Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

oliveira [Olea eropaea silvestris]

5 participantes

Ir para baixo

oliveira [Olea eropaea silvestris] Empty oliveira [Olea eropaea silvestris]

Mensagem  Joaquim Gervásio Seg Fev 14, 2011 4:53 pm

Boas noites
Resultante dos trabalhos de transplante deste fim de semana quero aqui mostrar uma pequena oliveira que recolhi já la vão5 ou 6 anos.
Tem estado em vaso de cultivo e só agora ganhou este vaso.
Agradeço sugestões e criticas sobre a arvore, o vaso e o conjunto.
Cpmts
oliveira [Olea eropaea silvestris] P2135994
Joaquim Gervásio
Joaquim Gervásio

Mensagens : 33
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

oliveira [Olea eropaea silvestris] Empty Re: oliveira [Olea eropaea silvestris]

Mensagem  Nelson Lopes Ter Fev 15, 2011 1:25 am

Boas Joaquim, estive tão ocupado com os outros transplantes que nem vi bem esta oliveira.
Gosto do vaso Gervasioname e no meu entender fica bem com estas Oviveiras Silvestres.

Quanto à Oliveira acho que eu seria mais radical. Tem um nebari até interessante acho no entanto que está um pouco alta e tem aquela secção do meio bastante recta. Provavelmente optaria por um shohin e construia a árvore a partir do primeiro ramo como novo ápice. Para além de baixar a árvore potenciava ainda mais a proporção do nebari e traria uma conicidade interessante...
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

oliveira [Olea eropaea silvestris] Empty Re: oliveira [Olea eropaea silvestris]

Mensagem  Leonel Martins Ter Fev 15, 2011 3:38 am

Boas,

Sou da mesma opinião do Nelson, também reduziria ao primeiro ramo tentando trazer alguma conicidade. Não dá para perceber mto bem como é a base da planta mas ao reduzi-la provavelmente terias de alterar a frente para obter uma melhor imagem geral.
O vaso está bastante interessante, parabéns ao seu criador Smile !
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

oliveira [Olea eropaea silvestris] Empty Olea

Mensagem  David Carvalho Ter Fev 15, 2011 4:32 am

Olá Joaquim,

Tendo em conta a velocidade a que as Oleas crescem, acho que deverias recomeçar o projecto num âmbito Shohin como já foi referenciado acima. A parte mais interessante da árvore é sem duvida o nebari e aquela parte antes do primeiro ramo, todo o resto parece-me bastante monótono e com falta de conicidade. Acho que não precisas de te preocupar caso tomes a decisão de recomeçar o projecto, pois as Oleas são realmente vigorosas e em 1 ou 2 épocas de crescimento tens a estrutura base mais ou menos orientada.

Está claro que agora pós-transplante não faria qualquer modificação, deixava passar um aninho, pensava bem sobre o assunto Smile assim a árvore já estaria totalmente recuperada e pronta para novas decisões Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

oliveira [Olea eropaea silvestris] Empty Re: oliveira [Olea eropaea silvestris]

Mensagem  Mario Eusebio Qua Fev 16, 2011 2:46 am

Viva !

Eu alinho pela maioria Smile! Acho que a árvore poderá ficar interessante se for cortado pelo primeiro ramo, caso contrário está desproporcional e o tronco revela-se monótono.

Joaquim, 6 a 7 anos!!!!??? Com o teu clima e sol era para já estar pronta a árvore....anda a passar muito fome Smile Smile Dá-lhe de comer Wink

Agora a sério, tendo em vista que é uma silvestre, que cresce muito bem, se cortares por baixo em poucos anos terás a planta encaminhada.




Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

oliveira [Olea eropaea silvestris] Empty Re: oliveira [Olea eropaea silvestris]

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos