Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os meus projectos - Malus

4 participantes

Ir para baixo

Os meus projectos - Malus Empty Os meus projectos - Malus

Mensagem  Luis Mendes Sex Ago 20, 2010 11:12 am

Vou iniciar a apresentação dos meus bonsais. Neste momento tenho 4 merecedores desse nome e mais 4 ideias para trabalhar no futuro.
Começando pelo primeiro.

Esta macieira foi durante algum tempo o único bonsai cá de casa, depois do meu miúdo, da gata e dos cuidadores-de-bonsais-durante-as-férias terem morto os restantes.
Entrou em casa no inicio do ano, conta com 10 anos, comprada na Luso Bonsai. Vinha linda, carregada de maçazitas, com um nebari engraçado e muito vigoroso. Quase uma semana de seca deixaram-na moribunda e só com 2 maças que ainda se mantêm.

Os meus projectos - Malus Bonsai01.th
Os meus projectos - Malus Bonsai02.th
Os meus projectos - Malus Bonsai03.th
As fotos pós bonsaicídio.

Há 3 semanas finalmente consegui "tira-la das máquinas" e rebentou nova folhagem. Ficou florida mas as flores já se foram, embora ache que andem por ali mais uma maçazitas.
Os meus projectos - Malus Bonsai07.th
Os meus projectos - Malus Bonsai08.th
Os meus projectos - Malus Bonsai09.th

Ainda não decidi muito bem o rumo a dar á folhagem, fazer um hokidashi (ou "hokidashi-like") ou deixar assim. Ainda há dias passou-me pela cabeça tentar um fukinagashi (são coisas que se pensa não quando um fulano não tem mais nada que pensar), mas já passou Very Happy

Os meus projectos - Malus Bonsai22.th
Os meus projectos - Malus Bonsai21z.th
Os meus projectos - Malus Bonsai20.th
Esta é a "Steve", hoje.



Luis Mendes

Mensagens : 13
Data de inscrição : 11/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Os meus projectos - Malus Empty Re: Os meus projectos - Malus

Mensagem  Henrique Leite Sáb Ago 21, 2010 1:17 am

Ola Luis..

Ainda bem que a Macieira resistiu a seca pela que passou!!! mas o meu conselho é que ja que ela passou por um stress hidrico o melhor a fazer é retirares "abortares" qualquer indicio de floração ou frutificação ja que isto desgasta muito uma planta e ela acabou de passar um desgaste muito forte ao voltar a produzir a folhagem que tinha perdido.

Por isso dalhe um descanso de pelo menos dois messes sem esquecer que estamos quase as portas do outono e ela vai precisar de armazenar nutrientes, por isso intervenções so as mesmo necessarias para não stressar mais a planta.

Continuação de bom Projecto Smile Smile Very Happy

Henrique Leite

Mensagens : 161
Data de inscrição : 21/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Os meus projectos - Malus Empty Re: Os meus projectos - Malus

Mensagem  Luis Mendes Sáb Ago 21, 2010 2:05 am

Obrigado pelos conselhos.

Vou entreter-me hoje com as flores, então.

Luis Mendes

Mensagens : 13
Data de inscrição : 11/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Os meus projectos - Malus Empty Re: Os meus projectos - Malus

Mensagem  Rui Marques Dom Abr 17, 2011 1:44 pm

Olá Luis,

Como estão as suas malus?

Cptos.
Rui Marques
Rui Marques

Mensagens : 189
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 44
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Os meus projectos - Malus Empty Re: Os meus projectos - Malus

Mensagem  Luis Mendes Dom Abr 17, 2011 4:09 pm

Bom, há imenso tempo que não passo por aqui, fruto de uma tremenda falta de tempo.

As notícias para os bonsais são das piores: morreram todos. Assim como todas as outras plantas da varanda e a maior parte das plantas da casa, escaparam apenas 3 catos, uma ficus benjamina e uma paquira aquatica. A partir do final de Setembro houve um bruxedo qualquer que as plantas simplesmente morreram. Não notei numa praga ou bicharada em particular, fiz inclusivamente testes á agua, e nada de suspeito. O que ainda é mais curioso é que afetou plantas na varanda e dentro de casa, arbustos, ervas comestíveis e arvores, em terra, turfa...

Enfim, o enterro da macieira foi á uma semana, a figueira estava morta desde meio do Inverno, a nespereira está morta, apenas ainda não lhe disse isso. O alecrim que parecia uma arvore morreu em menos de uma semana.

Acabei por arranjar novas ervas comestíveis, plantar outras pela brincadeira (parece que vou ter tomateiros embora não saiba qual a espécie em particular).

Quanto a outras plantas e bonsais, tão cedo não quero me meter noutra, estou farto de investir em projectos que por um motivo ou outro, não vingam. E o pior é que desta vez nem percebi o que se passou.

Luis Mendes

Mensagens : 13
Data de inscrição : 11/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Os meus projectos - Malus Empty Re: Os meus projectos - Malus

Mensagem  Rui Fernandes Ter Abr 19, 2011 4:16 pm

Olá Luís.

É sempre uma pena quando vemos alguém a perder uma árvore (quanto mais todas). Seria importante dares com a origem do problema senão também os tomateiros vão à vida. Wink

Eu tenho um amigo que relatou a mesma experiência aqui na Madeira e a conclusão a que chegámos foi falta de rega. É a única explicação para que tudo (dentro e fora de casa) se perdesse. Não passaste uns dias fora de casa? Férias?

Espero que não tenhas perdido a paixão pelo Bonsai. Todos nós temos revés de vez em quando... Força aí! Wink
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Os meus projectos - Malus Empty Re: Os meus projectos - Malus

Mensagem  Luis Mendes Qua Abr 20, 2011 5:43 am

Olá rui. Não me parece que a falta de rega, onde uma rega incorreta seja a causa. Este outono e inverno foram estações normais quanto a pluviosidade e as plantas até tinham algum abrigo, um mini toldo feito de estacas e urzes que amortece ligeiramente a luz e protege das chuvadas mais violentas. Nos dias em que mais chovia e a terra estava a ficar mais alagada passava as plantas para debaixo de uma proteção onde tinham sol ar mas sem chuva.
E o mais estranho foi ter afectado plantas de interior e exterior. Para baralhar mais um pouco quer os catos que quase nunca são regados quer a paquira que é regada quase diariamente safaram-se Maia ou menos bem.
Os testes da agua foram normais, a única coisa que encontrei na terra foram uns depósitos esbranquiçados mas nem foi em todas as plantas que corrêramos, á parte disso só tenho minhocas no solo onde estão os tomates mas nunca lá estiveram os Bonsai nem próximos tão pouco. Mistério.

Quanto a continuar os Bonsai, confesso que neste momento desisti da ideia

Luis Mendes

Mensagens : 13
Data de inscrição : 11/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Os meus projectos - Malus Empty Re: Os meus projectos - Malus

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos