Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Olea Europea Sylvestris | 2-2010 (Actualizado)

4 participantes

Ir para baixo

Olea Europea Sylvestris | 2-2010  (Actualizado) Empty Olea Europea Sylvestris | 2-2010 (Actualizado)

Mensagem  Bruno António Seg maio 03, 2010 3:27 pm

Olea Europea Sylvestris | 2-2010  (Actualizado) Cimg0014peq

Olá,

Não pretendia colocar aqui tão cedo um projecto (ainda em 2010)… mas decidi publicar este zambujeiro [que foi recolhido em meados de Fevereiro deste ano], pois são plantas muito resistentes e a possibilidade de recuperação total é muito alta (apresentando para já uma forte rebentação pós-recolha)!
Inicialmente a árvore tinhas mais de 2m de altura, mas foi imediatamente reduzida a 25cm.
Gostei do movimento [algo “torcido”] dos dois troncos, que apresentam também alguma madeira morta. As folhas são já bastante pequenas… ou não fosse um puro zambujo. Smile
O nebari é muito imperfeito e algo desproporcional e a conicidade não é muita, mas a meu ver é uma planta interessante...
Deixem sugestões para o seu futuro… Wink

Aqui ficam as várias frentes possíveis:

Olea Europea Sylvestris | 2-2010  (Actualizado) 1cimg0046peq
1

Olea Europea Sylvestris | 2-2010  (Actualizado) 2cimg0048peq
2

Olea Europea Sylvestris | 2-2010  (Actualizado) 3cimg0050peq
3

Olea Europea Sylvestris | 2-2010  (Actualizado) 4cimg0051peq
4

Olea Europea Sylvestris | 2-2010  (Actualizado) 5cimg0052peq
5


Última edição por Bruno António em Seg Nov 29, 2010 7:08 am, editado 3 vez(es)
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Olea Europea Sylvestris | 2-2010  (Actualizado) Empty Re: Olea Europea Sylvestris | 2-2010 (Actualizado)

Mensagem  Mario Eusebio Qua maio 05, 2010 2:46 am

Viva Bruno!

Os troncos, apesar de finos, parecem-me interessantes. Mas a base a meu ver não encaixa na árvore.

Tens fotos de outros lados?

Aquele terceiro tronco, nessa frente escolhida, a meu ver, não encaixa no desenho. Mostra outras frentes e outras inclinações para se ver melhor a dinámica dos troncos.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea Europea Sylvestris | 2-2010  (Actualizado) Empty Re: Olea Europea Sylvestris | 2-2010 (Actualizado)

Mensagem  Bruno António Qua maio 05, 2010 12:59 pm

Oi Mário,

Obrigado pelo comentário! Smile
Já coloquei mais fotos. Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Olea Europea Sylvestris | 2-2010  (Actualizado) Empty Re: Olea Europea Sylvestris | 2-2010 (Actualizado)

Mensagem  Miguel Costa Qua maio 05, 2010 3:36 pm

Eu ficava com a foto 2, a zona arredonda teria que ser trabalhada, talvez a melhor coisa seria um uro e o tronco que vem para a frente ia à vida.

Abraço

Miguel Costa

Mensagens : 76
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 35
Localização : Tavira

Ir para o topo Ir para baixo

Olea Europea Sylvestris | 2-2010  (Actualizado) Empty Re: Olea Europea Sylvestris | 2-2010 (Actualizado)

Mensagem  Bruno António Qui maio 06, 2010 4:41 am

Miguel Costa escreveu:Eu ficava com a foto 2, a zona arredonda teria que ser trabalhada, talvez a melhor coisa seria um uro e o tronco que vem para a frente ia à vida.


Obrigado Miguel, concordo contigo, a frente na 2 acaba por ser a melhor opção, cortando o tronco que vem para a frente... ainda assim não sei se deveria deixar o da esquerda... Rolling Eyes
E para a futura massa verde, alguém tem ideias?! Rolling Eyes
Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Olea Europea Sylvestris | 2-2010  (Actualizado) Empty Re: Olea Europea Sylvestris | 2-2010 (Actualizado)

Mensagem  Mario Eusebio Sex maio 07, 2010 7:34 am

Viva Bruno!

Eu, a manter os troncos conforme os tens agora, optaria pela ultima foto como frente, é o melhor compromisso, a meu ver, entre o posicionamento dos troncos e o nebari.

Embora se a árvore fosse minha eu tentaria de outras formas dar "a volta" ao projecto, pois considero que o potencial bonsaistico não é de todo o melhor trunfo deste teu projecto, é daquelas árvores que vai precisar de muita imaginação e anos de cultivo para poder ficar minimamente interessante.

Assim como a tens, é necessário tratar os 3 troncos de forma a parecerem 3 árvore independentes e que a base se fundiu numa só, se conseguires fazer isso de forma credível, então aí sim, a meu ver, poderás extrair algum potencial do material que tens.

Continuação de bom projecto.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea Europea Sylvestris | 2-2010  (Actualizado) Empty Re: Olea Europea Sylvestris | 2-2010 (Actualizado)

Mensagem  Bruno António Sex maio 07, 2010 3:34 pm

Pois, é um planta difícil... já pensei dividir a "coisa" em 2 troncos e fazer duas árvores... Neutral
Mas pronto, para já é recuperar bem e depois ver o seu futuro mais concretamente...
Obrigado! Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Olea Europea Sylvestris | 2-2010  (Actualizado) Empty Re: Olea Europea Sylvestris | 2-2010 (Actualizado)

Mensagem  Miguel Costa Ter maio 11, 2010 7:17 am

Mesmo pensando dessa forma de que são árvores separadas que se uniram, continuo-o a achar que para frente seria a foto 2, porque cada árvore tem o seu próprio movimento e características próprias. O tronco que eu disse que pode sair é porque para além de vir para a nossa frente ele é completamente recto. Mas será melhor deixa-lo descansar sim.

Abraço

Miguel Costa

Mensagens : 76
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 35
Localização : Tavira

Ir para o topo Ir para baixo

Olea Europea Sylvestris | 2-2010  (Actualizado) Empty Re: Olea Europea Sylvestris | 2-2010 (Actualizado)

Mensagem  Bruno António Seg Nov 29, 2010 7:07 am

Olá a todos,

Esta olea levou recentemente a primeira estilização no Kensho Bonsai Studio, sob orientação do Márcio Meruje. Acabámos por nos decidir por esta frente (com sharis naturais) Smile

Para já foi cortado parte do tronco grosso da direita (deixando o que vem para a frente) e foram seleccionados alguns ramos que vão servir de base para a estrutura… esta é uma árvore ainda com um longo caminho pela frente.

No próximo transplante mudar-se-á a inclinação da mesma, anulando assim o efeito “batata” no tronco da direita, criando-se também mais dinamismo. Futuramente haverá ainda criação/refinamento de sharis/massa verde, para se obter mais movimento e o trabalhar dos cotos em cima

O design final da árvore apontará para a definição de três patamares e respectivos espaços negativos (mais ou menos como o virtual em baixo). Aceita-se outras sugestões. Wink

Fiquei muito satisfeito com a ajuda do Márcio, pois de uma planta com muito pouco valor conseguiu-se traçar uma futuro interessante, tendo em conta o material base. Very Happy

Olea Europea Sylvestris | 2-2010  (Actualizado) Dsc00469ci
Frente

Olea Europea Sylvestris | 2-2010  (Actualizado) Dsc00469montcopy3
Virtual
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Olea Europea Sylvestris | 2-2010  (Actualizado) Empty Re: Olea Europea Sylvestris | 2-2010 (Actualizado)

Mensagem  Leonel Martins Seg Nov 29, 2010 9:55 am

Viva Bruno!

A tua planta ao vivo é melhor do que nas fotos Very Happy .
Na minha opinião deverás reduzir o tamanho do tronco da direita para conseguires criar conicidade e movimento no ápice. No inico da primavera quando o tempo já estiver mais ameno, cortava esse troço deixando apenas o primeiro ramo. A árvore rebentará com mais força para baixo e rapidamente irás conseguir brotes do tamanho desses.
Bom cultivo, cumps.
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Olea Europea Sylvestris | 2-2010  (Actualizado) Empty Re: Olea Europea Sylvestris | 2-2010 (Actualizado)

Mensagem  Bruno António Ter Nov 30, 2010 1:36 am

Viva Leonel,

Sem duvida, o tronco da direita é para baixar para que haja mais conicidade (também por ser algo recto). Wink
Concordo contigo, a planta nas fotos não mostra o que é na realidade... Smile
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Olea Europea Sylvestris | 2-2010  (Actualizado) Empty Re: Olea Europea Sylvestris | 2-2010 (Actualizado)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos