 Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  bruno lima Ter Jun 19, 2012 2:57 pm

Acho que tem pouco adubo cheers cheers Shocked

bruno lima

Mensagens : 83
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 43
Localização : alfena

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis - Página 2 Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  Márcio Meruje Qua Jun 20, 2012 5:29 am

Importa sobretudo a evolução, a tua e a da árvore ! E esta bem que tem evoluido !

Parabéns pelo trabalho. Agora é revigorizar e continuar o trabalho de estilização...

O vaso... serve para cultivo ! Cool
Márcio Meruje
Márcio Meruje

Mensagens : 124
Data de inscrição : 12/11/2009
Localização : Covilhã, Portugal

http://www.kenshobonsaistudio.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis - Página 2 Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos