Olea Silvestre Shohin
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Rui Fernandes
Mario Eusebio
6 participantes
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Olea Silvestre Shohin
Viva!
Esta oliveira silvestre é uma das minhas árvores que gosto mais! Ainda tem muito caminho pela frente é certo, mas as caracteristicas do tronco e das suas folhas são a meu ver pontos fortes! Tronco com madeira morta QB e uma veia viva a percorrer o exterior do tronco que tem uma casca craquelada como se quer !
A altura final deverá rondar os 20 cms, por isso tudo terá que ser agora compactado!
Antes de trabalhar a madeira e seleccionar ramos
Depois, já com a nova frente seleccionada!
Sugestões para colocação da massa verde?
Cmpts,
Mário Eusébio
Esta oliveira silvestre é uma das minhas árvores que gosto mais! Ainda tem muito caminho pela frente é certo, mas as caracteristicas do tronco e das suas folhas são a meu ver pontos fortes! Tronco com madeira morta QB e uma veia viva a percorrer o exterior do tronco que tem uma casca craquelada como se quer !
A altura final deverá rondar os 20 cms, por isso tudo terá que ser agora compactado!
Antes de trabalhar a madeira e seleccionar ramos
Depois, já com a nova frente seleccionada!
Sugestões para colocação da massa verde?
Cmpts,
Mário Eusébio
Última edição por Mario Eusebio em Qui Nov 19, 2009 2:06 pm, editado 1 vez(es)
Re: Olea Silvestre Shohin
Olá Mário.
Gosto muito desta árvore! Parece que nasceu propositadamente para isto.
Os dois buracos que aparecem lado a lado na zona da madeira morta são naturais? É a única característica que me incomoda um pouco. Chama demasiado o olhar do observador. É como se estivessemos a olhar olhos nos olhos com a árvore. Provavelmente quando existir mais massa verde, este efeito terá tendência a desvanecer um pouco.
Em relação à sugestão da massa verde, pela foto, dá para ver que estás a pensar bem no desenho. Apenas acrescentaria um ramito de profundidade à esquerda,se for possível, pois não temos a vista da traseira.
Continuação de um bom projecto. Abraço.
Gosto muito desta árvore! Parece que nasceu propositadamente para isto.
Os dois buracos que aparecem lado a lado na zona da madeira morta são naturais? É a única característica que me incomoda um pouco. Chama demasiado o olhar do observador. É como se estivessemos a olhar olhos nos olhos com a árvore. Provavelmente quando existir mais massa verde, este efeito terá tendência a desvanecer um pouco.
Em relação à sugestão da massa verde, pela foto, dá para ver que estás a pensar bem no desenho. Apenas acrescentaria um ramito de profundidade à esquerda,se for possível, pois não temos a vista da traseira.
Continuação de um bom projecto. Abraço.
Rui Fernandes- Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009
Re: Olea Silvestre Shohin
Viva Mário,
Esta provavelmente é a tua melhor planta! Isto é para fazer com calma, com alguma aramação, mas principalmente com bons timings de poda e ficará perfeita.
Esta provavelmente é a tua melhor planta! Isto é para fazer com calma, com alguma aramação, mas principalmente com bons timings de poda e ficará perfeita.
Convidad- Convidado
Re: Olea Silvestre Shohin
olá a todos*
Mário este naco de olea é mesmo muito interessante e promissora ,pelas caracteristicas que tem e que tu referiste é deste ano?e foi de estaca ou tinha raizes?
boa continuação para esta jóia*
abrç...
Mário este naco de olea é mesmo muito interessante e promissora ,pelas caracteristicas que tem e que tu referiste é deste ano?e foi de estaca ou tinha raizes?
boa continuação para esta jóia*
abrç...
Re: Olea Silvestre Shohin
Olá Mário!
Esta olea é fantástica! Ainda por cima shohin...
Não vi ainda a árvore ao vivo e não sei se o que vou dizer faz algum sentido. Acho que a frente que escolheste não mostra a veia viva o suficiente. Na primeira foto vê-se bem a madeira morta e a veia viva, com a casca fantástica. Na segunda foto, depois da limpeza, parece-me que a madeira morta ganha demasiado protagonismo. Há alguma razão forte para a tua escolha? Queres falar um pouco sobre isso?
Outra coisa, parece-me que a composição ganharia bastante se inclinasses o tronco um pouco mais para a direita. Acho que ganharias maior dinamismo, mas não sei se isto é possível ou se há algum movimento do tronco que não seja perceptível através da foto. O que te parece?
Vai mostrando a evolução, estou curioso para ver o que lhe vais fazer em termos de massa verde.
Abraço,
Pedro
Esta olea é fantástica! Ainda por cima shohin...
Não vi ainda a árvore ao vivo e não sei se o que vou dizer faz algum sentido. Acho que a frente que escolheste não mostra a veia viva o suficiente. Na primeira foto vê-se bem a madeira morta e a veia viva, com a casca fantástica. Na segunda foto, depois da limpeza, parece-me que a madeira morta ganha demasiado protagonismo. Há alguma razão forte para a tua escolha? Queres falar um pouco sobre isso?
Outra coisa, parece-me que a composição ganharia bastante se inclinasses o tronco um pouco mais para a direita. Acho que ganharias maior dinamismo, mas não sei se isto é possível ou se há algum movimento do tronco que não seja perceptível através da foto. O que te parece?
Vai mostrando a evolução, estou curioso para ver o que lhe vais fazer em termos de massa verde.
Abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida- Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira
Re: Olea Silvestre Shohin
boas,
como disse o Pedro,a mim também me fugiu a vista mais para a frente da 1a foto
cumpts***
como disse o Pedro,a mim também me fugiu a vista mais para a frente da 1a foto
cumpts***
Re: Olea Silvestre Shohin
Viva!
Rui, toda a madeira morta é natural, exceptuando o "remate" do corte no ápice. Esse buracos são obra das térmitas e da acção do tempo, penso que quando uniformizar a cor da madeira vão deixar de ter tanto protagonismo.
Pedro Nascimento, é da Primavera passada e tinha raizes!
Pedro Almeida, a frente que escolhi roda apenas uns graus para a direita, mas mantém a veia viva á mostra, embora numa zona mais fina.
O objectivo, passou por trazer o ápice um pouco mais para a frente dando importância á curva antes do topo e ao mesmo tempo passando a ver-se aqules promenores de madeira morta antes do ápice sobre a esquerda.
Aproveitei também para conseguir trazer um ramo por trás para aparecer ligeiramente de futuro á esquerda, (respondendo ao Rui) e para também "espalmar" menos a árvore tipo bacalhau !
Pedro vou desenhar uma linha vermelha para veres por onde anda a veia.
O promenor da inclinação é uma hipotese bem vista !
Cmpts,
Mário Eusébio
Rui, toda a madeira morta é natural, exceptuando o "remate" do corte no ápice. Esse buracos são obra das térmitas e da acção do tempo, penso que quando uniformizar a cor da madeira vão deixar de ter tanto protagonismo.
Pedro Nascimento, é da Primavera passada e tinha raizes!
Pedro Almeida, a frente que escolhi roda apenas uns graus para a direita, mas mantém a veia viva á mostra, embora numa zona mais fina.
O objectivo, passou por trazer o ápice um pouco mais para a frente dando importância á curva antes do topo e ao mesmo tempo passando a ver-se aqules promenores de madeira morta antes do ápice sobre a esquerda.
Aproveitei também para conseguir trazer um ramo por trás para aparecer ligeiramente de futuro á esquerda, (respondendo ao Rui) e para também "espalmar" menos a árvore tipo bacalhau !
Pedro vou desenhar uma linha vermelha para veres por onde anda a veia.
O promenor da inclinação é uma hipotese bem vista !
Cmpts,
Mário Eusébio
Re: Olea Silvestre Shohin
Olá mário o que achas deste virtual ?! acho que a árvore ganha mais dinâmica.
Abraços
Abraços
Última edição por Paulo Sampaio em Seg Nov 16, 2009 3:24 pm, editado 1 vez(es)
Paulo Sampaio- Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009
Re: Olea Silvestre Shohin
Viva Paulo!
Gostei da tua proposta !
Agora vou tratar a madeira, para não apodrecer mais e depois na Primavera quando iniciar a brotação logo vejo, até lá vou amadurecendo ideias, com a vossa ajuda !
Cmpts
Mário Eusébio
Gostei da tua proposta !
Agora vou tratar a madeira, para não apodrecer mais e depois na Primavera quando iniciar a brotação logo vejo, até lá vou amadurecendo ideias, com a vossa ajuda !
Cmpts
Mário Eusébio
Re: Olea Silvestre Shohin
Viva!
Este olea sofreu um tratamento com jacto de areia na madeira morta. O resultado é espectacular, pois evidenciou promenores na madeira que estavam escondidos.
Tratada a madeira agora vou concentrar-me na massa verde. Entretanto, surgiu uma outra hipotese para o desenho final, inclinando a árvore uns 30 graus á direita, assim corrigo o problema da saida a direito do vaso e reduzo a altura á árvore.
Foto do resultado do "Sand Blasting"
Ideias?
Este olea sofreu um tratamento com jacto de areia na madeira morta. O resultado é espectacular, pois evidenciou promenores na madeira que estavam escondidos.
Tratada a madeira agora vou concentrar-me na massa verde. Entretanto, surgiu uma outra hipotese para o desenho final, inclinando a árvore uns 30 graus á direita, assim corrigo o problema da saida a direito do vaso e reduzo a altura á árvore.
Foto do resultado do "Sand Blasting"
Ideias?
Re: Olea Silvestre Shohin
Viva!
Estive a dar uma volta a tentar encontrar outras soluçoes para este projecto e acho que vou seguir uma indicação do Carlos Brandão, vou inclinar mais a árvore para assim mudar o angulo de saída do solo e baixar a altura total da árvore.
Promenores da madeira morta;
Que acham da sugestão da inclinação?
Estive a dar uma volta a tentar encontrar outras soluçoes para este projecto e acho que vou seguir uma indicação do Carlos Brandão, vou inclinar mais a árvore para assim mudar o angulo de saída do solo e baixar a altura total da árvore.
Promenores da madeira morta;
Que acham da sugestão da inclinação?
Re: Olea Silvestre Shohin
Olá Mário,
Vê-se que a actividade começa a voltar ao normal. Boa!
Andava eu para aqui a fazer as malas e esta imagem chamou-me a atenção (muitas vezes, é quando "tiramos as coisas do sítio" que encontramos novas maneiras de olhar). Olhei umas quantas vezes e percebi o que é que me chamou a atenção. É que, normalmente, a madeira morta e ressequida pelo tempo nas oliveiras está por dentro. Não quero dizer com isto que seja sempre assim... mas, na verdade as zonas com mais tendência para se degradarem com a humidade e fazer aquela madeira morta espectacular (já agora, é o caso desta ) está por dentro, ou por baixo. Com esta inclinação, essas zonas ficam, aparentemente, mais viradas para fora. Pode ser intencional. O artista pode decidir fazer essa "provocação". E a meu ver também está bem.
Concordo, com a intenção de dar mais dinâmica à saída da base. Mas eu sugeria algo um pouco diferente. Por isso, fiz aqui dois "bonecos", meio à pressa, que penso que dão para ter uma ideia.
No primeiro, a inclinação é para a direita mas não tanto como a que deste. O suficiente para "conter" o movimento da veia dentro dele próprio (o final está na mesma linha vertical do início) e no limite de ter a madeira morta virada para fora. Daria uma árvore mais vertical que quase desafia o equilíbrio. Não usaria o primeiro rebento e o sashi-eda seria o do vértice da primeira curva (que com esta inclinação voltaria a estar mais virado para fora). O ápice seria construído para a frente e para a esquerda para equilibrar o conjunto.
No segundo, que gosto mais (mas isto é de "gostos") a inclinação é ligeiramente para a esquerda. A base da árvore sai dinâmica mas suave, com a veia viva ligeiramente escondida mas não na vertical. Os olhos têm tempo para apreciar toda a madeira morta. E depois, "cabum!!!". Corte abruto do movimento ainda mais para a esquerda e quase na horizontal. A veia viva engrossa e vem para a frente quase "encerrando" a madeira morta no seu interior. Do vertice da curva sai o sashi-eda para a direita e para a frente. Continuamos a subir e no fim da madeira morta o ápice volta a trazer a árvore para a direita, reequilibrando as quebras bruscas de movimento. Finalmente, um ramo que sai por trás para ajudar à profundidade e dar um apontamento de verde na esquerda.
É só uma ideia...
Abr.
João Pires
Vê-se que a actividade começa a voltar ao normal. Boa!
Andava eu para aqui a fazer as malas e esta imagem chamou-me a atenção (muitas vezes, é quando "tiramos as coisas do sítio" que encontramos novas maneiras de olhar). Olhei umas quantas vezes e percebi o que é que me chamou a atenção. É que, normalmente, a madeira morta e ressequida pelo tempo nas oliveiras está por dentro. Não quero dizer com isto que seja sempre assim... mas, na verdade as zonas com mais tendência para se degradarem com a humidade e fazer aquela madeira morta espectacular (já agora, é o caso desta ) está por dentro, ou por baixo. Com esta inclinação, essas zonas ficam, aparentemente, mais viradas para fora. Pode ser intencional. O artista pode decidir fazer essa "provocação". E a meu ver também está bem.
Concordo, com a intenção de dar mais dinâmica à saída da base. Mas eu sugeria algo um pouco diferente. Por isso, fiz aqui dois "bonecos", meio à pressa, que penso que dão para ter uma ideia.
No primeiro, a inclinação é para a direita mas não tanto como a que deste. O suficiente para "conter" o movimento da veia dentro dele próprio (o final está na mesma linha vertical do início) e no limite de ter a madeira morta virada para fora. Daria uma árvore mais vertical que quase desafia o equilíbrio. Não usaria o primeiro rebento e o sashi-eda seria o do vértice da primeira curva (que com esta inclinação voltaria a estar mais virado para fora). O ápice seria construído para a frente e para a esquerda para equilibrar o conjunto.
No segundo, que gosto mais (mas isto é de "gostos") a inclinação é ligeiramente para a esquerda. A base da árvore sai dinâmica mas suave, com a veia viva ligeiramente escondida mas não na vertical. Os olhos têm tempo para apreciar toda a madeira morta. E depois, "cabum!!!". Corte abruto do movimento ainda mais para a esquerda e quase na horizontal. A veia viva engrossa e vem para a frente quase "encerrando" a madeira morta no seu interior. Do vertice da curva sai o sashi-eda para a direita e para a frente. Continuamos a subir e no fim da madeira morta o ápice volta a trazer a árvore para a direita, reequilibrando as quebras bruscas de movimento. Finalmente, um ramo que sai por trás para ajudar à profundidade e dar um apontamento de verde na esquerda.
É só uma ideia...
Abr.
João Pires
Re: Olea Silvestre Shohin
Viva João!
Obrigado pela análise minucionsa que fizeste! Efectivamente nas oleas a madeira morta "funciona" como descreves e ás vezes não basta ter uma madeira morta espectacular para ter uma boa árvore, nacos desses de madeira totalmente morta tenho alguns !
Gostei dos dois desenhos, embora no caso do segundo , talvez optasse por desiquilibrar mais, construindo a massa verde mais sobre a esquerda com pouco contrabalanço da direita. Como que a forçar aquela dobra na veia como peso da massa verde!
Boa viagem e aproveita!
Obrigado pela análise minucionsa que fizeste! Efectivamente nas oleas a madeira morta "funciona" como descreves e ás vezes não basta ter uma madeira morta espectacular para ter uma boa árvore, nacos desses de madeira totalmente morta tenho alguns !
Gostei dos dois desenhos, embora no caso do segundo , talvez optasse por desiquilibrar mais, construindo a massa verde mais sobre a esquerda com pouco contrabalanço da direita. Como que a forçar aquela dobra na veia como peso da massa verde!
Boa viagem e aproveita!
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