Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

pinus mugo( acho)

2 participantes

Ir para baixo

pinus mugo( acho) Empty pinus mugo( acho)

Mensagem  bruno lima Sáb Fev 19, 2011 1:37 pm

Tenho um pinus e preciso de ajuda, poiscomprei num viveiro e e para estiliza lo no estilo literati, o problema aqui e o solo em que se encontra que esta super compactado mas em compensaçao esta todo branquinho devido as micorrizas. agradecia a vossa ajuda sobre como transplantalo e o tipo de sbstrato a usar? ja andei a ver na net mas gostava de ter a opiniao aqui do pessoal do forum .Um abraço a todos e desde ja o meu muito obrigado.

bruno lima

Mensagens : 83
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 43
Localização : alfena

Ir para o topo Ir para baixo

pinus mugo( acho) Empty Re: pinus mugo( acho)

Mensagem  Nelson Lopes Seg Fev 21, 2011 6:07 am

Boa tarde Bruno,

Creio que não vou dizer nada que não tenhas já lido num ou noutro sítio uma vez que são as coisas básicas no tratamento de pinheiros.

Não é que seja expert já que tenho apenas 3 pinheiros desde 2007/2008 em que já fiz transplantes mais 3 silvestris que recolhi este ano em quais não mexi muito no bolo de raízes que consegui extrair.

Quanto à tua questão. Tenho um mugo desde 2007 também de horto. Não sei como é que está o teu, mas o meu na altura do transplante (Fev. 2008) Apresentava barro compacto quase isento de raízes vivas no centro e tinha sido envasado para um recipiente maior colocando solo mais drenante à volta do torrão original. Todas as raízes vivas expandiram para esse solo.

Na altura foi bastante radical e sabia que corria alguns riscos já que os pinheiros em geral não toleram tanto as mexidas nas raízes como as folhosas. Eu apenas corto raízes quando existe uma grande quantidade de raízes finas. Nos Yamadori habitualmente as raízes finas não abundam e nesse caso prefiro manter as raízes um pouco cumpridas e criar algum “chaos” no vaso do que deixar as raízes todas direitinhas e ter que cortar demasiado. Mas se calhar sou um pouco cauteloso nesse aspecto.

No meu no entanto e como o solo era mesmo muito mau, retirei a totalidade dos solo (barro) e cortei algumas raízes directamente por baixo do tronco já que como disse anteriormente a maioria também não estava de muito boa saúde ou morta.

Com pinheiros tenho por hábito guardar sempre um pouco do solo antigo especialmente aquele que aparenta estar micorrizzado como tu também mencionas.

Os solos para pinheiros querem-se bastante drenantes com pouca ou nenhuma matéria orgânica (dependendo do gosto pessoal ou do local onde serão cultivados). O que eu utilizei para o mugo foi uma mistura 50-50 de Akadama e areão granítico e depois adicionei ca. mais 10% da quantidade da mistura do solo antigo. No meu entender podem ser utilizados todos os solos drenantes conforme aqueles que tens mais à mão (kiryu, leça irregular, pomice etc.) Eu gosto de utilizar sempre uma parte de areão granítico uma vez que é menos “polido” do que o do rio ou de aquário e porque possui os minerais que os pinheiros encontram na natureza (especialmente no Norte).

O transplante deve ser efectuado quando as velas começam a querer inchar e se o exemplar demonstrar boa saúde. No caso dos mugo isso significa umas agulhas verde-escuras e bem “rijinhas”. Não é aconselhável lavar as raízes durante o tranplante devido à questão das micorrizzas acima mencionadas, mas se transplantares num dia mais quente ou ventoso podes vaporizar as raízes com um borrifador pequeno. No pós-transplante os conselhos habituais: sombra, pouco ou nenhum vento, manter as raízes húmidas (não encharcadas) e nos pinheiros eu pulverizo a massa verde porque também absorve bastante humidade por aí.

Quanto ao corte de massa verde: eu habitualmente corto a massa verde no Inverno Novembro, Dezembro quando não há mesmo seiva a correr. Há quem corte massa verde no transplante. Se no entanto a planta já tiver em actividade poderá perder alguma seiva (ou até muita, já que nem sempre pára de imediato) por esses cortes e debilitar ainda mais.

Nos Yamadori (e horto é parecido) a maior parte dos bonsaistas diz que deve ser retirado a totalidade do solo após a planta estar bem recuperada e saudável. Com exemplares que estejam já em vasos mais ou menos definitivos há alguns anos, há quem faseie os transplantes e apenas troca metade ou um terço do solo de cada vez para diminuir a probabilidade de perca de exemplares mais valiosos ou mais queridos.

Quanto ao meu mugo: tem-se dado até melhor do que eu tinha esperado uma vez que aqui não lhe consigo proporcionar Invernos rigorosos como eles gostam. Já questionei várias vezes se não o deixava no Norte com os meus pais ou sogros, mas tenho algum receio de estar fora do meu “controlo” por muito tempo.

Espero ter ajudado apesar de não ter dito nada de novo e que não tenha sido já escrito em muitos outros lugares.
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

pinus mugo( acho) Empty Re: pinus mugo( acho)

Mensagem  bruno lima Seg Fev 21, 2011 2:52 pm

Viva Nelson.
desde ja agradeço a tua explicaçao,entao o que fiz ontem foi ligar ao Mario Eusebio e contar lhe a situaçao ,ao que ele me explicou como fazer.
Como eu na sexta feira estive a arama lo ,o Mario disse para eu cortar o terrao pelo meio e coloca lo sbre uma camada de akadama e no mesmo vaso, efoi o que fiz agora so espero que ele nao se va abaixo, e que ele ja ta a mandar ca ppra fora uns rebentos novos de agulhas.
Abraço e muito obrigado.

bruno lima

Mensagens : 83
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 43
Localização : alfena

Ir para o topo Ir para baixo

pinus mugo( acho) Empty Re: pinus mugo( acho)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos