Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sabina "Smoke Dragon"

+4
Pedro G C Almeida
Pedro Nascimento
Rui Fernandes
David Carvalho
8 participantes

Ir para baixo

Sabina "Smoke Dragon" Empty Sabina "Smoke Dragon"

Mensagem  David Carvalho Dom Mar 14, 2010 1:41 pm

Sabina "Smoke Dragon" Smokedragon1

Sabina "Smoke Dragon" Smokedragon2

Sabina "Smoke Dragon" Smokedragon3

Sabina "Smoke Dragon" Smokedragon4

Olá,

Esta Sabina é a minha última aquisição, o nome surgiu devido ao seu movimento em “S” lado a lado com o rasgo central suave e elegante de madeira morta que me fez lembrar alguns movimentos de fumo e dai “Smoke Dragon”. Mais uma vez foi amor à primeira vista, mas desta vez a situação era um pouco mais complicada, pois era uma árvore da colecção pessoal do Alberto Baleato e a vontade dele era manter a árvore, algo que respeitei e compreendi, sempre tecendo uma grande admiração por este exemplar.

Começo acreditar que o Rui Ferreira tem razão quando diz que “existem certas árvores que nos parecem destinadas e de uma forma ou de outra acabam por nos encontrar”. Com o passar do tempo surgiu uma pequena oportunidade que agarrei com toda a força para não a deixar escapar e consegui fazer com que ela se juntasse à minha humilde colecção.

Esta Sabina conta com 3 anos em vaso, foi recentemente transplantada e se tudo correr como previsto entre Abril e Setembro deste ano irá se mudar para Portugal até lá ficará à guarda do meu já amigo Alberto Baleato. Pelas fotografias pode parecer uma árvore pequena mas na realidade é uma árvore com algum porte. Quando ela chegar a Portugal e estiver confortavelmente no viveiro certamente irei dar mais notícias.

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sabina "Smoke Dragon" Empty Re: Sabina "Smoke Dragon"

Mensagem  Rui Fernandes Dom Mar 14, 2010 2:37 pm

Quando nos confrontamos com árvores desta qualidade pouco há a dizer. Só dá para contemplar!

Fizeste mais uma bela aquisição. Mais um junipero.

Engraçado que comecei por apreciar esta espécie como tu (e continuo a apreciar) mas hoje em dia vejo-me a trabalhar muitas mais árvores de outras espécies do que juniperos. Apesar de adorá-los considero-os muitos traiçoeiros e não me agrada a ideia de perder um por qualquer razão.

Sei que estás perfeitamente a par desta característica mas nunca é demais relembrar.

Parabéns pela aquisição e bola pra frente... Smile

Abraço,
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sabina "Smoke Dragon" Empty Sabina

Mensagem  David Carvalho Dom Mar 14, 2010 3:09 pm

Olá Rui,

Antes de tudo obrigado pelo comentário. A minha paixão por coniferas é cada vez mais um amor, pois são as árvores que as suas caracteristicas estéticas naturais mais me agradam, isto deve ser devido ao meu traço de desenho a nivel de ilustração, pois parte do meu trabalho acentou sempre sobre formas bastanta orgânicas, formas que encontro na natureza e especialmente nas Coniferas e então fico fascinado, sem palavras, perco horas a ver formas originais desenhadas pela natureza em coniferas que acredito serem incapazes de serem criadas originalmente por um mero humano.

Quanto aos Juniperos serem "traiçoeiros" na minha visão de aprendiz inconsciente é isso que aumenta o desafio e me puxa cada vez mais, eu sei que pode parecer um pouco relação suicida, mas é como as mulheres, por vezes as mais "doidas, desafiantes e instáveis" as que dizemos que são "malucas" são as que nos marcam mais Smile espero muito sinceramente não ter surpresas desagradáveis em relação ás árvores. Wink

Acredito cada vez mais que o meu futuro nesta arte passa por uma especialização em Coniferas, embora goste de folhosas e não seja anti-nada, pois todas as espécies tem a sua beleza própria, as árvores que vibro mais e que me fascinam mais acabam sempre por serem Coniferas...

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sabina "Smoke Dragon" Empty Re: Sabina "Smoke Dragon"

Mensagem  Pedro Nascimento Dom Mar 14, 2010 3:53 pm

viva*
David,é como diz o Rui Very Happy
Quando nos confrontamos com árvores desta qualidade pouco há a dizer. Só dá para contemplar!
grande aquisição Twisted Evil e melhor ainda a arvore affraid ,força Wink
abrç...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sabina "Smoke Dragon" Empty Re: Sabina "Smoke Dragon"

Mensagem  Pedro G C Almeida Dom Mar 14, 2010 4:40 pm

Olá David,

Este material é excelente, do melhor que tenho visto. Parabéns!

Penso que deve estar pronto a trabalhar em breve. Já tens ideia do que lhe vais fazer?

Abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Sabina "Smoke Dragon" Empty Re: Sabina "Smoke Dragon"

Mensagem  Mario Eusebio Seg Mar 15, 2010 2:43 am

Viva!

Idem idem, aspas aspas Smile!

Excelente material!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sabina "Smoke Dragon" Empty Sabina

Mensagem  David Carvalho Seg Mar 15, 2010 7:02 am

Olá,

Primeiro de tudo Obrigado a todos pelos comentários.

Pedro,

A árvore foi transplantada há 3/4 meses ou seja tanto eu como o Alberto estamos à espera da resposta da árvore nesta Primavera quanto ao transplante, se tudo correr como previsto quando a árvore chegar a solo Português, tendo em conta que estará mais ou menos há 4 anos anos em vaso estará pronta a ser trabalhada, mas isso não implica que seja nesse preciso momento. Smile

Ainda não tenho grandes planos a única certeza é que a seu tempo irei trabalhar a árvore com a Maria João, mas primeiro de tudo quero deixar a árvore chegar, passar algum tempo com a árvore deixar as coisas fluirem sem qualquer tipo de pressa, mas vai ser tudo realizado num ritmo bastante lento, para dentro do possível ter a certeza das opções estéticas que estou a tomar e para garantir que é tudo realizado dentro da máxima segurança para a árvore.

Acredito pessoalmente que em material deste, o tempo corre sempre a favor do bonsaista e nunca contra Smile por isso a pressa é zero Smile a paciência é muita e o entusiasmo é gigantesco Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sabina "Smoke Dragon" Empty Re: Sabina "Smoke Dragon"

Mensagem  Joan Frau Seg Mar 15, 2010 10:24 am

Qué maravilla de material, David!! sin duda se le augura un gran porvenir Very Happy
Joan Frau
Joan Frau

Mensagens : 80
Data de inscrição : 02/12/2009
Idade : 55
Localização : Territorio ullastre

Ir para o topo Ir para baixo

Sabina "Smoke Dragon" Empty Smoke Dragon 14.10.2010

Mensagem  David Carvalho Dom Nov 14, 2010 5:57 am

Sabina "Smoke Dragon" Smokedragon-14-10-2010_01

Sabina "Smoke Dragon" Smokedragon-14-10-2010_02

Sabina "Smoke Dragon" Smokedragon-14-10-2010_03

Sabina "Smoke Dragon" Smokedragon-14-10-2010_04

Sabina "Smoke Dragon" Smokedragon-14-10-2010_05

Sabina "Smoke Dragon" Smokedragon-14-10-2010_06

A Smoke Dragon tem vindo a ser trabalhada e pensada em conjunto com a Maria João Simões, temos discutido imenso o seu desenho ao longo de diversos workshops interessantíssimos e ao mesmo tempo temos avançado com a limpeza da veia viva e da madeira morta. Este fim-de-semana após algumas decisões já previamente tomadas e bastante pensadas “mandei abaixo” um ramo de tamanho considerável que não fazia parte do desenho final, é mais um pequeno passo no longo caminho desta árvore.

Agora vai ter tempo para descansar e balançar a sua energia, depois de recuperada continuarei o trabalho de limpeza da veia viva e madeira morta e quando todos esses trabalhos forem concluídos prometo uma actualização com uma sessão fotográfica 360º. Smile

MAIS INFO:
http://itoigawa.wordpress.com/

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sabina "Smoke Dragon" Empty Re: Sabina "Smoke Dragon"

Mensagem  Mario Eusebio Dom Nov 14, 2010 2:46 pm

Viva David!

Esta sabina "fumega" saúde! Gosto de ver a árvore assim saudável!

Este Inverno acho que já lhe poderás por algum arame Wink!

Já tens um esboço para o desenho do árvore?


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sabina "Smoke Dragon" Empty ...

Mensagem  David Carvalho Seg Nov 15, 2010 10:39 am

Olá Mário,

Obrigado pelo comentário. Smile Tenho me dedicado bastante ao cultivo das Sabinas, espero que todas continuem assim para quem sabe no futuro pensar em adquirir mais material deste, pois são a espécie que mais me faz vibrar Smile até ao momento lá me vou "safando" sempre acompanhado de muita leitura.

Quanto ao arame e esboços, tudo a seu tempo neste momento quero deixar a árvore balançar a sua energia e ver como reage ao corte. Obviamente já tenho muitas ideias mas adoro perder tempo a olhar as árvores e a pensar o seu futuro sem me precipitar, tenho algumas ideias para o desenho da árvore que tenho vindo a desenvolver com a Maria João.

O passo seguinte é finalizar os trabalhos de limpeza é fazer uma sessão fotográfica 360º e a partir dai começar a desenhar virtuais que certamente irei partilhar Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sabina "Smoke Dragon" Empty Re: Sabina "Smoke Dragon"

Mensagem  Alberto Baleato Ter Nov 16, 2010 9:43 am

Hola David:
da gosto ver esa árbore, non lle sentou mal o cambio a Portugal...
enhoraboa polo traballo, máis que polo que fixeches, polo que non fixeches. Moita xente en canto consigue material desta cualidade ten tanta presa por traballalo que acaba matando a árbore, se estamos de acordo en que o bonsai e paciencia, hai que saber cando levar a cabo cada operación. moito fix
En canto o de que as sabinas son traicioneiras, non estou de acordo, levo 6 anos cultivandoas e nunca ningunha árbore me dou ningún problema, só hai que entendelas...
Teño algún material novo que de seguro che vai a gustar, mándoche algunhas fotos, que ese equipo precisa de un dianteiro centro...
un saudo

Alberto Baleato

Mensagens : 19
Data de inscrição : 07/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sabina "Smoke Dragon" Empty Re: Sabina "Smoke Dragon"

Mensagem  Leonel Martins Qui Nov 18, 2010 1:41 am

David, árvore brutal esta!
Parece de perfeita sáude, imagino o tempo que passaste a ponderar o corte desse ramo lol! !
Acho que a planta já mostra, mais coisa menos coisa, o caminho que quer seguir não?

Agora 1 à parte, Alberto para quando uns tópicos com algumas das tuas árvores? que diga-se são de top quality!!

Abraço
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Sabina "Smoke Dragon" Empty ...

Mensagem  David Carvalho Qui Nov 18, 2010 1:57 am

Leonel,

Acredito que uma decisão bem ponderada, trás sempre melhores resultados no futuro, com todas as minhas árvores dou tempo ao tempo, penso muito, desenho muito no papel e acima de tudo discuto e oiço muito a Maria João Simões, não tenho pressa em chegar, tenho sim vontade de fazer bem Smile

É claro que mesmo após estar totalmente decidido, para uma pessoa inexperiente como eu, não é fácil (psicologicamente) mandar abaixo um ramo daquelas dimensões, demorou o seu tempo Wink mas com a decisão tomada e totalmente ponderada perante diversos desenhos era claro que não fazia parte do desenho.

Quanto ao desenho a planta neste momento não demonstra desenho, pois ainda não foi sequer modelada ou alterada a esse nivel, ou seja está mais coisa menos coisa de como a recebi, ainda existe um longo percurso até esse ponto de primeira modelação, tudo a seu tempo, sem pressas para que tenha a certeza absoluta que todos os passos são dados dentro da maior segurança possivel Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sabina "Smoke Dragon" Empty Re: Sabina "Smoke Dragon"

Mensagem  Alberto Baleato Qui Nov 18, 2010 11:36 am

OLa Leonel...
atendendo a tu apetición, haber se esta semana poño unha das miñas incorporacións á colección, que ainda non se viu en ningún sitio, en primicia para bonsai literati...je,je
un saudo

Alberto Baleato

Mensagens : 19
Data de inscrição : 07/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sabina "Smoke Dragon" Empty Re: Sabina "Smoke Dragon"

Mensagem  Leonel Martins Qui Nov 18, 2010 12:43 pm

Very Happy Boa decisão Alberto, fico, ou melhor, ficámos então à espera lol! .

Abraço
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Sabina "Smoke Dragon" Empty Re: Sabina "Smoke Dragon"

Mensagem  Alberto Baleato Sex Nov 19, 2010 10:08 am

Hola David:
estiven a pensar nesta árbore e encontrei un novo tema de debate, haber que che parece
encontro que ten pouca madeira morta e moita vea viva, que non está equilibrada, desde o meu punto de vista deberías facerlle algún shari máis...¿que opinas? só é para debatir outro pouco...
un saudo

Alberto Baleato

Mensagens : 19
Data de inscrição : 07/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sabina "Smoke Dragon" Empty ...

Mensagem  David Carvalho Sex Nov 19, 2010 12:49 pm

Holla Alberto,

É engraçado referires isso, pois é algo que já tinha reparado e é um assunto que tenho pensado bastante, pois esta Sabina é uma árvore com um certo porte, embora olhando a quantidade de Jins Naturais e de ramos que foram cortados, sejam ramos que foram cortados na recolha, sejam ramos que acabei por cortar serão no futuro Jins e por sua vez todos estes Jins e que são bastantes ajudarão na formação de um Shari mais forte onde irá sobressair por sua vez a veia viva.

Claro que tudo a seu tempo e não será nunca um processo rápido, mas com muita calma e paciência acredito que conseguirei aumentar considerávelmente a quantidade de madeira morta Smile

Qual a tua opinião sobre este assunto?

Saudo,

David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sabina "Smoke Dragon" Empty Re: Sabina "Smoke Dragon"

Mensagem  Mario Eusebio Ter Nov 23, 2010 2:57 am

Viva David!

Acho que o que o Alberto está a querer referir é a hipotese de reduzir a veia viva, introduzindo novos shari ao longo da mesma! Não se trata de fazer mais jin mas sim diminuir a "presença" da Veia.

São promenores que elevam a árvore de excelente a fantástica e que deverão ser pensados com calma, pois tanto podem resultar muito bem se colocados no sitio correcto, mas podem também arruinar a árvore!

Eu acho que a seu tempo devias ponderar em fazer essa alteração, sobretudo para acentuar ainda mais as curvas do tronco!


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sabina "Smoke Dragon" Empty ...

Mensagem  David Carvalho Ter Nov 23, 2010 1:27 pm

Olá Mário,

Eu entendi o Alberto Smile o que eu estava a referir é que o Shari na maior parte das vezes é uma causa directa da morte de ramos, que posteriormente se tornam em Jins e devido à quantidade imensa de Jins naturais já muito antigos, ramos cortados na recolha, o ramo que cortei e ainda alguns ramos que a seu tempo irei cortar, não me faltará opções para aumentar considerávelmente a madeira morta nesta Sabina (obviamente isto não é em 3 ou 4 anos) e claro isto sem contar que com o tempo a veia viva será delineada e naturalmente a madeira morta que agora existe irá ganhar um pouco mais de protagonismo, mas tudo a seu tempo Smile não há pressas, existe apenas um percurso a percorrer Wink

Até porque colocasse aqui uma questão que é importante discutir, embora a Smoke Dragon não seja a tipica Sabina cheia de madeira morta com apenas uma veia viva "dançante" a madeira morta que tem natural e que ainda é alguma é de extrema qualidade e nenhuma mão humana consegue reproduzir aquilo, por isso é preciso muita atenção, pois madeira morta natural ao lado de madeira morta criada mesmo manualmente, normalmente identificasse rápidamente o ladrão Laughing e isso pode destruir uma peça de qualidade...

Abraço e obrigado pelos comentários Smile
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sabina "Smoke Dragon" Empty Re: Sabina "Smoke Dragon"

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos