Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pinus Thunbergii (bola de agulhas)

+2
Rui Marques
Francisco Lopes
6 participantes

Ir para baixo

Pinus Thunbergii (bola de agulhas) Empty Pinus Thunbergii (bola de agulhas)

Mensagem  Francisco Lopes Qua Out 26, 2011 4:02 pm

Olá a todos

Finalmente disponho de tempo e mais importante ainda, os meus projectos atingiram já uma evolução digna de um post neste blog.

Quando vejo tantos e excelentes projectos apresentados neste blog, sinto-me humilde em relação as minhas "meninas", mas acho que este e outros dois ou três projectos já têm alguma história para contar.

Começo por este Pinus Thunbergii, que foi adquirido num viveiro no inicio de 2010, foi o meu primeiro pinheiro, e tem servido como "professor", pois tenho aprendido imenso com ele.
Têm cerca de 25cm de altura.

Foi assim que me chegou ás mãos, uma bola de agulhas.
Pinus Thunbergii (bola de agulhas) Imagem0063



A primeira coisa que fiz foi transplantá-lo do vaso onde vinha para esta caixa, não retirei muito do solo que trazia, apenas o sacudi um pouco para cair a terra mais fina e condensada e juntei-lhe uma mistura de Pumice, Leca e turfa.

Estas fotos são de quando fiz a primeira intervenção em finais de Novembro 2010 (a data apresentada na foto não está correcta)

Pinus Thunbergii (bola de agulhas) Image00257w
O problema é óbvio os dois 1ºs troncos estão praticamente alinhados e o ramo de trás também, apesar de não estarem todos realmente à mesma altura, a distancia não é muita entre eles, e depois o 2º ramo da direita também não está bem colocado. mas nesta altura foi o possível, pois com uma bola de agulhas daquelas seria pedir muito, ter troncos bem colocados.

Pinus Thunbergii (bola de agulhas) Image00262


Esta foi a evolução que teve até Junho 2011

Frente:
Pinus Thunbergii (bola de agulhas) Frenteaem

Houve aqui uma boa evolução (tanto do pinheiro como minha), reduzi um pouco tamanho de agulhas e aparenta um excelente vigor, mas o problema continua lá, pensei fazer com o ramo da direita uma cascata, ou pelo menos colocá-lo a baixo do da esquerda, para que houvesse uma harmonia em relação ao ramo de cima, estão os dois seguidos no mesmo lado da árvore.
Vou precisar de umas dicas vossas para resolver isto.

Pefil:
Pinus Thunbergii (bola de agulhas) Perfilfc


Vista por cima:
Pinus Thunbergii (bola de agulhas) Cimae

Tirei umas fotos à uma semana atrás, mas ficaram muito más.
Vou deixar passar mais umas semanas, e vou fazer mais uns ajustes, fazer uma poda e aramar pela 1ª vez este pinheiro.

Mas primeiro aguardo umas dicas vossas para este projecto.

Obrigado

Francisco Lopes



Francisco Lopes

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/11/2009
Idade : 50
Localização : Massamá, Queluz

http://www.shop/shirtdivision.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus Thunbergii (bola de agulhas) Empty Re: Pinus Thunbergii (bola de agulhas)

Mensagem  Rui Marques Qui Out 27, 2011 1:53 am

Olá Francisco,

Saliento desde já a excelente qualidade das fotos. Tens alguma técnica especifica ou é da qualidade da máquina e do fotógrafo? Very Happy

Relativamente ao pinus, nota-se claramente uma evolução no tamanho das agulhas e a vivacidade com que estas nos presenteiam. Sobre os futuros trabalhos a desenvolver, não te posso ajudar muito, porque não tenho pinus. Prefiro as folhosas e caducas com as suas variações ao longo do ano.

Mas tenho alguns artigos de revistas da especialidade que te posso adiantar. Se estiveres interessado envio-te uma MP.

Boa continuação de trabalho.

Rui Marques
Rui Marques
Rui Marques

Mensagens : 189
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 44
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus Thunbergii (bola de agulhas) Empty Re: Pinus Thunbergii (bola de agulhas)

Mensagem  Mario Eusebio Sex Out 28, 2011 3:14 am

Viva Francisco!

Antes de mais, bem vindo á participação activa no fórum!

Quero te dar os parabéns, pois comecaste com um projecto e uma forma de encarar o bonsai que não é muito habitual, mas deveria ser cada vês mais tida em conta.

Eu gosto da tua árvore e nota-se um cultivo cuidado, apenas aconselharia-te a deixar crescer ramos de sacrificio para engrossar o tronco e que mais tarde seriam cortados, dessa forma o tronco engrossaria muito mais depressa!

Parabéns!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus Thunbergii (bola de agulhas) Empty Re: Pinus Thunbergii (bola de agulhas)

Mensagem  rafael baptista Sex Out 28, 2011 5:04 am

boas francisco

bom desenvolvimento, de que tamanho é??? parece uma planta pequena...

se fosse meu, considerava a frente a penúltima foto.....




rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus Thunbergii (bola de agulhas) Empty Re: Pinus Thunbergii (bola de agulhas)

Mensagem  Pedro G C Almeida Sex Out 28, 2011 6:54 am

Olá Francisco,

O kuromatsu está rapidamente a tornar-se a minha espécie preferida. Dentro dos pinheiros normalmente usados em bonsai, penso que os kuro são os mais vigorosos e os mais fáceis de trabalhar.

Quanto à planta propriamente dita, a meu ver tens a frente errada. A frente que escolheste tem o topo a fugir do observador. Deve ser precisamente o contrário, por uma questão de perspectiva. Sugiro que uses a actual traseira como frente, embora não tenhas mostrado nenhuma foto desse lado.

Quanto aos ramos em cruz, eles são um problema especialmente devido ao calibre do tronco: vais ficar certamente com uma bola no local de onde eles surgem. Fico com a sensação de que existe até pelo menos mais um ramo a sair do mesmo sítio na parte de trás, confirmas? Se isto for verdade, o problema torna-se ainda mais grave. Acho que é urgente remover o ramo da esquerda (da direita se a frente for a actual traseira) e sugiro a criação de um ramo no segundo cotovelo do tronco por enxerto. (Se existe um terceiro ramo a sair da mesma ramificação para trás, ele também tem que ser removido.) O enxerto pode ser feito na Primavera, há várias técnicas que podem ser usadas. Tenho um artigo de Oyakata Urushibata sobre o assunto que te posso enviar. Se estiveres interessado manda MP.

Concordo com o Mário em relação ao ramo de sacrifício. Vê-se que o tronco é muito jovem, em alguns locais ainda se vê a marca das agulhas que lá cresciam. Podes usar o ramo mais alto como ramo de sacrifício. Deixa-o crescer durante uns 3 anos e vais ver uma mudança radical no aspecto do tronco.

Sugiro também que comeces em 2012 o meikiri nos ramos que pretendes manter no desenho final, isto vai permitir que chegues ao outono com o dobro da ramificação existente no início da estação de crescimento.

Lembra-te também de seleccionar os rebentos que se estão neste momento a formar: tens que ter, no máximo, dois rebentos na extremidade de cada ramo para garantir uma ramificação correcta. Os rebentos que houver a mais remove com uma pinça ou uma tesoura muito afiada.

Finalmente, sugiro que semeies vários kuromatsu todos os anos. Não é nada difícil em 3 anos conseguir um pinheiro com aspecto semelhante ao teu e ficamos todos a ganhar se houver muitas sementes semeadas todos os anos. Wink

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus Thunbergii (bola de agulhas) Empty Re: Pinus Thunbergii (bola de agulhas)

Mensagem  Francisco Lopes Sex Out 28, 2011 4:50 pm

Boas!

Primeiro que tudo, obrigado pelos vossos comentários e começar por dizer ao Rui que neste caso, a qualidade das fotos fica-se a dever não tanto à maquina, mas mais ao editor de imagens (o fotografo é péssimo. Eu!!).

Mário, quero agradecer em especial as tuas palavras, pois são de grande incentivo para um principiante como eu!

Também como o Rafael, gosto muito do perfil deste pinheiro(penúltima foto), cheguei a pensar em criar um pequeno bunjin, mas o tronco depois daquele segundo cotovelo é um pouco recto, o que fez com que mudasse de ideia, para alem de que não existe nenhum bom ramo posicionado de forma a criar uma boa harmonia!


Quanto aos ramos em cruz, eles são um problema especialmente devido ao calibre do tronco: vais ficar certamente com uma bola no local de onde eles surgem. Fico com a sensação de que existe até pelo menos mais um ramo a sair do mesmo sítio na parte de trás, confirmas?

Pedro, confirmo que de facto existe um ramo na traseira, situado junto dos outros dois, mas para ser sincero nunca me passou pela cabeça tornar a traseira na frente, um dos motivos são as cicatrizes que ficam visíveis por esse lado, o outro, por pura ignorância acerca dessa questão estética que mencionas-te (viver é aprender!). O teu critério faz todo o sentido!

Aqui está uma foto em detalhe dos ramos, sublinhado a vermelho está o ramo traseiro que tu falavas Pedro.
Pinus Thunbergii (bola de agulhas) Detalhe

Confesso que fiquei um pouco confuso com o ramo a cortar, penso que o ramo esquerdo que dizias é o que está marcado a amarelo, confirmas?
Pergunto-te se não seria melhor cortar o da direita? Pois tem logo por cima um ramo bem colocá-do no ângulo!
É que se a actual traseira passar a ser a frente, tenho logo o conjunto dos três 1ºs ramos praticamente colocados!
Que achas?

A execução de um excerto já estava nos meus planos só que por ventura, não no mesmo sitio que indicaste, que julgo ser no cotovelo que tem um pequenino jhin (lado esquerdo visto pela actual frente), não?

Acho que o melhor é eu fazer um virtual simples, para ver se de facto, percebi a tua ideia!

Traseira, onde se vêm as cicatrizes e o tal ramo traseiro
Pinus Thunbergii (bola de agulhas) Pinhotrazeira

Bem com isto tudo vou aguardar mais umas dicas vossas e pensar no que fazer!!

Mais uma vez, muito obrigado a todos!

Abraço!

Francisco



Francisco Lopes

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/11/2009
Idade : 50
Localização : Massamá, Queluz

http://www.shop/shirtdivision.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus Thunbergii (bola de agulhas) Empty Re: Pinus Thunbergii (bola de agulhas)

Mensagem  Mario Eusebio Seg Nov 07, 2011 8:40 am

Viva Francisco!

Que grossura tem o tronco actual?

Estava a pensar que além dos ramos de sacrificio para a árvore engrossar, não era má ideia fazer toda a árvore com o ramo da esquerda, que achas?


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus Thunbergii (bola de agulhas) Empty Re: Pinus Thunbergii (bola de agulhas)

Mensagem  Francisco Lopes Seg Nov 07, 2011 10:58 am

Olá Mário!

O tronco actual junto aos ramos tem pouco mais de 1,5cm.

De facto também já pensei em utilizar apenas um dos dois primeiros ramos para fazer a árvore, tal como disse ao Rafael gosto muito do perfil dela e seria uma hipótese!

Quando falas no ramo da esquerda suponho que te referes à ultima foto, certo?

Qual é a tua ideia, fazer um Literati ou dobrar o ramo para cima e começar a desenvolver a partir dai?

Mário estou aberto as tuas sugestões, tenho que decidir, pois como esta não pode continuar mais tempo e não quero fazer nada que me arrependa depois!

Já agora, só para te dizer que estive na Ericeira e gostei muito do teu Cedro, excelente!!
Pena foi não ter tido tempo para assistir ás demonstrações.

Abraço

Francisco Lopes

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/11/2009
Idade : 50
Localização : Massamá, Queluz

http://www.shop/shirtdivision.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus Thunbergii (bola de agulhas) Empty Re: Pinus Thunbergii (bola de agulhas)

Mensagem  Mario Eusebio Ter Nov 08, 2011 2:45 am

Viva Francisco,

Foi pena não nos conhecermos na Ericeira, da próxima avisa Smile!

A par com o engrossamento do tronco deixando os ramos de sacrificios, sugeria que fizesses a árvore precisamente com esse ramo da esquerda na última foto, para mantendo o ramo para baixo e construido a massa verde em patamares sobre esse ramo Wink, lembro-me assim de repente dum Kuro que gosto e mais coisa menos coisa espelha o design que pensei :

http://keishabonsai.blogspot.com/2011/07/mekiri-pino-negro.html

Que achas?


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus Thunbergii (bola de agulhas) Empty Re: Pinus Thunbergii (bola de agulhas)

Mensagem  Francisco Lopes Qui Nov 10, 2011 4:49 am

Boas Mário!

Gostei muito da tua ideia e o Kuro que falas é muito bom.
Estive a ver bem o meu pinho e tomei a decisão de avançar para uma solução dentro desse design.

Assim que tiver executado a intervenção colocarei aqui as fotos.

Mário muito obrigado pelas dicas!!
Há-de de surgir certamente a oportunidade para nos encontrar-mos pessoalmente!

Abraço



Francisco Lopes

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/11/2009
Idade : 50
Localização : Massamá, Queluz

http://www.shop/shirtdivision.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus Thunbergii (bola de agulhas) Empty Pinus

Mensagem  David Carvalho Qui Nov 10, 2011 10:11 am

Olá,

Gosto muito da base deste pinheiro, embora sinto que o mesmo ainda é bastante jovem, pessoalmente se fosse minha a árvore não descansava enquanto não conseguisse dar dimensão ao tronco, ramo de sacrificio durante uns 5 ou 6 anos, escorredores, valia tudo...pois acredito que a base pode a seu tempo dar uma árvore de altissima qualidade, uma pessoa que te pode dar conselhos mais fundamentados pois já tem bastante experiência com Pinus é mesmo o Pedro Almeida.

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus Thunbergii (bola de agulhas) Empty Re: Pinus Thunbergii (bola de agulhas)

Mensagem  Francisco Lopes Qui Nov 10, 2011 10:50 am

Olá David

De facto a base deste pinheiro tem um bom potencial, o Pedro e o Mário já me deram umas dicas e o ramo de sacrifício é coisa que já sabia ter que fazer durante alguns anos por isso a 1ª coisa que fiz juntamente com a 1ª intervenção, foi muda-lo para um caixa de crescimento , mas pedia-se algum tipo de intervenção imediata pelos problemas já mencionados dos ramos.

E a ideia que o Mário deu foi a que mais me agradou e penso que é o caminho a tomar, assim que o fizer mostrarei o resultado!

O que quero agora é desenvolver um modo de cultivo que proporcione um maior crescimento da árvore, já tive acesso a alguns bons artigos, mas é sempre bom ouvir dicas do pessoal que experiência com a espécie.

Um abraço e obrigado pela dica.

Francisco Lopes

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/11/2009
Idade : 50
Localização : Massamá, Queluz

http://www.shop/shirtdivision.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus Thunbergii (bola de agulhas) Empty Re: Pinus Thunbergii (bola de agulhas)

Mensagem  Pedro G C Almeida Qui Nov 10, 2011 11:41 am

Olá Francisco,

A ideia do Mário agrada-me bastante, acho que pode ser o melhor caminho para esta árvore.

Quanto ao ramo de sacrifício, parece-me que esta árvore em particular já tem o vigor equilibrado. Isto é correcto? Se for assim, terás alguma dificuldade em conseguir um ramo que seja um verdadeiro ramo de sacrifício. Isto é o que acontece quando se elimina o ramo mais vigoroso, que normalmente cresce na vertical, antes de se conseguir um calibre adequado do tronco.

O que recomendo é que deixes um ramo (não mais) na zona acima do ramo da esquerda e na parte que será previsivelmente a traseira da árvore (assim quando removeres o ramo não ficas com uma cicatriz visível da frente). A meu ver podes avançar com meikiri no ramo da esquerda em Junho/Julho de 2012, mas não toques no ramo de cima. Se repetires o procedimento em 2013, daqui a uns dois anos ele deve estar bastante vigoroso e deve começar a crescer como um verdadeiro ramo de sacrifício. Se seguires este plano, julgo que podes contar com um engrossamento do tronco para o dobro do diâmetro actual em 4 anos; podes conseguir 4x mais diâmetro que actualmente em 6 anos.

Recomendo também que uses uma mistura que seja muito drenante, tipo kiryu. Nada de matéria orgânica nem partículas com menos de 3mm e carrega no adubo e na água como se não houvesse amanhã. Very Happy

Podes adubar em força com adubo orgânico 5-5-5 (ou similiar) até meados de Dezembro, a árvore está agora a preparar a rebentação da primavera e a fazer back-budding - uma adubação forte no outono costuma fazer os kuromatsu disparar com enorme vigor em Março.

Espero que isto ajude. Vai mostrando a evolução, esta árvore pode tornar-se num excelente shohin se seguires a ideia do Mário. Smile

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus Thunbergii (bola de agulhas) Empty Re: Pinus Thunbergii (bola de agulhas)

Mensagem  Francisco Lopes Qui Nov 10, 2011 12:12 pm

Olá Pedro!

Vou seguir as tuas dicas, estou a pensar trabalhar nele amanhã se tiver tempo e assim que houver progressos colocarei no post.

Obrigado Pedro!

Abraço

Francisco Lopes

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/11/2009
Idade : 50
Localização : Massamá, Queluz

http://www.shop/shirtdivision.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus Thunbergii (bola de agulhas) Empty Re: Pinus Thunbergii (bola de agulhas)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos