Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Márcio Meruje @ Bonsai Focus

+8
Mario Eusebio
Fernando Bernardino
Pedro G C Almeida
Rui Fernandes
luisCunha
Márcio Meruje
Bruno António
David Carvalho
12 participantes

Ir para baixo

Márcio Meruje @ Bonsai Focus Empty Márcio Meruje @ Bonsai Focus

Mensagem  David Carvalho Seg Set 19, 2011 3:11 pm

Márcio Meruje @ Bonsai Focus Congresso

Olá a todos,

Foi com muito agrado e felicidade que hoje ao receber a última edição da Bonsai Focus no correio, descobri na última página que o Márcio Meruje vai ser "alvo" de um artigo chamado "Portuguese Talent" na revista já na próxima edição.

Acho que este tipo de acontecimentos são muito positivos para toda a comunidade Portuguesa de Bonsai e transmitem bastante esperança para o futuro da Arte em Portugal.

Foi também interessante perceber que a Bonsai Focus nesta última edição dedicou um pequeno espaço a promover o Congresso Português.

Parabéns Márcio,

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Márcio Meruje @ Bonsai Focus Empty Re: Márcio Meruje @ Bonsai Focus

Mensagem  Bruno António Qua Set 21, 2011 2:00 am

Very Happy

Parabéns Márcio!

Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Márcio Meruje @ Bonsai Focus Empty Re: Márcio Meruje @ Bonsai Focus

Mensagem  Márcio Meruje Qua Set 21, 2011 4:33 am

David,

Um obrigado especial . É de facto muito bom que o bonsai português seja cada vez mais falado ! Tive a oportunidade de em Abril realizar uma foto-reportagem e não perdi a oportunidade . Foi um dia muito interessante neste meu percurso no que toca ao bonsai.


Agora...é esperar pela revista, e espero que gostem do artigo !


Bruno, obrigado.

Grande abraço a vocês,

Márcio Meruje
Márcio Meruje
Márcio Meruje

Mensagens : 124
Data de inscrição : 12/11/2009
Localização : Covilhã, Portugal

http://www.kenshobonsaistudio.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Márcio Meruje @ Bonsai Focus Empty Re: Márcio Meruje @ Bonsai Focus

Mensagem  luisCunha Qua Set 21, 2011 5:50 am

É sempre muito bom ver um valor emergente do bonsai em Portugal começar a mostrar serviço por essa Europa fora =) Parabéns Márcio! Fico ansioso por ler o artigo...

Talvez seja também uma lição para alguns de nós !! Apesar de fazer parte desta "família" há pouco tempo, reparo muitas vezes no clima menos bom que vai pairando no panorama nacional, vamos sair todos a ganhar muito mais se evoluirmos em conjunto de uma maneira sincera e coerente, sem bocas parvas em blogs ou fóruns Wink Pode parecer estranho estar aqui a falar disto, é apenas um desabafo...mas sinceramente agrada me muito mais ver este tipo de situações como a que o Márcio teve a sorte e privilégio de participar e contribuir!! Sei que não é o primeiro bonsaísta Português a fazer algo deste género mas é sempre com um enorme sorriso que recebo uma notícia destas Very Happy Que venham os próximos hehehe

Gosto de ver também, que o Congresso deste ano está a ter uma óptima divulgação =) Estamos todos à espera que seja um sucesso !!

Abraço a todos

luisCunha

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 42
Localização : Cascais

http://mokshainbonsai.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Márcio Meruje @ Bonsai Focus Empty Re: Márcio Meruje @ Bonsai Focus

Mensagem  Rui Fernandes Qua Set 21, 2011 9:42 am

Parabéns Márcio!

Partilho da opinião de que é sempre bom ver um português a aparecer a nível internacional! Deixei de subscrever a BF mas espero conseguir ler o artigo em qualquer sítio.

Acerca das bocas parvas em fóruns e blogs como falou o Luís acredito que se as pessoas se conhecessem pessoalmente isso não aconteceria, na maioria dos casos. A Internet ainda não foi capaz de substituir a "cerveja e o tremoço" e assim sendo, acaba por trazer sempre uma ou outra quezília que acabará por se resolver. Não esqueçamos que há coisas bem mais importantes na vida do que o Bonsai. Não vale a pena estarmos a dar demasiada importância a situações que não levam a lado nenhum. Penso que para todos os que fazem disto um passatempo ou algo mais, tem de dar prazer. Enfim, desculpem este aparte.


Márcio, mais uma vez, estás em grande! Parabéns! Very Happy

Abraço,
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Márcio Meruje @ Bonsai Focus Empty Re: Márcio Meruje @ Bonsai Focus

Mensagem  Márcio Meruje Qua Set 21, 2011 12:52 pm

Olá pessoal,

Luís : Obrigado pelas palavras e gostava que essas palavras fossem realmente o ponto de ordem no bonsai em Portugal: o bonsai, e todos nós, sairiam a ganhar.

Rui: pois é, nada como a cerveja e o tremoço (ou o nosso bom tinto!) para colocar a conversa em dia ! O bonsai ocupa-nos muito tempo e para quê confusões ? No fundo interessa termos as nossas árvores nas melhores condições e conseguirmos evoluir ao longo dos anos... Se isto não acontecer devemos fazer uma reflexão profunda do nosso caminho no bonsai, estou ou não estou certo?


Quanto ao artigo propriamente dito, e levantando um pouco o véu....

O artigo centrou-se na estilização de um buxus recolhido há muitos anos atrás em França e que foi passando de mãos em mãos até chegar a Jean-Paul Polmans. Encontrei-o no seu espaço desde o início, ou muito perto disso - a memória já me falha ! - e tentei saber se o poderia adquirir. Prontamente foi-me dito que não e foi aqui que a história do artigo começou até que um dia de Abril me foi dito: "é esta a tua árvore para a demonstração, o buxus de que gostas tanto..." (é isto que não vem na revista...eheh
) .
Em Abril tive a oportunidade de trabalhar essa mesma árvore o que me deixou muito feliz, mas de certo modo também com a responsabilidade de dar o melhor fim a um material de muita qualidade.
E no final do dia já sem o ritmo frenético do arame e do "flash" a pergunta que me fiz foi: "e se tudo começasse agora, faria igual?" A minha resposta quando no dia seguinte coloquei novamente a árvore no estúdio foi um sim. Afinal o bonsai é mais que a posse de uma árvore e só a possibilidade de a modelar, de fazermos com ela o que já idealizamos, é algo muito bom onde tudo o resto vai surgindo...

Curiosamente a foto-reportagem foi longa, com muitas perguntas e no final dela devo dizer que é grande lição é o "deixar fluir a árvore". Como diria François Jeker é "preciso escutar a árvore quando a estilizamos" . Esta frase foi talvez das pequenas coisas que mais me marcou até hoje quando no fim de uma estilização Jeker me perguntou: "escutaste a árvore?"

Ter a possibilidade de o fazer para uma revista é uma "escala diferente", que muito me honrou e que aproveitei, mas em cada uma das nossas árvores poderemos fazer tudo isto sem "flash" e sem "pressa"... E é disto que o bonsai em Portugal, na minha leitura, precisa !

Existe bom material que precisa ser "escutado"...


Bom, e fico-me por aqui que já me alonguei em demasia . Desculpem lá o desabafo, não querendo transformar este tópico numa análise do panorama nacional !

Por motivos de copyright não posso colocar as fotografias mas poderão ver parte do artigo quando sair a versão digital da revista Wink


Grande abraço, e obrigado mais uma vez,

Márcio Meruje
Márcio Meruje

Mensagens : 124
Data de inscrição : 12/11/2009
Localização : Covilhã, Portugal

http://www.kenshobonsaistudio.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Márcio Meruje @ Bonsai Focus Empty Re: Márcio Meruje @ Bonsai Focus

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Set 21, 2011 12:54 pm

Márcio, parabéns!

Já sabia disto há uns tempos (sou subscritor da versão digital da BF), mas acabei por me esquecer de te falar nisso (desculpa, até já houve oportunidade). Acho óptimo que comecem a aparecer mais trabalhos de portugueses. Estou ansioso por ler o artigo e ver o teu trabalho. Very Happy

Quanto às bocas parvas... bom Luís, há muita coisa que contribui para o ambiente estranho, a começar por pessoal a dizer mal uns dos outros nas costas e depois pela frente são todos muito amigos. Estou farto de ver amizades de conveniência e falta de honestidade intelectual. Há até pessoas que se registam com nomes falsos e/ou anonimatos e andam nos blogs a fazer comentários que, muito sinceramente, são do mais baixo e mais mesquinho imaginável e que me irritam - e pior, essas pessoas vangloriam-se do que fazem a outros bonsaistas! Muita gente tem a mania de que o bonsai português está cheio de artistas, muita gente tem a mania de que é um grande artista do bonsai e que os outros são todos uns totós; há muitas pessoas com um ego gigante e com atitudes que nada têm a ver com o que deve ser o espírito do bonsai. Quem me conhece há mais tempo sabe que no passado fiz grandes "cruzadas", nem sempre da forma mais correcta e isso fez-me perder razão (sempre tive muito sangue na guelra), mas hoje em dia acho que há essencialmente duas hipóteses: a) aguentar com isso tudo e seguir em frente com um sorriso genuíno e em silêncio, é o ideal para quem tem bom estômago; b) afastar-se da podridão e ficar no seu canto com as suas árvores e em silêncio, o ideal para quem tem estômago mais fraco. Acho que não vale a pena mencionar estas coisas em público, muito menos discuti-las - nunca se chega a lado nenhum - mas a verdade é que não resisti a fazer um aparte ao teu comentário.

Pessoalmente, deposito grandes esperanças nos Congressos da Federação, no deste ano e nos futuros... E também nos bons profissionais (ou semi-profissionais, como alguns preferem ser reconhecidos) de bonsai que vamos tendo no país e que estão, a meu ver, a dar um bom exemplo. Pode ser que com o tempo, tal como as nossas árvores, as pessoas (eu incluído) mudem para melhor. Smile

Márcio, mais uma vez, parabéns!

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Márcio Meruje @ Bonsai Focus Empty Re: Márcio Meruje @ Bonsai Focus

Mensagem  Márcio Meruje Qua Set 21, 2011 1:00 pm

Pedro, comentámos quase simultaneamente ! Eu prefiro a opção A, e penso que o meu último comentário vai ao encontro do que falaste !
Na verdade, vamos fazendo o que podemos, com o que podemos, e isso é o caminho do bonsai, seja enquanto amador, seja enquanto profissional ou semi-profissional vá !!

O bonsai em Portugal pode ganhar com tudo isto e a organização do congresso, tão bem sucedida noutro anos - não esquecendo todo o trabalho feito pelo Bonsai Club Braga e Associação Lusitana de Bonsai - é um pequeno passo para a evolução do bonsai no nosso país ... Até me atreveria a dizer que é bom que a Federação um dia pense em ser palco da EBA ! Wink


Grande abraço, e obrigado.
Márcio Meruje
Márcio Meruje

Mensagens : 124
Data de inscrição : 12/11/2009
Localização : Covilhã, Portugal

http://www.kenshobonsaistudio.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Márcio Meruje @ Bonsai Focus Empty Re: Márcio Meruje @ Bonsai Focus

Mensagem  Fernando Bernardino Qua Set 21, 2011 1:57 pm

Olá Márcio,
venho aqui felicitar-te e tambem agradeçer o empurrão que deste na divulgação desta arte emergente no nosso país, não sou um subscritor abitual desta publicação, mas acho que vou começar a ser Smile , máis uma vez, parabens.

Fernando Bernardino

Mensagens : 147
Data de inscrição : 03/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Márcio Meruje @ Bonsai Focus Empty Re: Márcio Meruje @ Bonsai Focus

Mensagem  Mario Eusebio Qua Set 21, 2011 3:16 pm

Viva Márcio!

Parabéns, o teu desempenho não so enaltece o teu trabalho mas como já foi dito, contribui em muito para tirar o pais do anonimato.

Em relação á temática que está aqui a ser referida, concordo com as opiniões emitidas, eu pessoalmente tenho uma paixão por esta arte e para mim o cerne da questão está nas árvores e não nas pessoas. O Pedro, tocou um ponto que infelizmente é bem real e que tem tudo a ver com as pessoas e pouco a ver com as árvores. Somos tão poucos, mas é incrivel os jogos de bastidores que se fazem para ver as pessoas umas contra as outras, muito sinceramente estou cada mais mais na segunda opção do Pedro, por inumeras razões, mas recordo-me de duas que me fazem tender mais para esse lado, primeiro, há uma série de pessoas que julgam que eu, o Pedro e o Rui, criamos o fórum para nos vangloriarmos, essas mesmas pessoas pensam isso, porque seria se calhar o que se passaria se eles estivessem no nosso lugar. Vou contar aqui uma inconfidência que nunca passou de nós os 3, a principio este projecto era apenas para fazer a ponte entre 3 amigos e partilharmos os projectos que devido á distancia não podiamos discutir in loco, entretanto como não havia fórum nenhum para discutir bonsai ao nivel que nós gostariamos, acabamos por tornar isto publico, mas por tudo o que já se passou nos bastidores, qualquer um dos 3 já pensou em terminar o projecto e muito sinceramente qualquer dos propósitos que norteou a sua aparição está longe de ser atingido tendo chegado a altura de tomar decisões, porque sinceramente não estamos aqui para brincar aos fóruns, mas o mesmo tipo de coisas que se passa aqui é transposto para o panorama nacional. Depois do que me aconteceu na vida, tenho outras prioridades e ao mesmo tempo agoçou ainda mais a minha critica e aqui entra a segunda razão dum afastamento, as pessoas fazem um tipo de forcing de maldicência com o obectivo de pôr toda a gente ao barulho para que eles assistão de bancada ao jogo que eles fomentaram, falo de coisas concretas, com o individuo X chegar á minha beira, numa atitude de muito amigo, dizer "concretamente", que o Márcio não me pode ver nem pintado e de seguida de certeza, que vai para o Márcio dizer que o Mário não o pode ver nem pintado ! E o mesmo se passa com outras pessoas. Qual é o objectivo desta gente?!

Era bom que as pessoas, fossem honestas, sobretudo com elas próprias e depois respeitassem os outros.

Márcio, desculpa alongar o tópico, mas até acho bom o despertar das consciências!

Parabéns! Ah e se possivel era porreiro digitalizar o artigo para quem não tem acesso á Focus podesse ter noção do trabalho e da projeção que o mesmo tem.


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Márcio Meruje @ Bonsai Focus Empty ...

Mensagem  David Carvalho Qua Set 21, 2011 3:45 pm

Olá a todos,

Embora compreenda o tema da conversa paralela e a sua importância e não querendo tomar o papel de moderador pois não o sou nem o ambiciono, acho que este tópico deveria ser de celebração em volta do Márcio, por o mesmo ter tido a oportunidade de aparecer com um artigo sobre o seu trabalho provavelmente na melhor revista Ocidental de Bonsai.

O tema discutido à parte é demasiado triste para acompanhar a importância do feito do Márcio.

Mais uma vez Márcio, os meus Parabéns,

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Márcio Meruje @ Bonsai Focus Empty Re: Márcio Meruje @ Bonsai Focus

Mensagem  Rui Fernandes Qua Set 21, 2011 4:04 pm

Bem,

não era o tópico certo para se falar sobre isto e não serei eu dar continuidade a este tipo de assuntos. A minha opinião sabem-na o Pedro e o Mário e por aqui me fico.

Em relação à resposta do Márcio é que fiquei a pensar. Estava no jardim apreciar as árvores e veio-me à cabeça algo que achei interessante reflectir. O Márcio referiu que:

O bonsai ocupa-nos muito tempo e para quê confusões ? No fundo interessa termos as nossas árvores nas melhores condições e conseguirmos evoluir ao longo dos anos... Se isto não acontecer devemos fazer uma reflexão profunda do nosso caminho no bonsai, estou ou não estou certo?

Não estou certo disto Márcio. Vais achar piada à forma que encontrei de escrever os meus pensamentos mas pedia-te/vos que entrassem no espírito e reflectissem também. Será que queremos e podemos todos evoluir ao mesmo ritmo e no mesmo sentido? Será que vivemos isto todos da mesma forma? Será que nos ocupa a todos muito tempo? O que é muito tempo? E se não quisermos viver o Bonsai de forma tão intensa como o fazem outros (e muito bem) será que devemos mesmo fazer uma reflexão profunda nesta arte? Porque temos de a fazer?

Enfim, o que quero dizer é que penso que cada um vive isto de forma diferente. Particularmente não sinto que evolua sempre ao mesmo ritmo. Cada ano é um ano e todos são vividos de forma diferente. Tenho períodos em que pouco tempo tenho para me dedicar como seria preciso. Mas dá-me sempre gozo ver o pouco que tenho e imaginar o que um dia poderá sair dali. Hoje tenho pouca disponibildade mas amanhã posso ter maior tal como já tive no passado.

E porque é que isto me pôs a reflectir? Porque me faz um pouco de confusão a perspectiva do tudo ou nada em algo que, para a grande maioria, não passa de um passatempo. Outros haverão que se dedicarão e se tornarão expoentes máximos em Portugal e até lá fora. Mas a grande maioria não terá árvores de nível internacional. E se não as conseguirem ter pode ser porque não conseguem ou porque simplesmente não querem. E até há quem as tenha e nem as trabalhe por si. Gostam de as contemplar no seu espaço mas quem as cuida são artistas que fazem esse tipo de trabalhos. Agora concordo contigo numa coisa. Para quê confusões? Smile

Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Márcio Meruje @ Bonsai Focus Empty Re: Márcio Meruje @ Bonsai Focus

Mensagem  luisCunha Qua Set 21, 2011 7:59 pm

Olá a Todos !

A minha intenção com aquele desabafo, não era sinceramente criar algum tipo de conflito aqui! Apenas uma opinião sincera e frontal do que me vai deixando triste neste pouco tempo que pratico bonsai, não querendo nunca com isto desviar o assunto do que é realmente importante, o artigo em que o Márcio participou Very Happy

Concordo com quase tudo o que foi dito, mas Pedro, acho que seria bom irmos falando disto de uma maneira aberta, pois eu acredito que podemos todos (e porque somos mesmo muito poucos como diz o Mário) evoluir, partilhar, conviver e discutir opiniões, juntos e de uma forma construtiva, isto pode ser uma utopia minha mas pronto eu sou assim Smile Vejo sempre o lado positivo das coisas e como estou habituado por questões profissionais, a trabalhar em equipa para salvar a pele, gosto de acreditar que isso também pode ser feito no bonsai... Cada vez mais, vamos enfrentar dificuldades nas nossas vidas, com vários problemas que estão a surgir no nosso modelo de sociedade, então é bom que, como felizardos que somos em ter descoberto o bonsai como hobbye, nos deixemos levar só pelo prazer que nos dá contemplar as árvores no nosso jardim ou de um amigo e deixarmos o ego de lado e as pessoas mal intencionadas que vamos descobrindo no caminho Wink É um trabalho pessoal mas de todos nós!!! (Mas também acredito que para vocês mais velhos na arte isto já seja uma "guerra" antiga e que já não tenham a mesma paciência para intervir)

Mário quanto ao assunto do forum, não te esqueças que o que não nos derruba torna-nos mais fortes Smile Não dês o prazer a essas pessoas que falas de desistir de um projecto tão interessante e enriquecedor para todos nós ! Força aí Wink

Rui Concordo inteiramente com o que dizes ! Isto é fácil, então para quê complicar... Cada um tem o direito de ter a abordagem a esta arte que bem entende Very Happy

Abraço a todos!

luisCunha

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 42
Localização : Cascais

http://mokshainbonsai.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Márcio Meruje @ Bonsai Focus Empty Re: Márcio Meruje @ Bonsai Focus

Mensagem  Nuno Encarnação Qui Set 22, 2011 4:14 am

Viva!
Queria dar os parabéns ao Márcio pelo artigo que vai sair na Bonsai Focus.
Há uns tempos foi o Viriato Oliveira a sair com o trabalho sobre um sobreiro e agora o Márcio surge com este buxus.
É muito bom ver o bonsai nacional começar a surgir em revistas de referência e estar a ganhar maior visibilidade. Pode ser que no futuro mais bonsaístas que por cá andam, e que já começam a trabalhar com muito bom nível como se pode ver aqui neste fórum, comecem a saltar mais lá para fora e a mostrar a qualidade do que se faz por aqui.
Temos boas espécies e bom material disponível e podemos muito facilmente chegar a um nível próximo do que os nossos vizinhos espanhóis fazem.
No entanto, há algumas coisas que nos têm atrasado na evolução comparando com os "nuestros hermanos". Nomeadamente, o movimento associativo dos espanhóis é muito mais forte do que o nosso e a mobilização gregária também. E por outro lado, eles têm tido um apoio político muito importante para o surgimento de espaços de referência como o Museu de Alcobendas, que exige grande investimento para a aquisição de árvores da qualidade que eles lá têm e um bom financiamento para a manutenção de tudo aquilo.
Os congressos podem ajudar a darmos o salto qualitativo que se pretende e penso que o congresso deste ano, pelo cartaz de apresenta, pode vir a ser um ponto de viragem e um marco de superior exigência para os próximos. Mas há coisas que não dá para fazer sem maior suporte financeiro e sem o patrocínio de entidades públicas ou privadas, e por isso penso que um futuro congresso da EBA ainda está muito longe de ter possibilidades de concretização no nosso país.
De qualquer modo, um forte abraço para o Márcio e que ele continue não só o bom trabalho que tem feito como também a continuar a divulgar não só o que faz cá dentro como também o que tem feito lá fora com alguns grandes bonsaístas europeus para a malta ir aprendendo umas coisas.
Abraço,
Nuno

Nuno Encarnação

Mensagens : 147
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 48
Localização : Portimão

http://al-garb-bonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Márcio Meruje @ Bonsai Focus Empty Re: Márcio Meruje @ Bonsai Focus

Mensagem  Márcio Meruje Qui Set 22, 2011 7:20 am

Olá pessoal !

Que grande conversa que aqui vai ! Gosto de ver , agora a seguir é começar a postar umas árvores para aquecer o fórum que já lá vem o frio ... Wink

Obrigado pelas palavras de felicitação.

Este tópico é importante também para ver que todos nós temos algo a acrescentar ao bonsai em Portugal com a nossa visão, e às vezes até pode ser interessante demonstrá-las.


Nuno: Que no futuro sejam muito mais portugueses Nuno !
De facto Portugal não tem conseguido até agora apanhar o "comboio" mas penso que temos algo que é um trunfo muito grande: as nossas condições climatéricas ! Temos mais sol que qualquer outro país e podemos bem aproveitar isso para desenvolver boas bases de trabalho. É preciso apostar no cultivo das árvores que recolhemos, na criação de bons exemplares a partir de estaca em campo (como têm feito os espanhóis), criar bons espaços de intercâmbio e acima de tudo, possibilitar que todos nós consigamos árvores e que seja possível trabalharmos regularmente com elas acoompanhando todo o seu desenvolvimento... isto só é possível com bom movimento associativo em ligação ao mundo profissional e claro está a criação de museus e afins só vem também ajudar !

Rui :
E porque é que isto me pôs a reflectir? Porque me faz um pouco de confusão a perspectiva do tudo ou nada em algo que, para a grande maioria, não passa de um passatempo. Outros haverão que se dedicarão e se tornarão expoentes máximos em Portugal e até lá fora. Mas a grande maioria não terá árvores de nível internacional. E se não as conseguirem ter pode ser porque não conseguem ou porque simplesmente não querem. E até há quem as tenha e nem as trabalhe por si. Gostam de as contemplar no seu espaço mas quem as cuida são artistas que fazem esse tipo de trabalhos. Agora concordo contigo numa coisa. Para quê confusões?

Não me fiz entender por completo. O que eu queria dizer era que independente dos nossos objectivos pessoais no bonsai podemos viver este hobbie de uma maneira muito positiva e a construção das nossas árvores vai, ao longo do tempo - o bonsai-do! , acompanhar tudo isso. Quando essa evolução não acontece devemos reflectir sobre o nosso caminho, se estamos realmente interessados na prática do bonsai ou se, por outro lado, estamos mais preocupados em qualquer outra coisa a que já não se chama bonsai. Repara que podemos dedicar muito tempo a cuidar de uma serissa, e de uma carmona e fazer dela um óptimo exemplar ao longo dos anos - lembro-me de um tópico no Kintall do Rodrigo de uma impressionante figueira construída ao longo de vários anos . Podemos, por outro lado, adquirir uma peça valiosíssima e trabalhar ...mas isso já não importa necessariamente. Importa a evolução, seja com que meio (árvore) for, ou não será assim ? A escolha do material, e o nosso envolvimento com a arte, já será uma outra coisa ...
Obviamente que o nosso "tempo" será sempre um factor preponderante e isso muda ao longo da vida e o factor, enquanto elemento dinâmico, também certamente mudará... Wink

O mais importante é de facto conseguirmos aproveitar as dinâmicas que se criam ao invés de criarmos confusões.

Luís: Eu repito as tuas palavras, e sabes como eu bem aprecio estes momentos...

Cada vez mais, vamos enfrentar dificuldades nas nossas vidas, com vários problemas que estão a surgir no nosso modelo de sociedade, então é bom que, como felizardos que somos em ter descoberto o bonsai como hobbye, nos deixemos levar só pelo prazer que nos dá contemplar as árvores no nosso jardim ou de um amigo e deixarmos o ego de lado e as pessoas mal intencionadas que vamos descobrindo no caminho

Mário, last but not least : Os fóruns dependem das pessoas que os fazem e devo dar os parabéns à equipa que pela primeira vez no bonai em Portugal, ainda que passando por momentos controversos, conseguiu criar um espaço onde já vi trabalhos e discussões de muita qualidade. Tenho pena que se registem longo períodos sem actualizações mas isso também depende de nós para mudar !


Um abraço a todos vós,
Márcio Meruje
Márcio Meruje

Mensagens : 124
Data de inscrição : 12/11/2009
Localização : Covilhã, Portugal

http://www.kenshobonsaistudio.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Márcio Meruje @ Bonsai Focus Empty Re: Márcio Meruje @ Bonsai Focus

Mensagem  rafael baptista Qui Set 22, 2011 9:45 am

boas a todos

ganda marcio, parabéns pelo artigo vou esperar pra ver... depois do Viriato aparecer com um dois seus suber... agora é a tua vez, provando que os tugas também tem algo a dizer no panorama do bonsai europeu... é bom para todos nós.

quanto a discussão nada posso opinar pois ando pra aqui meio isolado, sem saber do que vocês falam, dessas "jogadas" de "bastidores"... se é que elas existem...

abr
rafa

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Márcio Meruje @ Bonsai Focus Empty Re: Márcio Meruje @ Bonsai Focus

Mensagem  Márcio Meruje Qui Set 22, 2011 10:35 am

Obrigado Rafael !

Abraço,
Márcio Meruje
Márcio Meruje

Mensagens : 124
Data de inscrição : 12/11/2009
Localização : Covilhã, Portugal

http://www.kenshobonsaistudio.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Márcio Meruje @ Bonsai Focus Empty Re: Márcio Meruje @ Bonsai Focus

Mensagem  Leonel Martins Sex Out 07, 2011 12:13 pm

Não sei se foi bug do meu pc mas este tópico passou me ao lado Very Happy !
De qualquer forma Márcio e mais uma vez parabéns pela excelente modelação realizada no buxus que sem dúvida ficaria bem em qualquer viveiro não é ?? ( na minha varanda ficava a matar hehe)!!
Estou de acordo com praticamente tudo o que foi dito nos posts anteriores e infelizmente no pouco tempo que tenho disto também consegui aperceber me dos atritos e tais "jogos" de bastidores. Mas como todos se vão dando conta ao longo da vida este tipo de situação e atitude está sempre presente seja no campo profissional ou mais pessoal. Pessoalmente quando não sou metido ao barulho tento simplesmente ignorar e penso que neste caso deverá passar por aí...
O que interessa mesmo é tentarmos evoluir como um todo seja com este forum seja com expos, encontros, porque este nosso hobby/ arte vale mesmo a pena!
Grande abraço Márcio !!
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Márcio Meruje @ Bonsai Focus Empty Re: Márcio Meruje @ Bonsai Focus

Mensagem  Pedro G C Almeida Sex Out 28, 2011 6:57 am

Márcio,

Li ontem o artigo. Parabéns pelo trabalho realizado e pela boa imagem do bonsai em Portugal que conseguiste transmitir. A árvore daqui a uns anos vai ficar um espanto. Smile

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Márcio Meruje @ Bonsai Focus Empty Re: Márcio Meruje @ Bonsai Focus

Mensagem  Nelson Lopes Qua Nov 02, 2011 3:09 am

Bom dia,

gostava de ler, mas não tenho acesso à revista.
Existe algures um link para o mesmo ou alguém já digitalizou?
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Márcio Meruje @ Bonsai Focus Empty Re: Márcio Meruje @ Bonsai Focus

Mensagem  Pedro G C Almeida Dom Nov 06, 2011 4:07 pm

Olá Nelson,

Eu li porque assino a versão digital da Bonsai Focus. Consigo ler a revista umas 3 semanas antes de chegar a casa dos assinantes da versão impressa. Tanto quanto sei, para além do site oficial da Bonsai Focus, não existe nenhum link onde possas ler...

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Márcio Meruje @ Bonsai Focus Empty Re: Márcio Meruje @ Bonsai Focus

Mensagem  Márcio Meruje Qui Nov 10, 2011 10:37 am

Obrigado a todos !

A edição digital é bem mais cedo é ! Smile ... Recebi a revista nesta última semana mas, como devem compreender devido a direitos de copyright, não posso publicar as fotos da photo-demo.

Quem quiser ver pelo menos a parte inicial pode consultar a página da bonsai focus: www.bonsaifocus.com

Abraço,
Márcio Meruje
Márcio Meruje
Márcio Meruje

Mensagens : 124
Data de inscrição : 12/11/2009
Localização : Covilhã, Portugal

http://www.kenshobonsaistudio.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Márcio Meruje @ Bonsai Focus Empty Re: Márcio Meruje @ Bonsai Focus

Mensagem  Márcio Meruje Ter Abr 24, 2012 1:57 pm

Possivelmente alguns de vocês já viram a árvore em questão transplantada mas deixo aqui a foto possível da última semana da árvore a que faz referência o artigo. Espero que gostem .

Obviamente que ainda não será o vaso final mas já é possivel perfilar-se o futuro desta árvore .
No final deste ano, se a ávore apresentar um bom crescimento, já será possível proceder a uma aramação fina dos ramos para melhor definir a estrutura.

Márcio Meruje @ Bonsai Focus Img5778h

Márcio Meruje
Márcio Meruje

Mensagens : 124
Data de inscrição : 12/11/2009
Localização : Covilhã, Portugal

http://www.kenshobonsaistudio.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Márcio Meruje @ Bonsai Focus Empty Re: Márcio Meruje @ Bonsai Focus

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos