Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acer palmatum Deshojo

4 participantes

Ir para baixo

Acer palmatum Deshojo Empty Acer palmatum Deshojo

Mensagem  Mario Eusebio Ter Out 26, 2010 8:36 am

Viva!

Esta árvore é fruto duma troca com um amigo. Sempre quis ter um Deshojo pois gosto muito de ácers e sobretudo das cores que esta variedade apresenta.

Surgiu então a hipótese de trocar esta árvore, com a qual estou muito satisfeito! Nos próximos meses vou transplantar a árvore para mudar a frente e o vaso actuais!

Acer palmatum Deshojo Bonsai6277

Na nova frente, penso que ganho uma melhor linha de tronco, posicionamento dos ramos e melhor simbiose com o nebari. Depois tenho que dar seguimento á ramificação que estava a ser contruída pelo Luís, pois já tenho praticamente os ramos no sitio necessário, resta engrossar e ramificar!

Devo ainda, enterrar mais um pouco a árvore, para que ganhe raizes finas no espaços entre as raizes grossas no nebari, para formar um nebari mais largo e uniforme.

Acer palmatum Deshojo Bonsai6279

Deverá ficar com uma altura a rondar os 40 cms.

Obrigado Luis!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Acer palmatum Deshojo Empty Re: Acer palmatum Deshojo

Mensagem  luisCunha Qui Out 28, 2010 3:35 pm

Olá Mário,

Fico contente por saber que este exemplar continua bem! =)

O teu espaço vai ser melhor para o cultivo desta árvore e tu vais saber tirar o maior proveito dela!...

Percebo a tua ideia, quanto à escolha desta nova frente, apesar de ter escolhido a outra, esta possibilidade continuava em aberto!!

Este exemplar vai ser uma boa peça para apreciar no inverno devido à sua ramificação delicada ou na Primavera a quando da sua rebentação espectacular =D

Boa continuação...
Grande abraço

luisCunha

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 42
Localização : Cascais

http://mokshainbonsai.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Acer palmatum Deshojo Empty Re: Acer palmatum Deshojo

Mensagem  Pedro G C Almeida Seg Nov 08, 2010 7:47 am

Olá Mário,

Eu gosto de todos os projectos com áceres, este não é excepção. Smile

Já pensaste fazer um alporque e ficar com duplo tronco? Digo isto porque o nebari não parece ser muito bom e parece que tens umas deformidades no tronco acima do nebari e estas coisas são difíceis de corrigir, mas posso estar a avaliar mal.

Parece também que tens muitos ramos a sair quase do mesmo ponto no topo. Os deshojo têm uma facilidade incrível de criar batatas no topo que depois são um sarilho para corrigir, eu sei disto por experiência própria (infelizmente). Sugiro que ataques o problema quanto antes. Wink

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Acer palmatum Deshojo Empty Re: Acer palmatum Deshojo

Mensagem  Mario Eusebio Seg Nov 08, 2010 8:26 am

Viva Pedro!

Para já nada fiz nesta árvore, quero poda-la e transplanta-la, mas farei isso um pouco mais para a frente!

O nebari, apesar de não ser nada do outro mundo é bom, precisa apenas de ser enterrado um pouco para ganhar raizes finas nos intervalos das grossas e dessa forma ir formando um massa mais uniforme.

A questão da acumulação de ramos é muito importante como dizes, há uma zona onde se vê claramente isso , já muito próximo do ápice, faço intenções de cortar quase todos os ramos nessa zona e recomeçar a fazer de novo o tronco aí. Acho que aquele ramo dominante da esquerda pode resultar bem de futuro, mas a seu tempo, poderá ainda ser reduzido.

No próximo ano será interessante seguir a evolução, não tenho nenhuma experiência com este cultivar, por isso será um pouco á descoberta!


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Acer palmatum Deshojo Empty Re: Acer palmatum Deshojo

Mensagem  Mario Eusebio Seg Jan 03, 2011 11:26 am

Viva!

Deixo aqui uma actualização da primeira poda que fiz a este ácer!

Acer palmatum Deshojo IMG_6731

Agora a seguir irei transplantar para baixar um pouco o nebari!


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Acer palmatum Deshojo Empty Re: Acer palmatum Deshojo

Mensagem  Mario Eusebio Sáb Abr 07, 2012 3:28 pm

Viva!

Nova Primavera, nova fase, este ano a árvore estabilizou pois foi transplantada o ano passado e agora rebenta com força! Luís, a está-se a dar bem por aqui, obrigado Smile!

Esta Primavera está com muito vigor e vai fechar as cicatrizes no tronco resultantes de cortes antigos, rapidamente. Não estou muito preocupado com pinçagens nem com o tamanho dos entre-nós, pois mais para a frente será para podar curto, neste momento, interessa fortalecer a árvore e engrossar os ramos e tronco.

Para já está assim e como a foto já tem uns dias, agora ainda está maior Smile!

Acer palmatum Deshojo Bonsai6675


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Acer palmatum Deshojo Empty Re: Acer palmatum Deshojo

Mensagem  luisCunha Dom Abr 08, 2012 5:05 pm

Viva Mário,

Gosto muito de a ver assim! A esta altura do ano já apresenta bom crescimento... Se fosse por aqui, a esta altura já tinha tudo o que era folhas queimadas pelo vento...

Boa continuação Very Happy

Grande abraço

luisCunha

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 42
Localização : Cascais

http://mokshainbonsai.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Acer palmatum Deshojo Empty Re: Acer palmatum Deshojo

Mensagem  Mario Eusebio Seg Jun 25, 2012 3:13 pm

Viva!

Esta árvore cresceu bem esta Primavera, engrossando a estrutura primária, tendo já alguns ramos com 1 metro de comprimento, por isso, está na altura de podar curto e começar a construir a ramificação secundária!

Acer palmatum Deshojo Bonsai6686

Dentro de dias publico foto já com a poda.


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Acer palmatum Deshojo Empty Re: Acer palmatum Deshojo

Mensagem  Mario Eusebio Ter Abr 30, 2013 8:18 am

Viva!

O desohojo que troquei com o Luis Cunha, este ano, já depois de ter recuperado vigor nos últimos anos, brotou com muita força, por isso, irei nos próximos dias fazer uma primeira pinçagem para que ele mantenha os entrenós curtos, que já se estão a alongar em demasia! Ao mesmo tempo, estimulo uma segunda brotação para ramificar os ramos, já que pelo comportamento normal desta espécie, irá desenvolver dois ramos novos a partir de cada axila das folhas terminais de cada ramo pinçado.

Há alguns ramos primários que ainda não têm a grossura desejada, por isso, não vão sofrer qualquer tipo de pinçagem para que cresçam livremente!

Rebentaram também alguns ramos novos do tronco que me irão fazer muita falta de futuro! Smile

Acer palmatum Deshojo Bonsai7963

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Acer palmatum Deshojo Empty Re: Acer palmatum Deshojo

Mensagem  Pedro G C Almeida Ter Abr 30, 2013 9:03 am

Olá Mário!

Este ácer vai ficar com bom aspecto. Smile

Tenho alguma experiência com este cultivar que te pode ser útil. Durante vários anos tive ramos de sacrifício nas extremidades dos dois ramos principais de uma árvore destas com 30cm de altura e tronco de 14cm de diâmetro (tu conheces a peça em causa). As más notícias primeiro: estes ramos de sacrifício, apesar de existirem em apenas alguns ramos, vão por em causa tanto o comprimento entre nós como o tamanho da folha por toda a árvore. Claro que nos ramos ques estás a engordar estes efeitos são bastante mais dramáticos.

A árvore não tem dominância apical. Isto quer dizer que os ramos de sacrifício vão roubar energia ao topo. Até certo ponto isso é bom, os entrenós devem ser mais curtos no topo, mas a médio prazo terás problemas. Este ano tive que enxertar um novo topo (por aproximação) com um ramito do primeiro ramo. Assim transferi parte da energia dos ramos que engordei para o topo - leva isto em conta durante o planeamento do projecto.

Vai mostrando a evolução. Smile

Um abraço,
Pedro

P.S. As boas notícias: os ramos engrossam que é uma maravilha! Os deshojo parecem quase tridentes. Smile
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Acer palmatum Deshojo Empty Re: Acer palmatum Deshojo

Mensagem  Mario Eusebio Qui maio 02, 2013 3:18 am

Viva Pedro!

Sim, conheço essa árvore muito bem Smile Já não a vemos há uns tempos Wink!

Obrigado pelos teus conselhos, precisos, pois neste tipo de árvore tudo tem que funcionar como um relógio, caso contrário, acabamos por deitar ao lixo anos de trabalho! No caso desta árvore, acabei, por recomeçar quase toda a estrutura do zero, para tentar fazer as coisas direitas! Este ano, com a minha mudança, as árvores estão um bocado mais "abandonadas" o que não é bom para este tipo de trabalhos!

Agora tenho que reconstruir alguns ramos na parte de trás para equilibrar o crescimento!

Abraço.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Acer palmatum Deshojo Empty Re: Acer palmatum Deshojo

Mensagem  Rui Marques Qui maio 02, 2013 3:38 am

Olá Mário,

Com a tua mudança também terás que atualizar o teu espaço. Ficamos à esperas das fotos do teu canto na devida secção.

Acerca desse acer, o mesmo mostra muita força neste crescimento primaveril.

Abraço.

Mario Eusebio escreveu:Viva Pedro!

Este ano, com a minha mudança, as árvores estão um bocado mais "abandonadas" o que não é bom para este tipo de trabalhos!

Abraço.
Rui Marques
Rui Marques

Mensagens : 189
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 44
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Acer palmatum Deshojo Empty Re: Acer palmatum Deshojo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos