Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um Alecrim...

5 participantes

Ir para baixo

Um Alecrim... Empty Um Alecrim...

Mensagem  Goncaloreis Seg Ago 16, 2010 9:53 am

Saudações!!!

Pois bem… agora que entrámos num período em que o tempo nos permite despender mais tempo com as árvores, e numa altura em que as árvores se encontram numa fase de menor actividade, decidi fazer algum trabalho com arames nos meus alecrins.
Para quem já teve a possibilidade de trabalhar com eles, deve ter a noção de que são bastante frágeis (quebram os ramos com muita facilidade :s). Por este motivo, estive sempre reticente em aramar esta espécie, procedia somente a algumas puxadas e tentava desta forma, a dar-lhes forma…

O alecrim que vos mostro foi recolhido no final de 2008 e somente neste ano, em Fevereiro, fiz um transplante.
Esta espécie chamou-me à atenção uma vez que a sua folha é consideravelmente mais pequena que os alecrins que costumo ver nesta região (desconheço o seu nome cientifico…).


Aqui ficam as fotos deste trabalho…

Um Alecrim... Alecrim1

Um Alecrim... Alecrim2

O alecrim ao contrário da maioria das árvores e arbustos, não faz backbuding o que torna difícil a sua estilização. Neste caso, praticamente todos os ramos só têm alguma folhagem na ponta… o que faz com que tenha optado por patamares em vez de uma copa compacta.

Esta foi a primeira intervenção com arames que esta árvore sofreu, por isso espero que lá para Março do próximo ano (+/-), ao fazer uma nova intervenção já possa ficar com uma melhor impressão enquanto ao futuro desta árvore…


Goncaloreis

Mensagens : 28
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 36
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Um Alecrim... Empty Re: Um Alecrim...

Mensagem  Mario Eusebio Sex Ago 20, 2010 11:26 am

Viva Gonçalo!

Eu gosto muito do tronco do teu alecrim, acho que poderá resultar num Bunjin excelente!

É para mim uma das espécies mais dificeis de trabalhar, extremamente complicadas de recuperar e transplantar, cada raíz grande significa um ramo grande, que se essa raíz for cortada o ramo morrerá e a sua teimosia em não fazer backbudding tornam-os num desafio muito complicado!

Por outro lado as suas caracteristicas são excelentes, veias nitidas, movimento, folhagem pequena, floração!

Quanto ao teu exemplar acho que está demasiado equilibrado, a copa quase em hokidachi tornam-o muito pesado, falta-lhe ritmo para ser um bunjin bom, talvez reduzir bastante a vegetação para realçar a linha elegante e feminina do tronco e criar rotura de movimento

Eu lembrei-me duma ideia rápida assim, claro que com a devida compensação de massa verde;

Um Alecrim... Alecrim2

Que achas?

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Um Alecrim... Empty Re: Um Alecrim...

Mensagem  Leonel Martins Sex Ago 20, 2010 4:58 pm

.Boas,

Olá Gonçalo, também possuo 2 alecrins modestos recolhidos em 2008 a até agora tenho conseguido aguentá-los Smile , tendo feito o transplante de 1 deles este ano. A espécie é complicada embora possua boas características para praticar tal como disse o Mario, no entanto o ponto mais negativo será sempre não fazer backbudding...
Penso tal como o Mário que deverás aligeirar a imagem da planta mas a seu tempo, gradualmente não de forma muito radical, dessa forma darás tempo a planta para ir recuperando com mais vigor e tu próprio verás de certeza a melhor opção estética a tomar.
Aramar só mesmo os rebentos verdes/novos porque depois é um estalar quase garantido Very Happy
Abraço
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Um Alecrim... Empty Re: Um Alecrim...

Mensagem  Henrique Leite Sáb Ago 21, 2010 1:31 am

Ola Gonçalo!!

Gostei do teu Alecrim!!! mas sou da mesma opinião do Mario isto é tens um belo tronco com um movimento que nos leva a seguir esse movimento e ao chegarmos ao topo vemos um Hokidachi, coisa que não "bate" certo ja que tens um tronco esbelto e sinuoso o que nos combida claramente a um Bunjin!!!
Da sugestão do Mario, Eu so retiraria a primeira pernada do lado direrito ja que temos três pernadas a a sair pelo mesmo lado, e depis seria compactar as restantes ja que com a floração tipica do Alecrim vai ficar mesmo Brutal!!!

Nas podas de manutenção para compactares tenta não usar tesouras, para não ficares com a follagem acastanhada nas pontas.
Continuação de Bom projecto.

Henrique Leite

Mensagens : 161
Data de inscrição : 21/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Um Alecrim... Empty Re: Um Alecrim...

Mensagem  rafael baptista Sáb Ago 21, 2010 7:48 am

boas gonçalo, estou do lado do pessoal,.... fica aqui mais um opção para teres em conta......

utilizando dois dos ramos do lado esquerdo...

Um Alecrim... Ale

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Um Alecrim... Empty Re: Um Alecrim...

Mensagem  rafael baptista Sáb Ago 21, 2010 10:57 am

tentei fazer um virtual... não está grande coisa mas dá pra ter uma ideia

Um Alecrim... Alecrim

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Um Alecrim... Empty Re: Um Alecrim...

Mensagem  Goncaloreis Sáb Ago 21, 2010 1:46 pm

Saudações!!!

Antes de mais, agradeço os vossos comentários Very Happy

Quando procedi a este trabalho com os arames, fi-lo a pensar na utilização de todos os ramos que o alecrim tinha e tentando dar-lhe uma imagem o mais natural possível aos olhos de um qualquer observador (conhecedor ou não)… e o trabalho final foi o que vos mostrei.
Concordo com a ideia de que esta árvore está “estranha” Embarassed . Tronco delgado, comprido e chegado ao topo, uma copa larga… efectivamente um bonsai de estilo bunjin seria o mais indicado. Mas para vos ser franco, e desculpem-me a sinceridade Embarassed , não sou um grande adepto de bunjin… não sei se pelo facto de a maioria das pessoas que não conhecem bem a arte do bonsai não se identificam com esse estilo (ou talvez de mim fale… Rolling Eyes ).

No entanto, já me tinha passado pela cabeça fazer algo do género que o Mário referiu, deixar um ramo para o lado esquerdo ou direito e tentar fazer alguma coisa engraçada com ele. Provavelmente optar um pouco mais pela noção de varrido pelo vento, uma vez que a massa verde se afastará muito do tronco (um dos problemas do backbudding…). Sem dúvida a melhor opção, a meu ver.

Já a ideia do Rafael, parece-me um pouco mais complicada de fazer… os ramos que o alecrim tem não me permitem fazer esse tipo de copa, pelo menos nos próximos anos… Mas agradeço o teu virtual e vou tê-lo em consideração da próxima vez que trabalhar esta árvore Wink .

Para já, e como devem perceber, não vou fazer qualquer intervenção, vou esperar para ver como reage e a seu tempo procedo às devidas alterações.

Agradeço mais uma vez a vossa opinião Wink .

Goncaloreis

Mensagens : 28
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 36
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Um Alecrim... Empty Re: Um Alecrim...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos