Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vitaminas ?

+7
maria raminhos
Luis Ramos
Bruno António
Rui Ferreira
Pedro Nascimento
Mario Eusebio
David Carvalho
11 participantes

Ir para baixo

Vitaminas ? Empty Vitaminas ?

Mensagem  David Carvalho Sáb Jan 02, 2010 3:39 am

Olá a todos,

Ao longo do tempo, a minha maior dificuldade tem sido gerir as diferentes opiniões para cada assunto desta arte. Sejam opiniões pessoais, sejam Livros ou Revistas, sejam Videos de Youtube ou DVD's, para cada assunto do cultivo à estética todos emitem opiniões diferentes, por vezes contraditórias.

Desta forma abro este tópico, para discutir o uso de Vitaminas a nivel de cultivo. Pois já falei com diversas pessoas que utilizam vitaminas regularmente nos seus calendários de cultivo ao longo do ano e ao mesmo tempo tenho muitas outras que nunca utilizaram, nem sabiam sequer da possibilidade da sua utilização regular.

Eu pessoalmente utilizo, Bio Bonsai que é um fortificante à base de vitaminas, algas, aminoácidos e ácidos humicos de 15 em 15 dias ao longo de todo o ano. Este tipo de vitaminas é supostamente aconselhado desde a manuntenção à recuperação de uma árvore débil, o ritmo e doses neste último caso devem aumentar considerávelmente.

Na minha curta experiência, até ao momento, tenho registado o que penso ser uma resposta positiva quanto ao uso de vitaminas (15 em 15 dias). E mesmo podendo estar errado, sinto que as árvores respondem bem à sua utilização regular.

Gostava muito de ouvir a vossa opinião sobre este assunto e no caso de usarem era bom saber quais foram os vossos resultados.

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Vitaminas ? Empty Re: Vitaminas ?

Mensagem  Mario Eusebio Seg Jan 04, 2010 6:32 am

Viva David!

É um tema não muito fácil!

Eu não sou a favor desse ritmo rigido de administração de vitaminas, no entanto uso-as de vez em quando, em função da observação do estado da planta e sobretudo em recuperações de situações de stress agravado.

Nos yamadoris, em transplantes agressivos, em situações de manifesta carência, sempre com o objectivo de ajuda a ultrapassar essas fases e nunca em regime de "dieta alimentar" Smile!

Utilizo mais sobre a forma de Bioestimulantes e correctores onde não entra apenas o factor vitamina mas uma série de outros elementos que ajudam nas fases que referi.

Tento alternar produtos para não criar dependência por parte da planta e para dar um pouco de descanso aos substractos no que á concentração de matérias diz respeito.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Vitaminas ? Empty Re: Vitaminas ?

Mensagem  Pedro Nascimento Seg Jan 04, 2010 9:47 am

boas*
eu pouco sei deste assunto mas a minha visão perante as vitaminas vai ao encontro do que disse o Mário,também não as uzo por rotina*
cmpts...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Vitaminas ? Empty Re: Vitaminas ?

Mensagem  Rui Ferreira Ter Jan 05, 2010 1:06 am

Faz muitos anos que perguntei ao Mestre Terakawa a sua opinião sobre vitaminas e outros produtos relacionados e a sua reação foi rir-se da minha inocente ignorância!
Não obstante mais tarde experimentei com vários produtos.
A minha conclusão foi que não notei nenhuma melhoria ou vantagem na utilização destes produtos e não acredito que uma árvore debilitada possa ser salva por estes "produtos milagrosos".
"É só comércio" foi o que me disse o Mestre Liporace e partilho a 100% a sua opinião.
No passado tive muitas pessoas que vieram aqui ao viveiro procurando as ditas vitaminas e a todas tive de desiludir pois não vou entrar nessa "histeria" de vender vitaminas.
Mais uma vez e frontalmente digo que é só comércio e essa é a minha opinião!

Se tratarmos as nossas àrvores utilizando bons solos,boa rega e boa adubação não precisamos de "vitaminas" para nada!

Uma árvore recolhida ou transplantada e enfraquecida precisa de cuidados específicos que a ajudem a superar essa fase,mas não precisa de vitaminas.

E é claro que muitas pessoas irão jurar que as vitaminas são fantásticas e fazem um efeito incrível. A elas o direito de assim o pensarem, eu, continuo a achar que é dinheiro jogado fora!

Rui Ferreira

Mensagens : 15
Data de inscrição : 05/11/2009
Idade : 61
Localização : Tavira/Algarve

http://www.jardimdebonsai.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vitaminas ? Empty Vitaminas...

Mensagem  David Carvalho Ter Jan 05, 2010 2:47 am

Olá Rui,

Então na tua opinião, vitaminas são um completo desperdicio de dinheiro e apenas uma boa "jogada de marketing", seja na utilização de um modo regular ou mesmo na recuperação de uma árvore débil, simplesmente não fazem nada. Isto pessoalmente até são boas noticias, pois concerteza vou começar a poupar bastante dinheiro, pois tendo em conta o seu método de utilização é algo que acaba por ser bastante dispendioso, foi algo que me "venderam" no inicio e eu fui optando por utilizar, com a ideia que as árvores até ao momento respondiam bem, ou pelo menos mal não respondiam... Embarassed

Viver e aprender... Very Happy Aqui está um bom exemplo de um tópico que pode vir a esclarecer muita gente. Pelo menos a mim esclareceu-me...Obrigado pela tua opinião Rui Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Vitaminas ? Empty Re: Vitaminas ?

Mensagem  Bruno António Seg Jan 25, 2010 9:57 am

De facto é uma opinião muito interessante esta do Rui... sou iniciante nisto e acho que o cultivo de bonsai não tem (ou não devia) de ser caro, por isso é sempre bom saber estas coisas... e confirma-se, de facto o efeito placebo está mesmo em todo o lado (pois vem da nossa cabeça), até nas árvores... Smile
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Vitaminas ? Empty vitaminas

Mensagem  Luis Ramos Seg Abr 26, 2010 2:45 pm

ola a todos!!

A ideia que tenho das vitaminas é que é uma forma de viciar as plantas, o que elas precisam é uma boa fertilizaçao equilibrada com todos os micro nutrientes, e sem excesso de azoto. Este ano estou a ausar biorgano, e as planta estao excelentes.

Alem deste uso adubo quimico de libertaçao lenta, e tambem é muito bom por nao causar intoxicaçao por overdose. É caro mas compensa.

Abraços

Luis Ramos

Mensagens : 5
Data de inscrição : 12/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Vitaminas ? Empty Re: Vitaminas ?

Mensagem  maria raminhos Ter Abr 27, 2010 4:44 am

Olá,

Nós cá em casa utilizamos vitaminas e até agora não nos temos dado mal com as plantas.

Não utilizamos "religiosamente" como vem prescrito, como não fazemos com os demais produtos.

Usamos quando achamos oportuno, nomeadamente na altura dos transplantes e na época do calor, assim como fungos micorrizóticos.

Este é um dos temas mais fracturantes no seio da comunidade do bonsai pelo que não estamos aqui para convecer ninguém, apenas para darmos o testemunho.

Uma coisa é certa as vitaminas não viciam as plantas pelo simples factos desta não possuirem sistema nervoso.

Por outro lado também não podemos olhar para estes ou outros produtos como milagrosos, uma vez que se depararmos com uma planta condenada, nada a fará voltar à vida, aliás como acontece connosco humanos. Mas vivemos mais que há mil anos atrás. cat

maria raminhos

Mensagens : 17
Data de inscrição : 09/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vitaminas ? Empty Re: Vitaminas ?

Mensagem  Luis Mendes Qui Ago 19, 2010 6:05 pm

Durante algum tempo mantive os meus primeiros ulmeiros com algum aporte de vitaminas nas alturas mais criticas, sempre que eles começavam a ficar mais debilitados e se mais nada parecia resultar. O que se passou foi que morriam uns, outros não. Na altura fiquei na dúvida sobre a verdadeira utilidade das vitaminas.

Nestes últimos 4 que tenho cá em casa, ainda nenhum levou vitaminas, se bem que tenho um ulmeiro trazido já do além pelos bons cuidados do anterior dono que arrisca-se a levar... just in case. Se recuperar poupo-o á experiência.

A minha opinião muito pessoal é que as vitaminas, tal como o adubo, a agua e até o sol devem ser dados de acordo com medidas diárias; cada dia é uma nova dosagem que não obedece a um padrão rigido. Por outras palavras, sem nem a mim me apetece comer frango todos os dias, porque é que as plantas haverão de querer o mesmo tratamento todos os dias. Assim as vitaminas ficam guardadas na despensa até ver.

Luis Mendes

Mensagens : 13
Data de inscrição : 11/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Vitaminas ? Empty Vitaminas???

Mensagem  Vladimiro Silva Dom Ago 22, 2010 11:25 pm

Quando apareceu em Portugal o bonsai em meados dos anos 80 logo dei conta da existência de um sem número de produtos que alegadamente garantiam vida saudável aos nossos bonsais.
A par dos primeiros vasos que tive--até então tinha vasos de faz de conta--adquiri alguns desses frasquinhos japoneses caríssimos interrogando-me como é que eu já com quinze anos de prática tinha conseguido fazer alguma coisa sem esses produtos milagrosos. Constatei que era tudo treta e que eu podia continuar a passar bem sem essas coisas. Vivo na aldeia com todas as vantagens daí decorrentes e passei a achar que se calhar esses produtos são destinados a quem vive na cidade sem acesso a "terra verdadeira". De qualquer modo trato os bonsais como sempre tratei as árvores e as hortas. De produtos químicos só uso os fungicidas tal como uso nos tomateiros ou na vinha. Não estou a querer fazer lei, apenas a dar conta da minha experiência e das minhas conclusões, deixando as decisões finais ao critério de cada um. Quem quiser ver o resultado das minhas práticas é só vir a S. João da Madeira visitar o meu espaço. Basta uma MP.
Há tempos num outro forum com esta conversa atraí a ira de um forista que era comerciante do sector e que encetou uma renhida defesa da sua dama. No diálogo que se seguiu ficou demonstrado que ele não percebia nada do assunto e eu saí de liça pela via do fair play. Mas gosto de ver aqui alguém com experiência a dizer que é tudo mercantilismo.

Vladimiro Silva

Mensagens : 23
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Vitaminas ? Empty Re: Vitaminas ?

Mensagem  Pedro G C Almeida Seg Ago 23, 2010 2:03 am

Olá Pessoal,

Concordo com os que dizem que isto das vitaminas é um mito. Pelo menos essa é a minha opinião.

Acho que as moléculas das vitaminas são demasiado grandes para serem absorvidas pelas plantas, tanto ao nível das raízes como das folhas. Eu nunca usei vitaminas nas minhas plantas e não é por isso que não são vigorosas...

Mas para não falar apenas da minha experiência, posso falar também do que se passa em Taisho-en. Quando lá estive, vi que havia 7 ou 8 tipos de adubo diferente (sempre orgânico), que eram administrados de acordo com a época do ano e/ou a espécie da planta, um sem-número de produtos químicos para combater insectos e fungos (tudo escrito em japonês, não se percebia nada no rótulo)... Vitaminas? Nunca as vi no viveiro nem ouvi falar delas durante as pouco mais de duas semanas em que lá estive. E como diz o João Pires (que está lá agora), as árvores de Taisho-en são verdadeiros "atletas de alta-competição" no que ao vigor diz respeito.

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Vitaminas ? Empty Re: Vitaminas ?

Mensagem  Nuno Encarnação Sex Set 17, 2010 3:23 am

David Carvalho escreveu:Eu pessoalmente utilizo, Bio Bonsai que é um fortificante à base de vitaminas, algas, aminoácidos e ácidos humicos de 15 em 15 dias ao longo de todo o ano. Este tipo de vitaminas é supostamente aconselhado desde a manuntenção à recuperação de uma árvore débil, o ritmo e doses neste último caso devem aumentar considerávelmente.

Viva,
Volto aqui para dar uma pequena contribuição para o tópico. Eu partilho da opinião de que as vitaminas não têm melhores efeitos do que uma boa adubação regular, pelo que não é necessário a sua administração regular. Do mesmo modo, penso que no pós-transplante e em plantas debilitadas existem outros factores mais importantes para a recuperação da planta do que as vitaminas, nomeadamente ao nível do controlo da humidade do solo e do resguardo da planta.

No entanto, o David fala de um produto que eu penso que pode ser uma boa contribuição para a saúde das plantas, não o produto em si, mas toda a gama de produtos que são ricos em ácidos húmicos, também chamados de "matéria orgânica líquida".

Todos nós temos vindo a mudar as condições de cultivo dos nossos bonsai, apostando em substratos constituídos na sua maioria, e mesmo na totalidade, por compostos não-orgânicos. Ao mesmo tempo, a maioria dos utilizadores utiliza adubo orgânico. Ora, ao contrário dos adubos químicos em que os componentes estão dissolvidos de uma forma que pode ser directamente absorvidos pelas raízes da planta, o adubo orgânico tem de ser decomposto inicialmente nas suas partículas constituintes antes que possam ser assimiladas posteriormente pelas plantas. Essa decomposição é realizada pela flora microbiana que está presente naturalmente nos solos com mais matéria orgânica.

No caso dos solos inorgânicos, a flora microbiana é muito pobre ou mesmo inexistente no momento inicial, tendo de ser introduzida externamente. Os adubos orgânicos contêm microorganismos que vão intervir lentamente na sua decomposição, no entanto podemos intervir com o objectivo de enriquecer a vida microbiana do solo e assim maximizarmos o aproveitamento que a planta realiza dos adubos orgânicos que administramos.

Esta intervenção pode ser realizada com a administração regular (mensal, por exemplo) de um produto à base de ácidos húmicos e fúlvicos, a tal "matéria orgânica líquida", que vai enriquecer os solos ao nível da actividade microbiana. Existem outros produtos disponíveis, como o chá de vermicomposto, ou produtos à base da fermentação de algas (como o Biobonsai) que têm igualmente as mesmas propriedades.

Como disse, penso que esta administração é muito positiva sempre que basearmos o nosso cultivo na conjugação de solos inorgânicos com adubação orgânica.
Aqui está um artigo que descreve isto, falando do sistema de adubação chamado de "super-feeding":

http://bonsaiwonders-art.blogspot.com/2009/07/supersize-me.html

Cumprimentos,

Nuno Encarnação

Mensagens : 147
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 48
Localização : Portimão

http://al-garb-bonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vitaminas ? Empty ...

Mensagem  David Carvalho Sex Set 17, 2010 9:52 am

Olá Nuno,

É interessante o teu comentário, eu como deves ter lido após o Rui ter referido que a utilização de Vitaminas em nada ajuda a árvore optei por deixar de utiliza-las mas a seu tempo fui tentando evoluir o meu cultivo e continuo a utilizar Ácido Húmico lado a lado com Bio Gold exactamente com o objectivo que referes. Os resultados até ao momento não me dão base para tirar uma conclusão, mas estou contente com o método de cultivo que levo a conselho da Maria João Simões em quem confio totalmente.

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Vitaminas ? Empty Re: Vitaminas ?

Mensagem  Nuno Encarnação Sex Set 17, 2010 10:07 am

Viva, David!

Eu também não administro vitaminas, mas este ano tenho aplicado um produto à base de ácidos húmicos, com frequência mensal e as coisas têm corrido bem.

Penso que após algum tempo de adubação orgânica, com a decomposição natural, os solos vão criando a sua própria vida microbiana, e a administração externa deixe de ser tão necessária, mas pelo que tenho visto até agora nas minhas plantas, os resultados têm sido bons. Talvez no primeiro ano pós-transplante esta administração seja mais necessária, mas acho que os resultados de um regime regular ao longo do período de adubação acabam por ser positivos.

Abraço,


Nuno Encarnação

Mensagens : 147
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 48
Localização : Portimão

http://al-garb-bonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vitaminas ? Empty Re: Vitaminas ?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos