Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bouganvillia gigante

5 participantes

Ir para baixo

Bouganvillia gigante Empty Bouganvillia gigante

Mensagem  Fernando Bernardino Seg Out 18, 2010 2:29 pm

Boa noite,
Caros amigos, venho aqui apresentár uma Bouganvillia que salvei de uma obra no iniçio deste ano, quando chegou ás minhas mãos, era nada mais do que um tronco practicamente sem raizes:
Bouganvillia gigante 2cdv87o

mas á medida que a primavera foi chegando (muito devagarinho, e muito molhada por certo) lá foram aparecendo os primeiros sinais de que afinal estáva viva:

Bouganvillia gigante 6xrmgw

Bouganvillia gigante 2091wd1

Eu sei, que segundo os padrões normais esta é uma arvore muito grande e recta nos três quartos superiores do tronco e já tenho planeado fazêr-lhe um alporque na proxima primavera para assim aproveitár a parte superior da arvore para o futuro, e comessar a desenvolver algo da base, aqui vão mais algumas fotos para dár uma ideia do estádo actual da arvore, e para me aconselhárem no melhor rumo a seguir (se é que há algum, affraid ) agora, se estou a sêr megalomaniaco, digam-me, "na me vô sentiri ofendide" Crying or Very sad
Bouganvillia gigante 3023uz8

Bouganvillia gigante 103e89z

Já agora as dimensões são 24cm na base junto ao substrato por 120cm de altura mas tenciono deixar só 40cm da base e daí comessar o trabalho do zero, abráços...

Fernando Bernardino

Mensagens : 147
Data de inscrição : 03/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bouganvillia gigante Empty Re: Bouganvillia gigante

Mensagem  Mario Eusebio Ter Out 19, 2010 1:50 am

Viva Fernando!

Tens aqui uma excelente base, sobretudo na primeira fase do tronco onde faz aquela curva. Penso que é essa parte que estás a pensar utilizar!?

Como é o nebari?


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Bouganvillia gigante Empty Re: Bouganvillia gigante

Mensagem  Fernando Bernardino Ter Out 19, 2010 2:15 am

Viva Mário,
Aqui vão um par de fotos do nebari, desculpa a qualidade mas foi o melhor que consegui fazêr... a parte do lado esquerdo é madeira morta, tou com receio de que me comesse a apodreçer muito depressa, algum conçelho? Obrigado...Abráço.
Bouganvillia gigante 2jg34sx

Bouganvillia gigante Jsyat0


Fernando Bernardino

Mensagens : 147
Data de inscrição : 03/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bouganvillia gigante Empty Re: Bouganvillia gigante

Mensagem  Mario Eusebio Ter Out 19, 2010 2:45 am

Viva!

Obrigado!

Pois a madeira é muito mole, mas se aplicares um endurecedor de madeira e se for convenientemente tratada consegues manter a maderia, embora admita que vá ser muito dificil!

No entanto se calhar essa zona pode ser aproveitada para fazer um sabamiki até ao topo que te permita disfarçar o corte que terás que fazer na zona do ápice! Como o tronco faz um ligeira curvatura, podes escavar o rasgo de forma a ficar um pouco espiralado, mas são só suposições, sem ver a árvore ao vivo é mais complicado. A casca por cima dessa zona morta visivel também deve já estar morta em parte, é uma questão de ires vendo aos poucos!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Bouganvillia gigante Empty Re: Bouganvillia gigante

Mensagem  Henrique Leite Ter Out 19, 2010 5:06 am

Ola Fernando.

Desde ja os meus paranems ja que tens ahi uma boa base de trabalho!!! e concordo com o Mario ja que no primeiro quarto do tronco"ate um pouco mais abaixo da mancha branca na ultima foto" tens um movimento engraçado logo no inicio e ate esse ponto de referência tens algum "tachihagari" afunilamento no tronco, eu faria essa a minha base de trabalho.

Henrique Leite

Mensagens : 161
Data de inscrição : 21/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bouganvillia gigante Empty Re: Bouganvillia gigante

Mensagem  Rui Fernandes Ter Out 19, 2010 6:20 am

Olá Fernando.

Sim senhor! Tens apresentado belos projectos! Este é mais um que se apresenta como um bom desafio e uma aprendizagem para todos nós.

Na minha opinião reduziria bastante a altura. Provavelmente ali perto do último ramo que se vê cortado antes do topo, tomando como referência a primeira foto, ou um pouquito mais abaixo.

Neste tipo de árvores gosto de ver um nebari radial quanto possível e esta obviamente não o tem. A mim faz-me um pouco de confusão e por isso, quando a árvore se mostrasse viogorsa e saudável, pensaria num alporque para refazer o mesmo. Não sei o que pensas disto...

De resto, obrigado pela partilha.

Cumprimentos,
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Bouganvillia gigante Empty Re: Bouganvillia gigante

Mensagem  Fernando Bernardino Sáb Fev 19, 2011 7:18 am

Boa tarde pessoal,
Esta bouganvillia levou hoje mais uma volta, depois de uma atribulada e trabalhosa manhã, finalmente encontra-se na posição em que se vá desenvolver daqui em diante, e depois de um encontro imediato com a motoserra está agora com as dimenções que tinha pensado para ela, espero que gostem de como ficou esta base, eu estou contente, e daqui para a frente, é cultivo, e extruturação da copa, abráços...

Bouganvillia gigante 29fp7hg

Bouganvillia gigante 258y0ib

Bouganvillia gigante Zwax49

Bouganvillia gigante 24nl7k8

Bouganvillia gigante 14dqdes

Fernando Bernardino

Mensagens : 147
Data de inscrição : 03/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bouganvillia gigante Empty Re: Bouganvillia gigante

Mensagem  Mario Eusebio Dom Fev 20, 2011 2:17 pm

Viva!

Eu gostei muito da dinámica aproveitada no tronco, acho que que conseguiste dar algum movimento e interesse a um tronco massivo e com pouca conicidade!

Agora é encher de ramos e massa verde!



Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Bouganvillia gigante Empty Re: Bouganvillia gigante

Mensagem  Fernando Bernardino Seg maio 30, 2011 2:51 pm

Boa noite amigos,
Aqui estou eu de novo para mostrar a evolucao desta Bouggie que esta a mostrar grande vigor e paciencia com todas as torturas que tem passado nas minhas maos, hoje passei a tarde a escolher ramos para a ramificacao primaria e a colocalos nas posicoes que penso serem as mais apropriadas para a formacao da nova copa, depois de muito trabalho criativo (leia/se inesperiente e amador), muito arame e cordel para os extensores foi assim que ficou...
Foto do antes...

Bouganvillia gigante 2epndrs

Fotos do depois...

Bouganvillia gigante Fvfo1j

Bouganvillia gigante Sno402

Agora vai ficar descansada por uns tempos para recuperar, e para ramificar mais um bocado, ate logo, obrigado...






Fernando Bernardino

Mensagens : 147
Data de inscrição : 03/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bouganvillia gigante Empty Re: Bouganvillia gigante

Mensagem  Mario Eusebio Ter maio 31, 2011 10:57 am

Viva Fernando!

Interessante! Estas meninas crescem que nem doidas Smile!

Acho que terás que trabalhar a zona do corte no topo, para a transição não ser tão abruta.


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Bouganvillia gigante Empty Re: Bouganvillia gigante

Mensagem  Fernando Bernardino Sáb Out 20, 2012 10:07 am

Ja nao fazia aqui um update do progresso desta buga, mas devido a curiosidade de um amigo, decidi mostrar aqui o estado em que se encontra de momento...

Bouganvillia gigante 35aozv9

Bouganvillia gigante 9kupi1

A segunda foto e para mostrar a parte onde sera trabalhada a madeira morta para melhorar a conicidade, mas para ja nao vou tocar, nao quero meter os pes pelas maos...

Fernando Bernardino

Mensagens : 147
Data de inscrição : 03/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bouganvillia gigante Empty Re: Bouganvillia gigante

Mensagem  Bruno António Sáb Out 20, 2012 4:01 pm

Viva Fernando!

Que bela "buga"!! Smile
Tens que deixar crescer livremente os ramos principais durante pelo menos uma época (e depois deixar ramos de sacrifício), para ganharem uma grossura de acordo com o massivo tronco, e a pouco e pouco vais trabalhando a madeira para disfarçar o corte... em relativamente "pouco tempo" conseguirás uma boa imagem, tal o crescimento da espécie! Wink

Deixo-te um exemplo a seguir para o teu projeto de uma antiga "buga" do Walter Pall (mas que já não está na sua coleção).

Ab.

Bouganvillia gigante 2007_07_dsc_2490vr

Bouganvillia gigante NSC_7018v
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Bouganvillia gigante Empty Re: Bouganvillia gigante

Mensagem  Mario Eusebio Qua Nov 07, 2012 2:47 am

Viva Fernando!

Como já foi dito, tens aí uma planta com um grande potencial!

Só um reparo, acho que andas a fazer transplantes a mais numa planta que ainda está muito "fresca" da recuperação! Acho estranho com o clima que vocês têm aí em baixo a planta não ter-se desenvolvido mais esta época e acho que pode ser precisamente por estar a mexer muitas nas raízes em pouco tempo. Os trabalhos a mais, são um dos obstáculos ao desenvolvimento das plantas, ás vezes é preciso deixar crescer livre para a árvore reganhar vigor!

Com esse tronco, mais uma vez digo, tens que ter os ramos inferiores muito grossos, para "bater a cara com a careta", para isso acho que este ano devias ter deixado os ramos primários crescer livres, sem sequer lhes mexer, apenas aramando a parte inicial para dar o movimento necessário.

Eu tenho uma da mesma espécie e este ano os ramos de baixo chegaram a ter mais de 3 metros, escusado será dizer que engrossaram cerca de 2 cms e a planta recuperou muito vigor, de tal forma que apesar de já estar com temperaturas muito baixas, ainda está a lançar novas rebentações!

Força com isso!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Bouganvillia gigante Empty Re: Bouganvillia gigante

Mensagem  Fernando Bernardino Qua Nov 07, 2012 10:52 am

Boa noite Mário,
de facto, foi transplantada na ultima primavera, e não vou mexer mais durante uns bons tempos nas raizes, daqui prá frente fica em repouso absoluto, abráço, Smile

Fernando Bernardino

Mensagens : 147
Data de inscrição : 03/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bouganvillia gigante Empty Re: Bouganvillia gigante

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos