Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

fagus sylvatica purpurea

+4
Francisco Lopes
Pedro G C Almeida
Mario Eusebio
tiago afonso
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

fagus sylvatica purpurea Empty fagus sylvatica purpurea

Mensagem  tiago afonso Sáb maio 01, 2010 2:59 pm

boa noite
ontem comprei uma fagus sylvatica purpurea pois é uma arvore que me agrada muito visto ser de folha caduca que corresponde a minha preferencia em bonsais. sei q é um projecto que levara o seu tempo ate q possa ser chamado de bonsai.
gostava que me aconselhassem pois ainda sou novato em bonsai mas tenho todo o gosto e a disponibilidade para aprender!
vou ter de a cortar ela é bastante alta e ainda assim depois do corte vai ficar "altinha". aponto nas fotos 2 locais onde penso q a poderia cortar agradecia algumas ideias


fagus sylvatica purpurea Fagus2

fagus sylvatica purpurea Fagus1.th

fagus sylvatica purpurea Fagus3

fagus sylvatica purpurea Fagus4


Última edição por Mario Eusebio em Seg maio 03, 2010 3:35 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Alterado pela moderação para colocar as imagens online)
tiago afonso
tiago afonso

Mensagens : 41
Data de inscrição : 06/04/2010
Idade : 35
Localização : setubal \ caldas da rainha

Ir para o topo Ir para baixo

fagus sylvatica purpurea Empty Re: fagus sylvatica purpurea

Mensagem  Mario Eusebio Seg maio 03, 2010 9:13 am

Viva Tiago!

Interessante este exemplar de viveiro Wink!

Penso que tens que tomar alguma medidas radicais em relação a ele se queres vir a ficar com uma árvore interessante.

O tronco apresenta duas secções distintas que tens que tratar de forma diferente, uma abaixo da cicatriz que se vê no tronco, a outra acima dessa cicatriz. A meu ver tens que fazer um alporque logo após essa cicatriz e nesta fase não tens mais grande coisa a fazer. Depois ficarás com a árvore abaixo do alporque que demorará mais tempo a formar e ficarás também com a árvore acima que já tem alguma ramificação e que deverá levar menos tempos a formar, além de que ficarás com um nebari feito a partir do zero.

Entretanto podes escavar no vaso para verificar como é o nebari da planta mãe.

Compreendeste a minha ideia?

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

fagus sylvatica purpurea Empty fagus sylvatica

Mensagem  tiago afonso Seg maio 03, 2010 10:52 am

perfeitamente!
agradeço desde ja a resposta e a ideia! assim vou ter 2 arvores pelo preço de uma!
ja li varios artigos e vi videos sobre alporque mas nunca fiz nenhum. sou novato nisto.
queria saber se tem algum conselho a dar-me em relaçao a altura ideal ou algum tipo de produto q deva utilizar no alporque e ja agora quanto tempo +\- deverei manter o alporque ate q consiga as raizes necessarias.

obrigado;)
tiago afonso
tiago afonso

Mensagens : 41
Data de inscrição : 06/04/2010
Idade : 35
Localização : setubal \ caldas da rainha

Ir para o topo Ir para baixo

fagus sylvatica purpurea Empty fagus

Mensagem  tiago afonso Seg maio 03, 2010 2:59 pm

gostaria de saber ql o substrato que devo usar pois ja me falaram de turfa de musgo e ja vi com uma "especie" de areao.
e ja agora se devo usar algum produto tmb.
o que me aconcelham?
( peço desculpa pelo erro foi sem intençao pale )
tiago afonso
tiago afonso

Mensagens : 41
Data de inscrição : 06/04/2010
Idade : 35
Localização : setubal \ caldas da rainha

Ir para o topo Ir para baixo

fagus sylvatica purpurea Empty Re: fagus sylvatica purpurea

Mensagem  Pedro G C Almeida Seg maio 03, 2010 3:09 pm

Olá Tiago,

Smile

De acordo com a minha experiência (no clima da Madeira) o que resulta melhor é a vermiculite. Já experimentei fazer com vaso e com um plástico (tipo cozinha) a envolver as raízes e parece-me que o que resulta melhor é o método do plástico, embora esta conclusão não seja muito científica.

Quanto ao corte do anel de casca, sugiro que o faças não em círculo mas em dente de serra (vê este tópico: https://bonsai-literati.forumeiros.com/projectos-f1/acer-tridente-t188.htm)

Há um artigo muito bom na Bonsai Focus sobre alporques em faias. Vou procurar a referência e coloco aqui. Se estás interessado nos métodos vale a pena comprá-lo no site da revista.

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

fagus sylvatica purpurea Empty Re: fagus sylvatica purpurea

Mensagem  Francisco Lopes Seg maio 03, 2010 6:54 pm

Olá Tiago,

Essa faia tem uma cor lindissima, gosto muito dessas folhas com um pequeno rebordo branco em volta. Tambem tenho um gosto expecial por caducas, têm uma existencia mais dinamica em relação as perenes.

Parece-me que o alporque logo após a cicatriz é a solução, tal como diz o Mario, até porque a seguir ela tem algum movimento e ramificação que podes utilizar. E a multiplicação (propagação) dá sempre jeito para quem está a começar.


É curioso o Pedro ter mencionado a vermiculite como o substrato indicado por ele e o que melhor resulta na Madeira, pois o meu primeiro post neste forum levantava a questão de a vermiculite e a perlite serem ou não indicados para o cultivo de bonsai.
De acordo com a minha experiência (no clima da Madeira) o que resulta melhor é a vermiculite
Quando estive nos viveiros da ISA em Lisboa e onde adquiri um algumas arvores, perguntei ao funcionario que tambem ele foi Aluno da instituição, soubre quais os substratos utilizados por eles , a sua resposta foi que para alem de turfa a vermiculite e a perlite eram os unicos utilizados em todas as fazes de cultivo.

Penso que finalmente começo a ter respostas para a minha questão.

Boa sorte Tiago para esse projecto e continua a partilhar a sua evolução.

Abraços

Francisco Lopes

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/11/2009
Idade : 50
Localização : Massamá, Queluz

http://www.shop/shirtdivision.com

Ir para o topo Ir para baixo

fagus sylvatica purpurea Empty fagus sylvatica

Mensagem  tiago afonso Ter maio 04, 2010 9:15 am

obrigado por todas as ideias!
respondendo ao pedro , sim estou interesado em comprar a revista q me deu a indicaçao e gostava de ter a referencia da que foca as faias. entretanto talvez ate a subscreva vamos ver
vou entao hoje procurar o que preciso para fazer o alporque o mais rapido possivel!
tiago afonso
tiago afonso

Mensagens : 41
Data de inscrição : 06/04/2010
Idade : 35
Localização : setubal \ caldas da rainha

Ir para o topo Ir para baixo

fagus sylvatica purpurea Empty fagus sylvatica

Mensagem  tiago afonso Qua maio 05, 2010 5:35 am

boas
nao consigo encontrar o musgo nem a vermiculite para o alporque:s
sera seguro fazelo com turfa?
tiago afonso
tiago afonso

Mensagens : 41
Data de inscrição : 06/04/2010
Idade : 35
Localização : setubal \ caldas da rainha

Ir para o topo Ir para baixo

fagus sylvatica purpurea Empty Re: fagus sylvatica purpurea

Mensagem  rafael baptista Qua maio 05, 2010 5:43 am

boas tiago

na minha opinião turfa será uma boa opção e podes misturar com um pouco de areão para tornar a mistura "mais arejada", se utilizares turfa não te esqueças no caso de ser compacta de a "soltares", poderás também na mistura utilizar um estimulador de raízes (racine) ou hormonas para lenhosas....

fica aqui um video de um alporque


rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

fagus sylvatica purpurea Empty fagus sylvatica

Mensagem  tiago afonso Qua maio 05, 2010 10:09 am

boas.
esta feito o alporque! nao tinha vermiculite nem musgo por isso usei uma mistura de terra para bonsai que comprei num centr de jardinagem e misturei com areao. usei hormonas ( germon) que comprei numa casa de agricultura .
esta feito agora uma duvida que me ficou.
preciso de ir regando o alporque?
e quanto tempo o devo manter
obrigado Wink

o video ajudou muito;)
tiago afonso
tiago afonso

Mensagens : 41
Data de inscrição : 06/04/2010
Idade : 35
Localização : setubal \ caldas da rainha

Ir para o topo Ir para baixo

fagus sylvatica purpurea Empty fagus sylvatica

Mensagem  tiago afonso Qui maio 13, 2010 9:49 am

boas.
pedro nao sei se o sr se esqueceu ou se ainda nao encontrou o artigos da bonsai focus do qual me falou, mas se conseguir diga-me algo Very Happy
obrigado
tiago afonso
tiago afonso

Mensagens : 41
Data de inscrição : 06/04/2010
Idade : 35
Localização : setubal \ caldas da rainha

Ir para o topo Ir para baixo

fagus sylvatica purpurea Empty Re: fagus sylvatica purpurea

Mensagem  Mario Eusebio Qua maio 19, 2010 3:46 am

Olá Tiago!

Peço desculpa, mas o Pedro emprestou-me a revista em causa e só hoje me lembrei disso Smile! Vou enviar mais logo para o mail o Nr. da Revista e o artigo!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

fagus sylvatica purpurea Empty fagus syvatica

Mensagem  tiago afonso Qua maio 19, 2010 4:53 am

obrigado. a revista é toda sobre as faias ou tem apenas alguns artigos?
se fossem apenas alguns artigos seria pedir-lhe demais que digitaliza-se e me envia-se por email? pirat
tiago afonso
tiago afonso

Mensagens : 41
Data de inscrição : 06/04/2010
Idade : 35
Localização : setubal \ caldas da rainha

Ir para o topo Ir para baixo

fagus sylvatica purpurea Empty Re: fagus sylvatica purpurea

Mensagem  Mario Eusebio Qua maio 19, 2010 6:06 am

Viva Tiago!

É apenas um artigo! Mais logo envio;)!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

fagus sylvatica purpurea Empty Substrato para alporques.

Mensagem  Vladimiro Silva Qui maio 20, 2010 3:12 am

Tenho alguma experiência no assunto e apraz-me dizer o seguinte. Aquando de um alporque a primeira reacção da árvore é refazer a casca e o liber para retomar o livre circulação da seiva elaborada antes que a zona afectada sucumba. Isto do ponto de vista da árvore. Se entretanto houver um substrato as raizes serão formadas como meio de sobrevivência suplementar. Isto é o nosso objectivo. Para isto se dar o tipo de substrato não é importante. O que convém é que aquando do desmame esse substrato não caia deixando as raizes dependuradas e desprotegidas. Acontece com qualquer substrato friável, areia, terra, etc. Se usarmos turfa ou musgo obtemos uma bola compacta com as raizes confortavelmente instaladas, pronta para aguentar longas viagens sem se desfazer. Esta é a grande diferença entre os subtratos uma vez que nenhum deles vai alimentar a nova árvore enquanto ela estiver ligada à mãe. Cump. Vladimiro.

Vladimiro Silva

Mensagens : 23
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

fagus sylvatica purpurea Empty Re: fagus sylvatica purpurea

Mensagem  Rui Fernandes Sex maio 21, 2010 6:16 am

Boas.

Concordo inteiramente com o Vladimiro Silva mas queria apenas registar que o musgo ou turfa criam um emaranhado nas raízes que mais tarde complicam o processo de transplante ao querer estender as raízes. Se a ideia é deixar a árvore em repouso sem viagens ou qualquer outra actividade que não faça mexer muito nas raízes eu aconselharia um substrato mais leve precisamente para que o processo de transplante decorra sem grandes complicações.

O que convém é que aquando do desmame esse substrato não caia deixando as raizes dependuradas e desprotegidas.

É precisamente o que eu procuraria fazer na altura do transplante. Quando as raízes esterem bem formadas, a vantagem do substrato mais leve é que com grande facilidade nos livramos dele e podemos então espalhá-las radialmente e sem grandes danos.

Espero ter acrescentado mais alguma coisa...

Continuação de um bom trabalho.
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

fagus sylvatica purpurea Empty fagus sylvatica

Mensagem  tiago afonso Sex maio 21, 2010 6:22 am

obrigado pelas dicas é que para um novato um alporque é algo q deixa muitas duvidas e anciedade pela resposta da arvore!
aproveito para deixar uma outra duvida que é em relaçao ao tempo que devo esperar para ver se ja existem raizes.
obrigado Wink
tiago afonso
tiago afonso

Mensagens : 41
Data de inscrição : 06/04/2010
Idade : 35
Localização : setubal \ caldas da rainha

Ir para o topo Ir para baixo

fagus sylvatica purpurea Empty Re: fagus sylvatica purpurea

Mensagem  Rui Fernandes Sex maio 21, 2010 3:53 pm

Olá Tiago.

Não há um tempo certo para isso. Depende de cada espécie. Umas enraízam mais facilmente do que outras. Existem espécies que apresentam raízes passadas 3 semanas e outras que precisam cerca de um ano até formarem um bolo de raízes.

Nesta espécie em concreto não tenho experiência mas posso dizer-te que costumo começar a escavar (quase grão a grão) passados cerca de 2 meses. Se encontrar raízes acastanhadas e mais grossas então poderei separar. Se encontrar raízes brancas então ainda será cedo.

Nestes casos a pressa é nossa inimiga. Compreendo a tua ansiedade pois eu também sofro do mesmo mas temos mesmo de ter paciência.

Espero que tenhas sorte. Vai partilhando as tuas experiências.

Cumprimentos,
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

fagus sylvatica purpurea Empty Ainda os alporques.

Mensagem  Vladimiro Silva Sex maio 21, 2010 4:16 pm

Ao Rui Fernandes.
Realmente temos interesse em abrir radialmente as raizes quando plantamos um alporque. Mas o musgo não é impeditivo. Com toda a segurança abro as raizes sem que estas deixem de estar protegidas pelo musgo. E assim serro o coto de madeira correspondente à parte descascada sem que as raizes sofram com tanta manipulação. Mas o importante aqui é que o nosso amigo da fagus já tem menos dúvidas.
Eu tinha o hábito de fazer a colheita dos alporques ainda no Verão logo que as novas raizes estavam castanhas. Porém verifiquei que não havia desenvolvimento antes da próxima Primavera e que havia o perigo de morte por frio no Inverno.
Assim, agora vou no Verão acrescentar musgo aos alporques e só os colho na Primavera seguinte. O êxito é total. Cump. V. S.

Vladimiro Silva

Mensagens : 23
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

fagus sylvatica purpurea Empty Re: fagus sylvatica purpurea

Mensagem  Mario Eusebio Sex maio 21, 2010 4:27 pm

Viva!

Eu, utilizo uma técnica mista Smile, costumo utilizar vasos plasticos que corto para suportar o alporque, utilizo musgo, misturado com akadama, assim permite o desenvolvimento mais livre do sistema radicular e depois na altura do corte é extremamente facil, pois corto por baixo, mantendo o vaso . A seguir é só fazer um falso transplante utilizando um vaso maior e acrescentando substracto , dessa forma não toco no substracto antigo nem nas raízes. Esta técnica tem formado melhor nebari.

Antigamente utilizava o método do musgo e saco plastico, resultava extremamente bem, mas verifiquei o que fala o Rui, as raízes cresciam e acabavam por embrenhar-se umas nas outras , criando nebari mais disformes. Um exemplo disso são algumas plantas de viveiro reproduzidas através de alporque, onde vemos á vezes autenticos novelos de raízes.

Eu após várias experiências dou-me melhor com esta técnica do vaso por isso recomendo! Uma das variantes que tenho experimentado é começar a trabalhar o próprio nebari antes da separação, i.e., depois de formadas as raízes, retirar a terra, seleccionar as raizes que estão ao mesmo nível encurta-las muito e voltar a repor o alpoque novamente, isso vai adiantar o trabalho em muitas fazes no futuro.

Tiago, a faia costuma enraizar bem, mas demora mais tempo que outras espécies, talvez em Setembro possas verificar se há raízes.


Última edição por Mario Eusebio em Sáb maio 22, 2010 3:18 pm, editado 1 vez(es)

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

fagus sylvatica purpurea Empty Re: fagus sylvatica purpurea

Mensagem  Pedro Nascimento Sex maio 21, 2010 4:54 pm

Eu após várias experiências dou-me melhor com esta técnica do vaso por isso recomendo! Uma das vaianes que tenho experimentado é começar a trabalhar o próprio nebari antes da separação, i.e., depois de formadas as raízes, retirar a terra, seleccionar as raizes que estão ao mesmo nível encurta-las muito e voltar a repor o alpoque novamente, isso vai adiantar o trabalho em muitas fazes no futuro.
interessante esse processo de ir trabalhando o nebari antes da separação Cool
mas podes fazer isso no geral?mesmo em especies que possam ser mais sensiveis a mexidas nas raizes*
obrigado pela informação Wink
Tiago,sorte com esse alporque Smile
abrçs...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

fagus sylvatica purpurea Empty Ainda os alporques

Mensagem  Vladimiro Silva Sex maio 21, 2010 11:10 pm

Sem dúvida que a partilha de experiências é muito profícua. Eu pensei que sabia tudo e agora deparo com as técnicas do Mário Eusébio e fiquei com uma enorme vontade de as experimentar nos alporques que tenho em curso. V. S.

Vladimiro Silva

Mensagens : 23
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

fagus sylvatica purpurea Empty fagus sylvatica

Mensagem  tiago afonso Sáb maio 22, 2010 4:10 am

muito obrigado por todas as dicas! espero ser sabio nesta area por isso tudo em intresa e poder ter a opiniao de pessoas mais esperientes conta muito e ajuda bassstante!
ainda terei de lhe fazer mais alporques acima pois ela é muito alta ( media 1.60) e irei usar a tecnica do vaso futuramente!
Wink
tiago afonso
tiago afonso

Mensagens : 41
Data de inscrição : 06/04/2010
Idade : 35
Localização : setubal \ caldas da rainha

Ir para o topo Ir para baixo

fagus sylvatica purpurea Empty Re: fagus sylvatica purpurea

Mensagem  Mario Eusebio Dom maio 30, 2010 10:44 am

Viva Tiago!

Desculpa a demora, mas como te disse em MP, estive ausente uns tempos.

A Revista é a nr. 92.

Por favor envia-me o teu mail Wink!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

fagus sylvatica purpurea Empty Re: fagus sylvatica purpurea

Mensagem  Mario Eusebio Seg Jun 07, 2010 4:31 am

Viva Tiago!

Por favor confirma se recebeste o meu mail? Nunca mais disseste nada, nem confirmaste a recepção, por isso não sei se o artigo te chegou?

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

fagus sylvatica purpurea Empty Re: fagus sylvatica purpurea

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos