Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Zambujeiro

3 participantes

Ir para baixo

Zambujeiro Empty Zambujeiro

Mensagem  Francisco Lopes Sáb maio 01, 2010 6:53 pm

Olá a todos.

Hoje apresento o meu primeiro projecto neste fórum, apesar de não demonstrar ainda uma grande recuperação (embora nestes últimos dias tenha começado a revelar sinais de nova brotação), decidi publica-lo na mesma, tendo em vista as novas regras do forum, referentes ao utilizador participativo.

Existe um motivo pelo qual começo por este zambujo, pois faz parte de um lote de 3, que foram recolhidos em finais de Novembro aqui em Massamá junto de uma fabrica agora demolida e que certamente não sobreviveriam por altura da remoção do entulho(que por sinal, lá continua), no mesmo local existem ainda outros mas por estarem um pouco mais afastados talvez não corram perigo, de qualquer modo vou continuar de olho, poderá ser necessário recolhe-los para os salvar.

De qualquer modo escolhi estas oleas para as minhas primeiras experiências em yamadori, por motivos óbvios, pois segundo toda a informação que recolhi e como todos vós sabem, esta espécie será aquela que terá o melhor rácio de sucesso, e portanto seria a melhor opção para alguém inexperiente como eu.

Esta Olea tem perto de 25 cm de altura, e ainda não decidi quanto á frente, nem o que fazer a estes ramos, para alem disso tem algumas cicatrizes sendo uma delas junto ao nebari com alguma dimensão.

De qualquer maneira, penso que este ano não sofrerá mais qualquer intervenção, a não ser que a sua recuperação se revele extraordinaria.

Aqui fica algumas fotos

Zambujeiro 1004175h

Zambujeiro 1004171

Zambujeiro 1004172z

Zambujeiro 1004174j


Aguardo e gradeço desde já, os vossos conselhos e opiniões em relação a esta pequena, pois serão de preciosa ajuda.

Um abraço a todos

Francisco Lopes

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/11/2009
Idade : 50
Localização : Massamá, Queluz

http://www.shop/shirtdivision.com

Ir para o topo Ir para baixo

Zambujeiro Empty Re: Zambujeiro

Mensagem  Mario Eusebio Seg maio 03, 2010 3:38 am

Viva Francisco!

Agora não há muito a fazer além de deixar que a árvore rebente em força e que ganhe vigor! Mais tarde verás o rumo a seguir.

No entanto acho que tens uma base boa para fazer um "sumo" shohin de olea silvestre! A folha é pequena por isso podes criar uma look muito compacto.

Continuação de bom projecto.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Zambujeiro Empty Re: Zambujeiro

Mensagem  Francisco Lopes Seg maio 03, 2010 5:51 pm

Olá Mario.

Obrigado pela tua opinião.

Defacto pouco há a fazer enquanto não rebentar com força e tens razão ela tem uma folha pequena e será certamente um shohin muito compacto e proporcional, apenas as cicatrizes me preocupam neste momento.

Obrigado e um abraço.

Francisco Lopes

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/11/2009
Idade : 50
Localização : Massamá, Queluz

http://www.shop/shirtdivision.com

Ir para o topo Ir para baixo

Zambujeiro Empty Re: Zambujeiro

Mensagem  Joaquim Gervásio Ter maio 04, 2010 1:59 pm

Olá Francisco
Não te preocupes com as cicatrizes pois a olea cicatriza muito bem e alem disso poderás vir a aproveitar e até a ampliar algumas delas como "sabamiki" que é tipico dos velhos troncos de oliveira ocos e rendilhados aqui pelo alentejo.
Cpmts
J. Gervásio
Joaquim Gervásio
Joaquim Gervásio

Mensagens : 33
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Zambujeiro Empty Re: Zambujeiro

Mensagem  Francisco Lopes Ter maio 04, 2010 5:28 pm

Ola Gervásio.

Tens razão, e no fundo sempre considerei essa solução como aquela que seria a mais plausivel, de acontecer, por agora vou deixar isso de parte e esperar para ver o que a brotação vai dar.
Mais tarde pedirei umas dicas para resolver o assunto.

Obrigado pela dica

Abraço

Francisco Lopes

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/11/2009
Idade : 50
Localização : Massamá, Queluz

http://www.shop/shirtdivision.com

Ir para o topo Ir para baixo

Zambujeiro Empty Re: Zambujeiro

Mensagem  Francisco Lopes Seg Jun 07, 2010 7:05 pm

Olá a todos!

Hoje estou apenas a actualizar o estado desta arvore, que começa agora a apresentar novos rebentos,(assim que tiver oportunidade colocarei uma foto), as folhas são bem pequenas e compactas.

Com a recuperação já em fase avançada, fiz um virtual com uma das ideias que tenho para o futuro deste Zambujo.

Neste virtual pensei em eliminar alguns ramos, mantendo apenas o central, aproveitando algum do movimento que este tem, tal como mostram as fotos:

Zambujeiro Cortee

Zambujeiro 1004176g

A copa compacta com o ápice centrado em relação á base, mas com o cotovelo que o ramo faz, que lhe dá outra prespectiva, é coisa que me agrada muito, se bem que é algo já bastante visto, mas que a meu ver ajuda a compor uma arvore com o limitado potencial que esta tem.
O vaso não será bem o pretendido, mas entusiasmei-me e achei que seria interessante incluir algum.

Bem mas isto é só um exercicio e fico a aguardar as vossas opiniões para este menino.

Obrigado
Abraço

Francisco Lopes

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/11/2009
Idade : 50
Localização : Massamá, Queluz

http://www.shop/shirtdivision.com

Ir para o topo Ir para baixo

Zambujeiro Empty Re: Zambujeiro

Mensagem  Mario Eusebio Ter Jun 08, 2010 6:38 am

Viva!

Eu partia para uma solução com a copa mais baixa, a ficar muito mais compacto, um shohin sumo. Conforme está parece que o conjunto massa verde/tronco não formam um bom casamento.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Zambujeiro Empty Re: Zambujeiro

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos