Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Madeirense extyleer na arte do Bonsai.

2 participantes

Ir para baixo

Madeirense extyleer na arte do Bonsai. Empty Madeirense extyleer na arte do Bonsai.

Mensagem  João Carlos Santos Qui Dez 05, 2013 3:44 am

Boas a todos.
Sou o João Carlos Santos da Ilha da Madeira e cheguei até aqui através do Pedro G C Almeida. Sou novo nesta arte de Bonsai e de momento tenho um Ulmeiro Chinês [Ulmus Parvifolia] (também conhecido erradamente por Zelcova Chinesa) de 5 Aninhos:
Madeirense extyleer na arte do Bonsai. Hh35
Madeirense extyleer na arte do Bonsai. Fbqp
Madeirense extyleer na arte do Bonsai. 6j0s

Para este Ulmeiro tenho em mente o estilo vassoura (Hokidachi)... de momento só estou a podar quando é necessário para não perder a forma e lá para meio de Fevereiro vou fazer um transplante. Talvez para o mesmo vaso ou um maior. De momento não estou adubando, só água. Só uma vez por mês até a Primavera coloco BioBonsai.

Por enquanto é este o meu único projecto, mas fiz alporque numa Figueira (Ficus Carica) e numa Pitangueira (Eugenia Uniflora L).

Obrigado por me receberem e quando tiver dúvidas ou novidades vejo cá mostrar.
João Carlos Santos
João Carlos Santos

Mensagens : 8
Data de inscrição : 28/11/2013
Localização : Câmara de Lobos, Ilha da Madeira - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Madeirense extyleer na arte do Bonsai. Empty Re: Madeirense extyleer na arte do Bonsai.

Mensagem  Rui Fernandes Qui Dez 05, 2013 4:45 pm

Olá João.

Benvindo ao fórum.

Sugiro que penses em fazer um transplante lá para Fevereiro/Março pois esse substrato está lastimoso (normal em árvores desse género).

Assim que for possível faremos uma atividade em conjunto.

Cumprimentos,
Rui Fernandes
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Madeirense extyleer na arte do Bonsai. Empty Re: Madeirense extyleer na arte do Bonsai.

Mensagem  João Carlos Santos Sex Dez 06, 2013 3:15 am

Rui Fernandes escreveu:Olá João.

Benvindo ao fórum.

Sugiro que penses em fazer um transplante lá para Fevereiro/Março pois esse substrato está lastimoso (normal em árvores desse género).

Assim que for possível faremos uma atividade em conjunto.

Cumprimentos,
Rui Fernandes
Boas Rui, sim vou fazer isso... temos que combinar com o Pedro para falar-mos, a ver como anda esta arte por estes lados da ilha.Wink 
João Carlos Santos
João Carlos Santos

Mensagens : 8
Data de inscrição : 28/11/2013
Localização : Câmara de Lobos, Ilha da Madeira - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Madeirense extyleer na arte do Bonsai. Empty Vaso Ulmeiro

Mensagem  João Carlos Santos Sáb Dez 07, 2013 6:48 am

Pessoal até agora a árvore está bem... só fiz uma poda ligeira para manter a forma arredondada, Hokidachi (vassoura).
Já estou a pesquisar um novo vaso para este bonsai... quero um pouco maior. Qual a medida que recomendam e formato? Procuro algo económico. Para fazer o transplante a meio de Fevereiro.
João Carlos Santos
João Carlos Santos

Mensagens : 8
Data de inscrição : 28/11/2013
Localização : Câmara de Lobos, Ilha da Madeira - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Madeirense extyleer na arte do Bonsai. Empty Re: Madeirense extyleer na arte do Bonsai.

Mensagem  Rui Fernandes Sáb Dez 07, 2013 3:03 pm

Acho que precisa de um mais bonito, ou melhor de quiser, mas não maior...

O estilo hokidachi é muito bonito mas a ramificação dessa árvore precisa de uma séria limpeza para poder ser considerado como tal. Mas não quero assustá-lo João. Bonsai e tempo são conceitos intimamente relacionados e o que é preciso é arranjar mais projectos para se ir entretendo. Essa árvore, na minha opinião, precisa de uma transplante urgente e só depois pensaria no que fazer com os ramos.

Mas cá estaremos para ajudar! Wink

Cumprimentos,
Rui Fernandes
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Madeirense extyleer na arte do Bonsai. Empty Re: Madeirense extyleer na arte do Bonsai.

Mensagem  João Carlos Santos Ter Dez 10, 2013 2:59 am

Deixo as medidas dele neste momento, para ver se o vaso é adequado!!!
Madeirense extyleer na arte do Bonsai. 5n6p

Acham que devo deixar o mesmo vaso??? É suficiente?
João Carlos Santos
João Carlos Santos

Mensagens : 8
Data de inscrição : 28/11/2013
Localização : Câmara de Lobos, Ilha da Madeira - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Madeirense extyleer na arte do Bonsai. Empty Re: Madeirense extyleer na arte do Bonsai.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos