Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Juniperus chinensis

+11
maria raminhos
gustavomduarte
David Carvalho
Goncaloreis
Pedro Nascimento
João Pires
Pedro G C Almeida
Miguel Costa
Mario Eusebio
Bruno António
luisCunha
15 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Juniperus chinensis Empty Juniperus chinensis

Mensagem  luisCunha Seg Dez 13, 2010 3:01 pm

Olá a todos!

Este Juniperus foi dos primeiros exemplares que adquiri para a minha colecção.
A ideia por altura da compra, era ter um exemplar desta espécie, para poder treinar e começar a perceber as várias técnicas que são utilizadas no trabalho em Juniperus. Pelo preço que custou na altura, achei uma boa compra... ( olhos de principiante lol )

Aspecto do exemplar quando veio cá para casa:

Juniperus chinensis 2009ct



Durante o inverno passado, foi eliminado o primeiro ramo daqueles que pensava eliminar em toda a estrutura, foi também feita uma limpeza de arejamento e escolhida a frente. Na primavera foi feito o envase no seu primeiro vaso de bonsai e foi este o resultado :

Juniperus chinensis Dscf1063o


Durante a semana passada decidi meter aos mãos nesta árvore, depois de verificar que tinha respondido bem ao transplante que foi feito para o vaso de bonsai no início da Primavera, pois tinha desenvolvido bem toda a massa verde, compactando bastante toda a estrutura.

Foi o 1º trabalho mais profundo que fiz, sozinho e sem qualquer orientação! Apesar de seguir algumas ideias que já tinha discutido antes.
Na altura que adquiri esta peça, e apesar de bem modesta, a ideia era ganhar alguma prática com exemplares desta espécie, executando alguns trabalhos de maneira a perceber as várias técnicas que se poderão empregar.
Nesta 1ª estilização, o que mais uma vez verifiquei é que ainda tenho muito que aramar até chegar a um nível aceitável, então em exemplares como este , onde o tamanho ainda complica mais essa tarefa.

Quanto ao desenho que tentei fazer, acho que era a hipótese mais viável que tinha em relação ao material base. A frente sofreu uma pequena rotação, eleminei alguns ramos, dois deles mais grossos que aproveitei para fazer dois jins, os quais acho que consegui enquadrá-los bem no desenho final... Não fiz limpeza de verde nos ramos que deixei para realizar a estrutura, apesar de saber que isso iria direccionar e balancear a energia, mas como eliminei muita massa verde nos ramos que não quis utilizar, decidi deixar esse trabalho para depois, mas sei que isso faz com que a imagem (principalmente em foto) pareça um pouco desorganizada.
Ainda falta muito trabalho na definição dos patamares mas esse vai ser um trabalho que vai ser feito no futuro e gradualmente, agora é esperar que a árvore recupere bem desta intervenção, enfim dar-lhe tempo!! E a mim também...

O vaso, num futuro vai ser mais pequeno e noutro estilo!

Sei que é uma peça muito modesta mas fiquei contente com o resultado, para 1ª vez acho que ficou agradável ! Isto, pois todos sabemos que a 1ª vez é sempre a mais difícil =) LOL

Imagem do resultado final desta fase:

Juniperus chinensis Dscf2046m



Opiniões são bem vindas !

Abraço!

luisCunha

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 42
Localização : Cascais

http://mokshainbonsai.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  Bruno António Ter Dez 14, 2010 1:44 am

Viva Luís,

Da minha pouca experiência, o que te posso dizer é que gostei! Smile A árvore tem tem caracteristicas boas, a começar, pelo que me parece, um excelente nebari.
Continuação de bom projecto, vai mostrando a evolução! Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  Mario Eusebio Ter Dez 14, 2010 2:47 am

Viva Luis!

É como dizes, material deste é bom para treinar e com o devido tempo acaba por se tornar interessante!A tua modelação é eficaz, um clássico moyogi, a meu ver aquele ten jin acaba por atrair muito a atenção!

Agora tens que compactar, como referes e esperar que os patamares se definam!

Parabéns, para uma primeira modelação acho que está muito bem!


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  Miguel Costa Ter Dez 14, 2010 9:54 am

Olá, para 1ª modelação está bem, mas tens coisas a mais neste teu desenho: o 1º ramo que agora é um jin, para mim, deve ser retirado porque na frente que tens agora ele está "agressivo" para o observador; o 2º jin a contar de baixo tem que ser reduzido o comprimento talvez em metado do comprimento; na parte de cima tens 2 cruzes e para se resolver isso só vendo a árvore ao vivo; o ten-jin seria melhor cortar só a parte de cima onde ele se divide.

Abraço

Miguel Costa

Mensagens : 76
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 35
Localização : Tavira

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  luisCunha Ter Dez 14, 2010 10:30 am

Olá !

Bruno obrigado pelas palavras! De facto o nebari é um ponto a favor no conjunto !

Pois é Mário, temos mesmo que treinar para poder andar para a frente... O ten jin se for trabalhado de maneira a reduzir o tamanho ou eliminar por completo, será uma decisão que será tomada mais para a frente! Obrigado pelo comentário Smile

Olá Miguel ! Não percebo bem as tuas criticas vendo alguns dos trabalhos que aqui tens expostos Laughing Tens algum trabalho de estilização para me mostrar!?? Mas de qualquer maneira a única coisa que concordo um pouco contigo será na redução do jin que está virado para a frente mas garantidamente não o vou remover por completo! Aliás ele possivelmente não vai ficar naquela posição... Porque é que tenho que reduzir o 2º jin ( o do lado esquerdo ) para metade !!? O ten Jin é melhor cortar onde ele se divide, porque !?? As cruzes que falas não existem, pois os ramos não estão ao mesmo nível !!! Enfim... Obrigado pelo comentário
Wink

Abraço a todos !

luisCunha

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 42
Localização : Cascais

http://mokshainbonsai.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  Pedro G C Almeida Ter Dez 14, 2010 11:14 am

Olá Luís,

Como já te disse "pessoalmente", a meu ver estás de parabéns por duas razões: 1) porque fizeste um bom trabalho, mesmo sem levar em conta que é a tua primeira estilização sozinho; 2) porque nem toda a gente tem... bom, não encontro melhor palavra, a coragem de publicar a sua primeira estilização e submetê-la à crítica. Porque há críticas e críticas Wink.

Quanto à tua árvore, tenho algumas sugestões. Mas antes de lá irmos quero dizer que estou a avaliar a árvore apenas pelas fotos, posso estar enganado no que vou dizer. A primeira sugestão é em forma de pergunta: parece-me que o primeiro e o segundo ramo não têm muito movimento. Se assim for, não será possível melhorar este aspecto? Lembro-me, quando comecei a atacar juníperos, de ter algum receio de dobrar demasiado os ramos e limitava-me a baixá-los. Não sei se o mesmo se passa contigo, mas se a técnica de aramagem for razoável (e pelas fotos a tua parece-me que é) então não há risco nenhum em dar mais algum dinamismo.

A segunda sugestão é aumentar o carácter moyogi no futuro inclinando a árvore para a esquerda e aplicando um tensor do topo - ten-jin, por exemplo - até ao extremo esquerdo do vaso e outro tensor desde a segunda curva até ao extremo direito do vaso. Assim fazes o topo dobrar sobre o taciagari (sem exagerar), consegues uma imagem mais compacta e dinâmica. Outra hipótese para fazer isto é usar uma barra metálica, fixá-la à segunda secção do tronco (entre as curvas, mas enterrando-a no substrato) e ancorar aí o tensor do topo. A segunda hipótese é mais invasiva, mas se calhar dá-te maior controlo - com ela até podes comprimir a curva do tachiagari com um tensor na extremidade ancorado ao lado direito do vaso e desde que a outra ponta esteja bem fixa (por exemplo através dos orifícios do vaso). Desta forma a barra funciona como alavanca e facilita imenso a distribuição da pressão por vários pontos do tronco.

A última sugestão é que removas a folhagem interior, a que cresce em cruz nos ramos, a que cresce para baixo, etc. Não vejo nenhum inconveniente em fazer isto agora, mas só deves fazer aquilo que te deixa confortável. Se esperares mais tempo nada de grave acontecerá, a única consequência será demorares mais a atingir uma imagem mais próxima da final (mas isto não é problema algum).

Quanto aos jin... não vejo problema nenhum com eles. Nem no seu comprimento, nem no seu posicionamento e movimento. Pelo menos nesta fase, acho que é prematuro falar disso. O que agora parece longo demais facilmente se enquadra perfeitamente no desenho depois da massa verde adquirir o volume adequado.

Mantém-nos a par do progresso. Estou curioso para ver como evolui. A propósito, é shohin? Very Happy

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  luisCunha Ter Dez 14, 2010 5:06 pm

Olá Pedro!

Pois nem mais, há críticas e críticas!! Se meto aqui uma peça é porque estou receptivo a sugestões e críticas, mas espero que estas tenham fundamento, que sejam de alguma forma construtivas e que venham de pessoas com algum conhecimento de causa no que estão a opinar! Várias cabeças a pensar é sempre melhor que só uma e é muito bom ouvir outras abordagens ao nosso trabalho, não ficamos limitados, mas desde que...!!!

Bem, mas falando do que interessa! Obrigado pelas sugestões! Quanto ao primeiro ponto que referes, a falta de movimento do primeiro e do segundo ramo, é uma chamada de atenção pertinente e isso acontece na realidade. Já me tinham chamado a atenção para esse aspecto, no primeiro ramo já tentei dar algum movimento, mas não é fácil, não sei se devido ao ramo ser curto e não ser fácil impor-lhe algum movimento logo à saída do tronco, se possivelmente pela a aramação ter ficado com as voltas demasiado espaçadas ou até mesmo por ter utilizado arame de alumínio e não ser tão fácil de chegar ao movimento que queremos como quando se trabalha com cobre! Quanto ao segundo ramo e seguindo um conselho dado pelo João Pires no meu Blog, vou tentar puxá-lo mais perto do tronco, para que não fiquem com "pesos" tão idênticos no conjunto e assim sendo esse ramo obrigatoriamente vai ficar com mais movimento! São alterações que vou fazer pois parecem-me válidas Very Happy

Quanto à sugestão que fazes de aumentar ainda mais o carácter moyogi recorrendo à aplicação de tensores, também me parece bem válida e gosto principalmente da sugestão que deixas de dar alguma inclinação para a esquerda. Quanto aos tensores, principalmente recorrendo a uma barra de ferro, é como dizes, é uma opção de futuro, até porque ainda não tive contacto directo com essa técnica e assim à primeira vista não parece fácil. É uma hipótese que vai continuar em aberto Wink

Já vi que devia ter feito mesmo a limpeza da folhagem interior, mas na altura achei melhor pois estava a retirar tanta massa verde e não quis arriscar! Mas não só por uma questão estética no resultado final vou fazer pelo menos em alguns dos ramos.

Os jins é mesmo como dizes Wink pressa para quê !? Depois ainda me podem fazer falta LOL

O tamanho, sem contar com o vaso está no limite de um Shohin Very Happy

Grande abraço!

luisCunha

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 42
Localização : Cascais

http://mokshainbonsai.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  Mario Eusebio Qua Dez 15, 2010 2:52 am

Viva Luis!

Eu também subscrevo a opinião do Pedro Smile na resposta anterior dei uma resposta mais simplista, por manifesta falta de tempo Sad, desculpa!

Acho que qualquer das opções apontadas pelo Pedro, servirão para beneficiar muito a árvore e em relação á questão da barra de ferro, é uma técnica até simples, desde que assegures os pontos de ancoragem e utilizes pequenos tacos de madeira para acentuar as curvas, não terás problemas nenhuns! Protege a zona de contacto dos tacos com a casca com bocados de borracha para não danificar a casca, faz o mesmo nos pontos de ancoragem dos arames!

Eu continuo a achar que o ten jin distrai um pouco e anula a sobriedade do conjunto, mas é como o Pedro diz, madeira morta não cresce Smile tens sempre tempo para cortar.

Uma questão pertinente e que mencionaste que o João te chamou á atenção é a simetria do "triângulo", eu acho que ao fazeres a limpeza e com os ramos mais finos a nu, vais conseguir "encolher" um pouco o ramo em questão, acho que também com a selecção de alguns brotes mais longos para cortar fazendo a sua substituição por brotes internos, irá reduzir para o ponto necessário!

Uma coisa que deverás ter em atenção na limpeza de massa verde! Limpa apenas até ao limite da zona lenhificada do ramo, não entres nas partes que ainda estão verdes no ramo.

Miguel...essa das cruzes não percebi Wink


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Dez 15, 2010 4:34 am

Olá Luís,

Estive no teu blog a ver o que disse o João. Concordo com ele em relação ao segundo ramo.

João, será que podes fazer copy-paste dos teus comentários no blog? Já que se falou nisso ficava tudo devidamente enquadrado. Claro que cada um participa onde quer e como quer, mas a mim faz-me alguma confusão as coisas serem ditas nos blogs e aqui nada (quando os intervenientes estão inscritos no fórum é só questão de copy-paste, não se perde muito tempo com isso e todos beneficiamos). Se calhar agarro-me demasiado aos fóruns por causa do meu isolamento aqui na ilhota; de qualquer forma os fóruns são mais apropriados a discussões do que os blogs... mas atenção, isto não é uma crítica. Smile Apenas um desabafo sem querer ofender ninguém. Desculpa Luís por este desvio ao tópico.

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  luisCunha Qua Dez 15, 2010 5:50 am

Olá a todos!

Mário obrigado pelo comentário! Como disse, as opções apontadas pelo Pedro são válidas e serão estudadas no futuro, pelo menos essa parte dos tensores utilizando a barra de ferro, é como já disse, nunca o fiz , sei como é na teoria ( principalmente porque vi alguns trabalhos na internet) mas nunca o fiz, prefiro familiazirar-me primeiro com a técnica e depois executá-la mas se assim o achar necessário, até porque não estou completamente convencido que isso será a melhor opção para o desenho final da árvore, pois até gosto destas curvas mais suaves e minimalistas que a árvore já apresenta, não estou convencido que será necessário acentuar ainda mais o movimento em S Smile Mas é uma opção em aberto... Obrigado pela explicação da técnica!

Quanto ao Ten jin, sim é como diz o Pedro, e como eu acho desde o ínicio!! Tenho todo o tempo para tomar essas decisões Smile Tenho muito pouco tempo nestas andanças para sequer ter uma opinião bem formada sobre alguns aspectos desta arte, mas há um aspecto que já interiorizei! Bonsai é algo se vai construindo ao longo do tempo, então na minha maneira de ver e interpretar esta arte, gosto de dar tempo a mim para amadurecer ideias e ao mesmo tempo dou a tranquilidade necessária à árvore para ela recuperar das intervenções, ainda mais com madeira morta pois como dizes e bem ela não cresce Laughing

Pedro,penso que o João nem sequer pensou nessa situação ou nem viu e como tenho a certeza que ele não se importa, eu mesmo faço copy-paste do comentário que ele deixou no meu Blog, apesar de já aqui ter referido a sugestão que ele deu! Smile

Olá Luís,

Boa! Finalmente sem rede....heheh Wink
No geral está bastante bem. Consegue-se perceber que há uma intenção clara no trabalho olhando para os conjuntos de massa verde bem definidos. Só uma ou outra "coisita" que tentava melhorar... O 1º e 2º ramo ainda estão com "pesos" similares no desenho. Talvez tentar trazer o 2º mais para perto do tronco... Depois, não se vê a profundidade... imagino que esteja lá... mas da frente não se percebe... não dá para tentar resolver?
No entanto repito, para primeira abordagem está bastante bem. Parabéns!

Abr.
João Pires



Bem, vamos continuar a fazer disto uma discussão saudável Very Happy

Abraço a todos!

luisCunha

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 42
Localização : Cascais

http://mokshainbonsai.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  João Pires Qua Dez 15, 2010 10:29 am

Haaaaaa..... Sad já cheguei tarde... lol
O Copy+Paste já cá está... não me importo nada, mas olhem que não é nada de muito profundo na análise... hehe

Bom, como conheço a árvore e também já vou conhecendo o Luís e sei que esta é um pouco a sua maneira de trabalhar... Com calma, interiorizando uma coisa de cada vez. Depois, como tanta gente, vive numa zona "menos afortunada" em termos de clima... o ventinho de Cascais já trouxe algumas surpresas menos boas... por isso, percebe-se alguma "cautela".... é a velha história, devemos sempre adaptar os processos ao nosso caso específico (Luís espero não estar a revelar alguma inconfidência... lol)
Ainda assim, repito o que disse no post: Nada mau para primeira estilização sem ajuda. Parabéns!
(Ah ganda Luís! Assim mesmo é que é! Mão na massa. Fazer acontecer!... heheh)
Abr.
João Pires

João Pires

Mensagens : 61
Data de inscrição : 11/11/2009

http://joaopires007.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  João Pires Qua Dez 15, 2010 10:41 am

... só para acrecentar ao ponto anterior (e correndo o risco de ficar "off topic, lançando a bagunça... peço desculpa à Administração pelo sucedido Wink ...)

Mais vale um passo tranquilo e seguro
do que nunca perceber o porquê de um trambolhão no meio da correria.
(não é um provérbio chinês mas podia muito bem ser... heheh Wink )

Abr.
João Pires

João Pires

Mensagens : 61
Data de inscrição : 11/11/2009

http://joaopires007.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Dez 15, 2010 12:12 pm

Olá Pessoal,

João, obrigado por teres aparecido. Smile

Luís, não me lembrei do problema do vento. É como te disse, faz apenas aquilo que te deixar confortável. Concordo plenamente com o provérbio do João.

Abraços,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  Pedro Nascimento Qui Dez 16, 2010 6:36 am

boas Luis,
mais palavras para quê?
só te tenho a dar os parabéns pelo resultado desta primeira estilização,que a meu ver ficou muito boa Wink Twisted Evil
agora é como dizes,tens sempre tempo para ires retocando e melhorando alguns aspectos menos positivos que não te agradem Smile
muito bom,continua alien
1abrç...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  luisCunha Ter Ago 16, 2011 10:19 am

Venho mostrar mais um trabalho que foi feito esta semana neste juniperus. Desta vez tive mais cuidado na organização e disposição da massa verde, eliminei o que era antes o 1º ramo e transformei-o em jin, acho que o conjunto ficou a ganhar com esta opção! Eliminei também mais alguns ramos na parte superior de maneira a ficar apenas com os ramos que serão necessários no futuro. Gosto do resultado que obtive, mas venham de lá essas opiniões para eu poder avaliar o trabalho com outros olhos Wink

Juniperus chinensis Dscf3129q

Juniperus chinensis Dscf3132z

Abraço a todos!

luisCunha

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 42
Localização : Cascais

http://mokshainbonsai.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  Goncaloreis Ter Ago 16, 2011 2:27 pm

Saudações!

Bem... é nestas alturas que se diz... Grande Luís!

Confesso que estou maravilhado com a árvore.
Elegante, simples, folhagem pequena bem distanciada do tronco, um bom principio de trabalho para um futuro bonsai bastante bom Wink.

Gostava de te fazer uma questão... Não sei se é da foto mas tenho a sensação de que a árvore tem pouca profundidade. Estarei enganado?

Vou gostar de acompanhar o trabalho desta árvore...
Luís, gostei muito...

Goncaloreis

Mensagens : 28
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 36
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  luisCunha Ter Ago 16, 2011 3:02 pm

Olá Gonçalo,

Obrigado pelas simpáticas palavras =)

Apesar de ser um projecto bem modesto também confesso que cada vez mais gosto das linhas simples e elegantes deste exemplar!!
Não Gonçalo, não é da foto, apesar de existir ainda falta alguma profundidade à arvore, que no futuro vai ser feita através do segundo ramo da esquerda mas por enquanto e porque feri gravemente o 1º ramo junto ao tronco a desaramar, vou ter que esperar e ver se este sobrevive....

Abração

luisCunha

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 42
Localização : Cascais

http://mokshainbonsai.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis Empty Juniperus

Mensagem  David Carvalho Ter Ago 16, 2011 3:07 pm

Olá Luís,

Mais uma vez obrigado por partilhares e Parabéns pelo trabalho desenvolvido. Quanto às modificações/criticas/opiniões pessoais, deixo aqui a minha. Olhando o desenho da árvore o lado direito parece-me muito bem mesmo, acho que está lá tudo e feito com uma organização muito boa, onde se vê a estrutura toda organizadinha, quando ao lado esquerdo da árvore sinto que isso já não acontece (embora compreenda totalmente que ali está um problema).

No lado esquerdo da árvore tens dois ramos de calibre similar que acabam por estar ali um em cima do outro em competição e cria ali uma grande confusão ao mesmo tempo sinto falta de duas coisas, primeiro sinto falta de profundidade no desenho pois não consigo identificar um ramo traseiro a fazer esse papel e sinto falta de um Sashi Eda imponente para trazer solidez ao desenho.

Azar dos azares tens ali dois ramos Wink que na minha humilde opinião conseguem colmatar os "problemas" que refiro, pessoalmente utilizava o primeiro ramo (a contar de cima) para me fazer o ramo traseiro (inferior) abaixo dos patamares do lado direito (rafia e cobre e consegues-o dobrar!) e o segundo ramo do lado esquerdo acredito que se melhorares a saida dele e o movimento é um ramo suficientemente imponente no desenho para desempenhar o papel de Sashi-Eda Smile

É apenas a minha opinião Smile que vale o que vale Wink

Antes de finalizar o meu post, queria voltar-te a dar os Parabéns é bom ver uma nova geração de Bonsai em Portugal e neste teu trabalho demonstras uma evolução muito acentuada e muita maturidade na organização da massa verde que por vezes vejo "Bonsaistas" mais experientes e com muitos anos disto não demonstrarem essa capacidade. Acho que é de valor congratular estes trabalhos desta nova geração por mais simples que sejam.

Grande abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  João Pires Ter Ago 16, 2011 3:50 pm

(desta vez, faço já o copy+paste... LOL)

Olá Luis,

Em primeiro lugar, bom trabalho!
Bem sei que é sempre difícil "deitar coisas a baixo" mas, para mim, o desenho melhora bastante sem os ramos que estavam em baixo. Pensando sempre que a árvore cresce... etc. etc. Depois, o lado esquerdo. Como já referiste, o primeiro ramo desse lado "foi-se"... é a questão de deixar o arame marcar muito... o que é que é muito... bom, isso seria outra conversa....lol. Por mim. não tem mal Wink está por dentro da curva (visto pela frente) e não se perde o sentido do desenho. Talvez, com algum crescimento, o ramo acima possa soltar ainda mais o desenho.
Depois, a profundidade... pensando sem esse ramo e com uma árvore mais alta, vejo bastante material "cá em cima" para fazer o resto. Perguntarás então: e o peso do lado direito? Pois, terá que ser diminuído aos poucos. Será uma árvore diferente do original? Claro! Mas isso também é o bonsai... as árvores crescem e pronto. Não há nada a fazer.
Bom trabalho!
Abr.
João

PS - Faltam os Jin que falámos da última vez Wink
PS1 - Se conseguires uma aramação mais fluida e menos "enrolada" a coisa pode melhorar bastante Wink

João Pires

Mensagens : 61
Data de inscrição : 11/11/2009

http://joaopires007.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  luisCunha Qua Ago 17, 2011 7:11 am

Olá a todos!

David, obrigado pelas palavras!
É verdade que do lado esquerdo da árvore, tenho o problema dos dois ramos com pesos bastante iguais no desenho e que estão no fundo a desempenhar a mesma função. O problema é que o 1º ramo a contar de baixo, durante a remoção dos arames da aramação anterior e por erro meu, toda a casca do ramo junto ao tronco saiu e ainda não estou certo que esse ramo sobreviva (apesar de já estar a cicatrizar), por isso decidi esperar e ver como é que a árvore continua a reagir, mas percebo bem a tua ideia pois o desenho que vou tendo na cabeça também passa por aí. A verdade é que ao finalizar este trabalho reparei logo nesse "problema" mas sinceramente por agora pouco me preocupa! Serão decisões que vão sendo tomadas e aplicadas conforme a evolução do projecto e até na própria evolução do desenho que vou fazendo na minha cabeça... Smile
Obrigado pelo comentário!

João, pois é !! Melhor eu não conseguia explicar... Conseguiste acertar em cheio no que me vai na cabeça Very Happy Obrigado pela abordagem que fazes!
Sinceramente deitar ramos a baixo para mim nem é grande problema, mas lá está, gosto de tomar decisões com calma e não de uma maneira rápida so por ter logo na cabeça um desenho para o exemplar, como se tivesse a concorrer para alguma maratona, onde o que chega em 1º ganha... Por isso mesmo é que continuo a não me rever no concurso de novos talentos, onde todas as decisões sobre o exemplar que se está a trabalhar têm que ser tomadas na hora ( mas isso são conversas de outras ocasiões LOLOL ). Para mim fazer bonsai é assim... Apetece me trabalhar numa árvore como esta por exemplo, até posso demorar dias, gosto de parar, olhar, fumar um cigarro, beber umas minis Laughing Laughing
olhar outravez e se for preciso arrumar e continuar depois, isto sim para mim é fazer bonsai, não estou a dizer com isto que é a maneira correcta mas eu sou assim, meio tranquilo demais heheh
Bem quanto ao exemplar, é como te disse João, acertaste em cheio no desenho que penso para o futuro, principalmente se perder aquele 1º ramo. Se isso acontecer e deslocando o segundo ramo para Sashi Eda, vou mesmo ter que deixar crescer mais em cima, pois ainda não tenho verde suficiente para a profundidade, mas é como dizes, as árvores crescem é mesmo assim, por isso mesmo é que os trabalhos nunca acabam e um desenho pode ser alterado várias vezes até chegar a um ponto de maior maturidade...

Os jin por enquanto ficam assim Wink
Pois a aramação Laughing Um dia destes estou a fluir que nem imaginas heheheh

Grande abraço Very Happy


luisCunha

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 42
Localização : Cascais

http://mokshainbonsai.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  gustavomduarte Qua Ago 17, 2011 7:27 am

Para mim fazer bonsai é assim... Apetece me trabalhar numa árvore como esta por exemplo, até posso demorar dias, gosto de parar, olhar, fumar um cigarro, beber umas minis
olhar outravez e se for preciso arrumar e continuar depois, isto sim para mim é fazer bonsai, não estou a dizer com isto que é a maneira correcta mas eu sou assim, meio tranquilo demais heheh

A melhor maneira de trabalhar!!! Parabéns, tá Giro...

Abraço,

Gus

gustavomduarte

Mensagens : 8
Data de inscrição : 05/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  maria raminhos Qua Ago 17, 2011 9:12 am

Olá

A árvore está a ficar muito gira com toque feminino apelativo.

maria raminhos

Mensagens : 17
Data de inscrição : 09/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  luisCunha Qua Ago 17, 2011 4:50 pm

Olá Gustavo,

Eu gosto é deles quando ficam giros LOLOL

Olá Maria, obrigado pelo comentário e gostei da observação Wink

Cumprimentos!

luisCunha

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 42
Localização : Cascais

http://mokshainbonsai.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  Mario Eusebio Qui Ago 18, 2011 6:27 am

Viva Luis!

Não te via há uns tempos, tudo bem? Muito trabalho este verão?

Este juni vai evoluindo no bom sentido, mais um bom exemplo de que o tempo é um factor muito importante no Bonsai!!!

Eu concordo em absoluto com o João, ao optar por ramos que saiem mais acima acabas por marcar mais o ritmo da planta e permite marcar mais o movimento! O João esteve lá e viu as coisas "live" podendo testemunhar isto, mas reparo que grande parte das coniferas no Japão, têm a maior parte dos ramos a sair em zonas mais altas do tronco e dessa forma depois são distribuidos para definir a estrutura da árvore. Por isso se o ramo em baixo for á vida não deverá ser dificil de continuar com o desenho da planta sem ele!

Eu também gosto mais de árvores com look mais feminino Wink Smile

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  luisCunha Qui Ago 18, 2011 10:54 am

Olá Mário, viva!

Sim tudo bem, espero que tu também continues a recuperar com toda a força Wink

Sim, infelizmente muito trabalho, como em todos os anos por esta altura. No nosso país continua a haver muito pouca sensibilidade, da parte da população em geral no que diz respeito à defesa e conservação do nosso património florestal, mais uma vez e ainda a meio do Verão já vi várias centenas de hectares a serem consumidos pelas chamas, não é fácil Sad enfim, mas estamos aqui a falae de bonsai Very Happy

Obrigado pelo comentário! É fácil perceber o que dizes e o caminho será por aí sem dúvida, mas vamos ver como a planta responde a esta fase do trabalho e depois serão tomadas essas decisões. É este amadurecer de ideias que gosto de aplicar nos projectos, olha por exemplo, já começo e mais por ver as fotos, que como dizias logo de início, vou ter que reduzir o Ten Jin pois não se enquadra no desenho Wink

Esta é toda feminina, até a reproduzir-se Laughing
A imagem em baixo mostra alguns dos filhos desta dançarina Laughing Smile

Juniperus chinensis Dscf3137x

Grande abraço.


luisCunha

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 42
Localização : Cascais

http://mokshainbonsai.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis Empty Re: Juniperus chinensis

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos