Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Oliveira & Filho

4 participantes

Ir para baixo

Oliveira & Filho Empty Oliveira & Filho

Mensagem  Leonel Martins Sex maio 14, 2010 1:55 pm

Olá a todos,

Esta foi uma das árvores recolhida este ano mas que já começou a dar sinais de recuperação mesmo com a primavera quase inexistente que temos tido.
Gosto particularmente da imagem desta árvore , a qual associo logo ao descrito no título deste tópico.
Penso manter o aspecto actual do conjunto tendo já uma pequena ideia do que irei fazer com ela no futuro, no entanto
gostava de lançar um pequeno exercíco de reflexão e imaginação ao pessoal do forum sobre um possível caminho para esta planta scratch .

Oliveira & Filho Zvs7mg

Abraço
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira & Filho Empty Virtual

Mensagem  David Carvalho Sex maio 14, 2010 4:10 pm

Olá Leonel,

Oliveira & Filho Oleavirtual

Não conhecendo a árvore e julgando apenas pela fotografia, se as dimensões não me enganarem eu optaria sem hesitar por um Shohin com alguma madeira morta, de ter em atenção que o trabalho de madeira morta teria de seria permenorizado para conseguires ganhar uma escala convincente. Obviamente estou a desenhar sem conhecer a árvore, mas acreditando que existe a possibilidade de estar um belo brote na zona de corte onde poderias começar a construir o apice, a massa verde estaria descaida para o lado esquerdo utilizando o movimento do tronco e deixando a madeira morta aparecer no meio da massa verde.

É apenas uma ideia Smile espero que gostes Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira & Filho Empty Re: Oliveira & Filho

Mensagem  Leonel Martins Sáb maio 15, 2010 4:01 pm

Boas,

Por acaso ainda não me tinha passado pela cabeça fazer um shohin como estás a sugerir Very Happy , como verias a massa verde»?
Pessoalmente tenho outro género de projecto em mente, algo bastante ligeiro e aéreo com madeira morta à mistura, mas claro a minha ideia é apenas isso, "ideia" nesta fase lol! , com o teu ponto de vista fica outra incluida na listagem...
Outras fotos mais próximas
Oliveira & Filho 2samn11

Oliveira & Filho 98d3x5

Abraço
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira & Filho Empty Re: Oliveira & Filho

Mensagem  Mario Eusebio Dom maio 16, 2010 1:36 pm

Viva Leonel!

É interessante este projecto, já apresenta casca a começar a craquelar, o que nas silvestres que temos por cá é muito bom.

Quanto á questão do filho, neste momento com esta vista ele está a cruzar o tronco do "pai", o que não é a melhor opção como desenho, eu acho que poderás fazer um projecto um pouco maior do que o Shohin mas para isso terás que esperar que a planta desenvolva massa verde suficiente para escolheres a frente e definires a estrutura de ramos.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira & Filho Empty Re: Oliveira & Filho

Mensagem  rafael baptista Dom maio 16, 2010 1:45 pm

boas leonel


gosto deste teu projecto, acho também que o david acertou no virtual, gostei muito e acho que esta tua planta poderá ser um bom shohin, mas eu sou um pouco suspeito porque acho que vejo em quase todas as plantas potenciais shohin Laughing

de qualquer maneira ainda vais ter tempo para decidir o que queres fazer...

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira & Filho Empty Re: Oliveira & Filho

Mensagem  Leonel Martins Sex maio 21, 2010 12:57 pm

Obrigado pelas opiniões pessoal,

Mário e Rafael como já disse também penso fazer 1 desenho 1 pouco maior do que aquele que o david sugeriu tentando manter o 2 troncos, mas claro este ano será apenas
para o desenvolver do verde e mais para frente selecção. Também gosto bastante da casca e do craquelar ligeiro que esta e outra olives que recolhi apresentam, com a particularidade de terem 1 tom mais cinza do que tenho visto habitualmente.
Quando aparecer ramificação suficiente coloco aqui a minha ideia para discutirmos mais 1 pouco lol! .
Abraço.
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira & Filho Empty Re: Oliveira & Filho

Mensagem  Leonel Martins Sex Jun 04, 2010 2:21 pm

Boas,

Uma ideia daquilo que me surgiu com esta árvore seria fazer 1 desenho aéreo e ligeiro deste género;
Oliveira & Filho Wso084

Que acham?
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira & Filho Empty ...

Mensagem  David Carvalho Dom Jun 06, 2010 5:36 am

Olá Leonel,

Pessoalmente não gosto, acho que estás a ficar preso aos primeiros cortes que fizeste após a recolha. Observando a tua opção estética, parece-me que a árvore não irá ficar balançada e as proporções não me parecem nada naturais.

A mais valia desta árvore é sem dúvida o nebari e acho que devias focar nessa mais valia e condensar mais a árvore de forma a que toda a atenção se foque numa zona mais "baixa" da árvore, pois ai estão os seus valores....

O "filho" que já pecebi que é algo que queres forçosamente manter e compreendo-te por vezes "vincamos" em certas opções estéticas Smile acredito que possa ser incluido num desenho "shohin" só não o digo com certeza pois não sei as dimensões da árvore e estou a falar apenas olhando a fotografia.

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira & Filho Empty Re: Oliveira & Filho

Mensagem  Leonel Martins Qua Out 13, 2010 3:06 pm

Exercíco de paciência e observação que tem sido esta árvore.
Após ter reduzido a sua altura tenho vindo a observar e a escolha de frente andará algures no início do vídeo.
Reduzi a altura do troço mais pequeno,já não estando "colados", penso que desta forma poderei construir algo engraçado.



Opiniões sugestões e ideias estéticas são bem vindas.
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira & Filho Empty Re: Oliveira & Filho

Mensagem  Mario Eusebio Sex Out 15, 2010 3:10 am

Viva Leonel!

Eu continuo a dizer que tens a árvore ainda muitlo alta e a partir de de metade do tronco para cima é praticamente cilindrica, acho que se encurtares o tronco para metade e recontruires um ápice , terás melhor proporcionalidade! Apesar de tudo, gosto da curvatura que o tronco faz para a frente.

É se calhar uma questão de introduzires alguma madeira morta na parte final do tronco para corrigires o que refiro.




Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira & Filho Empty Re: Oliveira & Filho

Mensagem  Leonel Martins Ter Out 19, 2010 1:55 am

Olá,

Provavelmente terei de reduzir mais 1 pouco a altura ou introduzir madeira morta para conseguir essa tal coinicidade.
Se houver tempo será feito entretanto, senão guardarei a tarefa para o ano....
Abraço e obrigado pela opinião...
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira & Filho Empty Re: Oliveira & Filho

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos