Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vaccinium padifolium - naco endémico

+4
Pedro Nascimento
David Carvalho
Mario Eusebio
Pedro G C Almeida
8 participantes

Ir para baixo

Vaccinium padifolium - naco endémico Empty Vaccinium padifolium - naco endémico

Mensagem  Pedro G C Almeida Ter Mar 02, 2010 8:04 am

Olá Pessoal,

Deixo-vos aqui fotografias da melhor árvore que recolhi esta época. Trata-se de uma espécie endémica da Madeira, muito abundante acima dos 800m de altitude. Esta foi a única planta que tenho que escapou imaculada aos acontecimentos do temporal do dia 20/02/2010 na Madeira.

As fotos uns dias depois da recolha:

Vaccinium padifolium - naco endémico IMG_5282

Vaccinium padifolium - naco endémico IMG_5283

Vaccinium padifolium - naco endémico IMG_5288

Vaccinium padifolium - naco endémico IMG_5284

Vaccinium padifolium - naco endémico IMG_5285

O tronco tem cerca de 20cm de diâmetro, o nebari 30cm e o comprimento do tronco ronda os 45cm. Com jeito será um chuhin.

Apesar de ter sido recolhida há cerca de um mês, está já a rebentar por todo o lado - os primeiros rebentos têm cerca de 7cm de comprimento (ainda não tenho fotos). Como recolhi com bastante raíz, estou confiante na sua recuperação (e por essa razão a publico aqui). Ainda estou a conhecer a espécie, mas parece-me ser extremamente resistente e ter muita facilidade em produzir raízes, se calhar um pouco como as oliveiras. Partilha o habitat com a Erica platycodon sub. maderincola (também endémica) e a Erica arborea e por essa razão suponho que a planta goste de solos ácidos.

Todos os comentários e sugestões são bem-vindos. A árvore ainda não está pronta a ser trabalhada, mas gosto de planear todas as intervenções com muita antecedência.

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Vaccinium padifolium - naco endémico Empty Re: Vaccinium padifolium - naco endémico

Mensagem  Mario Eusebio Qua Mar 03, 2010 1:32 am

Viva Pedro!

Excelente material de base, estou curioso para ver o tipo de folhagem e padrão de crescimento, pois é uma espécie desconhecida para a grande maioria de nós!

Quanto ao futuro, penso que a posição em que a plantaste dirá tudo, tem as caracteristicas para ser uma boa cascata Smile Gosto da textura da casca e das veias marcadas no tronco!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Vaccinium padifolium - naco endémico Empty Re: Vaccinium padifolium - naco endémico

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Mar 03, 2010 1:52 am

Olá Mário!

Obrigado pelos comentários.

estou curioso para ver o tipo de folhagem e padrão de crescimento

Não posso dizer que tenho experiência com a espécie em bonsai, mas conheço-a desde a infância (as bagas são comestíveis e sempre tive o hábito de ir às montanhas apanhá-las). As folhas dos exemplares na natureza chegam a ser bem pequenas, com cerca de 1cm de comprimento. O padrão de crescimento é semelhante ao das zelkovas, ulmeiros, etc, com folhagem alternada e entrenós curtos com cerca de 1cm nas árvores em estado selvagem. A planta é semi-persistente, durante o Inverno o mesmo exemplar costuma ter alguns ramos completamente despidos e outros carregados de folhagem vermelha. Os ramos despidos exibem uma ramificação bastante fina e compacta - mais do que os áceres em geral, mas menos que as zelkovas. Para além de tudo isto, a casca ganha bastante carácter nos exemplares mais antigos. A espécie produz bastante madeira morta e veias vivas por vezes muito dinâmicas (tenho outro exemplar que é um excelente exemplo e que mostrarei quando der os primeiros sinais de vida após a recolha).

Estas plantas crescem normalmente num estilo kabudachi. Têm, aparentemente, dominância basal, e são vigorosas - já vi na natureza ramos com 1 ano atingirem cerca de 1m de comprimento. Costumam formar nebari muito grande, muitas vezes com madeira morta. Os ramos parecem manter uma cor rosada durante os primeiros 5 anos; a casca madura é de um cinzento escuro.

Por todas estas razões estou muito optimista em relação ao cultivo da espécie como bonsai. Vamos ver como se desenvolve este exemplar. A propósito, os rebentos mais fortes têm crescido cerca de 0,4 cm por dia - nada mal!

Quando ao design, alguém tem sugestões ou quer fazer um virtual? A minha ideia é avançar com semi-cascata ou mesmo cascata, mas gostaria de saber a vossa opinião. Wink

Cumprimentos,
Pedro

P.S. - apercebi-me de que as fotos ficam cortadas em alguns monitores. Se for esse o vosso caso, sugiro que cliquem com o botão direito nas fotos e seleccionem "ver imagem".
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Vaccinium padifolium - naco endémico Empty ...

Mensagem  David Carvalho Qua Mar 03, 2010 2:56 am

Olá Pedro,

Sem conhecer a especie, o que posso dizer nesta fase é que "tem bom aspecto" Smile
Fico curioso tal e qual o Mário por ver o tipo de folhagem e o desenvolvimento da árvore.

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Vaccinium padifolium - naco endémico Empty Re: Vaccinium padifolium - naco endémico

Mensagem  Pedro Nascimento Qua Mar 03, 2010 6:53 am

boas Pedro*
eu gosto desta base,muito interessante e axo muito bem explorares essa vertente,se tens ai especies endémicas na ilha com boas caracteristicas para trabalhar como bonsai,porque não?desde que não seja uma especie em risco ou protegida,ainda por cima vão tornar-se exemplares unicos ou pouco divulgados no panorama do bonsai Smile
mais um curioso para ver a sua evolução Wink
1abrç...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Vaccinium padifolium - naco endémico Empty Re: Vaccinium padifolium - naco endémico

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Mar 03, 2010 8:00 am

Olá Pessoal!

Obrigado David e Pedro pelos comentários adicionais. Very Happy

David, assim que a planta começar a mostrar verde que se veja actualizo o post.

Pedro:

desde que não seja uma especie em risco ou protegida

Chamaste-me a atenção para uma questão relevante que não tenho a certeza de que ficou clarificada. Esta espécie é endémica da Madeira e faz parte da floresta Laurissilva, que é Património Natural da UNESCO. No entanto, é uma espécie abundante que não está em risco algum neste momento (juntamente com a Erica platycodon é a espécie mais abundante acima dos 1000m na Madeira - e as montanhas aqui chegam aos 1862m de altitude, portanto entre os 1000m e os 1862m há muito espaço ocupado por esta vegetação).

A recolha foi feita na berma de uma estrada em terra usada para combate a eventuais incêndios e as plantas na berma dessa estrada são sujeitas todos os anos a trabalhos de limpeza (leia-se cortadas de moto-serra tão rente quanto possível)...

Reforço a ideia de que o yamadori deve ser feito levando sempre em conta a preservação da nossa flora. Um dos objectivos de cultivar esta planta como bonsai é exactamente a valorização da espécie e a divulgação da fantástica Laurissilva pelo pessoal que gosta de bonsai. Wink

Obrigado por me chamares a atenção para estas questões.

Em relação ao design ninguém tem sugestões? Very Happy

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Vaccinium padifolium - naco endémico Empty Re: Vaccinium padifolium - naco endémico

Mensagem  Pedro Nascimento Qua Mar 03, 2010 9:12 am

viva Pedro,nem mais tô contigo nessas palavras Wink
não te quis chamar à atenção a ti precisamente Smile mas no geral,pois bem sei que tu mais do que muitos deve ter esses aspectos todos em conta,força com este projecto"e com os outros também".
em relação a essa especie em bonsai,como é endémica pode vir a valorisar muito a arvore,ao ex. do que aconteceu com os "ullastres" de Maiorca. Smile
1 abraço
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Vaccinium padifolium - naco endémico Empty Re: Vaccinium padifolium - naco endémico

Mensagem  Henrique Leite Qua Mar 03, 2010 11:44 am

Ola Pedro.

Desde os meus mais sinceros Parabens isto porque. Efetuaste a recolha de um exlecente Material endémico na ilha, e depois o que acho importante acima de tudo é o teu criterio na recolha ja que tens notorias preocupações ambientais quanto a pratica do yamadori.

E So te posso dizer isto: Força ja que apesar de tudo o que aconteceu na madeira, e soube o que te aconteceu a ti, tens uma força interior muito forte!!! e se precisares de alguma coisa e so dizer!!!!!!

Força Amigo

Henrique Leite

Mensagens : 161
Data de inscrição : 21/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Vaccinium padifolium - naco endémico Empty Re: Vaccinium padifolium - naco endémico

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Mar 03, 2010 1:47 pm

Olá a Todos!

Pedro, espero que tenhas razão e que a espécie prove que é digna dessa comparação com os "ullastres maiorquinos".

Henrique, muito obrigado pelos teus comentários de incentivo. O que aconteceu na sequência do temporal já está para trás, a vida é demasiado curta para pensar muito nisso. Very Happy

Então e o design? Sugestões para o posicionamento da massa verde?

Abraço,
Pedro.
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Vaccinium padifolium - naco endémico Empty Re: Vaccinium padifolium - naco endémico

Mensagem  Leonel Martins Qua Mar 03, 2010 2:01 pm

Olá Pedro,

Boa planta, lembra-me 1 pouco a madeira da videira essa casca.
Para ideias sobre o design deverias talvez meter aí umas que apanhassem a planta toda com a frente que pensas guardar.
Apesar do golpe ainda mantens o vício/gosto bem presente e é o que interessa.
Abraço
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Vaccinium padifolium - naco endémico Empty Re: Vaccinium padifolium - naco endémico

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Mar 03, 2010 2:10 pm

Olá Leonel,

Obrigado pelos comentários. Pensei usar a posição da primeira foto como frente. O que achas? (Se as fotos aparecem cortadas no teu monitor por favor usa o botão direito sobre a fotografia e escolhe "ver imagem" ou opção similar - depende do browser que usas.)

O vício deixou de ser vício e agora é uma forma de vida. Não consigo evitar dedicar-me ao bonsai. Very Happy

Abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Vaccinium padifolium - naco endémico Empty Re: Vaccinium padifolium - naco endémico

Mensagem  Leonel Martins Qua Mar 03, 2010 3:43 pm

Olha já que ninguém se acusa tentei magicar aí qualquer coisita Very Happy.
Tens que dar um desconto já que não faço a mínima ideia do tipo de folhagem ou aspecto da árvore na natureza.
Vaccinium padifolium - naco endémico 2psj0a9
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Vaccinium padifolium - naco endémico Empty Re: Vaccinium padifolium - naco endémico

Mensagem  Bruno António Qua Mar 03, 2010 4:11 pm

Gostei da ideia do Leonel! Smile
No meu inexperiente Embarassed ver, parece-me "disfarçar" bem o facto do tronco ter a mesma grossura em toda a sua extensão. Talvez "descesse" um pouco mais a massa verde...
Grande "naco" Pedro! Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Vaccinium padifolium - naco endémico Empty Re: Vaccinium padifolium - naco endémico

Mensagem  Pedro G C Almeida Qui Mar 04, 2010 6:43 am

Olá Leonel,

Obrigado pelo virtual! Percebo a tua ideia e acho que é possível fazer qualquer coisa nessas linhas. Eu talvez não prolongasse tanto o ramo mais à direita, ficaria talvez com aquele que está imediatamente acima. O que acham?

Outra coisa, que não se vê bem na foto, é que o ramo que escolheste para fazer o ápice sai de trás. Penso que seria melhor usar o ramo que está logo à direita desse. A posição do ápice seria, no entanto, mais ou menos a mesma...

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Vaccinium padifolium - naco endémico Empty Re: Vaccinium padifolium - naco endémico

Mensagem  Pedro Nascimento Qui Mar 04, 2010 9:50 am

boas Pedro,
em relação ao virtual do Leonel estou de acordo com o que dizes,fica logo bem melhor*já tinha olhado para ele ontem e gostei da solução que o Leonel arranjou Smile mas não sabia bem o que me desviava o olhar Rolling Eyes e agora ao ver a tua ideia,já estou a ver o que era Twisted Evil
abrçs...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Vaccinium padifolium - naco endémico Empty Re: Vaccinium padifolium - naco endémico

Mensagem  Leonel Martins Qui Mar 04, 2010 2:12 pm

Very Happy, é engraçado que ontem também me aconteceu o mesmo, havia ali qualquer aspecto que não tava a
encaixar bem no esboço lol!.
Virtual 1.2 , retirei o ramo descendente e desgastei mais o jin inferior.
Vaccinium padifolium - naco endémico 2s9y8o3
Penso ficar mais equilibrado sem dúvida
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Vaccinium padifolium - naco endémico Empty Re: Vaccinium padifolium - naco endémico

Mensagem  Pedro G C Almeida Qui Mar 04, 2010 2:34 pm

Olá Leonel.

Acho que ficou melhor, obrigado! Very Happy

Não tenho jeito nenhum para virtuais, mas deixo aqui uma tentativa minha para ajudar ao brainstorming:

Vaccinium padifolium - naco endémico Uveira_new

O que acham?

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Vaccinium padifolium - naco endémico Empty Re: Vaccinium padifolium - naco endémico

Mensagem  Rui Fernandes Qui Mar 04, 2010 2:41 pm

Viva!

Ainda não tinha tido oportunidade de comentar este projecto. Penso que o potencial é tremendo e se realmente esta espécie se adequar ao Bonsai então será uma grande descoberta do Pedro Almeida. Sempe cuidadoso no estudo da recolha, analisou muito bem tudo o que se possa relacionar com a espécie. E em boa altura o fez pois já pude comprovar ao vivo o potencial desta árvore.

Não vou comentar possíveis soluções pois considero ainda muito cedo embora tenha gostado da solução apresentada pelo Leonel e pelo Pedro.

Abraço,
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vaccinium padifolium - naco endémico Empty Re: Vaccinium padifolium - naco endémico

Mensagem  Pedro G C Almeida Dom Mar 14, 2010 9:18 am

Olá Pessoal,

Rui, obrigado pelos comentários. Estamos a descobrir as uveiras juntos, não fujas às tuas responsabilidades... Wink

Fica uma actualização do estado da planta. Passou apenas pouco mais de um mês desde a recolha e a reacção dificilmente poderia ser melhor. Ainda é cedo para tirar conclusões definitivas, mas estou cada vez mais optimista em relação ao sucesso deste projecto.

Vaccinium padifolium - naco endémico B96c8f51

Aproveitei para serrar alguns ramos desnecessários, o tronco está mais limpo.

Ficam também pormenores da folhagem nova. Dá para ver a coloração, a forma das folhas e um pouco do padrão de crescimento alternado. As maiores folhas devem ter não mais de 2cm de comprimento.

Vaccinium padifolium - naco endémico D92a666c

Nesta foto (de outro exemplar) vê-se a coloração de inverno da espécie e uma parte de um ramo despido. As maiores folhas têm 1,5cm de comprimento.

Vaccinium padifolium - naco endémico Acbcf18d

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Vaccinium padifolium - naco endémico Empty ...

Mensagem  David Carvalho Dom Mar 14, 2010 12:03 pm

Olá Pedro,

Embora a conicidade da árvore não seja a melhor, com trabalho tudo se alcança e existe diversas maneira de disfarçar esse defeito, aliás sendo a origem dessa árvore yamadori, são esses defeitos que lhe trazem valor e aumentam o desafio. A forma e caracter do tronco principal é muito interessante fico curioso para ver a evolução da árvore.

A folhagem tanto a nivel de forma como de tonalidade são extremamente interessantes, resta saber a capacidade da espécie quanto à distância entre nós.

Vai manter-nos a par da evolução Smile pois acho que a curiosidade é imensa e é partilhada por todos Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Vaccinium padifolium - naco endémico Empty Re: Vaccinium padifolium - naco endémico

Mensagem  Pedro G C Almeida Dom Mar 14, 2010 4:49 pm

Olá David,

Obrigado pelos comentários.

Tens razão, o tronco é mais largo na sua extremidade do que junto ao nebari. No entanto, não me parece que nesta planta essa característica seja muito penalizante. Ao recolher a planta fiz uma aposta de que no futuro esse defeito será wabi-sabi... vai ser necessário desviar a atenção do observador para outro lado.

Quanto aos entrenós, repara na última foto. Se as folhas maiores têm 1,5cm de comprimento já podes tirar algumas conclusões acerca dos entrenós dos ramos despidos que aparecem no lado direito. A foto da folhagem nova também mostra isso: o comprimento dos entrenós é o espaço entre a base de folhas adjacentes... por exemplo os áceres têm entrenós mais longos! Very Happy

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Vaccinium padifolium - naco endémico Empty Re: Vaccinium padifolium - naco endémico

Mensagem  Mario Eusebio Seg Mar 15, 2010 2:56 am

Viva Pedro!

A folhagem, quer juvenil quer em cores de Outono/Inverno é muito bonita, tem cores muito vivas e isso agrada-me muito:)! Assim consegues ter durante o ano pontos de interesse diversos nesta espécie.

Eu, também acho que a questão da conicidade será facilmente disfarçada com ligeiro reposicionamento do tronco em conjugação com a folhagem, estes defeitos fazem parte das árvores provenientes de yamadori e a meu ver são "marcas" da sua própria história e que lhe dão ainda mais carácter!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Vaccinium padifolium - naco endémico Empty Re: Vaccinium padifolium - naco endémico

Mensagem  Rui Fernandes Seg Mar 15, 2010 6:39 am

As tonalidades da folhagem são fantásticas.

Outra característica marcante desta espécie endémica é a facilidade com que cria veios vivos em consonância com a madeira morta toda retorcida. Como cresce em altitude e em amibientes agrestes acabou por se tornar extremamente resistente e a adaptação parece ser boa.

Dentro em breve poderão avaliar outras árvores que decerto vos irão surpreender tanto como a mim me surpreenderam.

Pedro, é impressão minha ou esta também faz lembrar um dragão chinês. Daqueles que se veem nos desfiles de rua tradicionais suportados por 4 ou 5 pessoas? Smile

Abraço,
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vaccinium padifolium - naco endémico Empty Re: Vaccinium padifolium - naco endémico

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos