Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pseudocydonia sinensis triplo tronco chuhin

3 participantes

Ir para baixo

Pseudocydonia sinensis triplo tronco chuhin Empty Pseudocydonia sinensis triplo tronco chuhin

Mensagem  Pedro G C Almeida Qui Jan 12, 2012 1:59 am

Olá Pessoal,

Deixo aqui um projecto que ainda não mostrei:

Pseudocydonia sinensis triplo tronco chuhin Th_8127ef8b

É uma árvore que está ainda numa fase inicial do seu percurso como bonsai, mas que acredito ter bom potencial para ser algo verdadeiramente interessante daqui a 10 ou 15 anos.

Julgo que a estrtura básica da árvore está definida. Pretendo aumentar a ramificação e engrossar alguns ramos, nomeadamente o que neste momento é usado como topo. Na foto não parece, mas o ramo mais baixo da direita (do tronco principal) nasce da parte de trás do tronco e dá já bastante profundidade. O plano é estender a ramificação dos troncos secundários até um pouco mais à direita da linha do topo. O vaso final deverá ser bastante maior do que este, talvez oval e bastante raso.

Sugestões ou comentários?

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Pseudocydonia sinensis triplo tronco chuhin Empty Re: Pseudocydonia sinensis triplo tronco chuhin

Mensagem  Nuno Encarnação Qui Jan 12, 2012 6:37 am

Viva Pedro!

Eu tenho uma paixão por esta espécie e dou-te os parabéns pela planta que apresentaste.

Tenho alguns projectos de criar uma destas com a sementeira que estou a preparar neste ano.

Em relação à tua planta, a única coisa que tenho a referir é ao nível do topo que me parece demasiado radical a inclinação actual que apresenta.

Deixo aqui uma alternativa para pensares. Sei que tira um pouco da individualidade da tua planta, mas também não me parece mal. O que achas?

Pseudocydonia sinensis triplo tronco chuhin 8127ef8b2

Ah, e um vaso azul escuro ficava a matar.

Nuno Encarnação

Mensagens : 147
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 48
Localização : Portimão

http://al-garb-bonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pseudocydonia sinensis triplo tronco chuhin Empty Re: Pseudocydonia sinensis triplo tronco chuhin

Mensagem  Mario Eusebio Sáb Jan 14, 2012 11:55 am

Viva Pedro!

Gosto muito deste teu projecto, é daquelas árvores que têm algo de mistico que as distingue das outras, embora ainda esteja muito no inicio, a base está lá e aquela estrutura de 3 troncos para mim é um must pois torna a árvore numa imagem unica!

O Nuno aponta um boa imagem, mas acredito que a zona do ápice ainda vai mudar muito, por isso, se fosse eu também tinha deixado a mesma estrutura que o Pedro deixou!

O que mais me agrada é a possibilidade de criar a árvore como uma pseudocydonia tipica, com os ramos em posição altiva grossos e a ascender e não com os ramos a pender.

Parabéns!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pseudocydonia sinensis triplo tronco chuhin Empty Re: Pseudocydonia sinensis triplo tronco chuhin

Mensagem  Pedro G C Almeida Dom Jan 15, 2012 2:26 pm

Olá Pessoal,

Nuno, obrigado pelo virtual. É um design que não resulta mal, o único problema dele é que o ramo que serve de topo sai de trás e para trás... mas isso podia ser resolvido, nem que fosse através da construção de um topo novo. Curioso que o Rui Fernandes sugeriu algo semelhante ao vivo. Smile

Eu para já acho que vou deixar como está. Aquela inclinação "exagerada" é aquilo que dá carácter a esta árvore e, a meu ver, tem potencial para torná-la única. Se a ramificação do topo for bem construída e equilibrada, julgo que a inclinação final poderá mesmo ser uma mais-valia.

Mário, obrigado pelos comentários. A minha ideia é mesmo fazer uma ramificação algo caótica e bastante compacta. Como a folhagem é alternada, não vai ser difícil. Vamos ver se consigo algo de jeito. Smile

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Pseudocydonia sinensis triplo tronco chuhin Empty Re: Pseudocydonia sinensis triplo tronco chuhin

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos