Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Junipero

4 participantes

Ir para baixo

Junipero Empty Junipero

Mensagem  Gabriel Abreu Ter Jul 06, 2010 12:02 pm

Olá!

Queria pedir a vossa opinião para esta árvore adquirida em viveiro..qq ideia para tirar o melhor partido é bem vinda! Very Happy

Abraço


Última edição por Gabriel Abreu em Seg Fev 04, 2013 12:12 pm, editado 2 vez(es)
Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Junipero Empty Re: Junipero

Mensagem  Mario Eusebio Qua Jul 07, 2010 2:46 am

Viva Gabriel!

Esta árvore tem um potencial bonsaístico muito baixo por uma série de entraves que terás que enfrentar para conseguir tirar algo dela.

Como já disse noutras ocasiões, grande parte do sucesso no Bonsai, está no momento da aquisição da árvore, por muita capacidade técnica e artistica que se tenha será sempre dificil fazer algo de credivel e bom se a planta não ajudar e isso por vezes leva ao sentimento de frustação e desistência de muita gente quando no fundo o problema é das plantas que se escolheu para trabalhar. Experimentem por o Sebastien Loeb a correr com um carro fraco e depois vamos ver se ele é na mesma campeão mundial Smile!

Voltando á planta...primeiro a folhagem indica um variedade com uma cor e padrão de crescimento muito esparso, o que tornará muito dificil a criação de patamares e tufos de folhagem fechados e uniformes. Parece ser uma espécie que faz muitas agulhas de stress.

Segundo, o nebari, quando compramos plantas deverá ser um dos pontos principais na nossa escolha. Esta árvore apresenta um nebari pobre, com duas raizes muito importantes em lados opostos e a alturas diferentes, ainda por cima muita acima do nebari propriamente dito, logo não se poderá contar com elas e ao elimina-las vamos correr muitos riscos.

Terceiro, o tronco e seu movimento, este tronco não apresenta grande movimento, nem redução faseada de grossura. Um tronco com esta diametro apenas suporta no máximo um shohin, ora para reduzires a altura do tronco aproveitas a primeira parte do tronco e parte de um dos ramos seguintes, logo, como conseguirás fazer a estrutura de ramo e massa verde? Muito dificilmente....

A minha opinião de momento, se quiseres tentar aproveitar a planta para bonsai é que a podes, deixando esses ramos longos muito mais curtos e esperes que a planta rebrote mais abaixo e daqui a 2 ou 3 anos já poderás ter alguma coisa minimamente encaminhada.

Desculpa a frontalidade mas acho que apenas sendo sinceros é que poderemos todos evoluir.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Junipero Empty Re: Junipero

Mensagem  Gabriel Abreu Qua Jul 07, 2010 4:32 pm

Olá Mário!

Desde já obrigado pelo comentário realista e directo pois era o que pretendia! Very Happy

Quanto à espécie de Junipero ao que pude apurar trata-se de um Juniperus Chinensis sendo portanto um boa espécie para o pretendido.. não há duvida que tem mto trabalho pela frente mas se fosse demasiado fácil perderia o interesse.. Laughing "há que ver o lado positivo.."

O nebari até é melhor do que aparenta nas fotos..já tive oportunidade de verificar que um pouco do que está debaixo da superfície e gostei do que descobri..as duas raízes que saiem mais acima no tronco não têm grande importância pois a árvore tem um bom conjunto de raízes mais abaixo..

Vamos ver o que é possível fazer... vou actualizando sempre que se justificar.

abraço
Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Junipero Empty Re: Junipero

Mensagem  Mario Eusebio Qui Jul 08, 2010 2:32 am

Viva Gabriel!

Chinensis são a grande maioria ou pelo menos os viveiristas assim lhe metem as etiquetas, no entanto, os cultivares mais apropriados serão o Shimpaku, Itoigawa e outros com um tipo de vegetação mais compacta.

Boa sorte para o teu projecto!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Junipero Empty ...

Mensagem  David Carvalho Qui Jul 08, 2010 7:24 am

Olá,

Muitas vezes opto por não me colocar neste tipo de discussões pois por vezes a minha opinião não é muito bem aceite, ou poderei dizer que pode ferir algumas pessoas, mas essa não é a minha intenção.

Eu acho que é preciso ter noção que nem tudo dá para fazer um Bonsai e nem todos os viveiros e garden centers tem perolas escondidas para fazer Bonsai e fazendo as contas aqui e ali, por vezes a melhor opção é mesmo ir directo a material que de alguma forma já foi treinado para Bonsai, não é preciso ser material de qualidade, estou a falar de peças muito humildes e baratas (30-50 euros) mas que contem com algumas caracteristicas que certamente vos vão ajudar no processo do vosso desenvolvimento e da própria árvore.

Vocês podem dizer ah e tal mas no Centro de Jardinagem este custou-me 2 euros, fantástico foi realmente barato mas por mais que façam um investimento em trabalho naquela árvore o retorno será sempre bastante frustrante pois dificilmente vão alcançar algo "parecido a um bonsai" e compram 1 e depois mais outro e mais outro e todo o vosso investimento pessoal não terá qualquer retorno e no final de contas já gastaram quase tanto como comprar algo minimamente decente.

Por vezes até aparece pessoal que desistiu de bonsai ou simplesmente tem material que já não lhes interessa naquela fase do seu percurso, muitas vezes árvores de origem yamadori que já não lhes interessam a eles mas podem interessar a vocês é uma questão de explorar, navegar nas lojas online, ver preços e tentar arranjar um "bom" negócio Smile

Será que não valia mais vocês realmente se compremeterem com a arte ao qual se mostram interessados em praticar? Porque se não estão dispostos a juntar 30 a 50 euros para comprar um humilde raminho para treinar, a que sacrificios estarão vocês dispostos a fazer por este hobbie? E acreditem que este é um "hobbie" que envolve muitos sacrificios mais tarde ou mais cedo Smile

p.s 1 - Se não existir forma de gastar 30 euros numa árvore para começar a Kaizen apresenta uma categoria de árvores para iniciados a preços extremamente baratos (5-10 euros) dêem uma olhada pois pode ser uma opção http://www.kaizenbonsai.com/shop/index.php?cPath=94

p.s 2 - Já vi artigos de artistas a pegarem em material de viveiro/garden centers a 1 euro e a fazerem árvores muito interessantes, mas primeiro tal como referi "artistas" ou seja Bonsaistas experientes e segundo é preciso ter noção que é 1 árvore em 1000 e mesmo assim é preciso ter um olho muito apurado e alguma experiência para encontrar essa árvore... Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Junipero Empty Re: Junipero

Mensagem  Rui Fernandes Qui Jul 08, 2010 4:39 pm

Olá a todos!

Já vi este tema a ser discutido em qualquer lado. Very Happy

Desculpa Gabriel porque estamos a "usar" o teu tópico para dissertar um pouco.

Mais uma vez tenho de concordar com o Mário e o David. Uma boa análise no momento da compra irá facilitar muito a encontrar algo que efectivamente valha a pena trabalhar.

Existe uma ideia generalizada no sub consciente de grande parte dos bonsaístas que se pode comprar uma árvore por uma bagatela e a transformar num bom Bonsai. Isso raramente acontece por variadíssimas razões: ou a árvore não tem mesmo potencial para se fazer o que quer que seja (nem que o bonsaísta tivesse um nome começado por K e acabasse em imura Very Happy ) ou porque o próprio dono da árvore não tem experiência, arte, engenho seja lá o que for que lhe permita fazer do material algo que se apresente.

A ideia de comprar barato às vezes sai caro pois andamos eternamente insatisfeitos à procura da tal árvore que nos vai encher de orgulho e vamos comprando umas atrás das outras a 2 e 3 euros e quando olhamos à nossa volta vemos que só temos "lixo".

Por isso concordo com o David quando refere que às vezes pode-se investir um pouco mais e termos pouco mas bom. Melhor material à partida facilitará a aprendizagem de quem está a começar. O contrário é quase como começar a aprender a nadar atirando-nos para a piscina sem qualquer protecção e sem "pé". O que podemos gastar é claro, consoante o bolso de cada um. Mas não é assim tão dificil arranjar material melhor que este sem que tenhamos de nos endividar. Very Happy

Gabriel, espero que não te tenhamos desencorajado pois a intenção é precisamente ao contrário. Por muito tempo que percas à volta dessa árvore ela dificilmente poderá ter alguma coisa a ver com Bonsai. Ao invés procura material de melhor qualidade e terás certamente algum viveiro especializado perto da tua zona onde poderás adquirir por preços acessíveis árvores que te vão aguçar o apetite.

Ficamos à espera que nos apresentes aqui um exemplar destes que falo. Wink

Abraço

Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Junipero Empty Re: Junipero

Mensagem  Gabriel Abreu Seg Fev 04, 2013 11:37 am

Sem continuidade - árvore morreu.
Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Junipero Empty Re: Junipero

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos