Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quercus Faginea | 2-2010

+3
Rui Fernandes
Mario Eusebio
Bruno António
7 participantes

Ir para baixo

Quercus Faginea | 2-2010 Empty Quercus Faginea | 2-2010

Mensagem  Bruno António Qua maio 19, 2010 3:51 pm

Olá a todos,

Este quercus faginea foi recolhido em Fevereiro deste ano e desde cedo tem demonstrado "vigor" (muitos brotos e seiva a sair em algumas partes do tronco)... vamos ver como se portará com o calor que está definitivamente a apertar!

A planta tem cerca de 25cm [pouco maior era na natureza] e pela casca aparenta ter alguma idade. Tem alguns “problemas” (nebari, tronco recto, etc.), mas penso que com "intervenções" certas poderá dar um bonsai com alguma qualidade daqui a uns anos.
Estas fotos têm 15 dias, neste momento os ramos estão um pouco maiores.

Não lhe vou tocar até ao próximo inverno...
Espero conseguir dar-lhe um bom futuro! Ideias para ele, há?!  Wink

(edit) fotos apagadas pelo autor do tópico - árvore morreu


Última edição por Bruno António em Sex Jul 19, 2013 1:15 pm, editado 2 vez(es)
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea | 2-2010 Empty Re: Quercus Faginea | 2-2010

Mensagem  Mario Eusebio Sex maio 21, 2010 1:30 am

Bom dia Bruno!

Eu penso que será o Fagginea, o coccifera , acho que não é caduco.

Este teu tem boa casca e parece já ter alguma estrutura de ramos, mas é muito cedo ainda para decidir o que quer que seja, no Inverno, quando estiver sem folhas, será mais fácil opinar e dar uma ideia.

Para já deixa crescer livre e dá-lhe adubo!

Continuação de bom projecto!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea | 2-2010 Empty Re: Quercus Faginea | 2-2010

Mensagem  Rui Fernandes Sex maio 21, 2010 6:02 am

Olá Bruno António.

Gosto muito desta árvore! É um sobreiro muito bem parecido. A casca é boa, o movimento é bom e tem potencial para se tornar um bom Bonsai.

Tem alguns “problemas” (nebari, tronco recto, etc.), mas penso que com "intervenções" certas poderá dar um bonsai com alguma qualidade daqui a uns anos.

Não vejo assim tantos problemas como referes. Às vezes temos tendência de procurar a árvore perfeita que bate certo em todas as regras que existem nos livros e não olhamos a essência da árvore. Vejo muitas vezes árvores em eventos nacionais e internacionais que fogem a uma ou outra regra e não é por isso que deixam de ser belas...

Eu não optaria por muitas intevenções. Tirando os cuidados que deves ter e que o Mário já aconselhou acho que, depois de bem recuperada, deves apenas preocupar-te com a selecção dos ramos primários e definir bem a estrutura que queres. Eu optaria por uma via mais "naturalistic" e talvez a copa não fugisse muito à imagem que apresentas no teu avatar.

Obrigado pela partilha,
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea | 2-2010 Empty Re: Quercus Faginea | 2-2010

Mensagem  Bruno António Sex maio 21, 2010 2:18 pm

Olá,

Obrigado pelos comentários! Smile

Mário, de facto também acho que é um faginea, fui investigar e parece que os faginea também têm folhas com "picos" semi-caducas... e este exemplar quando foi recolhido, no fim do Inverno, tinha ainda muitas folhas.
A foto engana, pois do tronco em cima apenas se divide em 2 um pouco mais finos, que fazem um pequeno "V", de ângulo quase a 180º... apresentando também uma "abertura" natural na casca [isso tem um nome em japonês que não me ocorre agora], na divisão do "V"!
Para já vou deixar crescer livremente até ao próximo Inverno e nessa altura farei a 1ª selecção de ramos, que com o tempo terei que deixar engrossar, para a árvore se tornar minimamente credível... para além de outras intervenções.
A casca é de facto fantástica!!
Rui, sem dúvida que vou partir para uma via "naturalista"... a planta assim o pede e agrada-me muito essa "corrente"! Obrigado. Wink

Abraço!
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea | 2-2010 Empty 1ª Modelação!

Mensagem  Bruno António Ter Jan 18, 2011 7:03 am

Olá!

Este pequeno quercus foi recentemente podado, feita a selecção de ramos e aramado.
Embora dê ares de estabilizado... vai ficar mais uns tempos nesta "bacia" e se tudo correr bem, daqui a um ano, farei o seu transplante e mudança de ângulo [para um vaso de bonsai]. Para já fica a engrossar os ramos.  Smile
A ideia será definir dois patamares de massa verde.

Outras ideias? Há?!  Wink



Última edição por Bruno António em Sex Jul 19, 2013 1:15 pm, editado 1 vez(es)
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea | 2-2010 Empty Re: Quercus Faginea | 2-2010

Mensagem  Pedro Nascimento Ter Jan 18, 2011 7:42 am

boas Bruno*
eu talvez foce para uma arvore só com o tronco principal,eleminando aquele pequeno da direita mas,isto sou eu a opinar Laughing também gostei da tua ideia para a massa verde Wink
esperemos por outras opiniões Smile
boa continuação para este projeto*
1abrç...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea | 2-2010 Empty Re: Quercus Faginea | 2-2010

Mensagem  bruno lima Ter Jan 18, 2011 1:35 pm

Viva
Eu esta especie acho que ainda nao vi, tambem acho que se cortases o ramo da direita daria um ar mais simples mas a ver vamos como vai ficar com a nova massa verde, gostei Smile
abraço

bruno lima

Mensagens : 83
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 43
Localização : alfena

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea | 2-2010 Empty Re: Quercus Faginea | 2-2010

Mensagem  Leonel Martins Ter Jan 18, 2011 2:14 pm

Olá Bruno!
Penso que já terei visto esta árvore ao vivo e é 1 shohin engraçado Very Happy .
Agora parece-me que terás feito mal em te livrares daquele troço final, conferia-lhe bastante conicidade a qual poderias ter aproveitado para construires o ápice, resultando numa vegetação levezinha ,eu pessoalmente não teria cortado Very Happy.
O troço que estás a guardar como sashi eda, o teu primeiro ramo, é praticamente do mesmo diâmetro que o tronco da árvore, caso queiras manter terás de jogar com trabalho de madeira de forma a diminuir essa sensação, que ao meu ver não encaixa muito bem.
Apesar de teres tido uma rebentação boa na extremidade da árvore e tendo cortado esse último troço partiria agora para um desenho mais compacto construindo o ápice a partir do penúltimo ramo que tens no topo diminuindo e melhorando uma possível imagem futura, esta é apenas a minha visão pessoal do teu projecto, concerteza existirão mais Very Happy -

Abraço.
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea | 2-2010 Empty Re: Quercus Faginea | 2-2010

Mensagem  Bruno António Ter Jan 18, 2011 3:00 pm

Olá Leonel,
Obrigado pelas sugestões! Smile

Sim, viste este carvalho ao vivo na Covilhã Wink !
Aquele troço final era bom, mas morreu pouco depois da recolha da árvore... Neutral
Quanto à zona do sashi eda, a ideia é deixar engrossar bem todos os ramos aí mantidos... e futuramente "disfarçar" essa parte com a massa verde e trabalho na madeira. O mesmo se fará na zona mais alta, à esquerda, pois há de facto um problema de conicidade nessas duas zonas...
Para já ficará assim, e daqui a um ano se verá o rumo a tomar. Compactar mais a árvore não me desagrada de todo... Wink

Ab. Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea | 2-2010 Empty Re: Quercus Faginea | 2-2010

Mensagem  Mario Eusebio Seg Jan 31, 2011 8:16 am

Viva Bruno!

Eu acho que ganhas mais em cortar esse toco e recomeçares a construir um sashi eda todo do inicio , o tempo será praticamente o mesmo e ficarás com a coisa feita em condições, do que andares a tentar fazer remendos que revelarão sempre problemas em ficar crediveis!

Como é o nebari desta árvore?


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea | 2-2010 Empty Re: Quercus Faginea | 2-2010

Mensagem  Bruno António Ter Fev 01, 2011 10:42 am

Mario Eusebio escreveu:
Eu acho que ganhas mais em cortar esse toco e recomeçares a construir um sashi eda todo do inicio

Como é o nebari desta árvore?

Viva Mário!

O nebari não é grande coisa, tenho-o enterrado para ver se melhora.

Quanto ao toco: Tenho que concordar contigo e com o Leonel, cortar é a melhor opção.  Neutral
Desta forma, penso na hipótese de "virar", na direcção contrária, o ramo que vem para a frente do tronco (ramo esse que já existia na árvore aquando da recolha), e fazer dele o possível sashi-eda. Entretanto espero para ver que novos ramos vão nascer na próxima época de crescimento, com vista a futuras decisões...

Deixo este pequeno virtual rápido com a ideia de mudar a posição do ramo que referi.


Também pensei neste desenho, mais compacto, cortando o tronco até ao ramo que está em cima, virando-o para fazer de futuro ápice...

Que tal?  Wink


Última edição por Bruno António em Sex Jul 19, 2013 1:16 pm, editado 1 vez(es)
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea | 2-2010 Empty Re: Quercus Faginea | 2-2010

Mensagem  Pedro G C Almeida Ter Fev 08, 2011 5:43 am

Olá Bruno,

Concordo com o corte daquele toco na direita. Smile

Em relação à questão do sashi-eda, acredito que mudar o posicionamento daquele ramo não vai resultar bem, será sempre um remedeio que não esconde o facto de não teres um sashi-eda bem posicionado. Penso que o melhor é fazeres um enxerto em 2012 de um ramo que deixes crescer livremente durante este ano logo abaixo da zona do corte do tal toco, onde o tronco começa a curvar. Para o segundo ramo sugiro um outro enxerto logo abaixo do corte da parte mais acima, próximo do ramo que estás a deixar crescer para formar o topo.

Aquele ramo que aparece na segunda foto logo a seguir ao ramo que sugeres como sashi-eda pode ser orientado para trás, dando profundidade?

Que te parece? Assim em 2011 melhoravas o vigor da árvore com crescimento mais ou menos livre e ias preparando ramos para enxertos... Smile

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea | 2-2010 Empty Re: Quercus Faginea | 2-2010

Mensagem  Bruno António Ter Fev 08, 2011 7:29 am

Olá Pedro!

Obrigado pelas tuas sugestões! Wink

Neste momento já fiz o corte do toco e da parte de cima, tal como no virtual da 2ª foto.
A árvore já tem gomos a surgirem em algumas partes do tronco... vou esperar para ver onde vão efectivamente nascer novos rebentos (penso que eles vão existir nas zonas que falaste), para num futuro decidir o caminho a tomar, que de facto não andará muito longe daquilo que disseste. Wink
Para já, em 2011, vai ficar a crescer livre, tal como em 2010.

Ab.
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea | 2-2010 Empty Re: Quercus Faginea | 2-2010

Mensagem  Mario Eusebio Qui Fev 10, 2011 3:49 am

Viva!

Eu acho que fazes bem em deixar brotar e depois seleccionar os ramos no futuro! De certeza que te vai surgir algum ramo na parte inferior onde cortaste o toco.


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea | 2-2010 Empty Re: Quercus Faginea | 2-2010

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos