Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quercus Faginea - O carvalho Portugués!

+5
Pedro Nascimento
David Carvalho
Bruno António
bruno lima
Mario Eusebio
9 participantes

Ir para baixo

Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Empty Quercus Faginea - O carvalho Portugués!

Mensagem  Mario Eusebio Ter Jan 03, 2012 11:42 am

Viva!

Para terminar a saga das árvores XXL, o Pedro ajudou-me a dar uma primeira poda e escolher a linha de tronco.

Gosto particularmente das cores de outono desta espécie, mas no meu sitio, não há frio que chegue, então a espécie assume um comportamente semi-perene.

Antes
Quercus Faginea - O carvalho Portugués! IMG_8363

Depois
Quercus Faginea - O carvalho Portugués! IMG_8365

Esta espécie tem também uma casca espectacular.

Terei que ajustar algumas coisas e esmerar-me na adubação para a planta recuperar o vigor!

Altura, cerca de 80 cms!

Sugestões?

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Empty Re: Quercus Faginea - O carvalho Portugués!

Mensagem  bruno lima Ter Jan 03, 2012 1:29 pm

Quanto a este carvalho tenho um assim muito parecido em casca ,mas o meu é mais para um semi cascata ,mas vou ver se tiro foto e depois posto aqui,este teu é muito bonito ,parabens.saaim que poder abro um topico com o meu,abraço.


Última edição por bruno lima em Qua Jan 04, 2012 4:16 am, editado 1 vez(es)

bruno lima

Mensagens : 83
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 43
Localização : alfena

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Empty Re: Quercus Faginea - O carvalho Portugués!

Mensagem  Bruno António Ter Jan 03, 2012 2:38 pm

Viva Mário!

Excelente faginea.... nebari, movimento, conicidade, casca...!!! Surprised
É difícil encontrar carvalhos com esse movimento! Aqui na minha zona há muitos, mas tudo muito "direito"... Neutral

Boa continuação!
Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Empty :)

Mensagem  David Carvalho Qua Jan 04, 2012 1:27 am

Olá Mário,

Excelente movimento, uma árvore de porte mas que ao mesmo tempo não perde a elegância, quanto à casca é simplesmente fabulosa.

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Empty Re: Quercus Faginea - O carvalho Portugués!

Mensagem  Pedro Nascimento Qua Jan 04, 2012 5:39 am

mais uma master piece,Mário Twisted Evil
É esta a frente Question
David, tu com Carvalho no teu nome,tratava de arranjar uma peça destas para a tua coleção Very Happy
abrçs...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Empty Re: Quercus Faginea - O carvalho Portugués!

Mensagem  Leonel Martins Qua Jan 04, 2012 12:44 pm

Grande árvore Mário, dos melhores quercus que tenho visto por cá.
Sei que não é nada fácil encontrar 1 exemplar que possua todas as características que o teu apresenta Mad .
Só 2 questões, a secção +- do meio da árvore não é 1 pouco estática em relação ao resto da árvore? Vais tentar criar 1 pco de madeira morta nessa zona para disfarçar a conicidade inversa que parece ter?
Pelas fotos parece me que a opção mais obvia será 1 imagem a tender pró literati não?
Grande Abraço e grandes projectos para 2012!
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Empty Re: Quercus Faginea - O carvalho Portugués!

Mensagem  Mario Eusebio Qui Jan 05, 2012 2:37 am

Viva!

Pedro, a frente será essa sim, poderá sofrer alguns ajustes pequenos mas a base será essa. Experimentamos os 360º da árvore e a que parece resultar melhor será essa.

Lionel, na zona do corte será trabalhado um pouco, mas não muito, para ficar com o look de um uro natural.

Penso que tenderá para um literati, embora ainda será muito cedo para definir um padrão rigido, eu gosto de árvores que encorporem vários estilos em simbiose.

Obrigado pelos comentários!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Empty Re: Quercus Faginea - O carvalho Portugués!

Mensagem  Pedro Nascimento Sáb Jan 14, 2012 4:15 pm

viva Mario,
tive a divagar um pouco com a massa verde deste teu carvalho e saiu isto,não sei se será credivel ou se faz sentido algo deste genero Rolling Eyes
Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Img8365u


o que axas?
abrçs...


Última edição por Pedro Nascimento em Seg Set 10, 2012 12:56 pm, editado 1 vez(es)
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Empty Re: Quercus Faginea - O carvalho Portugués!

Mensagem  Mario Eusebio Dom Jan 15, 2012 11:40 am

Viva Pedro!

Gosto do desenho e mais coisa menos coisa andará por aí, talvez com uma nuance , mas para já quer apenas deixar a planta reganhar vigor!

Obrigado!


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Empty Re: Quercus Faginea - O carvalho Portugués!

Mensagem  Viriato Oliveira Dom Jan 15, 2012 4:15 pm

olá...

pedro, no meu ver a copa do teu desenho esta muito pequena tendo em conta que se trata de uma folhosa e acho que esteticamente retira imponência e a ideia de velhice adjacente à árvore...

mário tomei a liberdade de criar a minha visão para esta árvore, com a ideia de retirar o maximo de potencial existente nesta árvore

[img]Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Img8365virt [/img]

Viriato Oliveira

Mensagens : 40
Data de inscrição : 30/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Empty Re: Quercus Faginea - O carvalho Portugués!

Mensagem  Viriato Oliveira Dom Jan 15, 2012 4:19 pm

...acho que com isto, e claro, não passa da minha ideia, ganharás uma imagem de árvore adulta, madura e bela.

Very Happy Very Happy Very Happy

Viriato Oliveira

Mensagens : 40
Data de inscrição : 30/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Empty Re: Quercus Faginea - O carvalho Portugués!

Mensagem  Mario Eusebio Seg Jan 16, 2012 3:18 am

Viva Viriato!

Acabaste de desenhar a imagem ideal, a tal nuance que eu referia ia neste sentido mas nada melhor do que um "boneco" para ilustrar, embora admita que o teu desenho esteja muito mais á frente do que a imagem que tinha na cabeça Wink!

Quem me dera que o "hanging branch" um dia ganhasse essa casca do virtual.... Cool isso será sinal que muita idade já terá passado por ele! Este será um ponto focal muito importante na árvore!

Estes carvalhos na natureza criam imagens imponentes com um ar marcado de longevidade, por isso a copa que desenhaste ficará muito bem, para ilustrar toda a magnificiência da árvore.

Obrigado!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Empty Re: Quercus Faginea - O carvalho Portugués!

Mensagem  Viriato Oliveira Seg Jan 16, 2012 11:53 am

Acabaste de desenhar a imagem ideal, a tal nuance que eu referia ia neste sentido mas nada melhor do que um "boneco" para ilustrar, embora admita que o teu desenho esteja muito mais á frente do que a imagem que tinha na cabeça Wink!

LOOOOL...é sempre bom ter uma imagem "mais final" da árvore para mais facilmente orientar os diversos estados de formação da árvore para mais eficientemente chagar ao resultado pretendido..ainda bem que gostas te do designe.

Quem me dera que o "hanging branch" um dia ganhasse essa casca do virtual.

para isso mário terás de dar umas boas doses de crescimento preferencial a esse ramo sem o podares, para que possa desenvolver o "esqueleto" desse ramo que será o principal e o que marcará a personalidade da árvore...


abraço

Viriato Oliveira

Mensagens : 40
Data de inscrição : 30/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Empty Re: Quercus Faginea - O carvalho Portugués!

Mensagem  Pedro Nascimento Seg Jan 16, 2012 4:20 pm

olá Viriato,
agora que vejo o teu virtual e a tua visão,não posso deixar de estar de acordo contigo,sem duvida que a arvore fica a ganhar mais assim Smile
abrçs...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Empty Re: Quercus Faginea - O carvalho Portugués!

Mensagem  Márcio Meruje Ter Jan 17, 2012 3:07 am

Só para ajudar na discussão... ehehhe !

Já o tinha dito ao Mário, e repito: esta árvore é muito bonita e com um futuro promissor.

O virtual do Pedro Nascimento apesar de ter uma boa ideia presente peca por colocar em destaque as partes mais direitas do tronco, ao passo que o do Viriato vai ao encontro disso, tentando dissimular a parte mais direita.

Bom... na minha opinião eu tentaria criar uma árvore mais artística visto que o movimento do tronco está a pedir um movimento de ramos a par disso e não esquecer que é praticamente uma caduca pelo que se poderia criar uma bonita ramificação.

Deixo uma imagem que "vale o que vale" da qual poderás tirar algumas ideias para a estilização e futura ramificação, seguindo um pouco as ideias que o Viriato e o Pedro já expressaram quanto á direcção e movimento da futura copa.

Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Literati

Abraço,
Márcio Meruje
Márcio Meruje

Mensagens : 124
Data de inscrição : 12/11/2009
Localização : Covilhã, Portugal

http://www.kenshobonsaistudio.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Empty Re: Quercus Faginea - O carvalho Portugués!

Mensagem  luisCunha Ter Jan 17, 2012 9:48 am

OLá a todos,

Mário, também queria dar-te os parabéns pela recuperação deste exemplar, não me lembro de ver Carvalho com tanto movimento e potencial Smile É uma excelente árvore!

Quanto ao desenho a escolher, a minha opinião vale o que vale, mas eu optaria por uma estrutura mais clean. Percebo perfeitamente a ideia do Viriato, mas acho que fica uma imagem um pouco pesada, tendo em conta da linha de tronco.

Não vejo grande problema em expor mais, aquela parte mais a direita do tronco, acho que todo o movimento da árvore compensa esse aspecto e a futura ramificação construida em cima desvie daí a atenção... Very Happy

Abraço

luisCunha

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 42
Localização : Cascais

http://mokshainbonsai.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Empty Re: Quercus Faginea - O carvalho Portugués!

Mensagem  Mario Eusebio Ter Jan 17, 2012 2:13 pm

Viva!

Márcio, grande carvalho esse Italiano Smile gosto muito!

Eu acho que no final será preciso "ouvir" a árvores e ele "terá" que escolher o que quiser ser Smile

Luís, há dias encontrei um carvalho, não na minha posse Wink com um movimento muito melhor, ele há-de aparecer por aí!


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Empty Re: Quercus Faginea - O carvalho Portugués!

Mensagem  Pedro Nascimento Dom Ago 12, 2012 3:53 am

Como tem desenvolvido este carvalho Mário,bom crescimento?
1abrç...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Empty Re: Quercus Faginea - O carvalho Portugués!

Mensagem  Mario Eusebio Dom Ago 12, 2012 4:15 pm

Viva Pedro!

A árvore está bem, este ano deixei-a crescer livre para que estabilizasse e desenvolvesse a massa radicular. Agora só farei mais uma nova poda no final do Inverno.

Assim que tiver fotos, actualizo.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Empty Re: Quercus Faginea - O carvalho Portugués!

Mensagem  Mario Eusebio Sex Jul 05, 2013 8:14 am

Viva!

Esta árvore lá vai seguindo o seu caminho! Agora com mais um pouco de tempo, consigo dispensar alguma atenção ás árvores e esta não foi excepção Smile!

Estive a fazer uma poda drástica, para trazer atrás a rebentação, ganhando em conicidade e aumentando  a ramificação secundária.

Antes
Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Bonsai7970

Depois

Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Bonsai7971

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Empty Re: Quercus Faginea - O carvalho Portugués!

Mensagem  Leonel Martins Sex Jul 05, 2013 10:57 am

Boas,

Fiizeste essa intervenção em que altura do ano?
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Empty Re: Quercus Faginea - O carvalho Portugués!

Mensagem  Bruno António Sáb Jul 06, 2013 3:20 pm

Leonel Martins escreveu:Boas,

Fiizeste essa intervenção em que altura do ano?

Viva!

Deve ter sido agora! A árvore dará, no mínimo, mais uma rebentação este ano e assim começará a dar o "efeito" pretendido!
Penso que já terá 2 anos de crescimento livre... já aguenta estas intervenções, mas, para maior "segurança" não deveria ter sido feita no fim do inverno?!

Abraço! Boa peça! Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Empty Re: Quercus Faginea - O carvalho Portugués!

Mensagem  Mario Eusebio Seg Jul 08, 2013 3:55 am

Viva!

Leonel, foi há dias! De facto o efeito pretendido é o mesmo que o Bruno referiu ! Nesta altura se não houver "estimulo" a árvore parará e não desenvolverá de forma tão rápida! Desta forma a resposta é imediata...mas é muito importante que a árvore esteja boa de saúde e tenha sido bem adubada!

No Inverno, nesta espécie há um certo risco de secar ramos completos!A árvore deverá ser novamente podada, quando iniciar a actividade no final do Inverno!

Dentro de dias tiro nova foto para acompanhar a evolução!





Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Empty Re: Quercus Faginea - O carvalho Portugués!

Mensagem  Leonel Martins Ter Jul 09, 2013 3:36 pm

Ok é uma opção de trabalhos, eu pessoalmente tenho tido resultados interessantes sem esta poda.
Não consigo perceber através das fotos se deixaste o ramo de topo intacto, se sim é sem dúvida a melhor opção para engrossamento desse ramo.
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Empty Re: Quercus Faginea - O carvalho Portugués!

Mensagem  Mario Eusebio Qua Jul 10, 2013 8:42 am

Viva Leonel!

Sim, cada um aplica as coisas segundo os melhores resultados que obtém! Não é uma forma rígida e até dentro da mesma árvore pode variar segundo a fase e resposta da árvore... Neste caso a árvore alongou muito os ramos mas não engrossou, talvez devido ao pouco sol que apanhava no meu espaço anterior e estava numa fase de "apatia" . Logo foi necessário dar-lhe um "abanão" para que reagisse...daqui a uns dias já mostro aqui os resultados Wink!

Sim, o ramo do ápice praticamente não foi tocado!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea - O carvalho Portugués! Empty Re: Quercus Faginea - O carvalho Portugués!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos