Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Olea Shohin - deitar abaixo e refazer...

4 participantes

Ir para baixo

Olea Shohin - deitar abaixo e refazer... Empty Olea Shohin - deitar abaixo e refazer...

Mensagem  Rui Fernandes Sáb Jun 19, 2010 5:02 am

Boa tarde a todos.

Apresento aqui um pequeno projecto que já está comigo há algum tempo e que alguns de vós já conhecem de outras paragens.

Esta árvore foi comprada em Agosto de 2008 e desde logo tive a intenção de aproveitar aquele pedaço de madeira morta no desenho final. O grande problema estava na desordem da construção da copa que mais parecia um arbusto de jardim, repleto de ramos cruzados e um sem número de "vicios" que me desagradavam por completo.

Olea Shohin - deitar abaixo e refazer... Pic_17752_11

Olea Shohin - deitar abaixo e refazer... Pic_17752_12

Em conversa com o Pedro Almeida e o Paulo Câmara, num dos nossos encontros, chegamos à conclusão que seria mais fácil deitar tudo abaixo e recomeçar de novo. Decisão difícil e radical para mim na altura. Mas assim fizemos e ao mesmo tempo coloquei a árvore num solo mais drenante e "arejado". Antes disso ainda experimentamos trabalhar um pouco a madeira morta e ver como se poderia incorporar na árvore.

Olea Shohin - deitar abaixo e refazer... Pic_17752_13
Olea Shohin - deitar abaixo e refazer... Pic_17752_14

Chegamos à conclusão que precisavamos de baixar a árvore e provavelmente o maçaroco de madeira morta não iria casar muito bem com a árvore e acabamos por o reduzir ainda mais com o tempo.

Olea Shohin - deitar abaixo e refazer... Pic_17752_15

A árvore respondeu muito bem às intervenções e depois de algumas semanas já dava sinais de vida.
Olea Shohin - deitar abaixo e refazer... Pic_17752_16
Olea Shohin - deitar abaixo e refazer... Pic_17752_17

A época de crescimento de 2009 não foi tão vigorosa pois realizei o transplante e as raízes ainda não estavam estabelecidas. Sempre esperei que na segunda época (época de crescimento de 2010) ela se desenvolvesse em pleno. E assim tem sido. Está de facto a crescer muito e os novos rebentos têm aparecido nos sítios certos. O ramo de sacríficio irá ajudar a fechar corte e dar maturidade à casca dos ramos.

Olea Shohin - deitar abaixo e refazer... Pic_17752_18
Olea Shohin - deitar abaixo e refazer... Pic_17752_19

De outro ângulo perspectivando a madeira morta.
Olea Shohin - deitar abaixo e refazer... Pic_17752_20

Penso que dentro de dois anitos irá ficar apresentável. Ainda não sei se irei integrar a imagem com a madeira morta pois o ângulo em que ela não aparece agrada-me mais pela fluidez e o dinamismo na primeira secção do tronco. O ramo da esquerda mais baixo que o da direita pretende acentuar o movimento da planta para a esquerda e penso que quando começar a compactar irá ficar com uma imagem bem agradável.

Relembro que este processo leva quase dois anos e o que aqui aparece está muito resumido. Não queria que ignorassem o factor tempo...

Abraço
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Olea Shohin - deitar abaixo e refazer... Empty Re: Olea Shohin - deitar abaixo e refazer...

Mensagem  Pedro Nascimento Sáb Jun 19, 2010 11:40 am

olá Rui*
já não via esta olea á muito tempo Smile
e sem duvida que apesar do pouco tempo que referes a evolução parece-me muito positiva Twisted Evil
os meu parabéns pois com a arvore que tinhas estás a extrair algo interessante Wink
também gosto mais da imagem em que a madeira morta está mais escondida alien
boa continuação e obrigado pela partilha dos teus trabalhos*
1abraço...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea Shohin - deitar abaixo e refazer... Empty Re: Olea Shohin - deitar abaixo e refazer...

Mensagem  Rodrigo Sousa Dom Jun 20, 2010 1:24 pm

Viva Rui.

Pensava que já tinhas a Olea pronta para o Kokufu para o ano!!
Lembro-me dela do Milenar o ano passado, penso que chegaram mesmo a fazer um desenho para ela ou o Pedro Nascimento , eu ou alguém,já não sei bem,lembro-me bem da arvore mas quem fez o desenho é que não .Cada vez acredito mais nos que dizem que o tempo na Net é bastante diferente do tempo nas plantas,mas o melhor desenho acho que foi mesmo esse que fizeram.

Bota..Mais de dois anos para fazer a ramificação bem feita...Por vezes as arvores de menor dimenção demoram muito mais tempo para fazer a ramificação bem feita que as maiores.E para ficar bem atraente.

Bom vai mostrando os trabalhos de ramificação de vez em quando.Que essa arvore é quase como uma velha amiga.

Cumprimentos daqui da Peninsula de Sagres.

Dizem os cientistas que a Olea Europaea Sylvestre é originária da Ilha da Madeira,e que a Continental veio da Europaea Afra.(Se é verdade?)
De qualquer das maneiras trata bem dela.
Saude

Rodrigo Sousa

Mensagens : 22
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 49
Localização : Sagres

http://kintall.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea Shohin - deitar abaixo e refazer... Empty Re: Olea Shohin - deitar abaixo e refazer...

Mensagem  Rui Fernandes Dom Jun 20, 2010 2:04 pm

Olá Pedro e Sousa!

Oh Sousa, é preciso aparecerem umas oleas para te "ouvir a voz"! Laughing Benvindo!

Pois lembras-te bem sim senhor! O "desenho" fui eu que o fiz. Tão mau que foi essa a razão pela qual nunca mais me meti a fazer virtuais...

Pois quando se fala em Oleas pensa-se logo em crescimento ultra rapido e trabalho acabado num piscar de olhos mas não é bem assim. A constante luta para construir ramificação e encontrar o equilíbrio no diâmetro dos ramos faz com que demore um pouco mais. E se aliarmos a isso a tentativa de reduzirmos o tamanho da folha...

Esta pequena está nessa fase e enquanto o ramo de sacrificio não fizer a sua função dificilmente a imagem irá evoluir para algo mais definitivo e agradável. Conto que este ano ela cresça muito pois tenho tido muita atenção no cultivo. A ver vamos...


Abraço
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Olea Shohin - deitar abaixo e refazer... Empty Re: Olea Shohin - deitar abaixo e refazer...

Mensagem  Mario Eusebio Seg Jun 21, 2010 2:03 am

Viva Rui!

Também conheço bem esta pequena olea Smile!

Acho que tomaste a decisão acertada, agora é um processo como referes, lento e de paciência de "corta e volta acrescer", para conseguires compactar toda a árvore!

Gostei da forma como está a ficar a árvore!

Continuação de bom projecto!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea Shohin - deitar abaixo e refazer... Empty Re: Olea Shohin - deitar abaixo e refazer...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos