Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espinheiro Chuhin

3 participantes

Ir para baixo

Espinheiro Chuhin Empty Espinheiro Chuhin

Mensagem  Mario Eusebio Seg Fev 08, 2010 2:17 pm

Viva !

Este espinheiro foi recolhido há 3 anos numa zona de pinhal tinha uma estrutura de ramos compacta, depois da recuperação foi escohida a linha de tronco.

Espinheiro Chuhin IMG_0252

E foi deixado crescer livre durante uma época de crescimento!
Espinheiro Chuhin IMG_3157

Agora foi podado, seleccionados os ramos principais e transplantado, pois tinha uma raiz grande que foi muito encurtada, de futuro será trabalhado ao nível do nebari e em principio vou manter esta inclinação.

Espinheiro Chuhin IMG_4810

Medidas futuras, 35 a 40 cms de altura.

Sugestões?

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Espinheiro Chuhin Empty Re: Espinheiro Chuhin

Mensagem  Pedro G C Almeida Ter Fev 09, 2010 8:46 am

Olá Mário,

Boa evolução! Eu gostava mais do ângulo que a planta tinha quando estava no caixote. Há alguma razão para teres alterado?

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Espinheiro Chuhin Empty Re: Espinheiro Chuhin

Mensagem  Rui Fernandes Ter Fev 09, 2010 11:02 am

Olá.

Sugestões? Só se for no que toca ao vaso porque de resto acho que já vai bem encaminhado.

Estou a ver a evolução desta árvore para o género de projectos feitos pelo Harry Harrington e se assim for, vais ficar aí com uma árvore muito haromiosa.

O único aspecto que não gosto tanto é aquela secção recta seguida de um corte mais inestéctico no topo. Bem sei que depois a folhagem do ápice irá disfarçar mas sempre que ficar sem folha irá notar-se. Não haverá forma de disfarçar aquilo?
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Espinheiro Chuhin Empty Re: Espinheiro Chuhin

Mensagem  Mario Eusebio Qua Fev 10, 2010 1:36 pm

Viva!

Pedro, o angulo actual prende-se meramente com uma questão de plantação para conseguir fazer um alporque em Maio para corrigir o nebari, não será a posição futura, que como dizes se inclinará mais um pouco á semelhança da imagem na caixa de madeira. Infelimente o nebari é bastante imperfeito, por isso terá que ser reconstruido praticamente do zero! A frente também irá sofrer ligeiros ajustes! O nebari e a sua correcção foram a razão de mudar duma caia mais raza para um vaso mais alto, isso permitiu-me encurtar uma raíz grossa, com uns 2 cms que saia para cima dum dos lado, deixei-a apenas com um toco, para que se possa integrar no futuro desenho.

Há uma série de promenores no tronco que tereir que rever, sobretudo os que resultam do corte de grandes ramos, neste momento estou preocupado com a consolidação do vigor da planta, mas mais tarde terá que levar esses tais ajustes Smile!

Rui, no ápice vou eliminar a terminação da direita e corrigir aquele ultimo corte também na direita, depois disso, julgo que o tronco ficará mais fluido!

Obrigado pelas dicas!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Espinheiro Chuhin Empty Re: Espinheiro Chuhin

Mensagem  Mario Eusebio Sáb Mar 27, 2010 3:18 pm

Viva!

Este espinheiro está a brotar bem! Em breve levará a primeira poda para promover uma segunda brotação.

Espinheiro Chuhin IMG_5062

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Espinheiro Chuhin Empty Re: Espinheiro Chuhin

Mensagem  Mario Eusebio Qua Abr 07, 2010 3:38 am

Viva!

Pegando na foto fiz um rápido virtual da ideia futura, o vaso será maior e diferente Smile!

Espinheiro Chuhin Bonsai5651

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Espinheiro Chuhin Empty Re: Espinheiro Chuhin

Mensagem  Mario Eusebio Qui Ago 05, 2010 3:37 am

Viva !

Nesta fase de recuperação tenho muito tempo livre, então tenho que me manter entretido Smile!

Estive a desaramar este espinheiro e a fazer pequenas podas de selecção de ramos, timidamente vai ganhando forma!

Para o ano irei fazer um alporque ao nível do nebari para colocar as raízes todas ao mesmo nível!

Espinheiro Chuhin IMG_5656


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Espinheiro Chuhin Empty Re: Espinheiro Chuhin

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos