Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Kaede shohin

+7
Nuno Encarnação
João Pires
rafael baptista
Mario Eusebio
Rui Fernandes
David Carvalho
Pedro G C Almeida
11 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Kaede shohin - Página 2 Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Dom Mar 14, 2010 10:13 am

Olá Pessoal,

Obrigado Henrique e Pedro pelos comentários.

Ficam aqui as fotos prometidas:

Kaede shohin - Página 2 9f7ec4fa

Kaede shohin - Página 2 Bf29361c

Kaede shohin - Página 2 2c9696ea

Kaede shohin - Página 2 C9dfdde4

Kaede shohin - Página 2 Bfb44313

Neste momento, penso que há (pelo menos) duas boas opções para o design. A primeira passa pelo enxerto de um ramo que será o sashi-eda no lado direito e outro no lado esquerdo, tal como sugeriu o João Pires. Nesta opção, o topo seria orientado de forma a que viesse um pouco para a direita. A foto seguinte mostra os locais onde serão enxertados os ramos e uma previsão do posicionamento do topo:

Kaede shohin - Página 2 94101c0f

A vermelho assinalei os rebentos que serão enxertados, se tudo correr bem. O topo ficará um pouco mais alto do que se vê nesta última imagem. Tenho algum receio que o ramo da direita fique demasiado baixo...

Como acho que não há nada como um bom exemplo, fica aqui um ácer (palmatum) de Taisho-en em que se optou por um design semelhante, embora a qualidade desta árvore seja muito superior. A propósito, recomendo visitas ao site, que está em japonês (infelizmente) mas graças à quantidade de fotos de árvores que estão à venda (o fotógrafo de serviço é Asanuma-san) o site é um fabuloso recurso para estudo. Fotos do ácer:

Kaede shohin - Página 2 B2b8e60c

Kaede shohin - Página 2 D248fa11

Kaede shohin - Página 2 4962081d

Kaede shohin - Página 2 F2598d1e

Kaede shohin - Página 2 C0cb7014

Kaede shohin - Página 2 Feb9b2ad

Kaede shohin - Página 2 A5e24bed

A outra opção que vejo é não enxertar o ramo à direita de maneira a que o ramo da esquerda seja o sashi-eda. Para equilibrar a árvore será necessário nesta opção trazer o topo bastante para a direita e fazer pender do topo um ramo para a direita e um pouco na direcção do observador. Como exemplo, fica outro ácer de Taisho-en (desta vez tridente).

Kaede shohin - Página 2 C3b65fcb

Kaede shohin - Página 2 919e53d2

Kaede shohin - Página 2 F8b76153

Kaede shohin - Página 2 C839a19c

Kaede shohin - Página 2 0c2c7082

Kaede shohin - Página 2 Ac5d5cbe

Neste momento ambas as opções estão em aberto e não sei se tenho uma preferência. O que acham vocês? Há outras ideias?

Obrigado por lerem este longo post. Very Happy

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin - Página 2 Empty Nova frente...

Mensagem  David Carvalho Dom Mar 14, 2010 11:52 am

Olá Pedro,

Sem dúvida esta nova frente é bastante melhor, as curvas do tronco principal ficam bem mais fluidas, as "cicatrizes" ficam escondidas e o nebari é se dúvida bem mais agradável...se antes o futuro desta árvore já era positivo acredito que o potencial desta arvore aumentou exponensialmente, óbviamente o caminho é mais longo... Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin - Página 2 Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Rui Fernandes Dom Mar 14, 2010 11:59 am

Olá Pedro.

Este post está 5***.

Acho que a mudança de frente está muito bem vista. Se calhar até vai ficar melhor do que estava!

Em relação às opções que apresentaste devo dizer que gostei das duas. Se tivesse que optar por uma se calhar escolheria a 2ª uma vez que o ligeiro ângulo que forma aquele "z" tem ligeiras parecenças com o 2º exemplo que mostraste.

De qualquer das formas qualquer opção que tomes será bem escolhida pois o potencial de base é muito bom.

Boa continuação.

Abraço
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin - Página 2 Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Dom Mar 14, 2010 4:59 pm

Olá Pessoal,

David, obrigado pelos comentários de incentivo. Eu acredito que o bonsai é o caminho, por isso o facto de demorar não me incomoda Very Happy . Acho que realmente este incidente é capaz de resultar numa melhoria das minhas árvores...

Rui,

Se tivesse que optar por uma se calhar escolheria a 2ª uma vez que o ligeiro ângulo que forma aquele "z" tem ligeiras parecenças com o 2º exemplo que mostraste.

disseste uma coisa muito interessante: "Se tivesse que optar..." A forma como começaste a frase, não sei se foi acidental, implica que não é obrigatório optar. De facto, se calhar não é. Estou a pensar que posso enxertar o ramo da direita um pouco mais abaixo da "batata" e deixá-lo engrossar bastante. Assim ele será um "híbrido" entre um ramo e um tronco e terei elementos das duas opções no meu design... é uma ideia um bocado louca, mas vou deixar fermentar. Obrigado! Very Happy

Abraços,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin - Página 2 Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Dom Mar 14, 2010 5:00 pm

Pessoal,

Há pouco falei no site de Taisho-en mas não disse qual é o endereço. Fica aqui: http://taishoen.org/

Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin - Página 2 Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Mario Eusebio Qua Mar 17, 2010 5:02 am

Viva Pedro!

Estive a fazer um esboço sobre a minha ideia tem em conta a nova frente e o virtual que propões.

Kaede shohin - Página 2 Acerpedro-2

Proponho fazer o primeiro ramo no vértice da saliência na direita, eliminando depois a batata e resto de ramo que se encontra acima. Oriento o movimento da árvore para a esquerda. Podes aproveitar o ramo da esquerda e um ramo para trás.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin - Página 2 Empty ...

Mensagem  David Carvalho Sex Mar 19, 2010 10:56 am

Olá Pedro e Mário,

Apenas uma questão Mário, o teu ápice está daquela altura pois não tinhas mais espaço para desenhar na fotografia? É porque pessoalmente eu faria a árvore um pouquito de nada mais alta (isto a nivel do posicionamento do ápice) para dar mais "espaço" ás bonitas curvas do tronco principal de forma a que não ficasse tudo ali demasiado comprimido, não sei se me faço entender. Rolling Eyes

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin - Página 2 Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Ter Mar 23, 2010 4:26 pm

Olá Pessoal,

Mário, obrigado pelo virtual. Percebo a tua ideia. Vamos ver como responde a árvore... para já parece estar a ser atacada por um fungo com sintomas semelhantes aos do pedrado, apesar de eu ter feito uma série de tratamentos com Baycor S durante o Inverno, o último deles há 8 dias. É o único ácer com este problema. Espero que isto não prejudique em demasia o seu desenvolvimento.

Na quinta-feira levar outro tratamento e na próxima semana vou atacar com o Alliete. Se alguém tiver sugestões elas serão bem-vindas. Em breve conto publicar mais fotos.

David, obrigado pela resposta. Eu tb acho que o topo devia ir um pouco mais para cima. Julgo que o problema foi falta de espaço na fotografia, mas o Mário é a pessoa mais indicada para responder.

Abraços,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin - Página 2 Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Mario Eusebio Qua Mar 24, 2010 3:18 am

Viva!

Efectivamente terá que ficar mais alto Smile. O "sarrabisco" foi só para dar uma ideia simplista do posicionamento dos ramos.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin - Página 2 Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Seg Jul 12, 2010 2:12 am

Olá Pessoal,

Deixo uma actualização do progresso deste ácer. O novo topo está encaminhado e decidi fazer durante o fim de semana os dois enxertos para o sashi-eda e segundo ramo. Os dois ramos enxertados estão com um vigor enorme, a minha expectativa é que no Outono os enxertos estejam soldados e que daqui a um ano possam ser separados.

Aproveitei também para eliminar algumas raízes grossas que se cruzavam no nebari da nova frente e eliminar algumas batatas que lá começavam a crescer Smile.

Com sorte, esta árvore voltará a estar apresentável dentro de 3 anos - estou bastante optimista! Laughing

Aspecto geral, visto da nova frente:

Kaede shohin - Página 2 3151165c

Pormenores dos enxertos:

Kaede shohin - Página 2 C6b9dc96

Kaede shohin - Página 2 48b43775

Para além de me preocupar com a direcção e posição dos ramos enxertados, tive especial cuidado em deixar o primeiro par de folhas muito próximo do tronco (penso que se vê nas duas últimas fotos). É dos botões dormentes na base dessas folhas que surgirão os ramos secundários. Esta medida é crucial para se obter uma ramificação muito densa e entre-nós curtos perto do tronco.

Comentários, críticas e sugestões? Smile

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin - Página 2 Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Leonel Martins Seg Jul 12, 2010 3:33 am

Boas,

Pedro tenho uma dúvida em relação a este tipo de enxerto. Também retiras um pouco da casca do ramo para que haja troca de seiva ?
Como e até que zona do ramo o fazes?
Estou a fazer estas perguntas já que devia fazer o mesmo no meu entretanto Very Happy ...
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin - Página 2 Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Seg Jul 12, 2010 4:06 am

Olá Leonel,

Obrigado pela tua resposta. O que faço no ramo é expor o câmbio. Removo a parte verde da casca até que a parte branca fique à vista - não raspes demasiado, senão chegas à zona da madeira. O objectivo disto é fazer com que o câmbio do ramo esteja em contacto com o câmbio que fica exposto no tronco quando fazes o corte em cunha para encaixar o enxerto. Isto responde à pergunta?

O teu ácer é também um tridente? Se é um palmatum se calhar é melhor deixares para o final do Inverno. Mesmo que seja um tridente, se os ramos que queres enxertar não estiverem vigorosos e já lenhificados é melhor aguardares pelo final do Inverno, caso contrário se avançares na mesma agora o enxerto pode não ser bem sucedido e não vais ganhar tempo.

É importante que eu refira (e esqueci-me disso) que este tridente está muito vigoroso, enquanto quase todos os outros áceres que tenho estão a iniciar a sua pausa de verão. Se este tridente estivesse a iniciar a dormência de verão (o que nem sempre acontece no clima ameno da Madeira) eu esperaria pelo final do Inverno.

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin - Página 2 Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Jan 19, 2011 7:10 am

Olá Pessoal,

Uma actualização a este ácer. O enxerto da esquerda não resultou, fiz um novo há alguns dias.

Kaede shohin - Página 2 9fb26762

A estrutura básica está mais ou menos definida. Acho que vou remover o segundo ramo da direita, é demasiado grosso.

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin - Página 2 Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Pedro Nascimento Qua Jan 19, 2011 7:21 am

Um verdadeiro guerreiro este acer,depois de tudo o que já passou Very Happy
boa continuação para refazeres este pequeno Wink
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin - Página 2 Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Dom Jan 30, 2011 1:08 pm

Olá Pedro,

Obrigado pela resposta. Smile Os tridentes são extremamente resistentes, esta planta é um exemplo disso.

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin - Página 2 Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos