Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Erica platycodon spp. maderensis: bunjin ou han-kengai?

+5
David Carvalho
Bruno António
Pedro Nascimento
Mario Eusebio
Pedro G C Almeida
9 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Erica platycodon spp. maderensis: bunjin ou han-kengai? - Página 2 Empty Re: Erica platycodon spp. maderensis: bunjin ou han-kengai?

Mensagem  Pedro Nascimento Qui Jan 13, 2011 7:34 am

boas*
eu gostei das alterações deste virtual"redusindo um pouco a altura do vaso"
bela arvore Pedro,boa continuação Wink
1abraço...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Erica platycodon spp. maderensis: bunjin ou han-kengai? - Página 2 Empty Re: Erica platycodon spp. maderensis: bunjin ou han-kengai?

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Jan 19, 2011 7:03 am

Olá Mário e Pedro,

Obrigado pelos vossos comentários. Smile

Eu concordo que o vaso não é adequado. É demasiado grande, embora eu não esteja totalmente convencido que a forma é desadequada.

Estive a olhar para a planta e estou a ponderar uma mudança de ângulo que para além de melhorar o aspecto do tachiagari é capaz de amenizar a questão do ramo da direita. Em breve publicarei fotos. Smile

Abraços,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Erica platycodon spp. maderensis: bunjin ou han-kengai? - Página 2 Empty Re: Erica platycodon spp. maderensis: bunjin ou han-kengai?

Mensagem  Pedro Nascimento Qua Jan 19, 2011 7:16 am

Fimamos então a aguardar por essas fotos para ver se fica melhor com as alterações Smile
Eu concordo que o vaso não é adequado. É demasiado grande, embora eu não esteja totalmente convencido que a forma é desadequada.
eu também não axo a sua forma desadequada Wink
1 abrç...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Erica platycodon spp. maderensis: bunjin ou han-kengai? - Página 2 Empty Re: Erica platycodon spp. maderensis: bunjin ou han-kengai?

Mensagem  Pedro G C Almeida Ter Fev 15, 2011 2:42 pm

Olá Pessoal,

Vaso novo, Tokoname, acabado de chegar. Que tal? (Desculpem a má qualidade da foto, não pude esperar por melhor luz.)

Erica platycodon spp. maderensis: bunjin ou han-kengai? - Página 2 Th_77b27716

Para além disso, a árvore sofreu uma ligeira intervenção e o ângulo foi mudado. Gosto mais deste resultado shakan/bunjin.

Como sempre, todas as sugestões, comentários ou críticas são bem-vindos. Smile

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Erica platycodon spp. maderensis: bunjin ou han-kengai? - Página 2 Empty Re: Erica platycodon spp. maderensis: bunjin ou han-kengai?

Mensagem  Nelson Lopes Qua Fev 16, 2011 1:36 am

Boas Pedro,

Honestamente também gosto mais do estilo escolhido agora do que Semicascata como estava anteriormente.

Gosto dos dois vasos apesar deste um pouco mais pequeno acentar também melhor. A forma do outro é discutível para esta planta, mas também não achei que ficasse muito mal (estava realmente ligeiramente grande). A textura no entanto e até a cor achei muito interessante.

Agora só outra questão. O.k. tu é que conheces a espécie e o teu clima amenao na Madeira. Mas não foi um pouco arriscado mexer outra vez nas raízes apenas um mês depois de teres removido todo o solo antigo. Creio que agora nesta mudança de vaso deves ter tentado fazer um "falso transplante" e mexer o mínimo possível. Mas como o solo agora é 100% Kanuma o mesmo ainda devia estar muito solto (digo eu...)?! Como é que fizeste para minimizar as mexidas ou nem te preocupaste com isso?
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Erica platycodon spp. maderensis: bunjin ou han-kengai? - Página 2 Empty Re: Erica platycodon spp. maderensis: bunjin ou han-kengai?

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Fev 16, 2011 2:22 am

Olá Nelson,

Obrigado pelos comentários. Smile

Gosto dos dois vasos apesar deste um pouco mais pequeno acentar também melhor. A forma do outro é discutível para esta planta, mas também não achei que ficasse muito mal (estava realmente ligeiramente grande). A textura no entanto e até a cor achei muito interessante.

Estamos de acordo, o meu problema com o vaso anterior era o seu tamanho. Entretanto decidi que a árvore ficaria melhor numa inclinação mais shakan, o problema do ramo da direita e resultante conicidade invertida indicado pelo Mário fica assim muito mais suavizado e o design agrada-me mais. Com estas alterações o vaso faz ainda menos sentido, a meu ver...

Mas não foi um pouco arriscado mexer outra vez nas raízes apenas um mês depois de teres removido todo o solo antigo.

Bom, apesar de eu só ter publicado a imagem no vaso redondo em Janeiro, o transplante foi feito no final de Outubro, na altura em que esta espécie tem crescimento de raízes mais exuberante. Eu acho que não foi demasiado arriscado, mas o tempo o confirmará... Smile

Creio que agora nesta mudança de vaso deves ter tentado fazer um "falso transplante" e mexer o mínimo possível. Mas como o solo agora é 100% Kanuma o mesmo ainda devia estar muito solto (digo eu...)?! Como é que fizeste para minimizar as mexidas ou nem te preocupaste com isso?

Sempre achei piada à expressão "falso transplante", mas nunca percebi bem o que significa. Tenho que referir que o vaso redondo era tão grande que tive que encher cerca de metade do seu volume com flocos de esferovite e mesmo assim não me sentia confortável: vasos demasiado grandes prejudicam seriamente a drenagem e são mais de meio caminho andado para problemas radiculares. Sendo assim, levantei a árvore do vaso anterior com o máximo cuidado (através de um processo quasi-estático, lol) e meti-a num escorredor há cerca de 3 semanas ou 1 mês. O objectivo disto foi medir o volume de raízes (para ter a certeza que escolhia bem as dimensões do vaso novo), facilitar um eventual transplante, já que o escorredor é muito mais pequeno que o vaso redondo e mais pequeno que o actual e, acima de tudo, reduzir a probabilidade de problemas relacionados com a drenagem.

Quando o vaso novo chegou (o que aconteceu ontem), inspeccionei as raízes e vi que começavam a sair do escorredor pelos furos. Havia cerca de 2mm de raízes já de fora. Portanto, decidi transplantar, novamente levantando do escorredor com o máximo cuidado, pousando no vaso novo e fixando a planta firmemente ao vaso.

Não posso garantir que não vai haver problemas (quem pode?), mas a minha consciência bonsaista está tranquila, acredito que fiz o melhor que podia pela árvore e duvido que algo de mal aconteça. Vamos ver o que reserva o futuro... Smile

Um abraço,
Pedro

P.S. - em nenhuma altura deste processo alguma raíz foi podada. Quando removi o solo todo fi-lo com água e não me recordo de ter perdido uma única raíz.


Última edição por Pedro G C Almeida em Qua Fev 16, 2011 3:24 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Ortografia e gramática)
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Erica platycodon spp. maderensis: bunjin ou han-kengai? - Página 2 Empty Re: Erica platycodon spp. maderensis: bunjin ou han-kengai?

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Fev 16, 2011 3:05 am

Olá Pessoal,

Nova foto, com melhor qualidade:

Erica platycodon spp. maderensis: bunjin ou han-kengai? - Página 2 Th_be36acdb

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Erica platycodon spp. maderensis: bunjin ou han-kengai? - Página 2 Empty Re: Erica platycodon spp. maderensis: bunjin ou han-kengai?

Mensagem  Mario Eusebio Qua Fev 16, 2011 3:10 am

Viva!

O vaso a meu ver é fantástico ! Quer em qualidade quer em formato, com os pés a atenuar as linhas mais rectas e a formar um belo conjunto com o tronco.

O tachiagari, melhorou muito com esta nova inclinação e posicionamento e efectivamente consegues disfarçar a questão do ramo...

Agora falta a massa verde ganhar corpo e peso para criar um sensação de "equilibrio" no limite em relação ao vaso.


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Erica platycodon spp. maderensis: bunjin ou han-kengai? - Página 2 Empty Re: Erica platycodon spp. maderensis: bunjin ou han-kengai?

Mensagem  Miguel Costa Qua Fev 16, 2011 6:03 pm

Olá, boa escolha de vaso, bela cor e formato mas para mim os pés puxam um pouco a atenção do observador.
Podes tirar uma foto onde se dê para ver melhor o uro? (com a erica mais inclinada para o observador)

Abraço

Miguel Costa

Mensagens : 76
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 35
Localização : Tavira

Ir para o topo Ir para baixo

Erica platycodon spp. maderensis: bunjin ou han-kengai? - Página 2 Empty Re: Erica platycodon spp. maderensis: bunjin ou han-kengai?

Mensagem  rafael baptista Qui Fev 17, 2011 9:00 am

boas pedro

este vaso na minha opinao serve muito mais esta árvore do que o anterior.....

fico a espera para ver desenvolvimentos desta planta...

abr
rafael

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Erica platycodon spp. maderensis: bunjin ou han-kengai? - Página 2 Empty Re: Erica platycodon spp. maderensis: bunjin ou han-kengai?

Mensagem  Bruno António Ter Jun 26, 2012 2:45 pm

rafael baptista escreveu:
fico a espera para ver desenvolvimentos desta planta...

Viva Pedro,

Então, novidades desta árvore?

Ab.
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Erica platycodon spp. maderensis: bunjin ou han-kengai? - Página 2 Empty Re: Erica platycodon spp. maderensis: bunjin ou han-kengai?

Mensagem  Pedro G C Almeida Ter Jun 26, 2012 3:27 pm

Olá Bruno,

Então, novidades desta árvore?

Continua o seu lento mas constante desenvolvimento no sossego do meu espaço. Daqui a poucos anos estará apresentável. Smile

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Erica platycodon spp. maderensis: bunjin ou han-kengai? - Página 2 Empty Re: Erica platycodon spp. maderensis: bunjin ou han-kengai?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos