Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Carpinus Betulus Shohin

5 participantes

Ir para baixo

Carpinus Betulus Shohin Empty Carpinus Betulus Shohin

Mensagem  João Pires Ter Fev 01, 2011 4:27 pm

Olá Amigos,

Com Fevereiro a começar, já vai sendo altura de colocar mais um projecto Wink
Desta vez, um carpinus. Faz parte do lote que o Carlos Costa disponibilisou aqui no fórum há mais ou menos um ano atrás. Eu fiquei com dois... hehehe... Como este foi o primeiro a mostrar sinais de começar a "mexer", o primeiro trabalho de estilização foi feito.
Durante o último ano, esteve simplesmente a crescer. Apesar de não ser bem um yamadori, a verdade é que a árvore foi retirada da terra e por isso, foi tempo de operações muito simples... retirar algum ramo ou outro a mais, mas coisa pouca e o mais importante decidir, mais ou menos, a futura posição do conjunto no vaso. aqui fica a imagem ("roubada" do tópico do Carlos... Wink ) de como a árvore era quando me chegou às mãos:
Carpinus Betulus Shohin 1-2
Depois de crescer um ano, estava assim:
Carpinus Betulus Shohin 2-2
Foi então altura de começar a trabalhar o desenho. Esta é ainda uma primeira abordagem... muito ainda está pala frente.
De futuro, se tudo correr bem, estou a ponderar fazer um alporque mais ou menos a meio da primeira secção do tronco, para reconstruir o nebari. A árvore mede nesta por agora, 18cm de altura:
Carpinus Betulus Shohin 3-1

Abr.
João Pires

João Pires

Mensagens : 61
Data de inscrição : 11/11/2009

http://joaopires007.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Carpinus Betulus Shohin Empty Re: Carpinus Betulus Shohin

Mensagem  Mario Eusebio Qua Fev 02, 2011 3:32 am

Viva João!

Estes "meninos" têm um vigor incrivél, crescem como desalmados e fecham cicatrizes grossas depressa, esse não será excepção!

Curiosa a linha de tronco e inclinação que escolheste, eu estou mais "programado" para ver os carpinus em posições mais "erectas" mas a tua opção, estéticamente funciona bem Smile!

Acho que a solução do alporque a meio daquela primeira secção do tronco será mesmo a melhor opção, ficas com um nebari feito "á maneira" e melhores muito as proporções á árvore.

Em termos dos ramos, não pensaste em reduzir mais podando mais curto para melhora a conicidade dos ramos?

Continuação de bom projecto!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Carpinus Betulus Shohin Empty Re: Carpinus Betulus Shohin

Mensagem  João Pires Qua Fev 02, 2011 2:38 pm

Olá Mário,
Obrigado pelo simpático comentário Smile .
Tens razão, é um desenho menos comum. Mas decidi experimentar. Vamos ver se dá alguma coisa...
No que toca à poda, na verdade, eu até podei bastante... em quase todos os ramos até ao último "botão" Wink . Certamente, que a poda no futuro virá mais atrás, mas num exemplar tão jovem pareceu-me que nesta altura seria mais de dar prioridade ao vigor.

Abr.
João Pires

João Pires

Mensagens : 61
Data de inscrição : 11/11/2009

http://joaopires007.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Carpinus Betulus Shohin Empty Carpinus Betulus Shohin

Mensagem  tiago afonso Qua Fev 02, 2011 3:18 pm

boas
Este carpinus vai ficar muito bointo!
Como disse o Sr.Mário não é normal vermos carpinus assim , mas ficou bastante bem e quando estiver ramificada....
muito bom este pequeno , e ja que é uma especie tao vigorosa vai ser bonito velo cheio de verde!
abraço
tiago afonso
tiago afonso

Mensagens : 41
Data de inscrição : 06/04/2010
Idade : 35
Localização : setubal \ caldas da rainha

Ir para o topo Ir para baixo

Carpinus Betulus Shohin Empty Re: Carpinus Betulus Shohin

Mensagem  João Pires Qui Fev 03, 2011 2:54 pm

Olá Tiago,
Obrigado pelas palavras Wink . Vamos ver se a abordagem resulta... Quando estiver com folha ver se ponho aqui uma foto Wink

Abr.
João Pires

João Pires

Mensagens : 61
Data de inscrição : 11/11/2009

http://joaopires007.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Carpinus Betulus Shohin Empty Re: Carpinus Betulus Shohin

Mensagem  Leonel Martins Sáb Fev 05, 2011 5:11 pm

Olá João,

Também acho que o alporque iria melhorar ainda mais o design, que ficou bem dinâmico !
Planta bem espremida Very Happy ...

Abraço
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Carpinus Betulus Shohin Empty Re: Carpinus Betulus Shohin

Mensagem  João Pires Seg Fev 07, 2011 10:40 am

Olá Leonel,
Obrigado Wink Agora é continuar a "espremer"... lol. Os ramos com mais calibre, as cicatrizes fechadas, enfim... a ver vamos.

Abr.
João Pires

João Pires

Mensagens : 61
Data de inscrição : 11/11/2009

http://joaopires007.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Carpinus Betulus Shohin Empty Re: Carpinus Betulus Shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Ter Fev 08, 2011 5:24 am

Olá João,

Essa inclinação tem umas influências que eu conheço, ou é impressão minha? Seja como for, acho que resulta muito bem e é refrescante ver opções destas na Europa (eu como sofro dessas tais influências gosto sempre de designs deste género - ainda por cima shohin). Very Happy

Bom, acho que a ideia do alporque pode ser boa, mas penso que é preciso cuidado com duas coisas: 1) como tens a árvore quase num han-kengai, um nebari perfeito e radial pode ficar muito estranho e pouco natural (mas também não sei como é o nebari actual); 2) o tronco está a meu ver bem dimensionado neste momento: a secção do tachiagari é um pouco mais comprida que a secção a seguir à primeira curva (ou pelo menos não é claramente mais longa) e assim sucessivamente. Se fizeres o alporque, embora possas ganhar uns pontos na proporcionalidade da árvore, talvez percas outros no aspecto que referi acima. Tenho a certeza de que encontrarás o melhor compromisso, eu estou a analisar apenas fotos...

Quanto a coisas que podem ser melhoradas... bom, a árvore não tem boa conicidade neste momento. Claro que com uma ramificação adequada (que certamente vai surgir com o teu trabalho) se pode desviar a atenção deste facto. Mas será que o enxerto de um ramo de sacrifício (que aponte para trás) na zona da primeira curva não ajudaria, até a melhorar as proporções da árvore? Falo em enxerto porque se calhar não tens um ramo adequadamente posicionado para isso... em simultâneo poderias deixar também um ramo de sacrifício crescer a partir do primeiro terço do sashi-eda (para não perderes conicidade nesse ramo). Ou não? E já agora, quem faz um enxerto faz 2 ou 3... Wink

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Carpinus Betulus Shohin Empty Re: Carpinus Betulus Shohin

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos