Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Olea - shohin

+5
Nuno Encarnação
Rui Fernandes
Pedro Nascimento
Mario Eusebio
Diogo Constante
9 participantes

Ir para baixo

Olea - shohin Empty Olea - shohin

Mensagem  Diogo Constante Qua Jun 16, 2010 9:09 am

Um dos meus primeiros projectos...
Teve inicio numa compra de perfeito iniciante! Olea - shohin Icon_lol
À 3 anos:
Olea - shohin Cpiadedscf3710kr0

Tentando dar volta à coisa...
Hoje:
Olea - shohin Img3406cpia
Ainda tem muito caminho de ramificação pela frente, mas gostava de ouvir opiniões sobre vasos, não é o meu forte...

Opiniões/criticas são bem vindas...
Obrigado. Cump. Olea - shohin Icon_smile
Diogo Constante
Diogo Constante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 11/11/2009
Idade : 34
Localização : Leça da Palmeira

http://olhares.aeiou.pt/DiogoC

Ir para o topo Ir para baixo

Olea - shohin Empty Re: Olea - shohin

Mensagem  Mario Eusebio Qui Jun 17, 2010 2:24 am

Viva Diogo!

Antes de mais , bem vindo ás participações activas espero que te sintas "como em tua casa" neste fórum que se pretende ser ponto de encontro entre apoixonados pelo Bonsai.

Esta tua olea é um bom exemplo do trabalho de preparação que deve ser feito aquando da aquisição de árvores, sem dúvida que com as devidas técnicas se pode sempre, ou quase sempre Smile, fazer alguma coisa das árvores que adquirimos, mas grande parte do sucesso do futuro Bonsai, está na altura da aquisição, no potencial bonsaistico da planta. Quanto melhor for o potencial da planta, melhor será o bonsai e mais rápido e facilmente se fará. Mas isso será tema para um artigo para colocar fixo no site Wink!

Em relação á tua árvore, acho que conseguiste "espremer" o melhor que ela tinha, agora convém manter esse look light de um pequeno Bunjin com mais alguma ramificação, mas não muito e sobretudo com um vaso infimo, o mais pequeno possível, redondo e rustico.

Continuação de Bons projectos!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea - shohin Empty Re: Olea - shohin

Mensagem  Diogo Constante Sex Jun 18, 2010 2:56 am

Mario Eusebio escreveu:Viva Diogo!

Antes de mais , bem vindo ás participações activas espero que te sintas "como em tua casa" neste fórum que se pretende ser ponto de encontro entre apoixonados pelo Bonsai.
Obrigado, assim espero... Olea - shohin Icon_smile

Mario Eusebio escreveu:Esta tua olea é um bom exemplo do trabalho de preparação que deve ser feito aquando da aquisição de árvores, sem dúvida que com as devidas técnicas se pode sempre, ou quase sempre Smile, fazer alguma coisa das árvores que adquirimos, mas grande parte do sucesso do futuro Bonsai, está na altura da aquisição, no potencial bonsaistico da planta. Quanto melhor for o potencial da planta, melhor será o bonsai e mais rápido e facilmente se fará. Mas isso será tema para um artigo para colocar fixo no site Wink!
Pois, típico de principiante, ao menos sei que aprendi muita coisa com esta planta Olea - shohin Icon_rolleyes

Mario Eusebio escreveu:Em relação á tua árvore, acho que conseguiste "espremer" o melhor que ela tinha, agora convém manter esse look light de um pequeno Bunjin com mais alguma ramificação, mas não muito e sobretudo com um vaso infimo, o mais pequeno possível, redondo e rustico.

Continuação de Bons projectos!
Estou a tentar seguir esse caminho. Estou a fazer uns virtuais depois coloco aqui para ajudarem...

Cump. e obrigado Olea - shohin Icon_smile
Diogo Constante
Diogo Constante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 11/11/2009
Idade : 34
Localização : Leça da Palmeira

http://olhares.aeiou.pt/DiogoC

Ir para o topo Ir para baixo

Olea - shohin Empty Re: Olea - shohin

Mensagem  Diogo Constante Qui Out 28, 2010 8:12 am

Olá
Esta oliveitira está bem de saúde, teve bons rebentos e já foi podada duas vezes.
Actualmente:
Olea - shohin Img3692cpia

Gostava de pedir ajuda quanto ao vaso, se de bonsai posso dizer que pouco sei então no que toca a vasos...
Não faço ideia do panorama de ceramistas que há... à dias reparei nuns posts do Pedro Almeida que referia o Sr. Dan Barton, pesquisei e realmente são fantásticos. Estou na dúvida...
Eu não sei se são pequenos de mais, mas ele tem vasos para plantas de acompanhamento que acho que ficariam muito bem, ex:
Olea - shohin Dscf1481-s
ou
Olea - shohin Dscf1433-s
entre outros, não estou a dizer que estes sejam os que gosto mais, só um ex.

Depois andei a inventar e saiu isto:
Olea - shohin Img3406virtual2
Também achei engraçado a este conjunto, é passível? Embarassed
Olea - shohin Img3406virtual
Diogo Constante
Diogo Constante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 11/11/2009
Idade : 34
Localização : Leça da Palmeira

http://olhares.aeiou.pt/DiogoC

Ir para o topo Ir para baixo

Olea - shohin Empty Re: Olea - shohin

Mensagem  Mario Eusebio Qui Out 28, 2010 9:13 am

Viva!

A Kurama não se adapta de todo á oliveira, é um conjunto que foge completamente ás regras do conjunto vaso/planta.

Em relação aos outros, como referes são excelentes vasos, mas são para plantas de acompanhamento!

Primeiro tens que melhorar a árvore, depois pensa no vaso! Estás a optar por fazer algo parecido com um bunjin, no entanto acho que ainda falta muito, para que possas considerar que estás perto do objectivo, sobretudo por uma questão criar uma copa condizente, não apenas uma massa de verde mas sim criares quebras no meio da vegetação, definires claramente um primeiro ramo, que a meu ver deverá ser pendente, para criar dinamismo.

Caso contrário, tens um tronco que até pode ser interessante para um pequeno literati, mas depois não tem estrutura absolutamente nenhuma definida.

Gosto do movimento do tronco, mas faz falta o tal ramo primário, pelo meno um ramo de profundidade e um ápice bem definido, tudo isso a uma escala pequena com os respectivos espaços vazios(negativos).

Por favor, não encares como uma critica destrutiva mas sim como uma oportunidade para delinear um estratégia para poder transformar esta árvore num bonsai minimamente credivel.

Quanto a vasos ...de futuro eu ia mais para um solução clássica, algo deste género http://www.tokoname.or.jp/bonsai/minipot/83f2.htm


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea - shohin Empty Re: Olea - shohin

Mensagem  Diogo Constante Qui Out 28, 2010 10:47 am

Muito obrigado Mário, sem duvida ajudaste muito.
Pois, claro que a planta não está pronta (mesmo!), como disseste há um conjunto de aspectos que faltam ser definidos, mas gostava de começar a ter noção dos vasos.
Já agora podes justificar a escolha desse vaso? Porque vidrado, por ex.?
cump.
Smile


Última edição por Diogo Constante em Qui Dez 16, 2010 2:50 am, editado 1 vez(es)
Diogo Constante
Diogo Constante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 11/11/2009
Idade : 34
Localização : Leça da Palmeira

http://olhares.aeiou.pt/DiogoC

Ir para o topo Ir para baixo

Olea - shohin Empty Re: Olea - shohin

Mensagem  Mario Eusebio Sex Out 29, 2010 2:46 am

Viva!

Eu acho que um vaso vidrado com essa tonalidade faz um conjunto interessante com a cor das folhas e contrasta com a cor do tronco!

Mas antes de pensares nisso, dedica o tempo ao melhoramento e cultivo da planta, depois de teres a planta encaminhada é mais fácil e apropriada a escolha do vaso.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea - shohin Empty Re: Olea - shohin

Mensagem  Pedro Nascimento Sex Out 29, 2010 7:04 am

concordo com o comentário do Mário Wink
boa continuação para esta pequena olea alien
1abrç...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea - shohin Empty Re: Olea - shohin

Mensagem  Diogo Constante Sex Out 29, 2010 7:55 am

Irei ter em atenção os vossos comentários, obrigado.
cump. Wink

EDIT:
Editei o tópico apenas para dizer que realmente aquele vaso pode resultar muito bem:
Olea - shohin 88380140
Mário, depois se tiver tempo poderia esboçar o a sua ideia da colocação dos ramos? Eu acho que percebi tudo, mas queria ter a certeza. Smile
Diogo Constante
Diogo Constante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 11/11/2009
Idade : 34
Localização : Leça da Palmeira

http://olhares.aeiou.pt/DiogoC

Ir para o topo Ir para baixo

Olea - shohin Empty Re: Olea - shohin

Mensagem  Diogo Constante Seg Mar 21, 2011 1:58 pm

Segue actualização
Olea - shohin Img3967cpia
20/03/2011

Foi transplantada, está a reagir bem mas as raízes não estavam assim grande coisa.
Comentários são bem-vindos. Smile
Diogo Constante
Diogo Constante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 11/11/2009
Idade : 34
Localização : Leça da Palmeira

http://olhares.aeiou.pt/DiogoC

Ir para o topo Ir para baixo

Olea - shohin Empty Re: Olea - shohin

Mensagem  Rui Fernandes Seg Mar 21, 2011 2:54 pm

Também gostei desta Diogo mas num vaso muito muito mais pequeno. Talvez redondo muito reduzido. Smile

Outra questão prende-se com a ramificação. Muito difusa e talvez com ramos a mais. Talvez eliminasse alguns e e desse movimento e reposicionasse outros.

Vai-nos mantendo a par. Wink
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Olea - shohin Empty Re: Olea - shohin

Mensagem  Diogo Constante Ter Mar 22, 2011 7:48 am

Rui Fernandes escreveu:Também gostei desta Diogo mas num vaso muito muito mais pequeno. Talvez redondo muito reduzido. Smile

Outra questão prende-se com a ramificação. Muito difusa e talvez com ramos a mais. Talvez eliminasse alguns e e desse movimento e reposicionasse outros.

Vai-nos mantendo a par. Wink
Obrigado, mais uma vez, pelas dicas. Wink
O vaso é de treino, alias, o volume nem será muito diferente do interior, só tem menos altura.
É só mesmo para ter outro impacto. lol
Quanto à ramificação, concordo, mas por agora estou à espera que estabilize do transplante.
Cump.
Diogo Constante
Diogo Constante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 11/11/2009
Idade : 34
Localização : Leça da Palmeira

http://olhares.aeiou.pt/DiogoC

Ir para o topo Ir para baixo

Olea - shohin Empty Re: Olea - shohin

Mensagem  Nuno Encarnação Ter Mar 22, 2011 8:01 am

Viva, Diogo!

Dizes que as raízes não estavam grande coisa. Possivelmente estaria relacionado com o solo em que estava, que me parecia ser muito à base de matéria orgânica. Em que mistura colocaste agora? Uma boa mistura é akadama+kyriu ou akadama+pedrisco na proporção de 50-50. Para melhorar a saúde das raízes também poderias colocar um pouco de carvão vegetal em cima da camada de drenagem.

Em relação à tua árvore, penso que neste momento a ramificação está muito "flat", não sei se me compreendes. Está muito horiziontal e tem pouco volume. Penso que uma estilização mais simples, com menos ramos, mas mais perto do tronco ficaria melhor, atendendo a uma certa inspiração literati.

Abraço,
Nuno

Nuno Encarnação

Mensagens : 147
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 48
Localização : Portimão

http://al-garb-bonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Olea - shohin Empty Re: Olea - shohin

Mensagem  Diogo Constante Ter Jul 10, 2012 10:01 am

Actualização...

Olea - shohin 1z5htew
10/07/2012

...o cresce e corta continua. Trabalhar a esta escala é um pouco difícil.

Cump.
Diogo Constante
Diogo Constante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 11/11/2009
Idade : 34
Localização : Leça da Palmeira

http://olhares.aeiou.pt/DiogoC

Ir para o topo Ir para baixo

Olea - shohin Empty Re: Olea - shohin

Mensagem  Nelson Lopes Qua Jul 11, 2012 1:45 am

Trabalhar a esta escala é um pouco difícil.

especialmente com oleas... é mais fácil criar uma "coisa" credível numa escala média ou maior.
Tenho lá na bancada uma que já estou a tentar moldar há uns anitos e já estive várias vezes... vai não vai corte radical ou terra com ela No
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Olea - shohin Empty Re: Olea - shohin

Mensagem  Bruno António Qua Jul 11, 2012 4:32 pm

Viva!

Também tenho aqui um zambujeiro muito pequeno (cerca de 10cm) que estou a trabalhar há 2 anos e tal e de facto não é "fácil"... mas ele tem uma coisa muito boa, tem uma folha incrivelmente pequena!
Boa continuação Diogo. Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Olea - shohin Empty Re: Olea - shohin

Mensagem  Eduardo João Cortêz Lopes Qui Jul 12, 2012 12:21 pm

Olá, ofereceram-me a cerca de dois anos uma oliveira que era apenas um pauzinho com sete, oito cm e um rebento a aparecer, não tinha muitas esperanças na coisa, mas neste momento esta ligeiramente maior e tem uma folhagem engraçada e a base do tronco engrossou. Apesar do seu desenho muito simples é um dos meus projectos preferidos. Isto para dizer que não se deve perder a esperança, o pauzinho de estaca hoje pode ser a menina dos nossos olhos amanhã. E neste fórum há alguns exemplos disso mesmo.
Gosto do tronco da tua arvore e acho que com paciência vais conseguir dar-lhe aquele toque final que lhe falta.

Eduardo João Cortêz Lopes

Mensagens : 39
Data de inscrição : 21/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Olea - shohin Empty Re: Olea - shohin

Mensagem  Bruno António Qui Jul 12, 2012 3:31 pm

Eduardo João Cortêz Lopes escreveu: "o pauzinho de estaca hoje pode ser a menina dos nossos olhos amanhã. E neste fórum há alguns exemplos disso mesmo."

https://bonsai-literati.forumeiros.com/t245-olea-silvestre-shohin?highlight=olea

E aí está ele, um bom exemplo... Smile aliás, Mário coloca aí a evolução desta árvore, já lá vão quase 2 anos desde o ultimo post! Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Olea - shohin Empty Re: Olea - shohin

Mensagem  Mario Eusebio Seg Jul 16, 2012 3:54 am

Viva Diogo!

Realmente é um trabalho de paciência, se bem que as oleas crescem bem mais depressa...é uma questão de estar bem ao sol! Eu tenho alguns problemas, pois o meu terraço só tem sol da parte da manhã! A tua está ao sol o dia todo?

Bruno, a minha "petit" lá vai estando e as folhas cada vez estão mais pequenas...não tenho fotos actualizadas, mais vou ver se tiro para actualizar!




Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea - shohin Empty Re: Olea - shohin

Mensagem  Diogo Constante Seg Jul 16, 2012 4:07 am

Obrigado pelos comentários!

Nelson, acho que tens razão mas ai é que está a piada destes "mini"-projectos.
Pensa bem antes do corte...

Bruno, tem a folha ainda mais pequena que a desta?
Boa sorte com o teu projecto.

Eduardo, acho que este exemplar retrata bem o que descreves, comprei este exemplar fruto na inexperiência e hoje é tentar dar a volta por cima, desistir não é uma opção. Wink

Mário, tenho um problema similar ao teu, só apanho sol da parte da tarde e nem é logo ao inicio.
É um dos grandes problemas de não ter um grande espaço...

Cump. Smile
Diogo Constante
Diogo Constante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 11/11/2009
Idade : 34
Localização : Leça da Palmeira

http://olhares.aeiou.pt/DiogoC

Ir para o topo Ir para baixo

Olea - shohin Empty Re: Olea - shohin

Mensagem  Bruno António Seg Jul 16, 2012 5:00 am

Diogo Constante escreveu:
Bruno, tem a folha ainda mais pequena que a desta?
Boa sorte com o teu projecto.

Viva Diogo!

As folhas da minha árvore têm cerca de 8 a 12mm... penso que ainda dá para reduzir mais!
No que toca a sol, tenho-o direto desde as 9h até cerca das 18h (no verão). Acho que até tenho sol a mais no meu terraço! Very Happy

Wink

Olea - shohin Dsc01725peq

Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Olea - shohin Empty Re: Olea - shohin

Mensagem  Nelson Lopes Seg Jul 16, 2012 7:00 am

Sol a mais??? Não existe (especialmente para oliveiras)! Temos é que ter mais cuidado com as regas (se temos essa possibilidade) ou então nos periodos mais quentes arranjar uma sombra artificial temporária.

Sei do que falo, pois na minha varanda anterior (bem mais pequena) tinha sol desde a manhã até ao final da tarde... e agora no meu jardim com mais espaço a situação é parecida com a do Mário... desde as 9h até ás 13:30h (no verão) e notei uma desaceleração no desenvolvimento dos projectos...

P.S. o tamanho dessa folha está fantástico!
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Olea - shohin Empty Re: Olea - shohin

Mensagem  Bruno António Seg Jul 16, 2012 7:24 am

Nelson Lopes escreveu:Sol a mais??? Não existe (especialmente para oliveiras)!

... eh eh eh... tava a brincar! Wink De facto tenho muito sol o que por vezes "complica" a rega...
No ano passado (devido a minha pouca experiência Neutral ) 3 sobreiros e 1 carvallho começaram a definhar a partir do verão, acabando por morrer no inverno, e não sendo doença de raízes nem folhas/tronco, só mais tarde percebi que foi manifesta falta de água (pois na casa dos meus pais havia mais "sobra" e humidade e eu, mudando para a minha casa, erradamente mantive os mesmos hábitos de rega)... Sad

Diogo, sorry o offtopic
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Olea - shohin Empty Re: Olea - shohin

Mensagem  Diogo Constante Ter Jul 17, 2012 6:11 am

Não há problema, conversa é o que se quer...

Realmente, as da minha devem estar um pouco maiores porque não têm tanta exposição solar.

cump.
Diogo Constante
Diogo Constante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 11/11/2009
Idade : 34
Localização : Leça da Palmeira

http://olhares.aeiou.pt/DiogoC

Ir para o topo Ir para baixo

Olea - shohin Empty Re: Olea - shohin

Mensagem  Leonel Martins Sex Jul 20, 2012 1:41 pm

Em relação ao tamanho da folha, posso-vos dizer que não tenho nenhuma árovre com o mesmo tamanho de folha apesar de condições idênticas.Para além de cultivares difierentes acho que a própria árvore dita algumas regras e este aspecto é uma delas Laughing .
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Olea - shohin Empty Re: Olea - shohin

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos