Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acer buergerianum - kabudachi shohin

4 participantes

Ir para baixo

Acer buergerianum - kabudachi shohin Empty Acer buergerianum - kabudachi shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Seg Fev 01, 2010 7:26 am

Olá Pessoal!

Este tridente era o topo de uma árvore que comprei em 2000 como pré-bonsai. Em Agosto de 2007 decidi que o melhor futuro para a árvore seria um alporque do topo e plantar a base no jardim para futuras propagações. O alporque foi feito na primeira semana de Agosto e foi separado 3 semanas mais tarde (o tronco tem cerca de 8cm de diâmetro).

em 2007/2008:

Acer buergerianum - kabudachi shohin Bonsai_0695

em 2009:

Acer buergerianum - kabudachi shohin Trident_01_07_08-1

Actualmente:

Acer buergerianum - kabudachi shohin IMG_4368

Sugestões e comentários? Obrigado.

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Acer buergerianum - kabudachi shohin Empty Re: Acer buergerianum - kabudachi shohin

Mensagem  Mario Eusebio Seg Fev 01, 2010 2:32 pm

Viva Pedro!

Eu gosto muito deste tipo de projectos, de material modesto conseguir retirar bom proveito dá um prazer imenso! Nem só de grandes "nacos" vive o Bonsai e por vezes este tipo de projectos ao longo do tempo vai ganhando o Wabi Sabi e a definição promenorizada que é dificil de tirar de material colossal! Neste tipo de projectos só temos que nos preocupar com incrementar, em grandes nacos temos muitas vezes que nos preocupar em tirar, em fazer trabalhos com máquinas e ferramentas para amenizar alguma da brutalidade que lhe está inerente.

Sugestões? Eu eliminava o 2º tronco a contar da direita, entra em ruptura com o elegante movimento que os outros 3 fazem para a esquerda.

De resto é ramificar até ao 5º ou 6º nível e ficará impecável.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Acer buergerianum - kabudachi shohin Empty Re: Acer buergerianum - kabudachi shohin

Mensagem  rafael baptista Qua Fev 03, 2010 4:09 am

boas pedro, bem o teu projecto tem evoluído muito bem, existe num livro do peter adams (a arte do bonsai) algo semelhante ao teu projecto exactamente com o mesmo tipo de acer. por isso fiz um desenho onde me inspiro no mesmo tipo de copa, bem compacta e alongada, e claro com alguns espaços negativos e aqui fica

Acer buergerianum - kabudachi shohin DESE+001

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Acer buergerianum - kabudachi shohin Empty Re: Acer buergerianum - kabudachi shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Fev 10, 2010 11:58 am

Olá Pessoal,

Mário:

Obrigado pelo incentivo e pelas sugestões. Sabes que a minha visão sobre estes aspectos é parecida com a tua. Dá-me imenso prazer tentar retirar algo de material considerado pobre. O tronco de que falas já foi removido, mas ainda não há fotos.

Rafael,

Obrigado pelo virtual. O livro de que falas faz parte da minha biblioteca de bonsai e é provavelmente, a par do livro de John Naka, o melhor que possuo. Acertaste na minha inspiração para iniciar o projecto Smile Gosto do teu desenho, é mais ou menos isso que tenho em mente.

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Acer buergerianum - kabudachi shohin Empty Re: Acer buergerianum - kabudachi shohin

Mensagem  Rui Marques Seg Ago 06, 2012 2:00 am

Olá Pedro,
Estou interessado em como está a evoluir este projeto, e se já efectuaste algum trabalho desde a 2010.

Abraço.
Rui Marques
Rui Marques

Mensagens : 189
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 44
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Acer buergerianum - kabudachi shohin Empty Re: Acer buergerianum - kabudachi shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Seg Ago 06, 2012 2:14 am

Olá Rui,

Este projecto não sobreviveu à famosa tempestade de Fevereiro de 2010 na Madeira, que destruiu parte da minha colecção. Uma pequena parte da árvore está viva em crescimento livre no solo. Daqui a uns anos sou capaz de dar uma olhadela e ver se se consegue fazer algo, mas neste momento parece-me que será apenas fonte de alporques e estacas.

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Acer buergerianum - kabudachi shohin Empty Re: Acer buergerianum - kabudachi shohin

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos