Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Juniperus Itoigawa

3 participantes

Ir para baixo

Juniperus Itoigawa Empty Juniperus Itoigawa

Mensagem  David Carvalho Ter Nov 10, 2009 1:59 am

Olá a todos,

Juniperus Itoigawa Juni_12_junho2009

Juniperus Itoigawa Juni_12_virtual

O gosto que fui ganhando por esta árvore é algo muito especial, pois este foi o meu primeiro projecto realizado numa serie de workshops que tive com a fantástica Maria João Simões. Se ao principio as minhas expectativas para esta humilde árvore eram poucas, hoje acredito neste pequeno projecto que com o passar do tempo cada vez se torna mais especial para mim, aliás vejo um futuro muito interessante à sua frente.

A foto e o virtual já tem alguns meses a árvore já tem algumas diferenças, mal tenha fotografias actuais ireia coloca-las aqui.

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus Itoigawa Empty Re: Juniperus Itoigawa

Mensagem  Mario Eusebio Ter Nov 10, 2009 9:05 am

Viva!

Esta é uma árvore mais modesta que as outras que mostraste, no entanto pode ser também boa!

Eu acho que a árvore para já terá ramos primários a mais, julgo que pelas caracteristicas do tronco deverias fazer um Bunjin dela!

O virt apresenta muito verde para as dimensões do tronco.

Além disso o S do tronco de certa forma torna-se monótono, não haverá outra fora de atenuar e criar outro ritmo nas curvas do tronco, talvez rondando um pouco e inclinando mais para a direita?! Que achas?

Publica foto mais recente pois recordo-me de teres dito que com a modelação tinhas perdido um ramo ou outro e aí pode já estar diferente!

Cmpts,

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus Itoigawa Empty Itoigawa

Mensagem  David Carvalho Qui Nov 12, 2009 5:53 am

Olá Mário,

Sim sem dúvida que é um projecto humilde, mas como foi o meu primeiro projecto tenho um carinho especial pelo mesmo. A nivel de massa verde desde a primeira intervenção que ele está a condensar imenso e tem pequenas alterações, já foi desarmado na totalidade.

No último fim de semana levou uma boa dose de Lime Sulphur nos seus pequenos e frágeis Jins para os proteger para o Inverno e dentro de pouco tempo irei arama-lo todo, se tudo correr é já neste fim de semana e irei colocar fotografias novas dele.

A rotação que falas, está "programada" mais para a frente, possívelmente irei acertar isso na próxima Primavera, quando o passar para o "vaso final" Smile

Acredito que irá dar um Shonin feminino humilde, mas com alguma piada.

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus Itoigawa Empty Re: Juniperus Itoigawa

Mensagem  Paulo Sampaio Qui Nov 12, 2009 12:54 pm

Muitas vezes desprezamos este tipo de projectos (contra mim falo) mas quando estiver numa fase final o resultado vai ser bastante interessante. Eu tenho alguns juniperus (Entulhos Comunis Very Happy) que depois de podados e aramados até ficaram com um aspecto muito interessante.

Só acho que as massas verdes estão muito volumosas, em minha opinião essa árvore deverá ter umas massas verdes bastante mais reduzidas (a imagem do cabeçalho deste fórum é um bom exemplo disso).

Agora é adubar com força e sem medos Very Happy

Abraços

Paulo Sampaio

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus Itoigawa Empty Pequeno e humilde Juni...

Mensagem  David Carvalho Ter Abr 27, 2010 2:43 am

Juniperus Itoigawa 23-04-2010-ito-01

Juniperus Itoigawa 23-04-2010-ito-02

Juniperus Itoigawa 23-04-2010-ito-03

Este Juniperus Itoigawa foi uma das minhas primeiras aquisições e foi a primeira árvore que modelei na minha vida. Há 1 ano atrás sentei-me com a Maria João Simões para começar a trabalhar nesta humilde árvore que é sem dúvida especial para mim, pois foi com ela que dei os primeiro passos nesta arte e marca o meu primeiro workshop com a Maria João. Não interessa se um dia ela vai ser ou não um verdadeiro Bonsai, interessa sim o que ao longo deste ano esta árvore me ensinou.

Como me prometi a mim mesmo de forma a evoluir, todos os fins-de-semana de manhã passo pelo viveiro e trabalho uma árvore ou várias, depende do que há para fazer e não é preciso dizer que há sempre algo a fazer, não é? Este fim-de-semana já tinha planeado tratar deste Junípero era uma árvore que tinha sido modelada o ano passado pela primeira vez, já tinha sido totalmente desaramada há uns meses e esta Primavera apresentou um crescimento acentuado, estava extremamente vigorosa e cheia de força e então decidi colocar-lhe a mão.

Limpei um pouco o tronco, pinçei no geral toda a árvore acentuando essa pinçagem nas zonas mais fortes, aramei e modelei. Existem diversas opções estéticas que a seu tempo terei de tomar, mas agora não era certamente a altura, apenas não quis perder o trabalho que tinha vindo a ser desenvolvido ao longo do ano. Na próxima época de transplante se a árvore se apresentar igualmente saudável e vigorosa será certamente transplantada para um vaso de Bonsai.
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus Itoigawa Empty Re: Juniperus Itoigawa

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos