Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque)

+5
Pedro Nascimento
David Carvalho
Pedro G C Almeida
Miguel Costa
Rui Fernandes
9 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Empty Re: Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque)

Mensagem  Rui Fernandes Qua Abr 20, 2011 3:07 pm

Nelson bem sei que está fora de moda mas esta menina deve ser do campo... Laughing Por muito que pode ela insiste em voltar a encher!!

Pois eu também estou com as mesmas dúvidas do Jorge. Se tivesse mexido nas raízes teria cortado massa verde para equilibrar com a massa radicular. Como não toquei nelas e a massa verde que tem resultou apenas destas raízes fico na dúvida. Se calhar, jogando pelo seguro vou reduzir um pouco.

Obrigado aos dois pela contribuição.
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Empty Re: Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque)

Mensagem  Mario Eusebio Sex Abr 22, 2011 6:39 am

Viva Rui!

Eu acho que não terás problemas nenhuns no que toca a recuperação! Como exemplo podes tomar um ulmus aqui dum amigo do Porto, que também sofreu um alporque, mas era um ulmus XL que apens fez uma raiz grossa e foi cortado assim com apenas essa raiz e recuperou bem até parecia que nada tinha sido feito Smile!

Gosto do "carácter" feminino dessa árvore Smile Smile!




Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Empty Re: Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque)

Mensagem  Rui Fernandes Qua Abr 27, 2011 4:26 am

Pois é como dizes Mário!

A árvore está a recuperar bem. Tem lançado novos brotes pois entretanto reduzi um pouco a cabeleira à menina. Smile

O Nelson é o culpado por olharmos para esta árvore com outros olhos. hehehehe

Ainda o outro dia, num jantar com amigos, fui buscar a árvore ao jardim e pedi-lhes para encontrar uma característica feminina. Alguns apontaram logo a marca distintiva do género feminino Smile mas houve um que acrescentou algo mais que gostei. O resto do tronco e a forma como se "deita" faz lembrar o corpo de uma mulher posando para o artista que a pinta! Very Happy

É uma árvore que já está na minha mão há uns 11 anos em em poucos meses mudou radicalmente de expressão!!

Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Empty Re: Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque)

Mensagem  Rui Fernandes Sex Fev 10, 2012 10:17 am

Boa tarde!

Aqui fica uma atualização do projeto.

Nem um ano após a separação o vaso estava cheio de raízes. Praticamente em torno de toda a árvore existem raízes.
Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Pic_19874_13

A mais grossas foram cortadas até ao ponto em que começavam a apresentar mais raízes finas. O objetivo agora é promover o desenvolvimento do nebari. Vai para um escorredor cerca de dois anos.
Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Pic_19874_14

A ramificação vai sendo construída, sem atalhos. Através do corte e cresce a conicidade dos ramos é garantida e o engrossamento dos mesmos tem sido bem conseguido também.
Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Pic_19874_15


Aos poucos a "ulmeirazinha" vai-se tornando cada vez mais mulherzinha! Smile

PS: A tentação de ir já para um vaso mais bonitinho foi grande mas tenho de concordar com o meu amigo Pedro que se queremos desenvolver o nebari (irá dar mais valor à árvore) então não será o caminho mais indicado neste momento. O tempo vai correndo e quando dermos por ela já estará na altura certa.
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Empty Re: Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque)

Mensagem  Mario Eusebio Dom Fev 12, 2012 12:00 pm

Viva Rui!

Os ulmus são efectivamente um poço de energia, em tão pouco tempo, criou muita raízes !

Gosto da forma como estás a fazer a conicidade nos ramos, assim demora mais tempo de inicio, mas acaba por ser mais rápido a médio prazo!

Um reparo a meu ver Wink, a inclinação está um pouco á conifera, os ângulos de saída dos ramos estão um pouco fechados demais para baixo!


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Empty Re: Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque)

Mensagem  Rui Fernandes Ter Fev 14, 2012 1:08 pm

Olá Mário!

Estás a referir-te a todos os ângulos de todos os ramos? Noto isso particularmente no 2º ramo da esquerda e o primeiro da direita mas é corrígivel. O 1º ramo até gosto assim. Como sugeres então que os oriente?
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Empty Re: Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque)

Mensagem  Mario Eusebio Qua Fev 15, 2012 3:19 am

Viva!

Sim, sobretudo os mais altos e próximos do ápice. O primeiro até gosto assim e marca o movimento acentuado da árvore, mas os outros acho que deveriam ir diminuindo o ângulo á medida que subimos para o ápice, quase como um leque quando visto de lado, em que os ramos inferiores, tenham um ângulo para baixo e segundo o movimento do leque os ramos do ápice fiquem com o Ângulo até para cima.


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Empty Re: Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque)

Mensagem  Rui Fernandes Qua Fev 15, 2012 6:20 am

Sim percebo a tua ideia!

O leque é um bom exemplo que me dá a noção do que referes. Vou ver se corrigo brevemente.


Abraço
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Empty Re: Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque)

Mensagem  Rui Fernandes Sex Set 28, 2012 7:13 am

Olá a todos!

Aqui fica uma atualização deste projeto!

Não estava a gostar muito da construção deste topo e resolvi enxertar um ramo no local que penso ser mais adequado.

A primeira foto mostra a árvore a 15 de Setembro antes do enxerto e antes de reduzir um pouco os ramos deste ano.
Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Pic_19874_19

A segunda e terceira mostram o local do enxerto.
Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Pic_19874_20
Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Pic_19874_21

A quarta mostra o estado atual da árvore duas semanas depois das últimas intervenções.
Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Pic_19874_22

Penso que este ano que virá a árvore dará um salto brutal no seu aspeto uma vez que o trabalho ao nível do engrossamento dos ramos principais está feito. A partir daqui será começar a construir a ramificação secundária e terceária.

Abraço
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Empty Re: Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque)

Mensagem  Mario Eusebio Seg Out 01, 2012 2:38 am

Viva Rui!

Excelente trabalho! Com árvores aparentemente menores em qualidade pode-se fazer grandes coisas Smile!

1 passo atrás significam logo a seguir 10 á frente, isto está bem demonstrado neste teu projecto!


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Empty Re: Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque)

Mensagem  Rui Fernandes Seg Out 01, 2012 5:13 am

Obrigado pelas palavras Mário!

Este ulmeiro tem-me dado imenso prazer trabalhar e tenho aprendido muito com ele. Desde o cutivo (pois já esteve muito fraco) alporque, enxerto e ao nível da ramificação tenho experimentado tudo e ele está forte e saudável!

A base de onde saiu esta árvore também está a ser trabalhada para qualquer coisa parecido com um hokidachi. E digo qualquer coisa pois não será fácil como parece e será a minha 1ª experiência com esse estilo. Assim que possa mostro aqui também.

Abraço
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Empty Re: Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque)

Mensagem  Rui Fernandes Sáb Dez 08, 2012 6:44 am

Olá!

Esta manhã foi dia de atividade em grupo cá em casa. O Pedro e o Paulo apareceram por cá e foi bom pois perspetivas diferentes às vezes resultam muito bem. Foi o caso deste ulmeiro que resultou da separação do alporque e que estava pensado para hokidashi. Logo que o Pedro sugeriu um novo alporque para um futuro múltiplo tronco pusemos mãos ao serviço e fizemos-lo sem hesitar. O resultado penso que só se irá ver no futuro mas para já fica a certeza que de um mallsai se aproveita quase tudo com alguma imaginação e sem gastar muitos euros.

Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Pic_19874_25

Aproveitei e pus a irmã num pequeno vaso pois o escorredor estava a desfazer-se. Algumas correcções no posicionamento dos ramos precisam ser feitos mas agora vou deixar repousar. Reparem como em Dezembro esta menina continua a puxar!

Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Pic_19874_23

Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Pic_19874_24

Abraço

Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Empty Re: Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque)

Mensagem  Mario Eusebio Qui Jan 03, 2013 4:17 am

Bom dia Rui!

Bom ano!

Aos poucos vai evoluindo este projecto! Quem o viu e quem o vê Smile!

Eu gostava da ideia do hokidachi Sad! O multitronco é um bocado dificl de fazer na espécie mas quando ficar a desenvolver e a ter uma imagem própria, vai ficar interessante!

Na altura que fizeste os trabalhos a árvore já puxava como se estive em plena Primavera Smile Viva a Madeira heheeh!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Empty Re: Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque)

Mensagem  Rui Marques Sex Jan 04, 2013 1:42 am

Viva,

Também estou a gostar da evolução. Tenho um ulmeiro em que um ou outro gomo já está a abrir... vai-se lá entender este clima..!
Rui Marques
Rui Marques

Mensagens : 189
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 44
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Empty Re: Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque)

Mensagem  Rui Fernandes Qui maio 23, 2013 2:14 pm

Boas.

Agora que está tudo a mexer já temos já há motivos para ir atualizando estes tópicos.

Este ano espero definir melhor alguma ramificação secundária e outra ainda primária (no topo) e para isso conto com a preciosa ajuda do Pedro Almeida (espero que para breve Wink )

Gostava muito de encontrar um vaso para ela este ano. Já começa a merecer uma casinha nova em condições. Sugestões (que sejam em conta)?

Aqui ficam umas fotos de como se encontra neste momento (cheia de vida):

[img]Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Dsc09816 Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Dsc09815tc Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Dsc09814pe Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Dsc09813o
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Empty Re: Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque)

Mensagem  Mario Eusebio Qua maio 29, 2013 8:10 am

Viva Rui,

Boa evolução, apesar de continuar a achar que a inclinação dos ramos ficaria melhor se fosse menos pronunciada!

Não queres aproveitar para defoliar totalmente para aumentar a ramificação?

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Empty Re: Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque)

Mensagem  Rui Fernandes Qua maio 29, 2013 8:49 am

Olá Mário.

Darias menos inclinação ao primeiro ramo da esquerda?

Não tinha entendido essa sugestão para esse ramo mas sim para os outros inclusivamente no topo. Se é essa a tua sugestão terei de pensar bem pois altera completamente o rumo que estava a pensar para esta árvore dando-lhe menos aquela imagem de conífera. Mas estou a visualizar perfeitamente onde queres chegar e pode ser que não fique mal de todo. Quero discutir isso com o Pedro para ouvir a opinião dele também.

Em relação à defoliação, tinha pensado nisso mas não acha cedo demais? As folhas ainda estão bem "fresquinhas". Laughing
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque) - Página 2 Empty Re: Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos