Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Olea Silvestre Shohin

+2
Rui Fernandes
Mario Eusebio
6 participantes

Ir para baixo

Olea Silvestre Shohin Empty Olea Silvestre Shohin

Mensagem  Mario Eusebio Sáb Nov 14, 2009 3:35 pm

Viva!

Esta oliveira silvestre é uma das minhas árvores que gosto mais! Ainda tem muito caminho pela frente é certo, mas as caracteristicas do tronco e das suas folhas são a meu ver pontos fortes! Tronco com madeira morta QB e uma veia viva a percorrer o exterior do tronco que tem uma casca craquelada como se quer Wink!

A altura final deverá rondar os 20 cms, por isso tudo terá que ser agora compactado!

Antes de trabalhar a madeira e seleccionar ramos
Olea Silvestre Shohin IMG_3983
Depois, já com a nova frente seleccionada!
Olea Silvestre Shohin IMG_4063

Sugestões para colocação da massa verde?

Cmpts,

Mário Eusébio


Última edição por Mario Eusebio em Qui Nov 19, 2009 2:06 pm, editado 1 vez(es)

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea Silvestre Shohin Empty Re: Olea Silvestre Shohin

Mensagem  Rui Fernandes Dom Nov 15, 2009 2:46 am

Olá Mário.

Gosto muito desta árvore! Parece que nasceu propositadamente para isto.

Os dois buracos que aparecem lado a lado na zona da madeira morta são naturais? É a única característica que me incomoda um pouco. Chama demasiado o olhar do observador. É como se estivessemos a olhar olhos nos olhos com a árvore. Provavelmente quando existir mais massa verde, este efeito terá tendência a desvanecer um pouco.

Em relação à sugestão da massa verde, pela foto, dá para ver que estás a pensar bem no desenho. Apenas acrescentaria um ramito de profundidade à esquerda,se for possível, pois não temos a vista da traseira.

Continuação de um bom projecto. Abraço.
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Olea Silvestre Shohin Empty Re: Olea Silvestre Shohin

Mensagem  Convidad Dom Nov 15, 2009 9:24 am

Viva Mário,

Esta provavelmente é a tua melhor planta! Isto é para fazer com calma, com alguma aramação, mas principalmente com bons timings de poda e ficará perfeita.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Olea Silvestre Shohin Empty Re: Olea Silvestre Shohin

Mensagem  Pedro Nascimento Dom Nov 15, 2009 1:23 pm

olá a todos*
Mário este naco de olea é mesmo muito interessante e promissora Shocked ,pelas caracteristicas que tem e que tu referiste Wink é deste ano?e foi de estaca ou tinha raizes?
boa continuação para esta jóia*
abrç...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea Silvestre Shohin Empty Re: Olea Silvestre Shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Seg Nov 16, 2009 2:35 am

Olá Mário!

Esta olea é fantástica! Ainda por cima shohin... Very Happy

Não vi ainda a árvore ao vivo e não sei se o que vou dizer faz algum sentido. Acho que a frente que escolheste não mostra a veia viva o suficiente. Na primeira foto vê-se bem a madeira morta e a veia viva, com a casca fantástica. Na segunda foto, depois da limpeza, parece-me que a madeira morta ganha demasiado protagonismo. Há alguma razão forte para a tua escolha? Queres falar um pouco sobre isso?

Outra coisa, parece-me que a composição ganharia bastante se inclinasses o tronco um pouco mais para a direita. Acho que ganharias maior dinamismo, mas não sei se isto é possível ou se há algum movimento do tronco que não seja perceptível através da foto. O que te parece?

Vai mostrando a evolução, estou curioso para ver o que lhe vais fazer em termos de massa verde.

Abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Olea Silvestre Shohin Empty Re: Olea Silvestre Shohin

Mensagem  Pedro Nascimento Seg Nov 16, 2009 4:10 am

boas,
como disse o Pedro,a mim também me fugiu a vista mais para a frente da 1a foto Smile
cumpts***
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea Silvestre Shohin Empty Re: Olea Silvestre Shohin

Mensagem  Mario Eusebio Seg Nov 16, 2009 4:15 am

Viva!

Rui, toda a madeira morta é natural, exceptuando o "remate" do corte no ápice. Esse buracos são obra das térmitas e da acção do tempo, penso que quando uniformizar a cor da madeira vão deixar de ter tanto protagonismo.

Pedro Nascimento, é da Primavera passada e tinha raizes!

Pedro Almeida, a frente que escolhi roda apenas uns graus para a direita, mas mantém a veia viva á mostra, embora numa zona mais fina.

O objectivo, passou por trazer o ápice um pouco mais para a frente dando importância á curva antes do topo e ao mesmo tempo passando a ver-se aqules promenores de madeira morta antes do ápice sobre a esquerda.

Aproveitei também para conseguir trazer um ramo por trás para aparecer ligeiramente de futuro á esquerda, (respondendo ao Rui) e para também "espalmar" menos a árvore tipo bacalhau Smile!

Pedro vou desenhar uma linha vermelha para veres por onde anda a veia.

Olea Silvestre Shohin IMG_4063-1

O promenor da inclinação é uma hipotese bem vista Smile!


Cmpts,

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea Silvestre Shohin Empty Re: Olea Silvestre Shohin

Mensagem  Paulo Sampaio Seg Nov 16, 2009 2:08 pm

Olá mário o que achas deste virtual ?! acho que a árvore ganha mais dinâmica.

Olea Silvestre Shohin Oliveira_Mario_virtual

Abraços


Última edição por Paulo Sampaio em Seg Nov 16, 2009 3:24 pm, editado 1 vez(es)

Paulo Sampaio

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Olea Silvestre Shohin Empty Re: Olea Silvestre Shohin

Mensagem  Mario Eusebio Seg Nov 16, 2009 2:30 pm

Viva Paulo!

Gostei da tua proposta Smile!

Agora vou tratar a madeira, para não apodrecer mais e depois na Primavera quando iniciar a brotação logo vejo, até lá vou amadurecendo ideias, com a vossa ajuda Smile!

Cmpts

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea Silvestre Shohin Empty Re: Olea Silvestre Shohin

Mensagem  Mario Eusebio Qua Jun 16, 2010 2:30 am

Viva!

Este olea sofreu um tratamento com jacto de areia na madeira morta. O resultado é espectacular, pois evidenciou promenores na madeira que estavam escondidos.

Tratada a madeira agora vou concentrar-me na massa verde. Entretanto, surgiu uma outra hipotese para o desenho final, inclinando a árvore uns 30 graus á direita, assim corrigo o problema da saida a direito do vaso e reduzo a altura á árvore.

Foto do resultado do "Sand Blasting"

Olea Silvestre Shohin Bonsai5793

Ideias?

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea Silvestre Shohin Empty Re: Olea Silvestre Shohin

Mensagem  Mario Eusebio Qui Ago 05, 2010 8:50 am

Viva!

Estive a dar uma volta a tentar encontrar outras soluçoes para este projecto e acho que vou seguir uma indicação do Carlos Brandão, vou inclinar mais a árvore para assim mudar o angulo de saída do solo e baixar a altura total da árvore.

Olea Silvestre Shohin IMG_5661

Promenores da madeira morta;

Olea Silvestre Shohin IMG_5662

Olea Silvestre Shohin IMG_5663

Olea Silvestre Shohin IMG_5665

Olea Silvestre Shohin IMG_5666

Que acham da sugestão da inclinação?


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea Silvestre Shohin Empty Re: Olea Silvestre Shohin

Mensagem  João Pires Qui Ago 05, 2010 12:42 pm

Olá Mário,

Vê-se que a actividade começa a voltar ao normal. Boa!
Andava eu para aqui a fazer as malas Wink e esta imagem chamou-me a atenção (muitas vezes, é quando "tiramos as coisas do sítio" que encontramos novas maneiras de olhar). Olhei umas quantas vezes e percebi o que é que me chamou a atenção. É que, normalmente, a madeira morta e ressequida pelo tempo nas oliveiras está por dentro. Não quero dizer com isto que seja sempre assim... mas, na verdade as zonas com mais tendência para se degradarem com a humidade e fazer aquela madeira morta espectacular (já agora, é o caso desta Wink ) está por dentro, ou por baixo. Com esta inclinação, essas zonas ficam, aparentemente, mais viradas para fora. Pode ser intencional. O artista pode decidir fazer essa "provocação". E a meu ver também está bem.
Concordo, com a intenção de dar mais dinâmica à saída da base. Mas eu sugeria algo um pouco diferente. Por isso, fiz aqui dois "bonecos", meio à pressa, que penso que dão para ter uma ideia.

No primeiro, a inclinação é para a direita mas não tanto como a que deste. O suficiente para "conter" o movimento da veia dentro dele próprio (o final está na mesma linha vertical do início) e no limite de ter a madeira morta virada para fora. Daria uma árvore mais vertical que quase desafia o equilíbrio. Não usaria o primeiro rebento e o sashi-eda seria o do vértice da primeira curva (que com esta inclinação voltaria a estar mais virado para fora). O ápice seria construído para a frente e para a esquerda para equilibrar o conjunto.
Olea Silvestre Shohin Oliveira1

No segundo, que gosto mais (mas isto é de "gostos") a inclinação é ligeiramente para a esquerda. A base da árvore sai dinâmica mas suave, com a veia viva ligeiramente escondida mas não na vertical. Os olhos têm tempo para apreciar toda a madeira morta. E depois, "cabum!!!". Corte abruto do movimento ainda mais para a esquerda e quase na horizontal. A veia viva engrossa e vem para a frente quase "encerrando" a madeira morta no seu interior. Do vertice da curva sai o sashi-eda para a direita e para a frente. Continuamos a subir e no fim da madeira morta o ápice volta a trazer a árvore para a direita, reequilibrando as quebras bruscas de movimento. Finalmente, um ramo que sai por trás para ajudar à profundidade e dar um apontamento de verde na esquerda.
Olea Silvestre Shohin Oliveira2

É só uma ideia...

Abr.
João Pires

João Pires

Mensagens : 61
Data de inscrição : 11/11/2009

http://joaopires007.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea Silvestre Shohin Empty Re: Olea Silvestre Shohin

Mensagem  Mario Eusebio Qui Ago 05, 2010 2:13 pm

Viva João!

Obrigado pela análise minucionsa que fizeste! Efectivamente nas oleas a madeira morta "funciona" como descreves e ás vezes não basta ter uma madeira morta espectacular para ter uma boa árvore, nacos desses de madeira totalmente morta tenho alguns Embarassed !

Gostei dos dois desenhos, embora no caso do segundo , talvez optasse por desiquilibrar mais, construindo a massa verde mais sobre a esquerda com pouco contrabalanço da direita. Como que a forçar aquela dobra na veia como peso da massa verde!

Boa viagem Wink e aproveita!



Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea Silvestre Shohin Empty Re: Olea Silvestre Shohin

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos