Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

sujestões oliveira

+2
Rui Fernandes
tiago afonso
6 participantes

Ir para baixo

sujestões oliveira Empty sujestões oliveira

Mensagem  tiago afonso Sáb Out 09, 2010 6:35 am

boas
Já a algum tempo que procurava uma oliveirinha como esta e agora venho aqui mostrar a sua evolução. Provem de yamadori , recolhida em 2008 e envasada em 2009.Tem 12 cm de nebari e 15 de altura .Não sei se alguem aqui conhece as oliveiras antiquissimas que estao em azeitão , a minha ideia para o futuro desta passa por esse aspecto. (Assim que conseguir posto umo fotografia).

sujestões oliveira 22764100692473294966100

2009 altura do envase

sujestões oliveira 38493386

sujestões oliveira 88268676






tiago afonso
tiago afonso

Mensagens : 41
Data de inscrição : 06/04/2010
Idade : 35
Localização : setubal \ caldas da rainha

Ir para o topo Ir para baixo

sujestões oliveira Empty Re: sujestões oliveira

Mensagem  Rui Fernandes Sáb Out 09, 2010 6:53 am

Olá Tiago.

É uma oliveirinha muito interessante! Tem tudo para dar num Bonsai de belo efeito.

Quanto às sugestões só te posso dar uma ideia já que virtuais não sei fazer.

A base do tronco (larga) associada à altura da árvore (baixa) transmite uma noção de poder. Com uma copa baixinha mas ampla alias à imagem poderosa a serenidade como se de um velho sábio se tratasse.

Não sei se entendes a ideia mas se entretanto encontrar uma imagem coloco aqui. Talvez a melhor descrição é que tenha a imagem daqueles áceres tão conhecidos de taisho-en que sendo baixinhos apresentam uma copa bem compacta e ampla. Não sei se não diminuiria ou eliminaria aquele jin à esquerda.

Abraço,
Rui Fernandes
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

sujestões oliveira Empty Sugestões Oliveira

Mensagem  Fernando Bernardino Sáb Out 09, 2010 7:04 am

Boa tarde Tiago,
Estou totalmente de acordo com o Rui, tens aí uma arvorezinha muito poderosa, mas a meu vêr o jin desaparecia, pôis em nada vái ajudár o desenho da arvore e se o retirares, acabas por ficar com mais conicidade, que só vái ajudar com a impressão de podêr que a arvore já dá como está agora, boa continuação de projecto, abráço.

Fernando Bernardino

Mensagens : 147
Data de inscrição : 03/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

sujestões oliveira Empty Re: sujestões oliveira

Mensagem  Mario Eusebio Dom Out 10, 2010 2:39 pm

Viva Tiago!

Eu também gosto muito desta tua oliveira, tem uma base com muito carácter, no entanto também reduziria a madeira morta na esquerda.

Agora dá-lhe bom cultivo até á próxima Primavera para depois começares a estruturares os ramos!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

sujestões oliveira Empty sugestoes oliveira

Mensagem  tiago afonso Seg Out 11, 2010 12:06 pm

Agora á que deixar crescer!
Quanto a madeira morta ainda tenho muitas dúvidas sobre o que fazer, tenho de pensar muito bem para chegar a uma imagem que me agrade mesmo mas o meu objectivo é que ela seja baixinha xom uma copa amplia como diz o rui , que ela tenha um ar sábio!

obrigado
tiago afonso
tiago afonso

Mensagens : 41
Data de inscrição : 06/04/2010
Idade : 35
Localização : setubal \ caldas da rainha

Ir para o topo Ir para baixo

sujestões oliveira Empty Re: sujestões oliveira

Mensagem  Paulo Sampaio Qua Out 13, 2010 2:06 pm

Fica aqui a minha sugestão para esta oliveira, eu voltaria atrás nos ramos mais grossos que estão muito rectos sobretudo no ápice que está com os entre-nodos muito afastados. fica aqui uma imagem com a minha sugestão para o aspecto final da árvore e com a área para a realização de um trabalho de madeira morta. Outra hipótese seria trabalhar a madeira de todo o lado esquerdo da árvore ficado só com a veia viva do lado direito, a árvore ganhava movimento e carácter

sujestões oliveira Oliveira_tiago_38493386

Paulo Sampaio

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

sujestões oliveira Empty Re: sujestões oliveira

Mensagem  Jorge Mesquita Qua Out 13, 2010 2:38 pm

Concordo com o Paulo, sendo uma árvore desse tamanho terás de ter em atenção com a ramificação e com o tamanho da folha senão a ilusão não fica credivel.
Eu também trabalhava o lado esquerdo para madeira morta, pela foto dá a entender que apenas o lado direito alimenta a copa.

Jorge Mesquita
Jorge Mesquita

Mensagens : 70
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 48
Localização : Valongo

http://eueasplantas.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

sujestões oliveira Empty Re: sujestões oliveira

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos