Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

junipero azul

4 participantes

Ir para baixo

junipero azul Empty junipero azul

Mensagem  bruno lima Seg Nov 22, 2010 1:45 pm

Ola a todos !
venho aqui mostrar um trabalho que efectuei num junipero este fim de semana, e um junipero aí com 4 anos mais ao menos, queria as vossas opinioes sobre como esta ja que nao tenho fotos do antes Sad ,entao o tronco sai para tras e depois da primeira curva sobe com pequenas ondulacoes,no primeiro ramo entortei o um pouco e ficou assim perto da base ,que acham de ser o "tal primeiro " sashi eda ?no topo o tronco principal vem para a frente e acaba com um jin, Razz Embarassed por favor opinem mas nao sejam muito duros comigo pois estou no inicio mas tenho uma grande paixao por isto cheers lol! e pena e nao ter mais tempo que por mim passava os dias a aprender e no meio da natureza!obrigada a todos e aqui fica entao,abraço.
https://2img.net/r/ihimizer/img820/4064/hpim0951.jpg


https://2img.net/r/ihimizer/img44/7546/hpim0955.jpg


Nunca mais aprendo e a por aqui as fotos eheheheheheh scratch scratch confused confused No No

bruno lima

Mensagens : 83
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 43
Localização : alfena

Ir para o topo Ir para baixo

junipero azul Empty Re: junipero azul

Mensagem  Nelson Lopes Ter Nov 23, 2010 2:53 am

Olá Bruno,

não conhecendo a antes o "agora" parece-me uma boa base de um trabalho que poderá vir a ser interessante.

Eu actualmente e assim pelas fotos vejo duas aternativas: utilizando o ápice actual ou até numa versão mais minimalista utilizar o agora 3º ramo do lado direito como futuro ápice e criar um jin a partir daí (encurtando assim um pouco o tronco principal que pela foto parece um pouco recto e com o mesmo diâmetro nessa zona).

Deixando com o tamanho actual que também tem um desenho viável fazia apenas uns pequenos ajustes:
inclinaria o ápice um pouco para a direita para não subir de forma tão direita e dos cinco ramos actualmente existentes cortava o 1º à esquerda e o 2º à direita eliminando assim os dois "T´s".

Gosto daquela raíz visível no nebari que como na natureza parece ancorar a árvore para não cair com a força da gravidade.

Quanto ao actual primeiro ramo: eu se calhar não o teria encurtado e deixava o mesmo como ramo de sacrifício para a base do tronco ganhar mais diâmetro. No futuro eliminaria o mesmo por estar muito próximo do solo deixando apenas um pequeno jin.

Apenas as minhas opiniões...

Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

junipero azul Empty Re: junipero azul

Mensagem  Mario Eusebio Ter Nov 23, 2010 3:54 am

Viva Bruno!

Pelas fotos, dá para perceber que podes fazer um bunjin muito elegante desta árvore!

Que mal te pergunte, a árvore foi transplantada e trabalhada no mesmo periodo?

Quanto á estética, acho que deves retirar todos os ramos baixos ficando só com o ramo que está por baixo do jin e o primeiro a seguir do lado direito! Depois, é necessário dar movimento ao actual ápice, que apesar de ter a ramificação necessária, não tem movimento! Tendo em vista a inclinação da árvore á esquerda dá movimento ao ramo que segue para o ápice , baixando-o um pouco mais.

Se optares por um bunjin, não precisarás de engrossar mais o tronco, por isso a minha opinião para retirares os ramos baixos!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

junipero azul Empty Re: junipero azul

Mensagem  bruno lima Ter Nov 23, 2010 11:07 am

Viva !
Isto foi feito tudo durante esta semana ,transplantado e aramado Embarassed mas Mário achas que neste periodo do ano nao aguenta? Entao achas que ficaria melhor como dizes e do actual apice retiro ou faço mais algum jin?obrigado pelas opinioes a todos os que comentaram e os que irao co mentar.Mário se puderes podias me indicar o melhor caminho daqui para o rivoli, ah e a entrada na exposiçao é grátis?

bruno lima

Mensagens : 83
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 43
Localização : alfena

Ir para o topo Ir para baixo

junipero azul Empty ...

Mensagem  David Carvalho Ter Nov 23, 2010 1:07 pm

Olá Bruno,

Pelo que percebo estás no inicio do teu percurso e os erros acontecem, agora o mais importante é mesmo aprender com eles e estudares bastante para conseguir evitar o maior número possivel de erros a cometer. Mas toda agente os cometemos, mesmo os mais experientes, por vezes gerado por excesso de confiança.

Quanto ao transplantar, aramar, modelar e fazer madeira morta tudo de uma só vez é muito arriscado e poucas árvores sobrevivem a esse tratamento e quando sobrevivem não é nada mais nada menos que pura sorte, por isso só te posso desejar sorte Smile muita sorte...Tem atenção que muitas vezes os trabalhos de transplante e modelação estão afastados temporalmente por espaços maiores do que 1 ano.

Não desanimes, força no teu caminho nesta arte Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

junipero azul Empty Re: junipero azul

Mensagem  bruno lima Ter Nov 23, 2010 6:04 pm

Viva David e muito obrigada pelas dicas!Ah ja agora hoje faço 30 aninhos cheers cheers por asaso ninguem me quer oferecer uma plantinha?eheheheheheheheheh lol! lol! affraid Abraço a todos e espero poder contar sempre com todos vós.

bruno lima

Mensagens : 83
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 43
Localização : alfena

Ir para o topo Ir para baixo

junipero azul Empty Re: junipero azul

Mensagem  Mario Eusebio Qua Nov 24, 2010 1:46 am

Viva Bruno!

É como o David, disse, tens que ir com mais calma nas intervenções, senão arriscaste a perder árvores, não que isso não aconteça a toda a gente, mas devemos pelo menos fazer todos os possíveis para não precipitar o óbito Sad !

A exposição é grátis...o caminho para o Rivoli, pesquisas no google maps e imprimes será o melhor! Posso te dizer que fica na Praça D. João IV, próximo da camara do Porto! Mas liga que explico-te como se chega lá!

Em relação ao ápice, para já não faças mais nada Wink, mas a meu ver para ficar um Bunjin mais agradável, deves retirar o jin no topo, além da questão do reposicionamento dos ramos no ápice, mas como te disse para já não faças nada, deixa a planta mostrar sinais de recuperação efectiva!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

junipero azul Empty Re: junipero azul

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos