Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ligustrum Sinensis

5 participantes

Ir para baixo

Ligustrum Sinensis Empty Ligustrum Sinensis

Mensagem  David Gameiro Dom maio 09, 2010 6:56 am

Boa tarde a todos!
Antes de apresentar o meu primeiro tópico quero desde já dar os parabéns pelo formato e qualidade deste fórum.
Já há algum tempo que estou inscrito mas devido à qualidade das árvores apresentadas, apenas tenho sido um espectador.

Confesso que a nova regra implementada pelo fórum é que me deu o emprurrão necessário para participar. lol!
O gosto por esta arte teve início há cerca de 8 anos. Apesar dos anos, só nos últimos 3 anos é que tenho sentido alguma evolução.
Deixo-vos aqui um ligustrum adquirido em 2005
Ligustrum Sinensis 37463920

No primeiro ano mantive este ligustrum desta forma, porque nesta altura, para mim era um bom bonsai.Depois, com alguma literatura e após conhecer o GBL, a minha evolução começou.

Depois da 1ª intervenção, em 2007
Ligustrum Sinensis 73542418
Evolução até 2009
Ligustrum Sinensis 47332683
estado actual
Ligustrum Sinensis 59395781

Este ligustrum ainda tem muito trabalho pela frente.Esta semana, vou selecionar os ramos necessários para a copa e definir melhor os patamares.Espero alguns comentários vossos a este trabalho. scratch
Abraço.....
David Gameiro
David Gameiro

Mensagens : 7
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Ligustrum Sinensis Empty Re: Ligustrum Sinensis

Mensagem  Goncaloreis Dom maio 09, 2010 7:57 am

Olá David!

Já não via essa árvore há algum tempo. Mas parece-me que está a sair-se bem Very Happy

No entanto, com mais alimento e podas poderias ter essa árvore um pouco mais compacta e definida (era só uma forma de ganhar tempo Wink). Mas com mais “calma” também se consegue.

Continuação de bons trabalhos.

Goncaloreis

Mensagens : 28
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 36
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Ligustrum Sinensis Empty Re: Ligustrum Sinensis

Mensagem  Mario Eusebio Seg maio 10, 2010 1:50 am

Viva David!

Bem vindo e espero que este seja o primeiro de muitos posts e que possamos todos disfrutar com eles!

Eu gosto muito desta tua árvore, eu tenho uma tendência para estilizações mais "naturalistics" em folhosas, entenda-se que "naturalistics" não significa deixar crescer livre sem intervenção, mas sim orientar de forma mais natural, mais parecido com os padrões habituais das árvores no seu estado adulto.

Acho que com algum trabalho adicional consegues ter uma excelente árvore, com uma escala muita interessante.

Vai mostrando a evolução e dá-lhe de comer Wink como diz o Gonçalo!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ligustrum Sinensis Empty Re: Ligustrum Sinensis

Mensagem  Leonel Martins Seg maio 10, 2010 2:17 am

Boas David!

Já conheci a árvore antes desse passo mais radical que foi tomado já há uns anos atrás para tentar melhorar a conicidade em geral e posso garantir que a resposta e evolução da planta tem sido bastante boa.
Agora quando lhe fizeres a selecção e redução desses rebentos todos irá novamente compactar e terás de jogar novamente com o clip&grow e adubação com força para construir um ápice convincente.
Se calhar uma defoliação entretanto também não?

Abraço.
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Ligustrum Sinensis Empty Ligunstrum Sinensis

Mensagem  David Gameiro Dom maio 23, 2010 3:56 pm

Olá a todos!
Agradeço os vossos comentários. Very Happy
Esta semana pûs mãos a obra neste meu projecto depois de ter dado alguma flôr.
Antes da intervênção

Ligustrum Sinensis 29386069

Quando comecei nunca pensei que iria ser tão radical, mas teve de ser por causa de marcas provocadas pelo arame quando aramei na primeira vez. Esta especie têm casca muito frágil... Embarassed
Depois da "coça":

Ligustrum Sinensis 66166140

Agora dá para vêr os defeitos e o maior é a perda de conicidade depois do 3ºramo,entre outros....Agora vou continuar a adubar em força,como vocês sugeriram, para ela ter uma nova rebentação que foi adiada pelos gastos de energia com a flôr.
Aceito sugestões vossas. Idea

Obrigado,
David Gameiro
David Gameiro

Mensagens : 7
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Ligustrum Sinensis Empty Re: Ligustrum Sinensis

Mensagem  Miguel Costa Sex maio 28, 2010 8:05 am

Se fosse meu eu cortava após o 1º ramo para a direita, o tronco, e cortava os ramos da direita de forma a que não crescesse lá mais nada, talvez até avançar para 2 uros pequenos. Após 1 ano e qualquer coisa desta intervenção abria os 2 uros de forma inestetica, mas que a tendência do buraco que ficasse fosse só para um lado (simular a queda do topo), e deixava o tempo actuar no buraco que ficasse.
Quanto ao único ramo o melhor seria que ele pendesse para o solo quase tocando-o, seria bom umas temporadas de crescimento livre para ele ficar mais gordo (com um ar mais pesado).

Abraço

Miguel Costa

Mensagens : 76
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 35
Localização : Tavira

Ir para o topo Ir para baixo

Ligustrum Sinensis Empty Re: Ligustrum Sinensis

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos