Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pinheiro silvestre multi tronco

+6
Pedro G C Almeida
Joaquim Gervásio
David Carvalho
Leonel Martins
Pedro Nascimento
Mario Eusebio
10 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Pinheiro silvestre multi tronco - Página 2 Empty Re: Pinheiro silvestre multi tronco

Mensagem  Mario Eusebio Seg Out 11, 2010 7:32 am

Viva Rui!

Os teus comentários são pertinentes e também não gosto da foto nos promenores que referes...no entanto ao vivo não se notam tanto este defeitos, acho que me vou socorrer da foto para corrigir determinados promenores! Um dos problemas desta árvore e da generalidade dos pinus é o facto das agulhas estarem muito longe do tronco, tendo nós que andar grande parte dos anos á espere que os ramos façam "backbudding" para que se possa encurtar mais os ramos e desfazer parte do spagheti em que se tornam os ramos para que o verde seja trazido mais atrás. Normalmente são precisos cerca de 10 anos, após o inicio da modelação, para um pinus ganhar alguma maturidade! Este tem apenas 3 anos pós recolha e 1 após primeira modelação, por isso ainda tenho um longo caminho Rolling Eyes

Eu quero que este pinheiro assuma um carácter de balsa, se for tirar algum tronco ou á direita ou á esquerda perco essa caracteristica, torna a árvore mais banal e nem aceitará uma copa tão ampla. O plano passa por fazer a redução e compactação dos ramos do tronco da direita e também alguma redução no ápice do tronco da esquerda. Mas para já não posso fazer isso pois não tenho brotes para cortar os ramos mais atrás, pinheiros não são folhosas e cortar um ramo sem que fique massa verde significa mata-lo por isso os pinheiros são mais lentos e dificeis, mas talvez resida aí muita da mistica deles, sem dúvida a espécie que mais gosto de trabalhar Smile!

Agora vou aguardar pela brotação da Primavera para fazer novas intervenções.

Obrigado pelas opiniões e sugestões!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pinheiro silvestre multi tronco - Página 2 Empty Re: Pinheiro silvestre multi tronco

Mensagem  bruno lima Ter Out 12, 2010 2:12 pm

Viva Mário!
Eu sou possivelmente quem te poderia dar conselhos sobre os teus trabalhos, pelo contrário Razz ,espero que tu é que me possas aconselhar a mim para te poder seguir as pisadas.
Quanto a este pinheiro acho sinceramente que esta no bom caminho e depois de ler tudo isto e vou voltar a ler Shocked ,podias ter falado no tipo de substrato que utilizas te e no tipo de abudo e alturas em que o fizes te,quero te dizer que sou teu fã numero um
Very Happy Very Happy cheers .
Cada dia que vejo trabalhos teus fico ainda mais entusiasmado com esta arte.
continua assim ,abraço.

bruno lima

Mensagens : 83
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 43
Localização : alfena

Ir para o topo Ir para baixo

Pinheiro silvestre multi tronco - Página 2 Empty Re: Pinheiro silvestre multi tronco

Mensagem  Mario Eusebio Qua Out 20, 2010 3:03 am

Viva!

Deixo aqui uma foto tirada de lado, pelo Pedro que sabe bem mais de fotografia do que eu Cool onde dá para ver a estrura e orientação dos troncos e ramos.

Pinheiro silvestre multi tronco - Página 2 IMG_2821


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pinheiro silvestre multi tronco - Página 2 Empty Re: Pinheiro silvestre multi tronco

Mensagem  Bruno António Seg Out 03, 2011 9:57 am

Viva!

Quase 1 ano depois da ultima publicação... como está agora este fantástico pinus?!

Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Pinheiro silvestre multi tronco - Página 2 Empty Re: Pinheiro silvestre multi tronco

Mensagem  Mario Eusebio Ter Out 04, 2011 6:43 am

Viva Bruno!

Lá continua o seu percurso.... ando com pouco tempo, por isso o corte de agulhas irá ser feito mais tarde, agora durante o mês de Outubro.

Na primavera, será recolocado na posição futura, mas não será muito intervencionado nas raízes, isso ficará mais para a frente.

Assim que tiver foto do estado actual, coloco aqui.


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pinheiro silvestre multi tronco - Página 2 Empty Re: Pinheiro silvestre multi tronco

Mensagem  Bruno António Ter Dez 13, 2011 4:35 am

Viva Mário!

Então essa foto?!

Isto aqui anda um pouco "calmo" demais!!

Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Pinheiro silvestre multi tronco - Página 2 Empty Re: Pinheiro silvestre multi tronco

Mensagem  Mario Eusebio Qua Dez 14, 2011 2:39 am

Viva Bruno!

Desculpa, mas a vida não tem sido fácil Sad!

Tirei a foto, no sitio onde o pinheiro está, pois com o ombro a recuperar não posso pegar em pesos Sad! Já cortei as agulhas e lá mais para Fevereiro será transplantado.

A posição dele será levantado na direita aí uns 10 cms em relação á posição actual.

Pinheiro silvestre multi tronco - Página 2 IMG_8245

Está parcialmente desaramado, logo parece um pouco despenteado e desorganizado Smile!


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pinheiro silvestre multi tronco - Página 2 Empty Re: Pinheiro silvestre multi tronco

Mensagem  Bruno António Qua Dez 14, 2011 2:18 pm

Viva Mário!

Não tens que pedir desculpa Wink foi apenas para ver se isto animava um pouco, e como estava com curiosidade em ver como está este pinus...
Gosto muito desta árvore! Very Happy Acho que com a posição que pretendes no futuro este pinus vai ficar mais equilibrado, sem duvida (para ver, fiz uma edição da tua foto no Photoshop com essa inclinação).

As melhoras Wink Ab.
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Pinheiro silvestre multi tronco - Página 2 Empty Re: Pinheiro silvestre multi tronco

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos