Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

shohin Acer palmatum

4 participantes

Ir para baixo

shohin Acer palmatum Empty shohin Acer palmatum

Mensagem  rafael baptista Dom Jan 17, 2010 7:53 am

ola a todos, hoje venho apresentar um novo projecto. Um acer palmatum shohin, por agora tem 10 cm, mas espero aumentar com o topo cerca de 1.5 ou 2 cm. Bem finalmente tenho um acer na minha coleção, ainda não fiz muito desde aquisição, tirei com ajuda de um amigo bonsaista as parte podres da madeira e foi tratado com propolis, a arvore tinha alguma madeira podre, espero fechar algumas feridas e deixar dois pequenos uros, mas ainda falta tirar alguma madeira podre mas só vai ser feito quando fizer o transplante. o nebari tem que ser corrigido na parte da direita, espero fazer uns pequenos enxertos nessa zona.

O apice ainda falta muita ramificação, vou tentar fazer um enxerto (ponto verde da terceira foto), tenho duvidas se faça outro enxerto no ponto vermelho (ainda tenho que considerar).

Por agora quando fizer o transplante vai para um vaso um pouco maior quadrado, para ver se consigo desenvolver mais ramificação, ando a ver uns artigos de tecnicas muito interessantes para acer palmatum do Morten Albeck ([url=http://www.shohin-europe.com/ARTICLES-leafstalksshortening.html])


Fiz tambem uma aramação e uma poda, foram eliminados cerca de tres ramos, pena que não tenha tirado fotos do antes e depois mas o entusiasmo foi tanto que me esqueci de tirar umas fotos

a parte da esquerda (tronco) junto ao nebari ainda vai ser trabalhado de modo a trazer mais conicidade à planta... Chega de palavaras e vamos as fotos, estou completamente aberto a sujestões, fiz tambem um pequeno desenho sobre o que penso para um futuro da planta


frente
shohin Acer palmatum 22452_1309076496669_1523294821_30814072_6548097_n

traseira
shohin Acer palmatum 22452_1309076536670_1523294821_30814073_1327113_n

lado
shohin Acer palmatum 22452_1309076616672_1523294821_30814074_8192147_n

frente
shohin Acer palmatum 22452_1309076696674_1523294821_30814075_5139340_n

futuro (espero eu)

shohin Acer palmatum 22452_1309080696774_1523294821_30814077_6415172_n

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

shohin Acer palmatum Empty Re: shohin Acer palmatum

Mensagem  Mario Eusebio Seg Jan 18, 2010 4:31 am

Viva!

Acho que tens uma boa base de trabalho! A conicidade é excelente dando uma proporcionalidade muito boa ao projecto.

Em relação á ramificação, acho que te deves concentrar em engrossar mais os ramos inferiores, dando-lhe conicidade e movimento e talvez uma orientação não tão vertical!

Continuação de Bom projecto!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

shohin Acer palmatum Empty Re: shohin Acer palmatum

Mensagem  rafael baptista Seg Jan 18, 2010 6:29 pm

obrigado pelo comentário, bem em relação a esta planta ainda muito pouco foi feito por mim, apenas fiz a aramação, já que eleminação de massa podre foi feito por dois bonsaistas que tive opurtunidade de conheçer pessoalmente.... depois em casa fiz uns ajustes na parte da esquerada da planta junto ao nebari para melhorar a conicidade e para tirar o verdete utilizei um pouco de azeite (nesta fotos já tinha utilizado o azeite pois a planta estava com muito verdete)

Em relação aos ramos espero "engrossar" o primeiro ramo da direita e quase todos os outros, já que o primeiro ramo da esquerda é bastante proporcional (acho que não dá para ver pela foto), bem em relação à orientação dos ramos serem ascendentes no inicio e depois penso orientar mais para as extremidades para baixo (não sei se me fiz entender) penso ser a melhor opção para esta arvore(discutivel). Acho que nem todas as arvores "velhas" tem os ramos direcionados para baixo e penso fazer a mesma coisa do que o esboço, mas até la posso mudar de opinião (não sei)....


depois de fazer as alterações em casa fiz um novo pequeno corte e necessitava de propolis, como era bastante caro resolvi ir à fonte e recolher eu directamente.... Fui ate a uma quinta de um amigo meu, amador apicultor, para recolher eu proprio o propolis (um filme engrassado de ver, hehe e sem fato, não fui picado porque não estava muito sol e as abelhas estavam sonolentas), depois fiz um pequeno passeio onde vi muitos zambujeiros, sobreiros, pilriteiros (crateagus monogyna) e pistachos lentiscus (montado alentejano) que me deu muitos frutos em relação a futuros Yamadoris e como tenho autorização do dono vou fazer umas boas apostas de projectos futuros (aguardar para ver)........ Depois foi so misturar o propolis com alcool e por na arvore, em vez de liquido fiz uma pequena pasta (a maioria do alcool fiz evaporar com banho maria), bem o cheiro é muito agradavel..... e foi o fim desta pequena caminhada pelas dez da manha de hoje........

para não começar a divagar mais (muita guinness preta)....hasta manana

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

shohin Acer palmatum Empty Re: shohin Acer palmatum

Mensagem  Pedro G C Almeida Qui Fev 11, 2010 11:48 am

Olá Rafael,

Já tinha visto este teu projecto, mas na altura em que o publicaste não me foi possível responder.

Antes de avançar para a estética da planta, queria chamar a tua atenção porque acho que podes vir a ter problemas com esse arame. Não me parece ser de alumínio, é cobre? Se é, não é indicado por ser demasiado fino. Mesmo que não seja cobre, esse arame não está a ser eficaz no suporte aos ramos que queres mover e vai marcar depressa a casca, por ser demasiado fino. Sugiro que o removas quanto antes, porque se o fizeres depois de surgirem as primeiras folhas vais de certeza danificar os rebentos a não ser que uses uma tesoura corta arame específica para bonsai.

Nos áceres o melhor é usar arame de alumínio com calibre igual a cerca de metade do diâmetro do tronco. Pode parecer demasiado grosso, e é difícil trabalhar com este arame, mas tem (pelo menos) duas vantagens: 1) será mais difícil marcar a casca e mesmo que isso aconteça as marcas não serão tão profundas; 2) o suporte que o arame vai oferecer aos ramos será muito maior. Isto significa que ao mover os ramos a maior parte da tensão será suportada pelo arame. Será possível dobrar ramos com muito maior facilidade, desde que o processo seja feito com calma. Para além disso, na eventualidade de um ramo rachar (acontece muito quando se arama os áceres) a probabilidade de não morrer é muito superior pois a casca do lado oposto à fissura estará suportada pelo arame (por exemplo, no meu tridente shohin rachei 3 ramos e nenhum deles secou).

Quanto à estética, acho que a tua prioridade é definir a estrutura básica e corrigir o ângulo dos dois primeiros ramos para que fiquem mais na horizontal. Para fazeres isto, tens (acho eu) duas hipóteses: ou dobras, ou cortas esses ramos e enxertas outros na posição ideal e com o ângulo de saída do tronco mais adequado. Não te posso dizer à distância do fórum qual destas duas hipóteses é mais adequada (a propósito, seria bom se pudesses por mais fotos de diferentes ângulos e indicasses quais são as zonas de madeira morta). Para dobrares o ramo da esquerada, para além do arame de alumínio podes precisar de um tensor e de enfraquecer o ramo criando uma fissura com uma faca ou uma serra de lâmina estreita (tudo depende do tamanho do ramo) na saída do ramo junto ao tronco e do lado de cima (porque queres dobrar o ramo para baixo). Os áceres fecham bem as feridas e no final desta estação, se optares por este método, terás em princípio o ramo já bem sólido na sua posição final.

Quanto aos ramos que queres enxertar, podes indicar também os ângulos de saída?

Já sabes como é o nebari?

Vai mostrando a evolução e obrigado pela partilha.

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

shohin Acer palmatum Empty Re: shohin Acer palmatum

Mensagem  rafael baptista Sex Fev 12, 2010 9:02 am

boas pedro, o arame é de cobre, ainda não comprei arame de alumínio, mas tens razão é muito fino. Não tenho muita experiência a aramar, para mim é mais dificil aramar com um arame mais grosso, mas este final de semana vou mudar o arame..


quanto á estética, os ramos que falas é mesmo para ter aquela ligeira inclinação para cima, na minha visão os ramos não tem que ser sempre na horizontal ou para baixo para transmitir um sensação de árvore "antiga", penso sim nos ramos secundários e terciários terem uma tendencia de crescimento com uma inclinação para o solo, não sei se vou utilizar o ramo 3 no desenho, ainda não sei se vai ser contemplado no desenho final, mas por agora vai ficar assim, acho que sem esse ramo a arvore ficara com mais movimento e menos estática (mas ainda não decidi), de qualquer maneira estou sempre aberto á mudança, poderá ser que me arrependa e traga os ramos mais para baixo no próximo ano, já exprimentei a técnica de cortes e depois tensionar num prunnus e resultou muito bem.


em relação ao nebari, como estava num vaso muito pequeno, o nebari é aquilo que se ve, por baixo está cheio de raizes dispostas radialmente mas muito finas, espero que neste vaso tenham um desenvolvimento maior e que consiga ter melhores resultados e incorpora-las no desnho final...


por agora foi mudado de vaso e podado alguns ramos, hoje tem as duas primeiras folhas a rebentarem

shohin Acer palmatum Acer+005

shohin Acer palmatum Acer+008

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

shohin Acer palmatum Empty Re: shohin Acer palmatum

Mensagem  rafael baptista Qua Mar 24, 2010 8:19 am

fica aqui uma actualização do acer, descobri entretanto que se trata de um yamamomiji... Tirei o arame só deixando dois mas estão bastante "soltos" e realmente pedro tinhas toda a razão em relação ao diâmetro do arame, andei a cortar o arame com um alicate muito pequeno (julgo de manicure) mas tive que ter um auxilio de uma lupa... o topo ainda falta rebentar mas já estão a sair as folhas....

realmente os aceres são muito entusiasmantes pela coloração da sua folhagem, perco horas só a observar as tonalidades.

A frente agora é outra e acho que torna a arvore muito mais dinamica.

As folhas ainda estão muito grandes mas com o tempo acho que vou conseguir reduzir um pouco, mas apesar disso existem uma folhas realmente minúsculas, as diferenças entre o tamanho de algumas folhas é abismal...

estou a pensar tambem num futuro vaso, oval bem baixo em tons de azul claro, o que acham???

shohin Acer palmatum Zam+009


tentei fazer um fundo azul mas como ando com falta de tempo ficou assim, de qualquer maneira tem alguma piada a tentativa Embarassed

ps: No meu blog eu consigo aumentar as fotos carregado "nelas", aqui não, como consigo no forum por fotos que que possibilitem um zoom???

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

shohin Acer palmatum Empty Re: shohin Acer palmatum

Mensagem  rafael baptista Sáb maio 22, 2010 8:05 am

ao longo destes meses tenho feito pinçagens regulares a fim de encurtar os entrenos e faço pequenas desfoliações a folhas maiores, existe um ramo que vai ser enxertado que o estou a deixar crescer livremente e nota-se a diferencia ao nível do tamanha da folha...

o vaso não e o definitivo, talvez para o ano vá para outro vaso, tem alguma sujestão???

a ultima foto é uma fotomontagem de um possível vaso, é apenas o mesmo vaso mas mais raso

shohin Acer palmatum Acer+009

shohin Acer palmatum Acer+016

shohin Acer palmatum Ttt

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

shohin Acer palmatum Empty Re: shohin Acer palmatum

Mensagem  Gabriel Abreu Sáb maio 22, 2010 10:46 am

Olá Rafael!

Esse Acer promete muito e está na minha humilde opinião no bom caminho. Relativamente ao vaso só a diferença da altura favorece e muito a estrutura da árvore.. Wink
Abraço
Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

shohin Acer palmatum Empty Re: shohin Acer palmatum

Mensagem  Mario Eusebio Dom maio 30, 2010 10:50 am

Viva!

Eu acho que um vaso oval ficava melhor nesta árvore! Que achas Rafael?

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

shohin Acer palmatum Empty Re: shohin Acer palmatum

Mensagem  rafael baptista Dom maio 30, 2010 10:58 am

boas mario, é isso mesmo acho que um oval seria melhor, primeiro pensei em tons de azul, mas tenho um vaso da mesma cor oval e poderá ser essa a próxima "casa"........

é o vaso do "ulmeiro e o candeiro"

mas de qualquer maneira acho que o próximo transplante será da a dois anos....... até lá fica neste vaso...

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

shohin Acer palmatum Empty Re: shohin Acer palmatum

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos