Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espinheiro - Pequeno !? Bunjin

+2
Bruno António
Mario Eusebio
6 participantes

Ir para baixo

Espinheiro - Pequeno !? Bunjin Empty Espinheiro - Pequeno !? Bunjin

Mensagem  Mario Eusebio Seg Dez 27, 2010 3:10 am

Viva!

Este é mais um dos espinheiros que tenho, neste caso estou a optar por um pequeno Bunjin!

Espinheiro - Pequeno !? Bunjin Bonsai6595

Ontem, fiz uma poda e transplantei para outro vaso, este era apenas de treino.

A árvore tem apenas 40 cms de altura, mas o tronco apresenta uma casca muito boa e um movimento harmonioso. Os ramos inferiores do lado esquerdo foram eliminados, para marcar o movimento e primeiro ramo na direita.

Sugestões?

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Espinheiro - Pequeno !? Bunjin Empty Re: Espinheiro - Pequeno !? Bunjin

Mensagem  Bruno António Seg Dez 27, 2010 4:47 am

Viva Mário!

Gosto, Smile ... mas quero deixar uma sugestãozita: Nunca pensaste em fazer um alporque mais ou menos a meio da primeira secção recta... e baixar toda a árvore, desistindo da ideia de bunjin?

Abrç Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Espinheiro - Pequeno !? Bunjin Empty Re: Espinheiro - Pequeno !? Bunjin

Mensagem  Mario Eusebio Seg Jan 03, 2011 11:19 am

Viva Bruno!

Obrigado!

Pensar já pensei Smile, mas tenho dois pontos contra essa opção, eu gosto particularmente de Bunjin e depois o nebari da actual árvore apresenta um nível de formação e patina que não quero perder! No entanto é uma outra solução bastante válida a que referes!

Deixo aqui a foto da árvore já no novo vaso!

Espinheiro - Pequeno !? Bunjin IMG_6770

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Espinheiro - Pequeno !? Bunjin Empty Re: Espinheiro - Pequeno !? Bunjin

Mensagem  Bruno António Ter Jan 04, 2011 1:40 am

Olá Mário!

Compreendo a tua opção, pois de facto esse nebari é muito bom... Smile
A ideia era diminuir essa primeira secção recta... Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Espinheiro - Pequeno !? Bunjin Empty Re: Espinheiro - Pequeno !? Bunjin

Mensagem  Diogo Constante Ter Jan 04, 2011 4:59 am

Boas,
também gosto bastante de Bunjin...
quanto à planta, aos meus olhos, tens as proporções certas em altura...mas, não sei porque, mas faz-me um pouco de confusão a primeira secção ...olhando assim de repente parece-me que a 2ª secção será milimétricamente mais grossa que a 1ª! lol Devo estar vesgo... De qualquer das formas acho que a 1ª secção devia engrossar um pouco, muito ligeiramente... Smile

O vaso fica-lhe muito bem, é bonito.
Cump. Smile
Diogo Constante
Diogo Constante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 11/11/2009
Idade : 34
Localização : Leça da Palmeira

http://olhares.aeiou.pt/DiogoC

Ir para o topo Ir para baixo

Espinheiro - Pequeno !? Bunjin Empty Re: Espinheiro - Pequeno !? Bunjin

Mensagem  Leonel Martins Ter Jan 04, 2011 11:01 am

Olá Mario,

Mais 1 crataegus, não paras Very Happy ...!!
A primeira secção como já foi dito é realmente muito recta e apesar de também gostar de Bunjin, acho que a árvore ganhava mesmo em ser reduzida. Apesar de já teres de certeza pensado no assunto, fiz 1 virtual rapidinho e para não ser demasiado radical só reduzi o tamanho do primeiro troço:
Espinheiro - Pequeno !? Bunjin J5bcwh
Apesar do nebari q parece já ter, penso q rapidamente conseguias reconstrui-lo com o alporque e talvez até conseguisses mais volume nesse primeiro troço melhrando as proporções do tronco.
Abraço
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Espinheiro - Pequeno !? Bunjin Empty Re: Espinheiro - Pequeno !? Bunjin

Mensagem  Mario Eusebio Qua Jan 05, 2011 2:18 am

Viva!

Obrigado pelas considerações! A questão do alporque é como disse, perfeitamente viável e rápida de se fazer. Mas como disse, é um projecto bunjin, por isso, o ideal é que o tronco fosse ainda mais comprido e se a primeira secção fosse ainda mais longa não ficaria mal!

Caso contrário com o alporque, o projecto aproxima-se mais dum moyogi, fugindo á sua essência! Apesar de não ser um grande bunjin, seria concerteza um muito pior moyogi Wink!


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Espinheiro - Pequeno !? Bunjin Empty Re: Espinheiro - Pequeno !? Bunjin

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Jan 05, 2011 3:01 am

Olá Mário!

Os espinheiros no estilo bunjin já vão sendo uma das tuas imagens de marca. Very Happy

Provavelmente por uma questão de gosto pessoal ou por não o estar a ver ao vivo, este não é o meu espinheiro preferido da tua colecção. Aquela primeira secção recta incomoda-me, penso não ser adequada a um bunjin convincente e o carácter zig-zag que é acentuado pelo tachiagari também não me agrada muito (mais uma vez, é provavelmente o meu gosto pessoal).

No entanto, a árvore tem casca excelente e um movimento que me parece muito interessante na última parte do tronco, a partir do final da segunda secção (que na foto parece também bastante recta).

Concordo contigo, fazer um alporque a meio da primeira secção não ficaria bem, acho que o moyogi resultante seria pior que o bunjin inicial. Mas isso fez-me pensar noutra opção: e que tal fazer o alporque no final da segunda secção do tronco? (Claro, eu tinha que sugerir uma conversão para shohin, não é? lol! ) Penso que conseguias um shohin bastante bom, com grande carácter, excelente tamanho (uns 12cm, não?), movimento e distribuição de ramos principais. A imagem final seria com o tronco obtido deste alporque inclinado para a direita uns 5º. O que achas, é viável?

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Espinheiro - Pequeno !? Bunjin Empty Re: Espinheiro - Pequeno !? Bunjin

Mensagem  Pedro Nascimento Qua Jan 05, 2011 4:40 am

Boas,
Concordo com o Mário,eu gosto desta árvore como está e como ele diz se fosse mais longa não ficava mal Wink uma arvore elegante e especial mesmo com os ditos defeitos Smile ,apesar de gostar de arvores mais pequenas,penso que nesta não lhe alterava o rumo.
Acentou bem nesse novo vaso Twisted Evil
abrçs...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Espinheiro - Pequeno !? Bunjin Empty Re: Espinheiro - Pequeno !? Bunjin

Mensagem  Mario Eusebio Qua Jan 05, 2011 6:58 am

Viva!

Posso sempre fazer o alporque pela secção na segunda curva e ficar com um shohin de tamanho aceitável (BOM) mas em termos de conicidade e redução efectiva de diametro do tronco, seria uma árvore algo pobre na mesma.

Eu conforme já disse não gosto muito da secção recta, mas é mais um caso tipico dos problemas dos yamadori, não será uma árvore extremamente boa bonsaisticamente falando, mas será uma árvore "simpáctica" e mais importante para mim, (não sei se a mais alguém?! Embarassed ) desperta emoções e sentimentos, entre eles uma sensação de elegância e ligeireza muito grandes! Aqui entra a parte mais "filosófica" do bonsai e associada muito a este estilo!


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Espinheiro - Pequeno !? Bunjin Empty Re: Espinheiro - Pequeno !? Bunjin

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos