Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Olea_nov_08

+6
Rui Fernandes
Henrique Leite
Bruno António
rafael baptista
Mario Eusebio
Leonel Martins
10 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Olea_nov_08 - Página 2 Empty Re: Olea_nov_08

Mensagem  Henrique Leite Dom maio 29, 2011 5:41 pm

Ola Leonel.

Parabens pelo desenvolvimento dessa Oliveira, esta mesmo no bom caminho e acredito que em muito pouco tempo vamos ter um exemplar de alto nivel.

Agora é dar mais comidinha "adubo" com fartura a essa Oliveira e vais ver que a evolução "crescimento e engrossamento dos Ramos" vai ser bem mais rapido.

Mais uma vez Parabens e Boa sorte na continuação deste projecto.

Henrique Leite

Mensagens : 161
Data de inscrição : 21/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_nov_08 - Página 2 Empty Re: Olea_nov_08

Mensagem  Leonel Martins Seg maio 30, 2011 11:43 am

Boas,
Obrigado pelas tuas palavras Very Happy ! Espero continuar no "BOM" caminho com esta e outras das minhas árvores. É sempre bom ver resultados
da nossa dedicação e isso aplica-se a tudo não é!
Abraço
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_nov_08 - Página 2 Empty Re: Olea_nov_08

Mensagem  Leonel Martins Qui Nov 03, 2011 3:39 pm

Venho actualizar o desenvolvimento desta ólea que apesar dos ataques constantes da lagarta que atrasaram bastante o seu crescimento Mad, lá arrancou já numa fase 1 pouco tardia este ano, mas pronto vale mais tarde do que nunca.
Olea_nov_08 - Página 2 24g9cmc
Olea_nov_08 - Página 2 Mwupi0
Ver se tenho tempo de fazer uma escolha e redução dos rebentos de forma a preparar o ano que vem, se não houver tempo ficará assim mais uns mesitos Very Happy ...
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_nov_08 - Página 2 Empty Re: Olea_nov_08

Mensagem  Paulo Sampaio Sex Nov 04, 2011 2:47 pm

Isso da lagarta tem bom remédio, o principio activo Bacilus Thumberiengis (na bayer corresponde ao bactil). Funciona por contacto, é um produto biológio e aniquila a lagarta. Deve colocar-se nos primeiros sinais, quando se vê borboletas pequenas que voam baixo junto das oliveiras, folhas juntas que tem a lagarta no meio. Se colocado regularmente, sobretudo quando a oliveira lança nova rebentação reduz significativamente o aparecimento desses bichos milimétricos devoradores de oliveiras. Em 1/2 dias são capazes de devorar toda a nova rebentação.

Abraços

Paulo Sampaio

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_nov_08 - Página 2 Empty Re: Olea_nov_08

Mensagem  Leonel Martins Sáb Nov 05, 2011 6:57 am

Pois o problema é que quando me dei conta já me tinham quase dado conta da 1ª brotação de todas as árvores, ataquei logo a seguir com a dose isto +- de 15 em 15 dias.
Abraço
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_nov_08 - Página 2 Empty Olea

Mensagem  David Carvalho Sáb Nov 05, 2011 10:51 am

Olá Leonel,

A base da árvore é muito engraçada e dá para fazer um projecto super interessante, o tronco apresenta uma boa conicidade e esta árvore com uma boa ramificação desenvolvida vai ficar daqueles projectos com piada.

Agora pessoalmente eu fazia madeira morta, pois a casca de base da olea é fraquinha e é algo que salta logo à vista, com madeira morta reduzias a quantidade de casca visivel e ao mesmo tempo conseguias ganhar mais um detalhe interessante na leitura do tronco, senão parece-me tudo muito óbvio.

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_nov_08 - Página 2 Empty Re: Olea_nov_08

Mensagem  Mario Eusebio Seg Nov 07, 2011 8:50 am

Viva Leonel!

A questão da madeira morta, será a meu ver, mais uma questão de gosto pessoal, se gostares da árvore assim, acho que não haverá mal se não fizeres a madeira. Por outro lado o David diz e bem, que a madeira morta acaba por adicionar um pouco de "história" e idade. A meu ver, não fazia madeira morta, pois a casca vai continuar liza, mesmo que faças a madeira morta, o que significa que a árvore entrará em contrasenso, isto é, quer denotar idade, mas a casca está a dizer outra coisa Wink percebes o meu ponto de vista?

Uma das coisas que acho que deves rever é o primeiro ramo da direita! O primeiro ramo da esquerda está lá a marcar a presença como "primeiro" ramo, logo o ramo da direita está quase ao mesmo nível, ficando a árvore mais estática, logo se o retirares ficará o ramo por cima dele criando uma assemetria interessante.


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_nov_08 - Página 2 Empty Re: Olea_nov_08

Mensagem  Leonel Martins Seg Nov 07, 2011 12:49 pm

Olá,

Obrigado pelas opiniões David e Mário, em relação à madeira morta não deverá ser opção para já de acordo com a ideia que tenho para esta árvore, agora no futuro irei provavelmente ter de fazer 1 uro ou algo do género para disfarçar 1 ponto de armazenamento de energia na base desta árvore (batatinha lol) que começa a ficar inestético apesar da ligeira rotação que houve no transplante ter disfarçado 1 pco esse ponto, o problema continuará lá.
Mário entendo perfeitamente o teu ponto de vista e neste caso sou basicamente da mesma opinião.
Em relação ao ramo da direita, sim encontra-se quase ao mesmo nível do meu sashi eda, deixei o estar para tentar ganhar ali 1 pco de profundidade no desenho da árvore, já tenho ali 1 rebento quase na partida do mesmo que poderá vir a disfarçar a sua parte inicial, de qualquer forma se não me agradar daqui a uns tempos nada mais fácil de resolver Very Happy .
Abralço
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_nov_08 - Página 2 Empty Re: Olea_nov_08

Mensagem  Pedro G C Almeida Seg Nov 07, 2011 1:50 pm

Leonel,

Não tenho muito a acrescentar ao que foi dito, nas opções estéticas estou com o Mário. Quero no entanto enaltecer o cultivo que tens feito e o teu cuidado em engrossar os ramos mais baixos - meu ver isso é fundamental para tornar o projecto credível.

Continua o bom trabalho e vai mostrando o progresso. Smile

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_nov_08 - Página 2 Empty Re: Olea_nov_08

Mensagem  Leonel Martins Qua Nov 09, 2011 12:54 pm

Thanks for the reply Very Happy !
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_nov_08 - Página 2 Empty Re: Olea_nov_08

Mensagem  Leonel Martins Ter Mar 13, 2012 1:28 pm

Mais 1 árvore preparada para a próxima temporada, redução geral da vegetação e ligeira defoliação. A ver se este ano consigo 1 bom crescimento geral da planta!
Olea_nov_08 - Página 2 34fk7sn
Abraço
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_nov_08 - Página 2 Empty Re: Olea_nov_08

Mensagem  Mario Eusebio Ter Mar 13, 2012 4:29 pm

Viva!

Bom trabalho cheers !

Este projecto evolui rapidamente Smile Parabéns!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_nov_08 - Página 2 Empty Re: Olea_nov_08

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos