Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Junipero procumbens

+2
Mario Eusebio
Miguel Costa
6 participantes

Ir para baixo

Junipero procumbens Empty Junipero procumbens

Mensagem  Miguel Costa Ter maio 11, 2010 9:44 am

Este é o meu junipero do workshop do carlos brandão, não sei porquê mas acho que esta terra está em melhores condições do que a do outro:

Junipero procumbens Imagem083c

Quando o pinçar com força e mais alguma coisa logo coloco aqui as fotos.

Abraço

Miguel Costa

Mensagens : 76
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 35
Localização : Tavira

Ir para o topo Ir para baixo

Junipero procumbens Empty Re: Junipero procumbens

Mensagem  Mario Eusebio Qua maio 12, 2010 2:05 am

Viva Miguel!

Estás a precisar de um valente puxão de orelhas Smile

Primeiro a questão das fotos, achas que com esta foto alguém consegue opinar o que quer que seja!!! Evil or Very Mad Não te admires pela falta de resposta, pura e simplesmente não mostras empenho para as ter, anda lá, apresenta lá fotos em condições!

Segundo, é vergonhoso o estado em que tens esses vasos, cheios de ervas daninhas, isso o que é...a planta de acompanhamento Smile!

Não leves a mal, mas tens que te esmerar mais, para praticar bonsai há coisas básicas e essenciais que podes melhorar, se algum dos mestres Japoneses visse o estado em que tens os vasos dava-lhe um ataque cardiaco! Ervas daninhas tiram nutrientes do substracto e atrofiam as árvores, principalmente quando já têm a dimensão que as tuas têm, tirando luz e "chamando" parasitas.

Limpa isso e põe nova foto, por favor.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Junipero procumbens Empty Re: Junipero procumbens

Mensagem  Miguel Costa Qua maio 12, 2010 5:15 am

Está bem, quando eu tiver tempo, porque agora estou ocupado com o início de um novo módulo e tenho concertos, logo limpo as ervas. (deixo os trevos para planta de acompanhamento pois gosto da flor amarela) Basketball Twisted Evil

Abraço

Miguel Costa

Mensagens : 76
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 35
Localização : Tavira

Ir para o topo Ir para baixo

Junipero procumbens Empty ...

Mensagem  David Carvalho Qua maio 12, 2010 4:24 pm

Olá Miguel,

Antes de começar peço desculpas aos mais experientes, por sequer tocar em assuntos tão sensiveis sem a experiência para tal.

Pessoalmente custa-me ver material assim tratado e compreendo quando o Mário diz que se alguns mestres Japoneses se vissem isto ficavam no minimo chocados, mas acho que não é preciso ser um mestre, acho que qualquer pessoa que se dedique a esta arte milenar, que a respeite e a siga com dedicação como tal tem também um extremo respeito e cuidado com o seu material, garantido que o mesmo tem sempre as melhores condições demonstrando sempre uma altissima dedicação e respeito e isso são valores que devem fazer parte tanto de um aprendiz como de um mestre.

Acho que partilhares estas fotografias de árvores que mais parecem largadas aos canteiros, não só estás a faltar ao respeito a mestres e aprendizes, como acabas por demonstrar falta de respeito por quem se tenta dedicar a esta arte que frequenta este forum e que partilha aqui os seus projectos, desculpa-me se estou a ser demasiado duro, mas não me consigo identificar com este tipo de coisas, nem como a forma como te desculpaste.

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Junipero procumbens Empty Re: Junipero procumbens

Mensagem  Miguel Costa Qua maio 12, 2010 5:18 pm

Não foi minha intenção faltar ao respeito a ninguém, eu respeito tanto as pessoas, como os bonsai e também as ervas consideradas daninhas. Posso ter dito algum desleixo na manutenção do vaso mas continuo-o a respeitar o futuro bonsai que lá está, tal como respeito as ervas que cresceram no mesmo vaso porque elas apenas fazem o seu trabalho, são um ser vivo como o bonsai.
Retiraram nutrientes e luz, nesse ponto concordo, mas esse já é o preço que tenho que pagar pelo meu desleixo.
Eu não consigo ver nenhum mal na forma como dei a minha desculpa: 1º, é verdade que tenho estado ocupado; 2º, é verdade que estou a começar um novo módulo; 3º, é verdade que tenho vários concertos neste mês; 4º, é verdade que eu gosto das flores amarelas dos trevos, até digo que tenho trevos em mais 3 vasos porque gosto de lá os ter.
Eu não tenho tempo e até estou proibido de passar mais tempo com os bonsai do que já passo.
É lógico que quem tem mais tempo pode ter tudo arranjado, mas agora eu que tenho 30min de manhã para ver o que é preciso regar, o que não precisa de ser regado, o que está doente, o que tem praga, etc... , e quando volto à noite faço precisamente a mesma coisa ou então só vejo o que precisa de ser regado.
Para mim o importante é que todas as arvorezinhas que tenha estejam com saúde, de manhã olho para um vaso que tem ervas e digo para mim: "Estão a tapar um pouco o sol pois estão um bocadinho grandes, a árvore está saudável, no fim-de-semana logo as arranco..."
É este o meu dia-a-dia durante a semana com os bonsai, se podia fazer melhor podia mas era necessário retirar tempo a tudo o resto e ultrapassar a autoridade e desrespeitar a pessoa a quem se deve mais respeito, que é a nossa mãe.

Abraço

Miguel Costa

Mensagens : 76
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 35
Localização : Tavira

Ir para o topo Ir para baixo

Junipero procumbens Empty Re: Junipero procumbens

Mensagem  Rui Fernandes Qui maio 13, 2010 2:50 am

Bom dia a todos.

Antes que isto comece a trepar como de costume peço-vos que respeitem a liberdade de cada um. O Miguel partilhou conosco o material que possui. É esse o objectivo do fórum.

Todos sabemos quão rápido estas ervas daninhas crescem nos vasos e se estivermos um pouco mais ocupados é destino certo.

Não o vejo a faltar ao respeito a "mestres e aprendizes" como referiu o David pelo simples facto de ter ervas daninhas a crescer no vaso. Tenhamos um pouco mais de bom senso e respeito pelas pessoas no fórum caso contrário outras causas ganharão mais protagonismo do que aquilo que nos traz cá.

A única coisa que pediria ao Miguel, reforçando o que o Mário já disse, é na questão das fotos.
Para uma melhor análise tira as fotos com um fundo de cor uniforme, escuro ou claro, e de preferência ao mesmo nível da plantae de várias frentes. Se queres realmente respostas aos teus pedidos convém mostrares de outra forma as tuas árvores.

Abraço,
Rui Fernandes
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Junipero procumbens Empty ...

Mensagem  David Carvalho Qui maio 13, 2010 3:08 am

Miguel,

Tenho uma vida extremamente ocupada, que envolve um trabalho cansativo e intenso numa agência durante 8 a 12 horas todos dias, tenho 2 projectos pessoais de tamanho considerável que me obrigam a estar sempre disponivel e a trabalhar regularmente em prol do seu desenvolvimento fins de semana incluidos, tenho eventos e exposições a meu cargo e muitas vezes freelances em casa e vivo mais a minha namorada e tenho todos os extras familia e amigos e afins ou seja eu compreendo o que é a falta de tempo Smile até porque tudo o que referi acima nada tem a ver com Bonsai.

Mas o que eu queria referir é a falta de "aprumo" se tiveste 1 minuto para tirar aquela fotografia, não era certamente por mais 1 minuto a tirar a erva daninha, que com aquele tamanho não tem certamente 1 semana Wink a não ser que aquela árvore seja um mame. Very Happy se não tens tempo para retirar umas ervas daninhas então provávelmente é melhor não apresentares o projecto, quando tirares as ervas logo tiras uma foto em condições.

Mas cada um sabe de si, eu apenas te quis chamar atenção o material é teu e é da tua responsabilidade, não tenho qualquer intuito de "escalar" esta conversa até uma discussão como o Rui referiu.

Posso-te dizer que em 15 árvores que tenho a meu cargo, mesmo com um ritmo infernal e o meu viveiro estando a casa dos meus pais não tenho ervas daninhas e sim dou muitas vezes por mim pelas 23:00 e pela 00:00 a regar ou a tirar uma ervinha que teima em crescer Smile sendo o mais sincero possivel e falo pessoalmente para as coisas que gosto arranjo sempre um tempinho para me dedicar mesmo no pior dia Smile aliás até é quando sabe melhor Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Junipero procumbens Empty Re: Junipero procumbens

Mensagem  Luis Alves Sex Jun 03, 2011 8:35 am

Boas

alguem que me tire a duvida.

a terra que se ve no vaso, mais parece biorgano.

é biorgano ou que tipo de terra é ?

é que uso biorgano e tenho sempre medo de o meter, de ser a mais.
Luis Alves
Luis Alves

Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Junipero procumbens Empty Re: Junipero procumbens

Mensagem  Nelson Lopes Sex Jun 03, 2011 10:44 am

Para meter água na fervura de ambos os pontos de vista.

Creio que todos hoje em dia conhecem a falta de tempo e é verdade que quando se gosta de algo arranja-se sempre um minuto (e isso arranca-se num piscar de olhos) e eu tenho à volta de 60 projectos...

David, como te compreendo... sei que devia regar de manhã e quantas das vezes o faço depois de deitar os putos e pouco antes de me deitar às tantas da noite. Também não gosto de ver e retiro... agora na Primavera e no Verão...

Mas nem tanto ao mar nem tanto à terra. O Junipero até parece de boa saúde e isso é que é o mais importante. No meu ponto de vista também teria "limpo" o vaso e o fundo antes de tirar a foto para obter sugestões sobre o projecto em si... mas daí a crucificar o rapaz... (por acaso o Miguel noutros tópicos já disse coisas bem "piores" e parece ser feitio dele e não defeito Wink )

Aliás até digo mais... no fim do Outono e em pleno Inverno deixo crescer as ervas daninhas propositadamente quanto querem e em muitos vasos ficam com esse tamanho. A maioria dos bonsai está em dormência, os nutrientes retirados pelas ervas são facilmente de repor... mas naqueles dias ou semanas chuvosas as ervas ajudam a manter o vaso menos encharcado na minha perspectiva. Mas mal o tempo começa a melhorar lá estou eu a arrancá-las todinhas.
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Junipero procumbens Empty Re: Junipero procumbens

Mensagem  Rui Fernandes Sex Jun 03, 2011 12:00 pm

hehehehe

Oh Nelson. Não sei se meteste água na fervura ou lenha pra fogueira. O post já tem um ano desde a última resposta mais encalorada... Laughing

Luís Alves, parece ser biorgano só que colocado em grande quantidade. Tenho quase a certeza que o Miguel não utilizou totalmente como substrato pois não Miguel? Very Happy

Tanto quanto sei não há contra indicações em "exagerar" nas doses...

Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Junipero procumbens Empty Re: Junipero procumbens

Mensagem  Nelson Lopes Seg Jun 06, 2011 3:59 am

Oooops, realmente não tinha reparado.
Só olhei para a data do último post... Embarassed
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Junipero procumbens Empty Re: Junipero procumbens

Mensagem  Luis Alves Ter Jun 14, 2011 9:32 am

Rui Fernandes escreveu:hehehehe

Oh Nelson. Não sei se meteste água na fervura ou lenha pra fogueira. O post já tem um ano desde a última resposta mais encalorada... Laughing

Luís Alves, parece ser biorgano só que colocado em grande quantidade. Tenho quase a certeza que o Miguel não utilizou totalmente como substrato pois não Miguel? Very Happy

Tanto quanto sei não há contra indicações em "exagerar" nas doses...


verdade ???

é que eu quando ponho nos meus é sempre um cuidado enorme, com medo que seja demais, tipo meto em vasos de treino com 20 e 30 litros mais ou menos uma colher de sopa.
Luis Alves
Luis Alves

Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Junipero procumbens Empty Re: Junipero procumbens

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos